Business & Industry

Out 1, 2015

Câmaras de Comércio: Negócios Unidos

As Câmaras de Comércio existem desde o final do século XVI, quando a primeira começou a operar em Marselha, França. Após esta, o estabelecimento de novas Câmaras de Comércio à volta do globo ajudaram mercadores a chegar a novos territórios e mercados, marcando o início do comércio global.

<

Hoje, a Câmara de Comércio é uma forma de rede de negócios, uma organização territorial de empresas, cujo propósito é aprofundar os interesses dos seus associados. Os proprietários de negócios formam estas organizações para advogar em prol de uma comunidade empresarial. Os membros são as empresas e estas elegem um conselho de directores ou conselho executivo para governar a Câmara. Este conselho nomeia um director, CEO ou presidente, bem como uma equipa adequada ao tamanho da organização, de forma a facilitar a sua gestão e operação.

Geralmente, as Câmaras de Comércio são organizações não-governamentais e não têm, em geral, um papel directo na criação ou aprovação de leis e regulamentos que possam afectar as empresas.

Actualmente existem cerca de 13.000 câmaras no registo oficial Worldchambers Network. Este registo é informal, dado que cada câmara é formada localmente e opera separadamente de todas as outras, em vez de uma organização regional ou nacional.

Em muitos países as Câmaras de Comércio são uma fonte de informação do sector privado. Esta informação é, normalmente, recolhida e compilada por membros com essa função, que depois a tornam disponível a membros e parceiros.

A missão das câmaras pode variar, mas todas têm a tendência para se focar em cinco objectivos principais: criar comunidades (a nível local, regional ou nacional) que atraiam residentes, visitantes e investidores; promover essas comunidades; trabalhar para garantir prosperidade no futuro através da criação de um ambiente comercial pró-empresarial; representar uma voz unificada da comunidade empregadora; e a redução da fricção transacional através de redes de negócio. Mas as Câmaras de Comércio têm outras características comuns. Partilham a ambição comum pelo crescimento sustentado da sua comunidade ou região, assente em empregadores cada vez mais activos.

Os modelos de negócio e organizacionais das Câmaras podem variar significativamente. Algumas podem oferecer serviços e produtos que parecem competir directamente com as empresas da sua região. Um grupo de Câmaras pode associar-se de forma a oferecer descontos ou outro tipo de benefícios aos seus membros (desde serviços empresariais de baixo-custo até seguros de saúde), enquanto outro grupo chega a acordo com um diferente fornecedor. Regra geral, as Câmaras de maior dimensão assentam menos a sua receita nas contribuições dos membros do que as Câmaras de menor dimensão.

Em vários países, a associação a uma Câmara de Comércio é obrigatória por lei, sendo as quotas pagas através de licenças de operação ou de impostos. Muitas destas Câmaras têm centenas de milhares de membros, já que, literalmente todas as empresas têm de fazer parte do sistema. As Câmaras no Reino Unido, Canadá, Austrália e Europa de Leste costumam ser de associação voluntária, tal como nos EUA. Já dentro da União Europeia, prevalece  modelo de associação compulsória.

Muitas das Câmaras a nível global pertencem a associações regionais, tal como a Eurochambers ou a Mediterranean Chambers of Commerce. A Federação Internacional de Câmaras de Comércio liga alguns milhares de Câmaras a nível internacional através de uma única organização, a International Chambers of Commerce, com sede em Paris.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • nokia-3310-comparaison

    Technology

    Jun 1, 2017

    PARA OS NOSTÁLGICOS

    Se existe um telefone que desperta nostalgia, esse telefone é o Nokia 3301. É um dos telefones mais populares de sempre, relembrado por sua quase indestrutibilidade, bateria de longa duração e o lendário jogo Snake (bom, Snake...

  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...


  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!

  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...


  • Jyske Bank

    Business & Industry

    Fev 1, 2015

    Friendly Advice

    Given Gibraltar's status as a British crown colony, its culture and legal system are very much like what you find in the UK.

  • Hybrid Glider

    Technology

    Abr 1, 2015

    The hybrid glider is coming to town

    Glider flying rates high on the scale of sport flying. However, the nature of the beast is that it requires more than one person to get a glider launched into the air. To make launching a non-team effort, the answer has been a powered...

  • 1

    Culture & Art

    Mai 1, 2015

    Training for excellence

    Majestic mountain ranges, the world's most famous pocket knives and bastionary banking are just a few of the things that come to mind when thinking about Switzerland. With its amazing cuisine, four national languages, horological...