Business & Industry

Out 1, 2015

Câmaras de Comércio: Negócios Unidos

As Câmaras de Comércio existem desde o final do século XVI, quando a primeira começou a operar em Marselha, França. Após esta, o estabelecimento de novas Câmaras de Comércio à volta do globo ajudaram mercadores a chegar a novos territórios e mercados, marcando o início do comércio global.

Hoje, a Câmara de Comércio é uma forma de rede de negócios, uma organização territorial de empresas, cujo propósito é aprofundar os interesses dos seus associados. Os proprietários de negócios formam estas organizações para advogar em prol de uma comunidade empresarial. Os membros são as empresas e estas elegem um conselho de directores ou conselho executivo para governar a Câmara. Este conselho nomeia um director, CEO ou presidente, bem como uma equipa adequada ao tamanho da organização, de forma a facilitar a sua gestão e operação.

Geralmente, as Câmaras de Comércio são organizações não-governamentais e não têm, em geral, um papel directo na criação ou aprovação de leis e regulamentos que possam afectar as empresas.

Actualmente existem cerca de 13.000 câmaras no registo oficial Worldchambers Network. Este registo é informal, dado que cada câmara é formada localmente e opera separadamente de todas as outras, em vez de uma organização regional ou nacional.

Em muitos países as Câmaras de Comércio são uma fonte de informação do sector privado. Esta informação é, normalmente, recolhida e compilada por membros com essa função, que depois a tornam disponível a membros e parceiros.

A missão das câmaras pode variar, mas todas têm a tendência para se focar em cinco objectivos principais: criar comunidades (a nível local, regional ou nacional) que atraiam residentes, visitantes e investidores; promover essas comunidades; trabalhar para garantir prosperidade no futuro através da criação de um ambiente comercial pró-empresarial; representar uma voz unificada da comunidade empregadora; e a redução da fricção transacional através de redes de negócio. Mas as Câmaras de Comércio têm outras características comuns. Partilham a ambição comum pelo crescimento sustentado da sua comunidade ou região, assente em empregadores cada vez mais activos.

Os modelos de negócio e organizacionais das Câmaras podem variar significativamente. Algumas podem oferecer serviços e produtos que parecem competir directamente com as empresas da sua região. Um grupo de Câmaras pode associar-se de forma a oferecer descontos ou outro tipo de benefícios aos seus membros (desde serviços empresariais de baixo-custo até seguros de saúde), enquanto outro grupo chega a acordo com um diferente fornecedor. Regra geral, as Câmaras de maior dimensão assentam menos a sua receita nas contribuições dos membros do que as Câmaras de menor dimensão.

Em vários países, a associação a uma Câmara de Comércio é obrigatória por lei, sendo as quotas pagas através de licenças de operação ou de impostos. Muitas destas Câmaras têm centenas de milhares de membros, já que, literalmente todas as empresas têm de fazer parte do sistema. As Câmaras no Reino Unido, Canadá, Austrália e Europa de Leste costumam ser de associação voluntária, tal como nos EUA. Já dentro da União Europeia, prevalece  modelo de associação compulsória.

Muitas das Câmaras a nível global pertencem a associações regionais, tal como a Eurochambers ou a Mediterranean Chambers of Commerce. A Federação Internacional de Câmaras de Comércio liga alguns milhares de Câmaras a nível internacional através de uma única organização, a International Chambers of Commerce, com sede em Paris.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?


  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....

  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...


  • Indonesia

    Business & Industry

    Out 1, 2016

    INDONÉSIA NO RANKING DO BANCO MUNDIAL "DOING BUSINESS"

    No Sudeste da Ásia, entre o Índico e o Pacífico e entre a Malásia e a Papua Nova Guiné, fica a Indonésia, um país que de grande dimensão, ocupando o 15º lugar a nível mundial, com 260 milhões de habitantes espalhados por...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2015

    (S)Centenary Scents

    Grasse, the capital of perfume. Here, for centuries, flowers have bloomed, water has ran, and scents were made. It is where the hills perfume the air, and color the landscape. Here is the Home of Perfume.

  • Ji-Elle_4.0

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    A Esticar a Corda de Queijo

    Queijo em fio surgiu como surgem tantas outras inovações: durante uma época de crise. Após a Quebra da Bolsa em 1929 nos EUA, o queijo era uma parte importante da alimentação das famílias, excepto os aristocratas, que deitavam...