Business & Industry

Out 1, 2015

Câmaras de Comércio: Negócios Unidos

As Câmaras de Comércio existem desde o final do século XVI, quando a primeira começou a operar em Marselha, França. Após esta, o estabelecimento de novas Câmaras de Comércio à volta do globo ajudaram mercadores a chegar a novos territórios e mercados, marcando o início do comércio global.

<

Hoje, a Câmara de Comércio é uma forma de rede de negócios, uma organização territorial de empresas, cujo propósito é aprofundar os interesses dos seus associados. Os proprietários de negócios formam estas organizações para advogar em prol de uma comunidade empresarial. Os membros são as empresas e estas elegem um conselho de directores ou conselho executivo para governar a Câmara. Este conselho nomeia um director, CEO ou presidente, bem como uma equipa adequada ao tamanho da organização, de forma a facilitar a sua gestão e operação.

Geralmente, as Câmaras de Comércio são organizações não-governamentais e não têm, em geral, um papel directo na criação ou aprovação de leis e regulamentos que possam afectar as empresas.

Actualmente existem cerca de 13.000 câmaras no registo oficial Worldchambers Network. Este registo é informal, dado que cada câmara é formada localmente e opera separadamente de todas as outras, em vez de uma organização regional ou nacional.

Em muitos países as Câmaras de Comércio são uma fonte de informação do sector privado. Esta informação é, normalmente, recolhida e compilada por membros com essa função, que depois a tornam disponível a membros e parceiros.

A missão das câmaras pode variar, mas todas têm a tendência para se focar em cinco objectivos principais: criar comunidades (a nível local, regional ou nacional) que atraiam residentes, visitantes e investidores; promover essas comunidades; trabalhar para garantir prosperidade no futuro através da criação de um ambiente comercial pró-empresarial; representar uma voz unificada da comunidade empregadora; e a redução da fricção transacional através de redes de negócio. Mas as Câmaras de Comércio têm outras características comuns. Partilham a ambição comum pelo crescimento sustentado da sua comunidade ou região, assente em empregadores cada vez mais activos.

Os modelos de negócio e organizacionais das Câmaras podem variar significativamente. Algumas podem oferecer serviços e produtos que parecem competir directamente com as empresas da sua região. Um grupo de Câmaras pode associar-se de forma a oferecer descontos ou outro tipo de benefícios aos seus membros (desde serviços empresariais de baixo-custo até seguros de saúde), enquanto outro grupo chega a acordo com um diferente fornecedor. Regra geral, as Câmaras de maior dimensão assentam menos a sua receita nas contribuições dos membros do que as Câmaras de menor dimensão.

Em vários países, a associação a uma Câmara de Comércio é obrigatória por lei, sendo as quotas pagas através de licenças de operação ou de impostos. Muitas destas Câmaras têm centenas de milhares de membros, já que, literalmente todas as empresas têm de fazer parte do sistema. As Câmaras no Reino Unido, Canadá, Austrália e Europa de Leste costumam ser de associação voluntária, tal como nos EUA. Já dentro da União Europeia, prevalece  modelo de associação compulsória.

Muitas das Câmaras a nível global pertencem a associações regionais, tal como a Eurochambers ou a Mediterranean Chambers of Commerce. A Federação Internacional de Câmaras de Comércio liga alguns milhares de Câmaras a nível internacional através de uma única organização, a International Chambers of Commerce, com sede em Paris.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...

  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...

  • Depositphotos_11561359_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Set 14, 2018

    Helsínquia

    A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e...


  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.


  • 355260_1_800

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    CONSTRUÇÕES ORIGAMI

    Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...


  • 1968

    Culture & Art

    Jun 28, 2015

    Toys are fun

    Famosa Toys is one of the biggest toymakers in the world, manufacturing 14 brands with different product lines. From classical dolls to modern motorized toys, the spanish group wants to evolve constantly and innovate everyday.

  • 1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    A touch of hair

    There's a little known fact in the world of cinema that goes unnoticed behind all the attention laid in the movies. It doesn't ever cross anyone's mind to worry about such detail. But, as a matter of fact, the wigs wore in a large number...

  • Chanel

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2015

    Ladies Best Friend

    Chanel S.A. is a French, privately held company owned by Alain and Gerard Wertheimer, grandsons of Pierre Wertheimer, who was an early business partner of the couturière Gabrielle Bonheur Chanel. Chanel S.A. is a high fashion house...