Science & Nature

Mai 1, 2016

A PARALISIA CEREBRAL NÃO É UMA DOENÇA RARA NEM EM EXTINÇÃO

Nos últimos anos, muito se tem falado nas doenças raras, ou seja aquelas que têm uma prevalência inferior a um em 2000 cidadãos. Esta chamada de atenção à sociedade sobre a vulnerabilidade e as especificidades duma minoria de cidadãos é de louvar, e a Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC), representativa de 18 Associações de Paralisia Cerebral disseminadas pelo país, incluindo Madeira e Açores, sempre incentivou e apoiou este tipo de iniciativas, pois os seus cidadãos com Paralisia Cerebral (PC) também apresentam um sem número de necessidades especiais ao longo da vida.

<

Mas na realidade, a PC não pode ser considerada uma doença rara, pois afeta dois em 1000 crianças aos cinco anos de idade… É mesmo a doença motora mais frequente na idade pediátrica, com 200 novos casos anuais em Portugal (segundo o Plano de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral, pelo qual a FAPPC é responsável e que está integrado na "Surveillance of Cerebral Palsy in Europe", consórcio europeu que agrega 18 países). Mais de 90% destas crianças vão sobreviver até à idade adulta, onde devem chegar com todo o potencial atingido e um plano de vida delineado, com conciliação da vida familiar, social e, sempre que possível, profissional.

Apesar dos progressos da medicina, nomeadamente na assistência perinatal, a prevalência da PC tem-se mantido quase constante nos últimos 50 anos. Para esta situação tem contribuído a, cada vez maior, sobrevivência dos prematuros que de acordo com o Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral, a decorrer desde 2006, com crianças nascidas a partir de 2001 (já em pleno século XXI!), representam mais de 50% da totalidade dos casos anuais de PC em Portugal, a exemplo do que sucede com os restantes países da Europa e países desenvolvidos.

Um prematuro com idade gestacional abaixo das 28 semanas tem um risco 70 vezes superior de vir a ter uma Paralisia Cerebral, relativamente a uma criança de termo. Medidas sociais de apoio à gravidez impõem-se, sobretudo a nível laboral, pois os custos da prematuridade são demasiado elevados.

Nos casos mais graves de PC, com maior dependência, a comunidade deve mobilizar-se em ações de voluntariado, para diminuir a sobrecarga física e emocional das famílias, proporcionando-lhes regularmente momentos de descanso e lazer, de modo a que os pais reencontrem forças e ânimo para prosseguir a sua árdua tarefa, sem descurar os outros filhos.

As Associações de Paralisia Cerebral, que tiveram o seu início em Portugal há mais de 50 anos, (a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa foi criada em 1960, seguindo-se a do Porto e Coimbra) prestam serviços de proximidade e habitualmente de excelência, às pessoas com PC e seus familiares. Tem sido graças a estas Associações e à motivação, abnegação e resiliência de quem as dirige, a maioria delas ou com PC ou ligadas familiarmente à PC, que conseguimos manter uma das melhores infra-estruturas nacionais de apoio à multideficiência nas áreas da Saúde, Educação, Desporto, Emprego, Segurança Social, etc.

Um dos grandes desafios que a FAPPC se propõe atingir, a nível nacional com as nossas Associadas e parceiros sociais como a Your Vip Partner, é criar condições para que os nossos cidadãos com Paralisia Cerebral tenham uma integração plena na comunidade, com famílias tranquilas e felizes.

Eulália Calado

(Presidente da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral-FAPPC)

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.

  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...

  • RedClay003

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

    Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos...


  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...

  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...


  • 1.-Business-Fishing-In-Mauritania-Feeding-The-Whole-World

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    ALIMENTAR O MUNDO INTEIRO

    A Mauritânia, um dos países mais pobres de África, tem um dos maiores parques marinhos do mundo. No Banco de Arguim, onde nidificam 30 por cento das aves migratórias, o povo Imaraguen vive da riqueza da pesca, mantém técnicas...

  • 1

    Sport

    Ago 1, 2015

    Portable rehydration

    Running, biking, climbing, hiking. No matter what outdoor activity you're fond of, rehydration is a priority, but keeping a fresh and clean water source near isn't always possible. Camelbak has the solution, and the name says it all.

    ...

  • Raymond-Loewy

    Culture & Art

    Dez 1, 2017

    O HOMEM DOS MIL PROJECTOS

    Hoje em dia, temos uma certa tendência para ver algumas coisas como se sempre tivessem existido, sem pensar que alguém teve de as desenvolver para que se tornassem realidade.