Culture & Art

Jun 23, 2018

PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar a Cumbia muito perto de ritmos africanos, mais do que os da América do Sul

Por JORGE MATIAS

Pese embora não ser possível estabelecer com a mínima certeza o seu nascimento, estudiosos referem-se à Cumbia como sendo uma corrente musical das classes operárias e uma dança de cortejo praticada pela população nativa das costas colombianas das Caraíbas, praticada desde o século XVIII.

A sua verdadeira origem, porém, deverá ter ocorrido muito antes, provavelmente no século XVI – de acordo com um relatório enviado pelo Governador Perpétuo, Lope de Orozco, ao rei em 1580, sobre a província de Santa Marta, onde relata "os índios bebem e fazem festas com uma cana que é usada como uma flauta, que põem na boca para a tocar e que produz uma música que parece ter saído do próprio inferno".

Naquela altura não passava de uma melodia nativa, a Cumbia era praticada com a melancólica "gaita" e "caña de millo". É já no início do século XIX, que se mistura com tambores africanos e instrumentos europeus.

Em meados dos anos 1940 a Cumbia começou a espalhar-se desde as costas caribenhas para o interior do país, acompanhada por outros ritmos como o "porro" ou o "vallenato". O reconhecimento internacional da Cumbia é altamente promovido pelas várias editoras de discos localizadas na costa.

No seu "Compêndio do Folclore Colombiano", publicado em 1962, o estudioso Guillermo Abadía Morales explica que a Cumbia tem componentes de três culturas: essencialmente indígena misturada com a África negra e, embora com menos peso, a música espanhola, fruto de uma longa e intensa relação entre estas culturas durante a época da Conquista e Colonização.

Na instrumentação estão os tambores de origem africana: maracas, guache e os sopros (caña de millo e gaitas) de origem indígena, enquanto as canções são um contributo para a poesia espanhola. A presença de movimentos sensuais, especialmente charmosos, sedutores, caracterizam a origem africana das danças.

As vestes têm imensa influência espanhola: saias grandes e volumosas, laços, cortes abruptos, lantejoulas, chapéus floridos e maquilhagem intensa para as mulheres; camisa e calça brancas, marcada por um lenço vermelho ao pescoço e no chapéu.

Durante os anos 1960, o mais frutuoso produto da indústria musical colombiana já tinha muita atenção, que começou com a fundação da Discos Fuentes em 1934, a Discos Sonolux em 1949 e, pouco depois, a Discos Victoria.

Desde os anos 1940 que, as orquestras levaram a Cumbia para o Perú, onde ainda ganhou mais notoriedade. Graças a isto torna-se também muito conhecido na Argentina, El Salvador, México, Equador, Chile, Venezuela, entre outros. Isto levou os músicos locais a criar novas variantes de Cumbia como resultado da fusão de cada nação como é caso da Cumbia Argentina, a Cumbia Mexicana, a Cumbia Salvadorenha, etc.

A Cumbia tradicional está preservada e é considerada representante da identidade colombiana, especialmente na costa norte das Caraíbas. A melhor representação da Cumbia tradicional tem uma mostra anual no 'Festival de la Cumbia' em El Banco, Magdalena. O festival foi criado por um dos mais importantes compositores colombianos, Jose Barros, com a intenção de preservar os ritmos originais do estilo 'Cumbia'.

Em 2006, a Cumbia foi nomeada pelo Ministro da Cultura como um símbolo nacional da Colômbia e, em 2013, O Congresso Colombiano declarou o Festival Nacional de Cumbia Jose Barros em El Banco, herança cultural nacional.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...

  • Furoshiki

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    EMBRULHE OS SEUS PÉS

    Furoshiki é o nome da arte tradicional japonesa de embrulhar objectos em pano. Agora, pela mão da marca italiana Vibram, esta arte é também aplicável aos pés.  

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu


  • quinoa

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    QUINOA - O OURO DOS INCAS

    O Império Inca foi o mais amplo e mais longo da América do Sul da era pré-hispânica, estendendo-se pela costa do Oceano Pacífico desde o sudoeste da Colômbia, Equador, Perú, Bolívia, Chile e Argentina, entre o ano 1438 e até...

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...


  • Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Kiko Milano

    Kiko Milano is an Italian professional cosmetics brand that has revolutionized the rules of cosmetics and won over the most demanding beauty addicts with over 600 points of sale in 8 countries in Europe (Italy, Spain, France, Portugal,...

  • 1968

    Culture & Art

    Jun 28, 2015

    Toys are fun

    Famosa Toys is one of the biggest toymakers in the world, manufacturing 14 brands with different product lines. From classical dolls to modern motorized toys, the spanish group wants to evolve constantly and innovate everyday.

  • 1

    Home & Design

    Ago 1, 2015

    Cover your grounds

    Asuring a comfortable place to live or work is always a hard task. Different materials and technologies come together when choosing what to use, and specially how to use it, no matter what part of the world you're at. Proline Floors...