Culture & Art

Jun 23, 2018

PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar a Cumbia muito perto de ritmos africanos, mais do que os da América do Sul

<

Por JORGE MATIAS

Pese embora não ser possível estabelecer com a mínima certeza o seu nascimento, estudiosos referem-se à Cumbia como sendo uma corrente musical das classes operárias e uma dança de cortejo praticada pela população nativa das costas colombianas das Caraíbas, praticada desde o século XVIII.

A sua verdadeira origem, porém, deverá ter ocorrido muito antes, provavelmente no século XVI – de acordo com um relatório enviado pelo Governador Perpétuo, Lope de Orozco, ao rei em 1580, sobre a província de Santa Marta, onde relata "os índios bebem e fazem festas com uma cana que é usada como uma flauta, que põem na boca para a tocar e que produz uma música que parece ter saído do próprio inferno".

Naquela altura não passava de uma melodia nativa, a Cumbia era praticada com a melancólica "gaita" e "caña de millo". É já no início do século XIX, que se mistura com tambores africanos e instrumentos europeus.

Em meados dos anos 1940 a Cumbia começou a espalhar-se desde as costas caribenhas para o interior do país, acompanhada por outros ritmos como o "porro" ou o "vallenato". O reconhecimento internacional da Cumbia é altamente promovido pelas várias editoras de discos localizadas na costa.

No seu "Compêndio do Folclore Colombiano", publicado em 1962, o estudioso Guillermo Abadía Morales explica que a Cumbia tem componentes de três culturas: essencialmente indígena misturada com a África negra e, embora com menos peso, a música espanhola, fruto de uma longa e intensa relação entre estas culturas durante a época da Conquista e Colonização.

Na instrumentação estão os tambores de origem africana: maracas, guache e os sopros (caña de millo e gaitas) de origem indígena, enquanto as canções são um contributo para a poesia espanhola. A presença de movimentos sensuais, especialmente charmosos, sedutores, caracterizam a origem africana das danças.

As vestes têm imensa influência espanhola: saias grandes e volumosas, laços, cortes abruptos, lantejoulas, chapéus floridos e maquilhagem intensa para as mulheres; camisa e calça brancas, marcada por um lenço vermelho ao pescoço e no chapéu.

Durante os anos 1960, o mais frutuoso produto da indústria musical colombiana já tinha muita atenção, que começou com a fundação da Discos Fuentes em 1934, a Discos Sonolux em 1949 e, pouco depois, a Discos Victoria.

Desde os anos 1940 que, as orquestras levaram a Cumbia para o Perú, onde ainda ganhou mais notoriedade. Graças a isto torna-se também muito conhecido na Argentina, El Salvador, México, Equador, Chile, Venezuela, entre outros. Isto levou os músicos locais a criar novas variantes de Cumbia como resultado da fusão de cada nação como é caso da Cumbia Argentina, a Cumbia Mexicana, a Cumbia Salvadorenha, etc.

A Cumbia tradicional está preservada e é considerada representante da identidade colombiana, especialmente na costa norte das Caraíbas. A melhor representação da Cumbia tradicional tem uma mostra anual no 'Festival de la Cumbia' em El Banco, Magdalena. O festival foi criado por um dos mais importantes compositores colombianos, Jose Barros, com a intenção de preservar os ritmos originais do estilo 'Cumbia'.

Em 2006, a Cumbia foi nomeada pelo Ministro da Cultura como um símbolo nacional da Colômbia e, em 2013, O Congresso Colombiano declarou o Festival Nacional de Cumbia Jose Barros em El Banco, herança cultural nacional.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...

  • 2073dd46294295.584f22e2a1d29

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    REINVENTAR O DOMINÓ

    Todos os jogos têm, de alguma forma, a sua personalidade própria. Alguns jogos têm uma vida curta porque nascem numa certa época ou a partir de uma tecnologia. É o caso dos video-jogos, jogos de arcada ou de computador. Outros,...

  • BauhausType

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    A HISTÓRIA DA BAUHAUS - UTOPIA, TEORIA, DESIGN

    Nascida das cinzas da Primeira Guerra Mundial, ainda hoje não se pode contornar a importância que os seus 14 anos de existência trouxeram ao mundo, sob um conceito radical para a época: re-imaginar todos os materiais do mundo...


  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...


  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Feeding all animals is a important mission

    From cattle feed to specialized food used by performance animals, Versele-Laga has a developed a wide range of animal and pet nutrition that answers the needs of breeders and competitors.

  • Photo-credit-Courtesy-of-Scaled-Composites,-LLC

    Technology

    Abr 1, 2016

    Turismo no Espaço

    Este mês celebra-se o aniversário do primeiro homem no Espaço. Há 55 anos, a 12 de Abril de 1961, às 9:07h (hora de Moscovo), a nave "Vostok 1", transportando um humano, partia do cosmódromo soviético de Baikonur dando início...

  • Oil Dependence

    Business & Industry

    Nov 1, 2016

    REDUZIR A DEPENDÊNCIA DO PETRÓLEO

    A forte e repentina quebra do preço do petróleo no final de 2014, e prolongada em 2015 e 2016, colocou inúmeros países em situação económica e social difícil. Em todo o mundo, cerca de 100 países produzem petróleo, a maioria...