Technology

Set 1, 2016

AUTOCARRO DESLOCA-SE SOBRE O TRÂNSITO

O protótipo de um autocarro que se desloca sobre o trânsito e evita filas, lançado na China, em Maio 2016, foi testado em Agosto último, estando a criar muitas expectativas no país e no Mundo.

<

O protótipo do "Autocarro Elevado de Trânsito" (em Inglês Transit Elevated Bus - TEB)foi apresentado na 19.ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia que decorreu em Maio, em Pequim, na China. Testado em Qinhuangdao, cidade na província de Hebei, nordeste da China, está a gerar entusiasmo pelo Mundo fora.

O TEB foi apresentado pela empresa Shenzen Huashi Paring Equipment e consiste num autocarro que, ao deslocar-se sobre um sistema de carris, passa por cima do trânsito, evitando filas. Os carris distam entre si o correspondente a duas vias para carros, fazendo com que o autocarro circule independentemente do trânsito, sem o afectar.

Segundo informações avançadas, em Maio, pela televisão pública da China, a CCTV, este autocarro terá capacidade para aproximadamente 1.200 pessoas. Prevê-se que entre em funcionamento ainda em 2016, com quatro carruagens, comprimento entre 58 e 62 metros, altura que varia entre os 4,5 e os 4,7 metros, e 7,8 metros de largura.

O trânsito passará por um espaço com até 2 metros de altura. A velocidade não excederá os 60 km/h. Cada um dos quatro compartimentos previstos poderá levar até 300 pessoas. O interior de cada compartimento distancia-se daquilo que se conhece como típico de um autocarro, sendo espaçoso e assemelhando-se a uma sala de embarque luxuosa que se pode encontrar em muitos aeroportos.

O fim dos engarrafamentos

O modelo testado em 3 de Agosto, em Qinhuangdao, China, e cujas imagens foram exibidas na CCTV, apresentou um autocarro semelhante a uma ponte, e que passa por cima dos automóveis. O protótipo circulou apenas por 300 metros, em velocidade reduzida, e mostrou que há ainda adaptações a efectuar, pois registou dificuldade em fazer curvas e não passou por pontes, cruzamentos ou semáforos.

Há muitos anos que a China pretende desenvolver um transporte público que evite engarrafamentos, pelo que os envolvidos acreditam que estão a trabalhar num novo paradigma de transporte para o futuro.

De acordo com a televisão pública chinesa, países como o Brasil, a Índia ou a França mostraram interesse no TEB. Funciona a electricidade, poupa cerca de 800 toneladas de combustível, e pode vir a substituir cerca de 40 autocarros. O embarque dos passageiros é feito através de plataformas elevadas na estrada.

Despesa de construção

A ideia surgiu em 2010 pelas mãos de Song Youzhou, o inventor, para quem «a maior vantagem é que este autocarro vai poupar muito espaço na estrada». Segundo avança o site "TreeHugger", trata-se de um modelo semelhante ao proposto em Nova Iorque, pelos arquitectos Lester Walker e Craig Hodgetts. Para Bai Zhiming, o engenheiro responsável, «a construção pode ser finalizada dentro de um ano». «O TEB tem as mesmas funções do metro, sendo que a despesa de construção é um quinto inferior à do metro», acrescentou.

O vídeo do protótipo publicado em Maio, agitou a Internet. Agora que o modelo foi testado, há quem não esconda o espanto, escrevendo comentários como: «Vi imagens recentemente e já está a acontecer? Está a ser verdadeiramente construído à "velocidade chinesa"»; «Juro que vi ideias em fotografias. Agora, é real». A expectativa é grande na China, uma vez que os engarrafamentos têm aumentado no país. Em 2009, a China afirmou-se como o maior mercado de venda de carros, ultrapassando os Estados Unidos da América. Em 2015, foram vendidos cerca de 21 milhões de carros de passageiros na China.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...


  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.

  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...


  • panoramica

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2017

    UM PARAÍSO PRIVADO

    O castelo de Monsaraz - aldeia medieval por onde passaram diferentes povos e culturas ao longo da história – lança o seu olhar atávico sobre esta extraordinária propriedade, aninhada no seu sopé.

  • flowers1

    Culture & Art

    Dez 1, 2016

    EFLORESCÊNCIA APÓS OS SESSENTA ANOS

    Há mais de 20 anos que Vladimir Kanevsky vive em Nova Iorque, fazendo do fabrico de flores de porcelana a sua vida, peças de arte reais, sem paralelo com trabalhos de qualquer outra pessoa. As flores de Kanevsky decoram as casas...

  • _DSC7717_dictionary

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2016

    Caminhe com Estilo e Elegância

    Usadas ancestralmente pelos caçadores, as bengalas são indispensáveis para quem precisa de um apoio diário ou numa caminhada, mas são igualmente úteis para autores, poetas, escritores ou simplesmente para completar o guarda roupa...