Technology

Set 1, 2016

AUTOCARRO DESLOCA-SE SOBRE O TRÂNSITO

O protótipo de um autocarro que se desloca sobre o trânsito e evita filas, lançado na China, em Maio 2016, foi testado em Agosto último, estando a criar muitas expectativas no país e no Mundo.

<

O protótipo do "Autocarro Elevado de Trânsito" (em Inglês Transit Elevated Bus - TEB)foi apresentado na 19.ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia que decorreu em Maio, em Pequim, na China. Testado em Qinhuangdao, cidade na província de Hebei, nordeste da China, está a gerar entusiasmo pelo Mundo fora.

O TEB foi apresentado pela empresa Shenzen Huashi Paring Equipment e consiste num autocarro que, ao deslocar-se sobre um sistema de carris, passa por cima do trânsito, evitando filas. Os carris distam entre si o correspondente a duas vias para carros, fazendo com que o autocarro circule independentemente do trânsito, sem o afectar.

Segundo informações avançadas, em Maio, pela televisão pública da China, a CCTV, este autocarro terá capacidade para aproximadamente 1.200 pessoas. Prevê-se que entre em funcionamento ainda em 2016, com quatro carruagens, comprimento entre 58 e 62 metros, altura que varia entre os 4,5 e os 4,7 metros, e 7,8 metros de largura.

O trânsito passará por um espaço com até 2 metros de altura. A velocidade não excederá os 60 km/h. Cada um dos quatro compartimentos previstos poderá levar até 300 pessoas. O interior de cada compartimento distancia-se daquilo que se conhece como típico de um autocarro, sendo espaçoso e assemelhando-se a uma sala de embarque luxuosa que se pode encontrar em muitos aeroportos.

O fim dos engarrafamentos

O modelo testado em 3 de Agosto, em Qinhuangdao, China, e cujas imagens foram exibidas na CCTV, apresentou um autocarro semelhante a uma ponte, e que passa por cima dos automóveis. O protótipo circulou apenas por 300 metros, em velocidade reduzida, e mostrou que há ainda adaptações a efectuar, pois registou dificuldade em fazer curvas e não passou por pontes, cruzamentos ou semáforos.

Há muitos anos que a China pretende desenvolver um transporte público que evite engarrafamentos, pelo que os envolvidos acreditam que estão a trabalhar num novo paradigma de transporte para o futuro.

De acordo com a televisão pública chinesa, países como o Brasil, a Índia ou a França mostraram interesse no TEB. Funciona a electricidade, poupa cerca de 800 toneladas de combustível, e pode vir a substituir cerca de 40 autocarros. O embarque dos passageiros é feito através de plataformas elevadas na estrada.

Despesa de construção

A ideia surgiu em 2010 pelas mãos de Song Youzhou, o inventor, para quem «a maior vantagem é que este autocarro vai poupar muito espaço na estrada». Segundo avança o site "TreeHugger", trata-se de um modelo semelhante ao proposto em Nova Iorque, pelos arquitectos Lester Walker e Craig Hodgetts. Para Bai Zhiming, o engenheiro responsável, «a construção pode ser finalizada dentro de um ano». «O TEB tem as mesmas funções do metro, sendo que a despesa de construção é um quinto inferior à do metro», acrescentou.

O vídeo do protótipo publicado em Maio, agitou a Internet. Agora que o modelo foi testado, há quem não esconda o espanto, escrevendo comentários como: «Vi imagens recentemente e já está a acontecer? Está a ser verdadeiramente construído à "velocidade chinesa"»; «Juro que vi ideias em fotografias. Agora, é real». A expectativa é grande na China, uma vez que os engarrafamentos têm aumentado no país. Em 2009, a China afirmou-se como o maior mercado de venda de carros, ultrapassando os Estados Unidos da América. Em 2015, foram vendidos cerca de 21 milhões de carros de passageiros na China.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • scribit1

    Home & Design

    Set 28, 2018

    SCRIBIT

    O seu espaço ao seu gosto

    Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies...

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...


  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...

  • 2073dd46294295.584f22e2a1d29

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    REINVENTAR O DOMINÓ

    Todos os jogos têm, de alguma forma, a sua personalidade própria. Alguns jogos têm uma vida curta porque nascem numa certa época ou a partir de uma tecnologia. É o caso dos video-jogos, jogos de arcada ou de computador. Outros,...

  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...


  • top-teaser-faszination

    Business & Industry

    Jun 1, 2016

    MEETING EXTREME DEMANDS

    Tungsten carbide components stand up to the highest industrial machinery requirements. Cutting tools and other instruments made of this material are highly wear-resistant, exceptionally durable, and individually applicable.

    ...

  • 1.-Travel-African-Natural-Parks

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2018

    TURISMO SALVA ANIMAIS

    África é um dos melhores lugares do mundo para observar a vida selvagem. O continente apresenta espécies que já não existem em mais nenhum continente do mundo. Falar em África reporta-nos para o mundo dos safaris e dos animais,...

  • PreparingTheAsadobyLuisArgerichCCBY20viaCommons

    Food & Beverage

    Out 1, 2015

    Das Pampas para a mesa

    Argentina, América do Sul, onde a Natureza gerou maravilhosas paisagens, tangos perfeitos, vinho saboroso. Onde a comida tem um papel na história do país, especialmente a carne.