Technology

Set 1, 2016

AUTOCARRO DESLOCA-SE SOBRE O TRÂNSITO

O protótipo de um autocarro que se desloca sobre o trânsito e evita filas, lançado na China, em Maio 2016, foi testado em Agosto último, estando a criar muitas expectativas no país e no Mundo.

<

O protótipo do "Autocarro Elevado de Trânsito" (em Inglês Transit Elevated Bus - TEB)foi apresentado na 19.ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia que decorreu em Maio, em Pequim, na China. Testado em Qinhuangdao, cidade na província de Hebei, nordeste da China, está a gerar entusiasmo pelo Mundo fora.

O TEB foi apresentado pela empresa Shenzen Huashi Paring Equipment e consiste num autocarro que, ao deslocar-se sobre um sistema de carris, passa por cima do trânsito, evitando filas. Os carris distam entre si o correspondente a duas vias para carros, fazendo com que o autocarro circule independentemente do trânsito, sem o afectar.

Segundo informações avançadas, em Maio, pela televisão pública da China, a CCTV, este autocarro terá capacidade para aproximadamente 1.200 pessoas. Prevê-se que entre em funcionamento ainda em 2016, com quatro carruagens, comprimento entre 58 e 62 metros, altura que varia entre os 4,5 e os 4,7 metros, e 7,8 metros de largura.

O trânsito passará por um espaço com até 2 metros de altura. A velocidade não excederá os 60 km/h. Cada um dos quatro compartimentos previstos poderá levar até 300 pessoas. O interior de cada compartimento distancia-se daquilo que se conhece como típico de um autocarro, sendo espaçoso e assemelhando-se a uma sala de embarque luxuosa que se pode encontrar em muitos aeroportos.

O fim dos engarrafamentos

O modelo testado em 3 de Agosto, em Qinhuangdao, China, e cujas imagens foram exibidas na CCTV, apresentou um autocarro semelhante a uma ponte, e que passa por cima dos automóveis. O protótipo circulou apenas por 300 metros, em velocidade reduzida, e mostrou que há ainda adaptações a efectuar, pois registou dificuldade em fazer curvas e não passou por pontes, cruzamentos ou semáforos.

Há muitos anos que a China pretende desenvolver um transporte público que evite engarrafamentos, pelo que os envolvidos acreditam que estão a trabalhar num novo paradigma de transporte para o futuro.

De acordo com a televisão pública chinesa, países como o Brasil, a Índia ou a França mostraram interesse no TEB. Funciona a electricidade, poupa cerca de 800 toneladas de combustível, e pode vir a substituir cerca de 40 autocarros. O embarque dos passageiros é feito através de plataformas elevadas na estrada.

Despesa de construção

A ideia surgiu em 2010 pelas mãos de Song Youzhou, o inventor, para quem «a maior vantagem é que este autocarro vai poupar muito espaço na estrada». Segundo avança o site "TreeHugger", trata-se de um modelo semelhante ao proposto em Nova Iorque, pelos arquitectos Lester Walker e Craig Hodgetts. Para Bai Zhiming, o engenheiro responsável, «a construção pode ser finalizada dentro de um ano». «O TEB tem as mesmas funções do metro, sendo que a despesa de construção é um quinto inferior à do metro», acrescentou.

O vídeo do protótipo publicado em Maio, agitou a Internet. Agora que o modelo foi testado, há quem não esconda o espanto, escrevendo comentários como: «Vi imagens recentemente e já está a acontecer? Está a ser verdadeiramente construído à "velocidade chinesa"»; «Juro que vi ideias em fotografias. Agora, é real». A expectativa é grande na China, uma vez que os engarrafamentos têm aumentado no país. Em 2009, a China afirmou-se como o maior mercado de venda de carros, ultrapassando os Estados Unidos da América. Em 2015, foram vendidos cerca de 21 milhões de carros de passageiros na China.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1986661-eye_1024

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    SOLUÇÕES À VISTA

    Uma das maiores causas de cegueira no ser humano é a degeneração dos fotorreceptores da retina. Até agora, não existe um tratamento clínico eficaz para estes distúrbios na retina. Mas isto parece que vai mudar em breve.

    ...

  • mindfullness1

    Lifestyle & Travel

    Set 17, 2018

    Mindfullness

    Uma mantra de vida

    "Viver aqui e agora" é esta a regra do mindfulness. Oriundo da doutrina budista, o mindfulness é uma técnica que pratica a atenção plena e a conexão entre o corpo e a mente consigo, com os...

  • 1

    Culture & Art

    Out 12, 2018

    OS MARRETAS

    Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos...


  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...

  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.



  • Venice - The art and tradition

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    Veneza – A arte e a tradição

    Ícone do Carnaval de Veneza, a máscara veneziana explora o glamour da festa que é um dos principais símbolos e atracção turística de Itália. Com uma história secular, o Carnaval de Veneza atrai, anualmente, milhares de turistas...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2015

    The Pearl of Siberia

    Lake Baikal, the world's oldest and deepest freshwater lake, curves for nearly 400 miles through south-eastern Siberia, north of the Mongolian border.

    It lies in a cleft where Asia is literally splitting apart, the beginnings of...

  • Elodie

    Technology

    Ago 1, 2016

    O fim das barreiras linguisticas

    O poeta português Fernando Pessoa, referia na sua obra "Mensagem" que, "Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce". Desde os anos 1990, face às barreiras linguísticas naturais, os turistas japoneses perseguem o sonho de compreender...