Technology

Set 1, 2016

AUTOCARRO DESLOCA-SE SOBRE O TRÂNSITO

O protótipo de um autocarro que se desloca sobre o trânsito e evita filas, lançado na China, em Maio 2016, foi testado em Agosto último, estando a criar muitas expectativas no país e no Mundo.

O protótipo do "Autocarro Elevado de Trânsito" (em Inglês Transit Elevated Bus - TEB)foi apresentado na 19.ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia que decorreu em Maio, em Pequim, na China. Testado em Qinhuangdao, cidade na província de Hebei, nordeste da China, está a gerar entusiasmo pelo Mundo fora.

O TEB foi apresentado pela empresa Shenzen Huashi Paring Equipment e consiste num autocarro que, ao deslocar-se sobre um sistema de carris, passa por cima do trânsito, evitando filas. Os carris distam entre si o correspondente a duas vias para carros, fazendo com que o autocarro circule independentemente do trânsito, sem o afectar.

Segundo informações avançadas, em Maio, pela televisão pública da China, a CCTV, este autocarro terá capacidade para aproximadamente 1.200 pessoas. Prevê-se que entre em funcionamento ainda em 2016, com quatro carruagens, comprimento entre 58 e 62 metros, altura que varia entre os 4,5 e os 4,7 metros, e 7,8 metros de largura.

O trânsito passará por um espaço com até 2 metros de altura. A velocidade não excederá os 60 km/h. Cada um dos quatro compartimentos previstos poderá levar até 300 pessoas. O interior de cada compartimento distancia-se daquilo que se conhece como típico de um autocarro, sendo espaçoso e assemelhando-se a uma sala de embarque luxuosa que se pode encontrar em muitos aeroportos.

O fim dos engarrafamentos

O modelo testado em 3 de Agosto, em Qinhuangdao, China, e cujas imagens foram exibidas na CCTV, apresentou um autocarro semelhante a uma ponte, e que passa por cima dos automóveis. O protótipo circulou apenas por 300 metros, em velocidade reduzida, e mostrou que há ainda adaptações a efectuar, pois registou dificuldade em fazer curvas e não passou por pontes, cruzamentos ou semáforos.

Há muitos anos que a China pretende desenvolver um transporte público que evite engarrafamentos, pelo que os envolvidos acreditam que estão a trabalhar num novo paradigma de transporte para o futuro.

De acordo com a televisão pública chinesa, países como o Brasil, a Índia ou a França mostraram interesse no TEB. Funciona a electricidade, poupa cerca de 800 toneladas de combustível, e pode vir a substituir cerca de 40 autocarros. O embarque dos passageiros é feito através de plataformas elevadas na estrada.

Despesa de construção

A ideia surgiu em 2010 pelas mãos de Song Youzhou, o inventor, para quem «a maior vantagem é que este autocarro vai poupar muito espaço na estrada». Segundo avança o site "TreeHugger", trata-se de um modelo semelhante ao proposto em Nova Iorque, pelos arquitectos Lester Walker e Craig Hodgetts. Para Bai Zhiming, o engenheiro responsável, «a construção pode ser finalizada dentro de um ano». «O TEB tem as mesmas funções do metro, sendo que a despesa de construção é um quinto inferior à do metro», acrescentou.

O vídeo do protótipo publicado em Maio, agitou a Internet. Agora que o modelo foi testado, há quem não esconda o espanto, escrevendo comentários como: «Vi imagens recentemente e já está a acontecer? Está a ser verdadeiramente construído à "velocidade chinesa"»; «Juro que vi ideias em fotografias. Agora, é real». A expectativa é grande na China, uma vez que os engarrafamentos têm aumentado no país. Em 2009, a China afirmou-se como o maior mercado de venda de carros, ultrapassando os Estados Unidos da América. Em 2015, foram vendidos cerca de 21 milhões de carros de passageiros na China.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2-crowdfunding

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    Para lá das Garrafas

    Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas...

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?

  • Depositphotos_96954074_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

    Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.


  • tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1

    Technology

    Mar 1, 2017

    TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

    Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.

  • Real-Liga-Naval-Espanhola

    Culture & Art

    Mai 31, 2018

    HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

    Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

    ...

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...


  • 1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    Golden Sea of Amber

    Amber, the Gold of the North. It is the fossilized resin of pre-historic trees. These segregated the resin, the resin hardened, becoming more resistant, and when the Baltic Sea formed, it took them for a ride. Today they still wash up...

  • Luxury & Fashion

    Mar 1, 2015

    Go For the Extremes

    Vostok Europe is a Lithuanian brand of watches which was established in 2003, and debuted its first line of timepieces in 2004. Aimed at the Western European market, these watches are assembled by the KoLiz-Vostok company of Vilnius.

    ...

  • 01

    Luxury & Fashion

    Jan 1, 2017

    LUXO ACESSÍVEL

    Se tem a ideia de que um relógio estupidamente caro é um relógio excepcional, único e exclusivo, ponha-a de lado. O bom relógio é o que o faz sentir-se bem na sua própria pele, que o acompanha em todas as ocasiões, mais ou...