Culture & Art

Jan 1, 2018

QUEIMAR PARA PROTEGER

A infinita paciência e sabedoria, bem como o profundo respeito pelos elementos, são características que o mundo reconhece ao povo japonês. Isso aplica-se também ao culto da sua história e à preservação de métodos e costumes mais tradicionais.

<

Por LUÍS RAMALHO

O termo referido em inglês para a técnica que lhe apresentamos é "Shou Sugi Ban" e, traduzido literalmente, significa "placa de cedro queimado". E a verdade é que esta definição serve na perfeição ao resultado final.

De acordo com a literatura consultada, os registos mais antigos da utilização desta técnica remontam ao ano 1700, mas é bastante provável que se trate de uma técnica bastante mais antiga. Acredita-se que esta técnica tenha sido desenvolvida a pensar especificamente nas casas dos pescadores da ilha Naoshima, no Japão, uma vez que estão muito expostas à agressividade do sal marinho.

A aplicação desta técnica de tratamento de madeiras ficou esquecida durante muito tempo, devido ao aparecimento e desenvolvimento de materiais alternativos mais modernos e mais sofisticados. Isto deveu-se também ao facto de as madeiras no Japão terem escasseado durante um longo período de tempo, já que os japoneses devastavam florestas inteiras para obter os materiais para as suas construções, mas também porque esta era essencialmente utilizada como lenha para aquecimento das casas tradicionais japonesas.

Por isso, a madeira que restava, sendo importada, tinha um custo bastante elevado tornando incomportável e desinteressante para a aplicação generalizada desta técnica e, assim, a técnica foi caindo em desuso ao longo dos tempos até que quase desapareceu.

A viragem do milénio e a nova consciência ecológica, contudo, vieram reverter esta tendência de esquecimento e as novas correntes arquitectónicas redescobriram esta arte secular de tratamento de madeiras para aplicação em revestimentos exteriores.

O relançamento desta técnica deu-se através dos trabalhos do arquitecto japonês Terunobu Fujimori e, actualmente, este é considerado um material vanguardista.

O facto de se tratar de um método ecológico, que não recorre à utilização de produtos químicos, preserva as madeiras actuais por um longo período de tempo e que evita novos cortes de árvores, despertou o interesse entre arquitectos, designers e decoradores ocidentais e, hoje, ela pode ser apreciada em peças de design e mobiliário, utensílios domésticos e em alguns dos mais emblemáticos edifícios, um pouco por todo o mundo.

A técnica consiste em queimar a superfície da madeira a tratar, com um maçarico. De seguida, a madeira é lavada ou escovada para retirar o excesso da superfície queimada, para que não liberte resíduos de carvão.

Posteriormente, a madeira é coberta (de preferência, a pincel para que a aplicação cubra toda a superfície) com um óleo espesso de cedro.

E finalmente (caso prefira um acabamento ainda mais escuro e uma maior penetração do óleo nos poros da madeira) pode-se voltar a queimar (ou apenas a aquecer) muito suave e superficialmente, toda a área tratada.

Ainda de acordo com a literatura local, a madeira tratada com esta técnica pode durar entre 80 a 100 anos, sem manutenção adicional, mas pode durar mais tempo se for feita uma manutenção a cada 10 ou 15 anos com uma renovação do revestimento de óleo. Também se torna resistente aos ataques de pragas de animais, não apodrece e resiste à incidência de raios solares e ao fogo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...

  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...


  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...


  • Pokemon 3

    Technology

    Set 1, 2016

    SEIS GERAÇÕES DE SUCESSO

    A história do Pokémon começa em 1995, muito antes sequer de ser comum ter um telemóvel. O jogo original "Pokémon" foi criado inicialmente para o Gameboy, o dispositivo de jogo de vídeo portátil, em 1996. É um jogo RPG (Role...

  • Oil Pumping

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Comfort to the world

    Gazprom is a global energy company basically focused on geological exploration, production, transportation, storage, processing and marketing of gas and other hydrocarbons as well as electricity and heat production and distribution.

    ...

  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    The New Suez Canal

    Since 1869, the Suez Canal, connecting the Mediterranean and the Red Seas, has been the main route to link Asia and Europe. Today, with the increase in marine traffic and trade, the Suez Canal is preparing for a new step forward, with...