Culture & Art

Jan 1, 2018

QUEIMAR PARA PROTEGER

A infinita paciência e sabedoria, bem como o profundo respeito pelos elementos, são características que o mundo reconhece ao povo japonês. Isso aplica-se também ao culto da sua história e à preservação de métodos e costumes mais tradicionais.

<

Por LUÍS RAMALHO

O termo referido em inglês para a técnica que lhe apresentamos é "Shou Sugi Ban" e, traduzido literalmente, significa "placa de cedro queimado". E a verdade é que esta definição serve na perfeição ao resultado final.

De acordo com a literatura consultada, os registos mais antigos da utilização desta técnica remontam ao ano 1700, mas é bastante provável que se trate de uma técnica bastante mais antiga. Acredita-se que esta técnica tenha sido desenvolvida a pensar especificamente nas casas dos pescadores da ilha Naoshima, no Japão, uma vez que estão muito expostas à agressividade do sal marinho.

A aplicação desta técnica de tratamento de madeiras ficou esquecida durante muito tempo, devido ao aparecimento e desenvolvimento de materiais alternativos mais modernos e mais sofisticados. Isto deveu-se também ao facto de as madeiras no Japão terem escasseado durante um longo período de tempo, já que os japoneses devastavam florestas inteiras para obter os materiais para as suas construções, mas também porque esta era essencialmente utilizada como lenha para aquecimento das casas tradicionais japonesas.

Por isso, a madeira que restava, sendo importada, tinha um custo bastante elevado tornando incomportável e desinteressante para a aplicação generalizada desta técnica e, assim, a técnica foi caindo em desuso ao longo dos tempos até que quase desapareceu.

A viragem do milénio e a nova consciência ecológica, contudo, vieram reverter esta tendência de esquecimento e as novas correntes arquitectónicas redescobriram esta arte secular de tratamento de madeiras para aplicação em revestimentos exteriores.

O relançamento desta técnica deu-se através dos trabalhos do arquitecto japonês Terunobu Fujimori e, actualmente, este é considerado um material vanguardista.

O facto de se tratar de um método ecológico, que não recorre à utilização de produtos químicos, preserva as madeiras actuais por um longo período de tempo e que evita novos cortes de árvores, despertou o interesse entre arquitectos, designers e decoradores ocidentais e, hoje, ela pode ser apreciada em peças de design e mobiliário, utensílios domésticos e em alguns dos mais emblemáticos edifícios, um pouco por todo o mundo.

A técnica consiste em queimar a superfície da madeira a tratar, com um maçarico. De seguida, a madeira é lavada ou escovada para retirar o excesso da superfície queimada, para que não liberte resíduos de carvão.

Posteriormente, a madeira é coberta (de preferência, a pincel para que a aplicação cubra toda a superfície) com um óleo espesso de cedro.

E finalmente (caso prefira um acabamento ainda mais escuro e uma maior penetração do óleo nos poros da madeira) pode-se voltar a queimar (ou apenas a aquecer) muito suave e superficialmente, toda a área tratada.

Ainda de acordo com a literatura local, a madeira tratada com esta técnica pode durar entre 80 a 100 anos, sem manutenção adicional, mas pode durar mais tempo se for feita uma manutenção a cada 10 ou 15 anos com uma renovação do revestimento de óleo. Também se torna resistente aos ataques de pragas de animais, não apodrece e resiste à incidência de raios solares e ao fogo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...

  • 74578418-4108-11e8-ab09-36e8e67fb996_1320x770_081421

    Research & Education

    Mai 31, 2018

    A MULHER POR TRÁS DO HOMEM

    Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos, Barbara Bush teve um papel fundamental na sua família, na América e no mundo

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...


  • 295bda17-c5e4-458f-995f-62c4ac1da40e

    Food & Beverage

    Jul 1, 2017

    Comer inteligentemente

    O foodpairing é um método científico moderno que tem servido para saber quais os sabores que combinam melhor uns com os outros. Este método tem por base o princípio de que os alimentos combinam melhor quando têm determinadas...

  • Brikawood-interlocking-wooden-bricks-help-build-house-without-nails-or-screws_9

    Business & Industry

    Ago 31, 2018

    Brikawood

    Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo...

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...


  • 01

    Luxury & Fashion

    Jan 1, 2017

    CALÇAS À PROVA DE ÁGUA

    A VEAR desenvolveu calças impermeáveis inspiradas no clima escandinavo e em todos aqueles que praticam desportos outdoor.

  • 141733-vr-feature-what-is-facebook-spaces-vr-image7-vaqpcku2kb

    Technology

    Dez 1, 2017

    A REAL REALIDADE VIRTUAL

    A Realidade Virtual (RV) até há poucos anos não passava de um tema cuja presença se tornara habitual nos romances, séries e filmes de ficção científica e cuja aplicabilidade no dia-a-dia dos mais comuns dos cidadãos era,...

  • _1090495

    Culture & Art

    Mai 1, 2016

    Rock in Rio

    Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio

    Conheça em detalhe a maior indústria de música do Mundo – o Rock in Rio (RiR), que tem lugar entre 19 e 29 de Maio, em Lisboa, Portugal. "O RiR fomenta...