Sport

Nov 1, 2017

ESPÍRITO BUDISTA

A arte marcial japonesa criada no século XIV é hoje um desporto de alta competição e uma arte puramente exibicional. Mas tempos houve em que, conhecer e manejar bem uma espada, podia estabelecer a linha entre a vida e a morte.

Por PIOTR PETROVICH

Esta arte é desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais, vinda dos tempos do Japão feudal.

A espada era tida como uma das mais nobres armas, por implicar um combate de proximidade onde os guerreiros colocavam à prova perante o inimigo a sua honra e a sua bravura. Por esta razão, eram também oferecidas aos templos budistas como tesouros divinos ou como símbolo da nomeação de um cargo importante.

É uma das inúmeras armas utilizadas naquela época nas batalhas e são inúmeras as histórias, os mitos e as lendas tradicionais japonesas sobre esta verdadeira arte.

Conta-nos a história que desde meados do século XV e durante cem anos o Japão passou por um período de guerras civis entre clãs. Durante este período, a técnica de luta com espada foi apurada pelos guerreiros e nasceram muitas correntes de prática de combate com espada.

Este apuramento ficou a dever-se ao facto de os treinos não serem praticados com recurso a espadas de bambu, nem protectores para o corpo. Cada escola tinha os seus próprios métodos, técnicas e movimentos que eram repetidas vezes sem conta até que os movimentos de ataque e defesa fossem absorvidos pelo praticante (kenshi ou kendoca).

É a partir do início do século XVII que se instala o sistema feudal e um sistema de classes na sociedade japonesa. É a partir daqui que, com as influências do confucionismo e do budismo, se apuram as técnicas de combate e os métodos de aprendizagem adquirem os valores morais e espirituais que hoje se reconhecem a grande parte das artes marciais de origem japonesa.

São estes apuramentos de carácter que levam a que a prática de várias artes se enraizasse na cultura japonesa sob a liderança dos chefes dos clãs, mas por forma a abranger toda a sociedade, generalizando assim a cultura pelos valores morais e sociais.

É só em meados do século XVIII que são propostas a utilização de protectores primitivos e espadas de bambu, o que trouxe a prática do Kendo para próximo do que conhecemos actualmente.

A arte foi evoluindo e integrando cada vez mais as componentes espiritual e moral sempre com o objectivo da formação e educação do ser humano.

Em 1866, devido à contínua paz, o recurso a armas de fogo foi abolido e o desenvolvimento destes artefactos foi interrompido por ordem do imperador. Por outro lado, o uso de espada perdurou ao longo dos séculos, assente na premissa muito japonesa "o caminho deve ser percorrido dentro da lei da pena e da espada".

A classe dos guerreiros samurai foi extinta em 1876, novamente por ordem do imperador, sob uma visão de modernidade que o Japão pretendia abraçar. Por esta razão, a prática de Kendo foi extinta das actividades curriculares das escolas até 1890, ano em que voltou a fazer parte do sistema educativo, embora como actividade extracurricular.

A disciplina foi alvo de uma política de difusão e desenvolvimento a partir de 1895, graças à criação da Associação Dai Nippon Butokukai que agregou todas as escolas e técnicas da prática de Kendo.

De acordo com a filosofia da prática da modalidade, esta deve servir para moldar o corpo e a mente, cultivar um espírito vigoroso através de treino rígido e rigoroso, manter um espírito de cortesia, educação e honra e manter-se sempre no caminho do autoaperfeiçoamento. Importante também referir que durante a prática da modalidade o kenshi (ou kendoca: praticante de Kendo) não deve tentar aplicar golpes em pontos incorrectos, nem desperdiçar golpes, antes atacar o adversário na tentativa de lhe quebrar a postura através de golpes aplicados sem pensar na morte.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • 295bda17-c5e4-458f-995f-62c4ac1da40e

    Food & Beverage

    Jul 1, 2017

    Comer inteligentemente

    O foodpairing é um método científico moderno que tem servido para saber quais os sabores que combinam melhor uns com os outros. Este método tem por base o princípio de que os alimentos combinam melhor quando têm determinadas...

  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...


  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...


  • CyberSport1

    Culture & Art

    Nov 1, 2016

    JOGOS ONLINE COM A CYBER SPORTS LEAGUE

    Independentemente do sítio em que se reside, jogadores de várias nacionalidades podem encontrar-se na plataforma da Cyber Sports League e disputar, por exemplo, um jogo de futebol.

  • A Fortune of Mine

    Business & Industry

    Jan 31, 2016

    Uma Mina Afortunada

    Hoje em dia, metais como a prata, ouro chumbo e zinco são matérias-primas vitais no dia-a-dia. Desde telemóveis a energias renováveis e equipamento médico, este materiais preciosos e de base formam as fundações da sociedade. A...

  • 07_ALMA_Woodshop_Cabinet

    Home & Design

    Abr 1, 2016

    Alma de Couro

    O couro confere uma sensação de opulência e conforto aos interiores. Ao entrarmos numa sala bonita e delicadamente guarnecida, paredes decoradas com cabedal intrincadamente bordado, um combinação perfeita de cadeiras, estofados...