Business & Industry

Ago 31, 2018

Brikawood

Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo custo para populações desfavorecidas.

Construir uma casa nunca pareceu tão simples e divertido. A 'start-up' francesa Catharhome desenvolveu um tijolo em madeira, ecológico e económico chamado Brikawood.

Situada na região dos Pirinéus, a Catharhome especializou-se em produtos inovadores para construções de madeira ao longo de 30 anos. O sistema Brikawood consiste em blocos de madeira que podem ser montados como blocos de Lego, sem cola, pregos ou parafusos!

Esta é uma ideia dos engenheiros Alain Romero e Patricia Dutroux, e consumiu-lhes três anos em pesquisa e desenvolvimento após um investimento de 330.000 euros no projecto.

O princípio destes blocos é produzir paredes em painéis de madeira aplicáveis a qualquer tipo de arquitectura e assim entrar na cadeia de desenvolvimento sustentável. Foram desenhados de forma a limitar o manuseamento e o consumo de energia.

Composto por quatro elementos de madeira, duas placas laterais que fornecem a estrutura e dois espaçadores para sua coerência estrutural, visa permitir a articulação de manter entre blocos e, assim, dar às paredes uma coerência estrutural.

O instalador precisa de um martelo de borracha para montar os tijolos. Uma broca é necessária para fixar a placa do peitoril sobre a laje e a tampa de parede para fechar a estrutura e depois preencher e acondicionar o isolamento (lascas de madeira).

Os blocos de construção de madeira Brikawood unem-se num padrão intrincado, mas lógico. O bloco de madeira é composto por quatro partes que se entrecruzam criando uma superfície estável e duradoura.

Os quatro elementos de madeira do tijolo – dois flanges laterais e dois espaçadores transversais – com encaixes em "andorinha" que são montados juntos, através de bloqueio, dando assim uma rigidez consistente ao conjunto.

O bloco destina-se a ser usado sozinho, sem revestimento, isolamento de chuva ou barreiras de vapor, apenas uma válvula de retenção especial específica da Brikawood, para simplificar tanto quanto possível a implementação em qualquer tipo de construção, garantindo consistência e é à prova de água.

A Brikawood desenvolveu três modelos diferentes em largura, cada um como conjunto na estrutura: a largura do tijolo básico é de 500 mm, o meio-tijolo é de 250 mm de largura, o tijolo de canto tem uma largura de 500 mm e 750 mm (ângulo de entrada e ângulo de saída).

Vários testes foram realizados com simulações de chuva congelante de zero a menos 20 graus Celsius e provaram ser satisfatórios comparados com casas com empilhamento em postes de sustentação. Os Brikawood também suportam terremotos de 8,5 graus na escala de Richter.

O kit de parede Brikawood torna possível projectar qualquer tipo de habitação com todos os tipos possíveis de composição imaginável. O processo elimina qualquer aumento da humidade pela ausência de "madeiras verticais" em contacto com o solo. Adapta-se à construção de casas individuais, instalações industriais, campos de bungalows, extensões, elevações e paredes de separação.

O material provém da espectacular árvore Douglas Fir (uma espécie de pinheiro) que pode atingir até 60 metros de altura e vários metros de diâmetro. Com origem em florestas sustentáveis, e tem certificação ambiental PFE e FSC.

A 'Tecno estaca' é fixa a um enorme parafuso que é instaldo no solo por uma máquina especial até que atinja um nível que permita obter o necessário suporte de acordo com a estrutura, para garantir o melhor possível isolamento de rolamento e eliminando pontes térmicas.

A casa Brikawood destaca-se pelo seu grande conforto, combinado com um consumo de energia muito reduzido. Este conforto é atingido através do uso de compostos aprovados para construção passiva (janelas que protegem do frio, isolamento e recuperação de calor.

A gama de preços das casas Brikawood ficam entre os 75 mil e os 150 mil dólares americanos, dependendo do modelo que pretende.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Furoshiki

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    EMBRULHE OS SEUS PÉS

    Furoshiki é o nome da arte tradicional japonesa de embrulhar objectos em pano. Agora, pela mão da marca italiana Vibram, esta arte é também aplicável aos pés.  

  • 1986661-eye_1024

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    SOLUÇÕES À VISTA

    Uma das maiores causas de cegueira no ser humano é a degeneração dos fotorreceptores da retina. Até agora, não existe um tratamento clínico eficaz para estes distúrbios na retina. Mas isto parece que vai mudar em breve.

    ...

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...


  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....

  • 4

    Research & Education

    Nov 2, 2018

    SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS

    "Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...


  • Vertu

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    Exclusive Luxury

    Vertu started life in the late 1990s as an indulgence for Nokia's designers. Led by Frank Nuovo, the group set out to explore what a phone could look and feel like if its design was unconstrained by budgetary concerns.

  • Certeca Showrooms

    Home & Design

    Dez 1, 2014

    A Renowned Trademark

    Located in the main region of Portuguese ceramics tradition, CERTECA is a worldwide renowned ceramic tile trademark.

  • Oil Pumping

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Comfort to the world

    Gazprom is a global energy company basically focused on geological exploration, production, transportation, storage, processing and marketing of gas and other hydrocarbons as well as electricity and heat production and distribution.

    ...