Business & Industry

Ago 31, 2018

Brikawood

Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo custo para populações desfavorecidas.

<

Construir uma casa nunca pareceu tão simples e divertido. A 'start-up' francesa Catharhome desenvolveu um tijolo em madeira, ecológico e económico chamado Brikawood.

Situada na região dos Pirinéus, a Catharhome especializou-se em produtos inovadores para construções de madeira ao longo de 30 anos. O sistema Brikawood consiste em blocos de madeira que podem ser montados como blocos de Lego, sem cola, pregos ou parafusos!

Esta é uma ideia dos engenheiros Alain Romero e Patricia Dutroux, e consumiu-lhes três anos em pesquisa e desenvolvimento após um investimento de 330.000 euros no projecto.

O princípio destes blocos é produzir paredes em painéis de madeira aplicáveis a qualquer tipo de arquitectura e assim entrar na cadeia de desenvolvimento sustentável. Foram desenhados de forma a limitar o manuseamento e o consumo de energia.

Composto por quatro elementos de madeira, duas placas laterais que fornecem a estrutura e dois espaçadores para sua coerência estrutural, visa permitir a articulação de manter entre blocos e, assim, dar às paredes uma coerência estrutural.

O instalador precisa de um martelo de borracha para montar os tijolos. Uma broca é necessária para fixar a placa do peitoril sobre a laje e a tampa de parede para fechar a estrutura e depois preencher e acondicionar o isolamento (lascas de madeira).

Os blocos de construção de madeira Brikawood unem-se num padrão intrincado, mas lógico. O bloco de madeira é composto por quatro partes que se entrecruzam criando uma superfície estável e duradoura.

Os quatro elementos de madeira do tijolo – dois flanges laterais e dois espaçadores transversais – com encaixes em "andorinha" que são montados juntos, através de bloqueio, dando assim uma rigidez consistente ao conjunto.

O bloco destina-se a ser usado sozinho, sem revestimento, isolamento de chuva ou barreiras de vapor, apenas uma válvula de retenção especial específica da Brikawood, para simplificar tanto quanto possível a implementação em qualquer tipo de construção, garantindo consistência e é à prova de água.

A Brikawood desenvolveu três modelos diferentes em largura, cada um como conjunto na estrutura: a largura do tijolo básico é de 500 mm, o meio-tijolo é de 250 mm de largura, o tijolo de canto tem uma largura de 500 mm e 750 mm (ângulo de entrada e ângulo de saída).

Vários testes foram realizados com simulações de chuva congelante de zero a menos 20 graus Celsius e provaram ser satisfatórios comparados com casas com empilhamento em postes de sustentação. Os Brikawood também suportam terremotos de 8,5 graus na escala de Richter.

O kit de parede Brikawood torna possível projectar qualquer tipo de habitação com todos os tipos possíveis de composição imaginável. O processo elimina qualquer aumento da humidade pela ausência de "madeiras verticais" em contacto com o solo. Adapta-se à construção de casas individuais, instalações industriais, campos de bungalows, extensões, elevações e paredes de separação.

O material provém da espectacular árvore Douglas Fir (uma espécie de pinheiro) que pode atingir até 60 metros de altura e vários metros de diâmetro. Com origem em florestas sustentáveis, e tem certificação ambiental PFE e FSC.

A 'Tecno estaca' é fixa a um enorme parafuso que é instaldo no solo por uma máquina especial até que atinja um nível que permita obter o necessário suporte de acordo com a estrutura, para garantir o melhor possível isolamento de rolamento e eliminando pontes térmicas.

A casa Brikawood destaca-se pelo seu grande conforto, combinado com um consumo de energia muito reduzido. Este conforto é atingido através do uso de compostos aprovados para construção passiva (janelas que protegem do frio, isolamento e recuperação de calor.

A gama de preços das casas Brikawood ficam entre os 75 mil e os 150 mil dólares americanos, dependendo do modelo que pretende.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...

  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...


  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....

  • Muji-humidifier-kazushige-miyake-1

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    MELHORAR A QUALIDADE DO AR

    Em 1876, Willis Haviland Carrier, foi contratado por uma indústria gráfica para resolver os problemas de mudança de temperatura da fábrica. O engenheiro e inventor americano desenvolveu um projecto que viria a dar origem ao primeiro...


  • Luxury & Fashion

    Mar 1, 2015

    Go For the Extremes

    Vostok Europe is a Lithuanian brand of watches which was established in 2003, and debuted its first line of timepieces in 2004. Aimed at the Western European market, these watches are assembled by the KoLiz-Vostok company of Vilnius.

    ...

  • Potatoes For All

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Batatas para Todos

    Embora a sua origem seja bem clara, a introdução da batata no Paquistão é um pouco difusa. No final do século XVI ou princípios do século XVII, a batata foi levada até à Costa da Ásia Meridional. Em inglês, a palavra "potato"...

  • 4

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    You Can Invest in the Business of the Century

    Normally, fuels like gasoline, diesel and other refined products are produced in oil refineries where crude oil is processed and refined. It is unusual to speak about producing such products of other origins. But there are less known...