Business & Industry

Ago 31, 2018

Brikawood

Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo custo para populações desfavorecidas.

<

Construir uma casa nunca pareceu tão simples e divertido. A 'start-up' francesa Catharhome desenvolveu um tijolo em madeira, ecológico e económico chamado Brikawood.

Situada na região dos Pirinéus, a Catharhome especializou-se em produtos inovadores para construções de madeira ao longo de 30 anos. O sistema Brikawood consiste em blocos de madeira que podem ser montados como blocos de Lego, sem cola, pregos ou parafusos!

Esta é uma ideia dos engenheiros Alain Romero e Patricia Dutroux, e consumiu-lhes três anos em pesquisa e desenvolvimento após um investimento de 330.000 euros no projecto.

O princípio destes blocos é produzir paredes em painéis de madeira aplicáveis a qualquer tipo de arquitectura e assim entrar na cadeia de desenvolvimento sustentável. Foram desenhados de forma a limitar o manuseamento e o consumo de energia.

Composto por quatro elementos de madeira, duas placas laterais que fornecem a estrutura e dois espaçadores para sua coerência estrutural, visa permitir a articulação de manter entre blocos e, assim, dar às paredes uma coerência estrutural.

O instalador precisa de um martelo de borracha para montar os tijolos. Uma broca é necessária para fixar a placa do peitoril sobre a laje e a tampa de parede para fechar a estrutura e depois preencher e acondicionar o isolamento (lascas de madeira).

Os blocos de construção de madeira Brikawood unem-se num padrão intrincado, mas lógico. O bloco de madeira é composto por quatro partes que se entrecruzam criando uma superfície estável e duradoura.

Os quatro elementos de madeira do tijolo – dois flanges laterais e dois espaçadores transversais – com encaixes em "andorinha" que são montados juntos, através de bloqueio, dando assim uma rigidez consistente ao conjunto.

O bloco destina-se a ser usado sozinho, sem revestimento, isolamento de chuva ou barreiras de vapor, apenas uma válvula de retenção especial específica da Brikawood, para simplificar tanto quanto possível a implementação em qualquer tipo de construção, garantindo consistência e é à prova de água.

A Brikawood desenvolveu três modelos diferentes em largura, cada um como conjunto na estrutura: a largura do tijolo básico é de 500 mm, o meio-tijolo é de 250 mm de largura, o tijolo de canto tem uma largura de 500 mm e 750 mm (ângulo de entrada e ângulo de saída).

Vários testes foram realizados com simulações de chuva congelante de zero a menos 20 graus Celsius e provaram ser satisfatórios comparados com casas com empilhamento em postes de sustentação. Os Brikawood também suportam terremotos de 8,5 graus na escala de Richter.

O kit de parede Brikawood torna possível projectar qualquer tipo de habitação com todos os tipos possíveis de composição imaginável. O processo elimina qualquer aumento da humidade pela ausência de "madeiras verticais" em contacto com o solo. Adapta-se à construção de casas individuais, instalações industriais, campos de bungalows, extensões, elevações e paredes de separação.

O material provém da espectacular árvore Douglas Fir (uma espécie de pinheiro) que pode atingir até 60 metros de altura e vários metros de diâmetro. Com origem em florestas sustentáveis, e tem certificação ambiental PFE e FSC.

A 'Tecno estaca' é fixa a um enorme parafuso que é instaldo no solo por uma máquina especial até que atinja um nível que permita obter o necessário suporte de acordo com a estrutura, para garantir o melhor possível isolamento de rolamento e eliminando pontes térmicas.

A casa Brikawood destaca-se pelo seu grande conforto, combinado com um consumo de energia muito reduzido. Este conforto é atingido através do uso de compostos aprovados para construção passiva (janelas que protegem do frio, isolamento e recuperação de calor.

A gama de preços das casas Brikawood ficam entre os 75 mil e os 150 mil dólares americanos, dependendo do modelo que pretende.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • #1

    Technology

    Out 22, 2018

    MOTO ZEN STONE

    "Os 'Smartphones' são poderosas peças de tecnologia, que poderão revelar viciantes tendências entre os utilizadores. O 'Moto Zen', nomeadamente o modelo 'Stone', foi criado como uma resposta a esse efeito colateral."

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...


  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • gal_01

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    VISTA PACÍFICA

    San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que...

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.


  • 1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    Golden Sea of Amber

    Amber, the Gold of the North. It is the fossilized resin of pre-historic trees. These segregated the resin, the resin hardened, becoming more resistant, and when the Baltic Sea formed, it took them for a ride. Today they still wash up...

  • 1. Technology-Tomra Sentinel II-From The Farm To The Fork

    Technology

    Fev 1, 2018

    DA QUINTA PARA O GARFO

    Ao olhar para a máquina, vai sentir a necessidade de esfregar os olhos, uma vez que simplesmente não vai acreditar. No entanto, é "apenas" sonho de qualquer agricultor. Mas o fabricante Norueguês Tomra, não está apenas focado...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Nov 1, 2017

    A CERVEJA QUE SE TORNOU BAIRRO

    Não é das coisas mais vulgares de acontecer, uma marca de qualquer espécie de bebida crescer ao ponto de se tornar num bairro inteiro, no centro de uma grande capital europeia: Copenhaga, na Dinamarca.