Business & Industry

Ago 31, 2018

Brikawood

Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo custo para populações desfavorecidas.

Construir uma casa nunca pareceu tão simples e divertido. A 'start-up' francesa Catharhome desenvolveu um tijolo em madeira, ecológico e económico chamado Brikawood.

Situada na região dos Pirinéus, a Catharhome especializou-se em produtos inovadores para construções de madeira ao longo de 30 anos. O sistema Brikawood consiste em blocos de madeira que podem ser montados como blocos de Lego, sem cola, pregos ou parafusos!

Esta é uma ideia dos engenheiros Alain Romero e Patricia Dutroux, e consumiu-lhes três anos em pesquisa e desenvolvimento após um investimento de 330.000 euros no projecto.

O princípio destes blocos é produzir paredes em painéis de madeira aplicáveis a qualquer tipo de arquitectura e assim entrar na cadeia de desenvolvimento sustentável. Foram desenhados de forma a limitar o manuseamento e o consumo de energia.

Composto por quatro elementos de madeira, duas placas laterais que fornecem a estrutura e dois espaçadores para sua coerência estrutural, visa permitir a articulação de manter entre blocos e, assim, dar às paredes uma coerência estrutural.

O instalador precisa de um martelo de borracha para montar os tijolos. Uma broca é necessária para fixar a placa do peitoril sobre a laje e a tampa de parede para fechar a estrutura e depois preencher e acondicionar o isolamento (lascas de madeira).

Os blocos de construção de madeira Brikawood unem-se num padrão intrincado, mas lógico. O bloco de madeira é composto por quatro partes que se entrecruzam criando uma superfície estável e duradoura.

Os quatro elementos de madeira do tijolo – dois flanges laterais e dois espaçadores transversais – com encaixes em "andorinha" que são montados juntos, através de bloqueio, dando assim uma rigidez consistente ao conjunto.

O bloco destina-se a ser usado sozinho, sem revestimento, isolamento de chuva ou barreiras de vapor, apenas uma válvula de retenção especial específica da Brikawood, para simplificar tanto quanto possível a implementação em qualquer tipo de construção, garantindo consistência e é à prova de água.

A Brikawood desenvolveu três modelos diferentes em largura, cada um como conjunto na estrutura: a largura do tijolo básico é de 500 mm, o meio-tijolo é de 250 mm de largura, o tijolo de canto tem uma largura de 500 mm e 750 mm (ângulo de entrada e ângulo de saída).

Vários testes foram realizados com simulações de chuva congelante de zero a menos 20 graus Celsius e provaram ser satisfatórios comparados com casas com empilhamento em postes de sustentação. Os Brikawood também suportam terremotos de 8,5 graus na escala de Richter.

O kit de parede Brikawood torna possível projectar qualquer tipo de habitação com todos os tipos possíveis de composição imaginável. O processo elimina qualquer aumento da humidade pela ausência de "madeiras verticais" em contacto com o solo. Adapta-se à construção de casas individuais, instalações industriais, campos de bungalows, extensões, elevações e paredes de separação.

O material provém da espectacular árvore Douglas Fir (uma espécie de pinheiro) que pode atingir até 60 metros de altura e vários metros de diâmetro. Com origem em florestas sustentáveis, e tem certificação ambiental PFE e FSC.

A 'Tecno estaca' é fixa a um enorme parafuso que é instaldo no solo por uma máquina especial até que atinja um nível que permita obter o necessário suporte de acordo com a estrutura, para garantir o melhor possível isolamento de rolamento e eliminando pontes térmicas.

A casa Brikawood destaca-se pelo seu grande conforto, combinado com um consumo de energia muito reduzido. Este conforto é atingido através do uso de compostos aprovados para construção passiva (janelas que protegem do frio, isolamento e recuperação de calor.

A gama de preços das casas Brikawood ficam entre os 75 mil e os 150 mil dólares americanos, dependendo do modelo que pretende.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...

  • Muji-humidifier-kazushige-miyake-1

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    MELHORAR A QUALIDADE DO AR

    Em 1876, Willis Haviland Carrier, foi contratado por uma indústria gráfica para resolver os problemas de mudança de temperatura da fábrica. O engenheiro e inventor americano desenvolveu um projecto que viria a dar origem ao primeiro...

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu


  • 355260_1_800

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    CONSTRUÇÕES ORIGAMI

    Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.

  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...


  • 1

    Technology

    Ago 1, 2015

    Your car key on your smartphone

    Valeo presented the future of car keys with the new InBlue, the first smartphone and smartwatch-compatible smart key, which will probably become a standard on vehicles in the near future.

  • Competir-Internacional-Highlight-Over-Portugal-1

    Business & Industry

    Jan 1, 2018

    COLOCAR PORTUGAL EM DESTAQUE

    Fiel ao seu objectivo de colocar Portugal em destaque no mapa mundial da indústria agro-alimentar, a Competir Internacional avança com segurança para mercados, ainda pouco explorados.

  • Home & Design

    Abr 1, 2015

    Writing & Co.

    It's one of the most famous names in stationary products, but it was the Crystal ballpoint pens that helped this brand take over the world. From the early days when the brand made fountain pens to the modern days surf boards, BIC has...