Business & Industry

Fev 1, 2017

TIJOLOS FEITOS DE BACTÉRIAS

Na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, nasceu uma startup cuja preocupação é contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a redução das emissões de CO2. A bioMASON, que produz tijolos através de recursos naturais. 

<

Em criança, Ginger Krieg Dosier preferia fazer brinquedos com as próprias mãos. Fascinava-a a possibilidade de construir, por exemplo, castelos na areia. Anos mais tarde, decidiu estudar arquitectura, o que a fez olhar com mais atenção para o impacto da produção do tijolo. Em 2012 fundou a bioMASON, uma startup com sede na Carolina do Norte, Estados Unidos da América (EUA).

«Este é o meu tijolo», foi assim que a CEO e fundadora da bioMASON se apresentou na conferência "TEDxWWF". Começou por perguntou ao público porque é que o seu tijolo era diferente do comum, para depois responder: «o meu tijolo cresceu com a ajuda de triliões de pequenos trabalhadores - bactérias, que têm a capacidade única de fazer crescer o cimento».

A bioMASON é uma empresa de biotecnologia que produz cimento mais limpo e rentável, contribuindo para a redução das emissões de CO2. Dizem cultivar tijolos através de um processo semelhante à hidroponia, em que uma solução aquosa alimenta unidades de areia misturadas com microorganismos. O processo de formação do cimento demora poucos dias, e é controlado biologicamente sem recorrer à tradicional queima ou aos comuns combustíveis fósseis. Esta nova técnica tem suscitado interesse de vários profissionais da área da construção, devido à procura crescente de materiais e recursos sustentáveis.

Esta empresa de biotecnologia surgiu na sequência de um prémio de design internacional designado Next Generation "The Big Fix", atribuído pela revista "Metropolis". «Formámos a bioMASON porque acreditamos que há uma solução melhor para reduzir as emissões de CO2 geradas pela produção tradicional de materiais de construção», diz a CEO da empresa, reforçando que os cerca de 1,23 triliões de tijolos fabricados anualmente resultam em, «aproximadamente, 800 milhões de toneladas de emissões de carbono».

«Construído com a natureza» é o lema da bioMASON que assume como vantagens o facto de o seu produto ser feito com recurso à temperatura ambiente, a fontes naturais renováveis ou aproveitando fluxos de resíduos industriais. Estes tijolos são amigos do ambiente e pensados ao pormenor para terem o melhor desempenho possível, e que se pode verificar, por exemplo, na capacidade de isolamento.


Contactos * www.biomason.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 00202943

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    O «EL DORADO» DOS INVESTIDORES

    Terra de Pablo Neruda, Gabriela Mistral (a primeira mulher americana a receber um Prémio Nobel de Literatura, em 1945) e de Isabel Allende, a República do Chile está apostada em captar investimentos internacionais, como forma de...

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.

  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...


  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...

  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.


  • 1

    Luxury & Fashion

    Mai 1, 2015

    These shoes were made for comfort.

    In  1774, Germany, Johann Adam Birkenstock began the long line of shoemakers that would introduce comfortable walking to the world. 2To this day, the brand continues to base it's innovation in his ideal, offering many diferent styles...

  • Bugatti Veyron

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Only eight left for sale

    Combining unique and amazing techniques, the Bugatti Veyron is one of the most exclusive car models around the world, as the production reaches it's final, ten years after it's launch.

  • Science & Nature

    Abr 1, 2015

    Swiss Special

    In 1959, David Mosimann, an inventive precision mechanic with a very entrepreneurial mindset, decided to set up his own business by founding Bien-Air. The company expanded continually and in 2001 it created two spin-off companies, Bien-Air...