Business & Industry

Fev 1, 2017

TIJOLOS FEITOS DE BACTÉRIAS

Na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, nasceu uma startup cuja preocupação é contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a redução das emissões de CO2. A bioMASON, que produz tijolos através de recursos naturais. 

<

Em criança, Ginger Krieg Dosier preferia fazer brinquedos com as próprias mãos. Fascinava-a a possibilidade de construir, por exemplo, castelos na areia. Anos mais tarde, decidiu estudar arquitectura, o que a fez olhar com mais atenção para o impacto da produção do tijolo. Em 2012 fundou a bioMASON, uma startup com sede na Carolina do Norte, Estados Unidos da América (EUA).

«Este é o meu tijolo», foi assim que a CEO e fundadora da bioMASON se apresentou na conferência "TEDxWWF". Começou por perguntou ao público porque é que o seu tijolo era diferente do comum, para depois responder: «o meu tijolo cresceu com a ajuda de triliões de pequenos trabalhadores - bactérias, que têm a capacidade única de fazer crescer o cimento».

A bioMASON é uma empresa de biotecnologia que produz cimento mais limpo e rentável, contribuindo para a redução das emissões de CO2. Dizem cultivar tijolos através de um processo semelhante à hidroponia, em que uma solução aquosa alimenta unidades de areia misturadas com microorganismos. O processo de formação do cimento demora poucos dias, e é controlado biologicamente sem recorrer à tradicional queima ou aos comuns combustíveis fósseis. Esta nova técnica tem suscitado interesse de vários profissionais da área da construção, devido à procura crescente de materiais e recursos sustentáveis.

Esta empresa de biotecnologia surgiu na sequência de um prémio de design internacional designado Next Generation "The Big Fix", atribuído pela revista "Metropolis". «Formámos a bioMASON porque acreditamos que há uma solução melhor para reduzir as emissões de CO2 geradas pela produção tradicional de materiais de construção», diz a CEO da empresa, reforçando que os cerca de 1,23 triliões de tijolos fabricados anualmente resultam em, «aproximadamente, 800 milhões de toneladas de emissões de carbono».

«Construído com a natureza» é o lema da bioMASON que assume como vantagens o facto de o seu produto ser feito com recurso à temperatura ambiente, a fontes naturais renováveis ou aproveitando fluxos de resíduos industriais. Estes tijolos são amigos do ambiente e pensados ao pormenor para terem o melhor desempenho possível, e que se pode verificar, por exemplo, na capacidade de isolamento.


Contactos * www.biomason.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.

  • 00202943

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    O «EL DORADO» DOS INVESTIDORES

    Terra de Pablo Neruda, Gabriela Mistral (a primeira mulher americana a receber um Prémio Nobel de Literatura, em 1945) e de Isabel Allende, a República do Chile está apostada em captar investimentos internacionais, como forma de...

  • 4

    Research & Education

    Nov 2, 2018

    SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS

    "Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...


  • Viagem marco

    Lifestyle & Travel

    Mar 3, 2018

    AVENTURA SEM TURISMO

    O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura...

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • Real-Liga-Naval-Espanhola

    Culture & Art

    Mai 31, 2018

    HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

    Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

    ...


  • 1

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    Um Mar de Soluções

    A Oceaneering é uma empresa que providencia serviços de extracção de campos de petróleo, com especialidade em águas profundas. A empresa também trabalha para a defesa, entretenimento e indústria aeroespacial.

  • 1

    Home & Design

    Ago 1, 2015

    Soft and cozy only from Vitebsk

    The carpet in the house carries out some functions: warms a floor, gives a cosiness and integrity to an interior, connecting in harmonious unity its separate components. Therefore the given accessory choose in conformity with style of...

  • 1

    Luxury & Fashion

    Mai 1, 2015

    These shoes were made for comfort.

    In  1774, Germany, Johann Adam Birkenstock began the long line of shoemakers that would introduce comfortable walking to the world. 2To this day, the brand continues to base it's innovation in his ideal, offering many diferent styles...