Business & Industry

Fev 1, 2017

TIJOLOS FEITOS DE BACTÉRIAS

Na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, nasceu uma startup cuja preocupação é contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a redução das emissões de CO2. A bioMASON, que produz tijolos através de recursos naturais. 

Em criança, Ginger Krieg Dosier preferia fazer brinquedos com as próprias mãos. Fascinava-a a possibilidade de construir, por exemplo, castelos na areia. Anos mais tarde, decidiu estudar arquitectura, o que a fez olhar com mais atenção para o impacto da produção do tijolo. Em 2012 fundou a bioMASON, uma startup com sede na Carolina do Norte, Estados Unidos da América (EUA).

«Este é o meu tijolo», foi assim que a CEO e fundadora da bioMASON se apresentou na conferência "TEDxWWF". Começou por perguntou ao público porque é que o seu tijolo era diferente do comum, para depois responder: «o meu tijolo cresceu com a ajuda de triliões de pequenos trabalhadores - bactérias, que têm a capacidade única de fazer crescer o cimento».

A bioMASON é uma empresa de biotecnologia que produz cimento mais limpo e rentável, contribuindo para a redução das emissões de CO2. Dizem cultivar tijolos através de um processo semelhante à hidroponia, em que uma solução aquosa alimenta unidades de areia misturadas com microorganismos. O processo de formação do cimento demora poucos dias, e é controlado biologicamente sem recorrer à tradicional queima ou aos comuns combustíveis fósseis. Esta nova técnica tem suscitado interesse de vários profissionais da área da construção, devido à procura crescente de materiais e recursos sustentáveis.

Esta empresa de biotecnologia surgiu na sequência de um prémio de design internacional designado Next Generation "The Big Fix", atribuído pela revista "Metropolis". «Formámos a bioMASON porque acreditamos que há uma solução melhor para reduzir as emissões de CO2 geradas pela produção tradicional de materiais de construção», diz a CEO da empresa, reforçando que os cerca de 1,23 triliões de tijolos fabricados anualmente resultam em, «aproximadamente, 800 milhões de toneladas de emissões de carbono».

«Construído com a natureza» é o lema da bioMASON que assume como vantagens o facto de o seu produto ser feito com recurso à temperatura ambiente, a fontes naturais renováveis ou aproveitando fluxos de resíduos industriais. Estes tijolos são amigos do ambiente e pensados ao pormenor para terem o melhor desempenho possível, e que se pode verificar, por exemplo, na capacidade de isolamento.


Contactos * www.biomason.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Real-Liga-Naval-Espanhola

    Culture & Art

    Mai 31, 2018

    HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

    Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

    ...

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...

  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...


  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...

  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!


  • 1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    A touch of hair

    There's a little known fact in the world of cinema that goes unnoticed behind all the attention laid in the movies. It doesn't ever cross anyone's mind to worry about such detail. But, as a matter of fact, the wigs wore in a large number...

  • 01 cafe

    Food & Beverage

    Set 1, 2016

    CAFÉ DE BERÇO PRIVILEGIADO

    Poucas pessoas conseguem imaginar a vida sem café. Ao pequeno almoço, ou depois do almoço, seja um expresso ou um café duplo – sem açúcar –, o café ganhou um lugar de destaque no dia a dia de grande parte da população...

  • palais-avenue-upholstered-bed-b_2

    Home & Design

    Ago 1, 2016

    QUARTOS LUXUOSOS E OUSADOS AO ESTILO FRANCÊS

    De uma necessidade pessoal, nasceu uma marca que se dedica a criar mobiliário chique, ousado e que transmite, simultaneamente, tranquilidade. A cama é o elemento principal de um quarto marcado pelo boudoir francês.

    ...