Helthcare & Wellness

Nov 5, 2018

PRÓTESES BIÓNICAS

"Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses permitem diversas actividades sendo uma excelente ferramenta para as pessoas com restrições motoras."

<

A história das próteses humanas remota há 3000 anos. Pesquisadores encontraram um esqueleto de uma múmia com uma prótese em madeira, que estaria tão bem feita que o pé poderia dobrar. Vários são os dados históricos e as passagens na literatura mundial que relatam peripécias de bravos guerreiros com membros substituídos, como são exemplo, Pélopes (herói da mitologia Grega) com um ombro de marfim ou a famosa prótese de uma perna, encontrada em Cápua, Itália, identificada no período de 1910-1915, feita em bronze e acolchoada para conforto do utilizador. Apesar dos vários episódios, a Prótese de Cápua é considerada a "prótese mais antiga do mundo". Existem diversos relatos que confirmam a existência de próteses personalizadas na França e na Suíça desde o final do século XV, que eram feitas de madeira, metal, couro e outros materiais rijos que permitiam ser controlados por engrenagens, manivelas, molas e até por cabos que dessem para dobrar, como um membro fisiológico. 

As duas grandes guerras vieram aumentar o número de pessoas com deficiências motoras tendo, numa escala proporcional, crescido o interesse pela compra e venda de membros artificiais. Estas "peças brutas", ganhariam nova forma devido aos avanços da ciência e da tecnologia que lhes dariam novas formas, mais leves, de materiais mais cómodos e até semelhantes aos membros humanos, ajustando-as às necessidades de cada pessoa.

Actualmente, as próteses têm um aspecto cada vez mais saído de um filme científico de Hollywood. Empresas como a E-Nable ou a BeBionic são especializadas na construção de membros futuristas e de cariz altamente tecnológico, incluindo a possibilidade de serem controladas pelos estímulos nervosos.

A E-Nable, que ostenta o slogan "Enabling the future" (permitindo o futuro) é uma comunidade de professores, estudantes, engenheiros, cientistas profissionais, designers, filantropos, fabricantes e todos os indivíduos que queiram "dar ao mundo uma mão amiga". O seu objectivo é, de uma forma gratuita, providenciar àqueles que necessitam uma mão ou braço 3D. Este primeiro modelo foi construído por Ian Owen que criou para Liam, um menino que nasceu sem dedos, a primeira prótese 3D, servindo de inspiração para este grande projecto. 

A BeBionic é um fabricante inglês de próteses biónicas elegantes e de tecnologia de ponta, funcionais, miolétricas e multiarticulares. Com um design moderno e confortável, estas próteses são intuitivas e de fácil utilização, transformando as vidas dos seus utilizadores, tornando as tarefas do dia-a-dia absolutamente capazes. A primeira versão da mão artificial BeBionic foi mostrada ao mundo em 2010, no Congresso Mundial e na Orthopädie & Reha-Rechnik, na Alemanha. Após oito anos de evolução e com um design cada vez mais interessante, as próteses biónicas recebem instruções por via de sensores que detectam o movimento dos músculos no braço do paciente e que, ao serem direccionadas para as 337 partes mecânicas inseridas na mão, mimetizam os movimentos humanos naturais, tais como segurar óculos, apertar atacadores de sapatos ou segurar no volante. 

Ao longo dos tempos, as próteses têm vindo a desenvolver-se no sentido de tornar cada vez mais semelhante um membro artificial a um membro natural. Passando por materiais mais brutos ou até pelas próteses do imaginário Capitão Gancho, do Peter Pan, várias foram as tentativas de facilitar a vida dos indivíduos com deficiências motoras ou amputações. Assim, temos vindo a assistir a um desenvolvimento fantástico e cada vez mais tecnológico destes membros artificiais. Embora com um aspeto robótico a sua capacidade de assimilar as ordens dadas pelo sistema nervoso é, só, brilhante! E, para os mais discretos, poderá sempre ser colocada uma capa de silicone personalizada, idêntica a um membro natural. Orelhas, narizes, braços, pernas ou dedos, são exemplos das próteses existentes no mercado e, cuja utilização, permite uma facilidade nos movimentos e afazeres do quotidiano como qualquer pessoa.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...

  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...

  • p130511

    Home & Design

    Set 10, 2018

    PRECIOSA LIGHTING

    A região da Boémia representa um terço da actual República Checa, na Europa Central. Conhecida pelas suas paisagens românticas e pelos cristais com alto teor de chumbo, muitas outras razões existem para se conhecer o que melhor...


  • Depositphotos_96954074_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

    Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.

  • Sony005

    Technology

    Abr 1, 2017

    LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

    Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por...

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 


  • 1

    Food & Beverage

    Mai 1, 2015

    Celebrate in russian style

    Taste the first and last word in luxury wine. Champagne might just be a single region in Northern France, but it's been making the most renowned sparkling wines for centuries.

    Popping the cork and toasting with sparkling, fizzy...

  • The price of Romance

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    O Preço do Romance

    Amor, Love, Любовь,愛, é a palavra que expressa um sentimento único e transversal ao ser humano independentemente da nacionalidade ou ponto do globo onde se encontre. Com o dia de S. Valentim a aproximar-se, a 14 de Fevereiro,...

  • 60

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2015

    Seeing is believing

    It is March 17, 1934, and Guglielmo Tabacchi, the founder of Safilo eyewear, just acquired the Fratelli Cargnel factory, an eyewear factory founded in 1878 in Pieve di Cadore, Belluno, Italy. He renamed it Safilo - Società Azionaria...