Technology

Mai 1, 2016

AVANÇOS BIOMÉTRICOS PODEM SALVAR VIDAS

Obter a contagem correcta de uma multidão é agora mais simples. Foram desenvolvidos softwares capazes de efectuar as primeiras contagens automatizadas de multidões, através da análise de fotografias aéreas de alta definição – uma inovação na economia de tempo que pode ajudar a salvar vidas e a evitar catástrofes.

<

Recentemente, a biometria adaptável tem sido alvo de muita atenção por parte da comunidade de pesquisa. A intenção é poupar tempo nas análises, graças a um código de leitura de dados. Com um sistema biométrico adaptativo já não é preciso recolher um grande número de amostras biométricas durante o processo de registo. Para além disso, não necessita de actualização ou de novo registo a partir de zero a fim de lidar com mudanças de visual.

Meios mais tradicionais de controlo de acesso incluem sistemas de identificação baseados na prova, como uma carteira profissional de motorista ou um passaporte; e sistemas de identificação baseados numa senha ou número de identificação.

Como os identificadores biométricos são exclusivos e individuais, são mais confiáveis na verificação de identidade do que os métodos de prova ou de identificação por senha ou numérica.

No fundo, trata-se de métricas relacionadas com características humanas. A biometria é o método de reconhecer uma pessoa com base nas suas características fisiológicas e comportamentais. Impressões digitais, reconhecimento de íris e de retina, reconhecimento do rosto, geometria de mão são características fisiológicas comummente usadas na verificação de dados, bem como a assinatura e verificação de voz, que são características comportamentais.

A tecnologia de recolha de impressões digitais é a mais antiga das ciências biométricas e utiliza as características distintivas da impressão digital para identificar ou verificar a identidade dos indivíduos. A digitalização do dedo é a tecnologia biométrica mais implantada, usada numa ampla gama de acessos logístico e físico.

Já no reconhecimento facial, é usada uma imagem de câmara de vídeo digital para analisar as características faciais, tais como a distância entre os olhos, boca ou nariz. Estas medições são armazenadas num banco de dados e usadas para comparar com outros indivíduos igualmente submetidos a este método de reconhecimento.

A tecnologia de leitura de retina lê os dados da retina, ou seja, a superfície situada na parte de trás do olho que processa a luz que entra pela pupila. Esta tecnologia de leitura da retina baseia-se no padrão dos vasos sanguíneos na retina.

Automatizar as contagens de multidões poderia facilitar, por exemplo, a verificação de identidades em grandes eventos ao ar livre. Tais multidões, especialmente em eventos políticos, muitas vezes são uma fonte de discórdia entre organizadores e as forças de autoridade.

Um software que economize tempo também poderia fazer contagens mais exactas e, sendo uma ferramenta crucial na gestão inteligente de multidões, permitiria assim evitar catástrofes.

A Experiência Wimbledon

A pulseira "Feel Wimbledon" é parte de uma inovadora experiência monitorizada, usada no corpo, do gigante do ramo automóvel britânico Jaguar. A empresa tem distribuído a pulseira biométrica à multidão, no sentido de monitorar as pulsações cardíacas. A ideia é conseguir visualizar os altos e baixos da atmosfera do torneio.

"Quando se olha para a percentagem de alterações durante as partidas mais emocionantes, ver as pulsações do coração a aumentar 35-50 ppm, é mais emocionante do que um passeio de montanha-russa, numa perspectiva biométrica", disse Rana June, CEO da Lightwave, a empresa que projectou o sistema e interpreta os dados. Entretanto, a Lightwave construiu uma plataforma para uma campanha que irá processar mais 50 milhões de pontos de dados por dia, a fim de melhorar o sistema de bio-análise.

É importante notar que Wimbledon já se encontra, actualmente, nas plataformas de media social, para medir a excitação no evento com suas activações, opiniões e emoções, medidas apenas pelos próprios operadores. A Jaguar foi um passo mais longe e automatizou completamente a experiência. Sem dúvida, a biometria vai permitir maior segurança, conveniência e fidelidade na detecção, dissuasão e prevenção de fraude.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 

  • ApisCor_febr_03

    Technology

    Mai 1, 2017

    Como se fosse magia

    Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de...

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...


  • 1902 mannequin

    Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Chantelle

    French lingerie – one of life's finest pleasures – is a definitive symbol of the feminine mystique. The idea that something so small could have such timeless appeal speaks volumes about French sensibility, and an allure that defies...

  • Technology

    Out 1, 2015

    A Escolha Segura

    A Electronics Line (EL) é pioneira em soluções de segurança de última geração, para residências e pequenos mercados comerciais. A empresa cria e produz soluções com tecnologia de ponta para a segurança e controlo de ambientes...

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    The european car rental giant

    Europcar is one of the major car rental players on the planet. Since its humble origins in France, the company went to become european leader and establish a group that gathers car renting, fleet management and services, always with...