Technology

Mai 1, 2016

AVANÇOS BIOMÉTRICOS PODEM SALVAR VIDAS

Obter a contagem correcta de uma multidão é agora mais simples. Foram desenvolvidos softwares capazes de efectuar as primeiras contagens automatizadas de multidões, através da análise de fotografias aéreas de alta definição – uma inovação na economia de tempo que pode ajudar a salvar vidas e a evitar catástrofes.

<

Recentemente, a biometria adaptável tem sido alvo de muita atenção por parte da comunidade de pesquisa. A intenção é poupar tempo nas análises, graças a um código de leitura de dados. Com um sistema biométrico adaptativo já não é preciso recolher um grande número de amostras biométricas durante o processo de registo. Para além disso, não necessita de actualização ou de novo registo a partir de zero a fim de lidar com mudanças de visual.

Meios mais tradicionais de controlo de acesso incluem sistemas de identificação baseados na prova, como uma carteira profissional de motorista ou um passaporte; e sistemas de identificação baseados numa senha ou número de identificação.

Como os identificadores biométricos são exclusivos e individuais, são mais confiáveis na verificação de identidade do que os métodos de prova ou de identificação por senha ou numérica.

No fundo, trata-se de métricas relacionadas com características humanas. A biometria é o método de reconhecer uma pessoa com base nas suas características fisiológicas e comportamentais. Impressões digitais, reconhecimento de íris e de retina, reconhecimento do rosto, geometria de mão são características fisiológicas comummente usadas na verificação de dados, bem como a assinatura e verificação de voz, que são características comportamentais.

A tecnologia de recolha de impressões digitais é a mais antiga das ciências biométricas e utiliza as características distintivas da impressão digital para identificar ou verificar a identidade dos indivíduos. A digitalização do dedo é a tecnologia biométrica mais implantada, usada numa ampla gama de acessos logístico e físico.

Já no reconhecimento facial, é usada uma imagem de câmara de vídeo digital para analisar as características faciais, tais como a distância entre os olhos, boca ou nariz. Estas medições são armazenadas num banco de dados e usadas para comparar com outros indivíduos igualmente submetidos a este método de reconhecimento.

A tecnologia de leitura de retina lê os dados da retina, ou seja, a superfície situada na parte de trás do olho que processa a luz que entra pela pupila. Esta tecnologia de leitura da retina baseia-se no padrão dos vasos sanguíneos na retina.

Automatizar as contagens de multidões poderia facilitar, por exemplo, a verificação de identidades em grandes eventos ao ar livre. Tais multidões, especialmente em eventos políticos, muitas vezes são uma fonte de discórdia entre organizadores e as forças de autoridade.

Um software que economize tempo também poderia fazer contagens mais exactas e, sendo uma ferramenta crucial na gestão inteligente de multidões, permitiria assim evitar catástrofes.

A Experiência Wimbledon

A pulseira "Feel Wimbledon" é parte de uma inovadora experiência monitorizada, usada no corpo, do gigante do ramo automóvel britânico Jaguar. A empresa tem distribuído a pulseira biométrica à multidão, no sentido de monitorar as pulsações cardíacas. A ideia é conseguir visualizar os altos e baixos da atmosfera do torneio.

"Quando se olha para a percentagem de alterações durante as partidas mais emocionantes, ver as pulsações do coração a aumentar 35-50 ppm, é mais emocionante do que um passeio de montanha-russa, numa perspectiva biométrica", disse Rana June, CEO da Lightwave, a empresa que projectou o sistema e interpreta os dados. Entretanto, a Lightwave construiu uma plataforma para uma campanha que irá processar mais 50 milhões de pontos de dados por dia, a fim de melhorar o sistema de bio-análise.

É importante notar que Wimbledon já se encontra, actualmente, nas plataformas de media social, para medir a excitação no evento com suas activações, opiniões e emoções, medidas apenas pelos próprios operadores. A Jaguar foi um passo mais longe e automatizou completamente a experiência. Sem dúvida, a biometria vai permitir maior segurança, conveniência e fidelidade na detecção, dissuasão e prevenção de fraude.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...

  • Sony005

    Technology

    Abr 1, 2017

    LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

    Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por...

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.


  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...

  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...


  • 1.-Batec-Mobility-Efficient-Tricycle

    Mecanica e Locomoção

    Nov 1, 2017

    TRICICLO EFICIENTE

    Dez a doze por cento da população mundial (cerca de 900 milhões de pessoas) têm alguma deficiência física. Destas, perto de 70% estão desempregados, devido a problemas de mobilidade e acessibilidade.

  • main

    Food & Beverage

    Jun 1, 2015

    Russia's number One

    Beer is one of the oldest drinks known to man. In Russia, beer is synonim of Baltyka, the country's best-seller since 1996. One of the most valuable brands in Russia, the company is a part of Carlsberg Group and exports beer and goods...

  • Sea shells used as currency in China through the XVIth century b.C. up to the VIII the century b.C.

    Culture & Art

    Mar 1, 2015

    From Barter To Banknotes

    Money, in and of itself, is nothing. It can be a shell, a metal coin, or a piece of paper with a historic image on it, but the value that people place on it has nothing to do with the physical value of the money.