Technology

Mai 1, 2016

AVANÇOS BIOMÉTRICOS PODEM SALVAR VIDAS

Obter a contagem correcta de uma multidão é agora mais simples. Foram desenvolvidos softwares capazes de efectuar as primeiras contagens automatizadas de multidões, através da análise de fotografias aéreas de alta definição – uma inovação na economia de tempo que pode ajudar a salvar vidas e a evitar catástrofes.

<

Recentemente, a biometria adaptável tem sido alvo de muita atenção por parte da comunidade de pesquisa. A intenção é poupar tempo nas análises, graças a um código de leitura de dados. Com um sistema biométrico adaptativo já não é preciso recolher um grande número de amostras biométricas durante o processo de registo. Para além disso, não necessita de actualização ou de novo registo a partir de zero a fim de lidar com mudanças de visual.

Meios mais tradicionais de controlo de acesso incluem sistemas de identificação baseados na prova, como uma carteira profissional de motorista ou um passaporte; e sistemas de identificação baseados numa senha ou número de identificação.

Como os identificadores biométricos são exclusivos e individuais, são mais confiáveis na verificação de identidade do que os métodos de prova ou de identificação por senha ou numérica.

No fundo, trata-se de métricas relacionadas com características humanas. A biometria é o método de reconhecer uma pessoa com base nas suas características fisiológicas e comportamentais. Impressões digitais, reconhecimento de íris e de retina, reconhecimento do rosto, geometria de mão são características fisiológicas comummente usadas na verificação de dados, bem como a assinatura e verificação de voz, que são características comportamentais.

A tecnologia de recolha de impressões digitais é a mais antiga das ciências biométricas e utiliza as características distintivas da impressão digital para identificar ou verificar a identidade dos indivíduos. A digitalização do dedo é a tecnologia biométrica mais implantada, usada numa ampla gama de acessos logístico e físico.

Já no reconhecimento facial, é usada uma imagem de câmara de vídeo digital para analisar as características faciais, tais como a distância entre os olhos, boca ou nariz. Estas medições são armazenadas num banco de dados e usadas para comparar com outros indivíduos igualmente submetidos a este método de reconhecimento.

A tecnologia de leitura de retina lê os dados da retina, ou seja, a superfície situada na parte de trás do olho que processa a luz que entra pela pupila. Esta tecnologia de leitura da retina baseia-se no padrão dos vasos sanguíneos na retina.

Automatizar as contagens de multidões poderia facilitar, por exemplo, a verificação de identidades em grandes eventos ao ar livre. Tais multidões, especialmente em eventos políticos, muitas vezes são uma fonte de discórdia entre organizadores e as forças de autoridade.

Um software que economize tempo também poderia fazer contagens mais exactas e, sendo uma ferramenta crucial na gestão inteligente de multidões, permitiria assim evitar catástrofes.

A Experiência Wimbledon

A pulseira "Feel Wimbledon" é parte de uma inovadora experiência monitorizada, usada no corpo, do gigante do ramo automóvel britânico Jaguar. A empresa tem distribuído a pulseira biométrica à multidão, no sentido de monitorar as pulsações cardíacas. A ideia é conseguir visualizar os altos e baixos da atmosfera do torneio.

"Quando se olha para a percentagem de alterações durante as partidas mais emocionantes, ver as pulsações do coração a aumentar 35-50 ppm, é mais emocionante do que um passeio de montanha-russa, numa perspectiva biométrica", disse Rana June, CEO da Lightwave, a empresa que projectou o sistema e interpreta os dados. Entretanto, a Lightwave construiu uma plataforma para uma campanha que irá processar mais 50 milhões de pontos de dados por dia, a fim de melhorar o sistema de bio-análise.

É importante notar que Wimbledon já se encontra, actualmente, nas plataformas de media social, para medir a excitação no evento com suas activações, opiniões e emoções, medidas apenas pelos próprios operadores. A Jaguar foi um passo mais longe e automatizou completamente a experiência. Sem dúvida, a biometria vai permitir maior segurança, conveniência e fidelidade na detecção, dissuasão e prevenção de fraude.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...

  • dubrovnik_croatia-1_inpixbay

    Lifestyle & Travel

    Jun 28, 2018

    UM TESOURO BEM ESCONDIDO

    A Croácia é um país secular com uma rica história arquitetónica preservada até aos dias de hoje. Com paisagens de cortar a respiração, encanta pelo verde da natureza e o azul marinho que contrastam com os velhos monumentos. Vamos...


  • Bradley001

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    FUME-O VOCÊ MESMO

    É um facto incontornável que em pleno século XXI os chefs de gastronomia se tornaram nas novas estrelas rock, não há canal que não tenha os seus próprios programas de culinária e/ou promova concursos de culinário aos quais...

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?

  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...


  • _1090495

    Culture & Art

    Mai 1, 2016

    Rock in Rio

    Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio

    Conheça em detalhe a maior indústria de música do Mundo – o Rock in Rio (RiR), que tem lugar entre 19 e 29 de Maio, em Lisboa, Portugal. "O RiR fomenta...

  • capri-sandals-ivana

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2016

    SANDÁLIAS SÃO OBRAS DE ARTE

    Consideradas um must have, as "sandálias Capri" comemoram 70 anos. São manufacturadas na ilha italiana de Capri para o Mundo, e inspiradas em mulheres reais. O cuidado dedicado a cada par e aos produtos utilizados fazem de...

  • CRW_6401 - Copy-min

    Science & Nature

    Mai 1, 2016

    A PARALISIA CEREBRAL NÃO É UMA DOENÇA RARA NEM EM EXTINÇÃO

    Nos últimos anos, muito se tem falado nas doenças raras, ou seja aquelas que têm uma prevalência inferior a um em 2000 cidadãos. Esta chamada de atenção à sociedade sobre a vulnerabilidade e as especificidades duma minoria de...