Technology

Mai 1, 2016

AVANÇOS BIOMÉTRICOS PODEM SALVAR VIDAS

Obter a contagem correcta de uma multidão é agora mais simples. Foram desenvolvidos softwares capazes de efectuar as primeiras contagens automatizadas de multidões, através da análise de fotografias aéreas de alta definição – uma inovação na economia de tempo que pode ajudar a salvar vidas e a evitar catástrofes.

Recentemente, a biometria adaptável tem sido alvo de muita atenção por parte da comunidade de pesquisa. A intenção é poupar tempo nas análises, graças a um código de leitura de dados. Com um sistema biométrico adaptativo já não é preciso recolher um grande número de amostras biométricas durante o processo de registo. Para além disso, não necessita de actualização ou de novo registo a partir de zero a fim de lidar com mudanças de visual.

Meios mais tradicionais de controlo de acesso incluem sistemas de identificação baseados na prova, como uma carteira profissional de motorista ou um passaporte; e sistemas de identificação baseados numa senha ou número de identificação.

Como os identificadores biométricos são exclusivos e individuais, são mais confiáveis na verificação de identidade do que os métodos de prova ou de identificação por senha ou numérica.

No fundo, trata-se de métricas relacionadas com características humanas. A biometria é o método de reconhecer uma pessoa com base nas suas características fisiológicas e comportamentais. Impressões digitais, reconhecimento de íris e de retina, reconhecimento do rosto, geometria de mão são características fisiológicas comummente usadas na verificação de dados, bem como a assinatura e verificação de voz, que são características comportamentais.

A tecnologia de recolha de impressões digitais é a mais antiga das ciências biométricas e utiliza as características distintivas da impressão digital para identificar ou verificar a identidade dos indivíduos. A digitalização do dedo é a tecnologia biométrica mais implantada, usada numa ampla gama de acessos logístico e físico.

Já no reconhecimento facial, é usada uma imagem de câmara de vídeo digital para analisar as características faciais, tais como a distância entre os olhos, boca ou nariz. Estas medições são armazenadas num banco de dados e usadas para comparar com outros indivíduos igualmente submetidos a este método de reconhecimento.

A tecnologia de leitura de retina lê os dados da retina, ou seja, a superfície situada na parte de trás do olho que processa a luz que entra pela pupila. Esta tecnologia de leitura da retina baseia-se no padrão dos vasos sanguíneos na retina.

Automatizar as contagens de multidões poderia facilitar, por exemplo, a verificação de identidades em grandes eventos ao ar livre. Tais multidões, especialmente em eventos políticos, muitas vezes são uma fonte de discórdia entre organizadores e as forças de autoridade.

Um software que economize tempo também poderia fazer contagens mais exactas e, sendo uma ferramenta crucial na gestão inteligente de multidões, permitiria assim evitar catástrofes.

A Experiência Wimbledon

A pulseira "Feel Wimbledon" é parte de uma inovadora experiência monitorizada, usada no corpo, do gigante do ramo automóvel britânico Jaguar. A empresa tem distribuído a pulseira biométrica à multidão, no sentido de monitorar as pulsações cardíacas. A ideia é conseguir visualizar os altos e baixos da atmosfera do torneio.

"Quando se olha para a percentagem de alterações durante as partidas mais emocionantes, ver as pulsações do coração a aumentar 35-50 ppm, é mais emocionante do que um passeio de montanha-russa, numa perspectiva biométrica", disse Rana June, CEO da Lightwave, a empresa que projectou o sistema e interpreta os dados. Entretanto, a Lightwave construiu uma plataforma para uma campanha que irá processar mais 50 milhões de pontos de dados por dia, a fim de melhorar o sistema de bio-análise.

É importante notar que Wimbledon já se encontra, actualmente, nas plataformas de media social, para medir a excitação no evento com suas activações, opiniões e emoções, medidas apenas pelos próprios operadores. A Jaguar foi um passo mais longe e automatizou completamente a experiência. Sem dúvida, a biometria vai permitir maior segurança, conveniência e fidelidade na detecção, dissuasão e prevenção de fraude.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Cerveja006

    Science & Nature

    Abr 1, 2017

    CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

    As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica...

  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...


  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?


  • 1

    Technology

    Mai 1, 2015

    Power In a box

    Wherever your journey may take you, VARTA batteries provide all the power to take you there. Whether you are driving your very first car, you own a vehicle with Start-Stop functionality, or you drive a highly equipped vehicle with high...

  • Furniture Made By History

    Home & Design

    Dez 31, 2015

    Mobiliário feito pela História

    A sociedade anónima Pinskdrev é a mais antiga empresa de Pinsk e da indústria de mobiliáro e caprintaria da Bielorussia, que comemorou 135 anos em 2015.

  • Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Kiko Milano

    Kiko Milano is an Italian professional cosmetics brand that has revolutionized the rules of cosmetics and won over the most demanding beauty addicts with over 600 points of sale in 8 countries in Europe (Italy, Spain, France, Portugal,...