Helthcare & Wellness

Mai 1, 2017

PARA ALÉM DO OLHO

Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos. Esta realidade mudou com a passagem dos anos.

Todos nós já passámos pelo processo de fotografar midriáticamente o fundo do olho. É o processo pelo qual os oftalmologistas podem fotografar a retina do olho, com a finalidade de avaliar as condições oftálmicas e não-oftálmicas do globo ocular. Isto é igualmente útil para utilizar em diagnósticos de glaucoma, cataratas ou até sintomas de diabetes.

Actualmente, este exame é feito com a ajuda de gotas de dilatação de pupila, que podem causar muito desconforto. Não só fazem arder, como levam uns vinte minutos a actuar. Mais ainda, posteriormente, o paciente fica com a visão turva e sensível à luz durante várias horas.

Para além disso, os optometristas não estão familiarizados com a utilização destas gotas farmacológicas. E também não é aconselhável a sua utilização em pacientes com doenças neurológicas agudas.

Estas gotas de dilatação de pupila são essenciais para manter a pupila aberta e permitir ao oftalmologista ver através do globo ocular até à retina. Sem elas, o músculo da íris fechar-se-ia reflexivamente assim que fosse exposta a uma fonte forte de luz, que é necessária para ver a retina.

Existem já câmeras que usam abordagens de infravermelhos e luz branca. Estas câmeras, contudo, são bastante grandes e custam milhares de dólares. São aparelhos volumosos e não são fáceis de transportar.

Uma nova proposta

Recentemente, os Dr.s Bailey Shen e Shizuo Mukai, da Universidade de Illinois e da Harvard Medical School, ambas nos Estados Unidos, desenvolveram uma câmera compacta que irá permitir que as gotas de dilatação de pupila fiquem no passado.

A fotografia não midriática do fundo do olho permite o acesso a oftalmologistas e não oftalmologistas de imagens da retina e do nervo óptico sem a utilização dos fármacos de dilatação.

Apesar de haver diferentes formas de o fazer, o método mais comum é a utilização de infravermelhos, contra os quais a pupila não se contrai, para focagem do fundo do olho e, depois, o rápido clarão de luz branca para captar em fotografia a cores, o fundo antes de a pupila se contrair.

Uma vez que o olho não percebe a luz infravermelha utilizada na focagem da câmera, a fotografia não midriática é mais confortável para o paciente, mesmo com o clarão de luz branca, quando comparada aos exames físicos e à utilização das gotas de dilatação de pupila.

Os cientistas utilizaram uma câmera normal e da tecnologia LED (díodo emissor de luz) para criar um protótipo acessível, suficientemente pequeno para poder ser transportado no bolso de uma bata hospitalar.

Esta câmera fotográfica não midriática é baseadas no modelo Raspberry Pi 2, uma placa computorizada do tamanho de um cartão de crédito, desenhado para interagir facilmente com o ambiente, e a placa fotográfica NoIR (também da Fundação Raspberry, Caldecote, Cambridgeshire, Reino Unido).

A placa de câmera NoIR é uma câmera de 5-megapixel, semelhante à de um smartphone, exceptuando que é sensível à luz de infravermelhos e tem focagem fixa. Os cientistas alteraram o foco da NoIR de infinito para 8 cm desapertando a lente no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

Ambos os aparelhos são depois ligados a uma bateria de lítio de 10400 mAh (miliamperes). A iluminação da retina é fornecida por um protótipo dual LED que pode emitir luz infravermelha ou luz branca.

"O aparelho é ainda e apenas um protótipo, mas mostra que é possível construir uma câmera barata capaz de realizar fotografias da retina com qualidade sem as gotaas de dilatação do olho. Seria muito bom que, um dia, este aparelho, ou algo semelhante, possa ser transportado nos bolsos das batas de todos os oftalmologistas residentes e utilizada por médicos não oftalmologistas, também", comentou o Dr. Bailey Shen. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #1

    Luxury & Fashion

    Out 19, 2018

    HORNSKOV KØBENHAVN

    "Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.

  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...


  • ApisCor_febr_03

    Technology

    Mai 1, 2017

    Como se fosse magia

    Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de...

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.


  • Business & Industry

    Out 1, 2015

    Marcas Globais para Necessidades Globais

    Henkel é um nome conhecido em todo o mundo. A companhia tornou-se reconhecida pelos seus produtos de limpeza para a casa e indústria, mas cresceu durante mais de um século até se tornar um fornecedor global e líder de marcas e tecnologias.

    ...

  • 1

    Business & Industry

    Mai 1, 2015

    Built to last

    It's ne of the most notorious brands on russian roads. Kamaz has been manufacturing trucks since 1976 and every year the company proves its technological achievements, as well as its competitive verve.

  • 2

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Diamonds for a better world

    Canadian diamonds have gained notoriety over the last two decades, and this is probably due to its late discovery. The mines in Canada were not discovered (at least in large scale) up until 1991, when evidence of diamond mines turned...