Lifestyle & Travel

Mar 1, 2017

SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.

É mais conhecida como sendo a cidade natal de Wolfgang Amadeus Mozart e como cenário do popular "Música no Coração", um filme que marcou gerações. Ambos esses legados musicais são particularmente evocados anualmente no Festival de Salzburgo, a decorrer entre 21 de Julho e 31 de Agosto deste ano, e é também um evento que se cimentou como um dos mais conhecidos festivais de música do mundo.

Outrora parte do Estado da Baviera, tornando-se independente apenas no século XIV. Salzburgo é uma cidade ancestral e, até hoje, foram descobertos vestígios arqueológicos datando do neolítico, estimando-se que terá sido constituída ao redor de aldeias celtas independentes por volta do século V A.C.. O Império Romano uniu todos esses pequenos aglomerados para fundar a cidade de Juvavum no século XV A.C., nome que manteve até à sua refundação, por São Ruperto, já no século VIII DC, tornando-a um local de visita obrigatória para todos os entusiastas do turismo histórico.

Cercada pelas montanhas dos Alpes, Salzburgo ergue-se em ambas as margens do rio Salzach e o seu centro histórico é considerado como Património Mundial da UNESCO desde 1996. Além do popular Festival de Salzburgo, cujos bilhetes costumam esgotar meses antes do seu início, a cidade tem capitalizado o seu potencial como destino musical por excelência e decorrem, fora deste, vários outros festivais ao longo do ano, sendo que este ano já se realizou a Semana de Mozart entre 26 de Janeiro e 4 de Fevereiro e já se aproxima o Festival de Páscoa de Salzburgo de 8 a 17 de Abril, seguindo-se os Withsun e Sommerszene, respectivamente de 2 a 5 de Junho e de 21 de Junho a 1 de Julho. Findo o Verão, a cidade não hiberna e, anfitriã dos Dias da Cultura entre 11 e 22 de Outubro, volta à carga com "O Jazz & a Cidade" entre 25 e 29 de Outubro e os "Cânticos do Advento" entre 1 e 17 de Dezembro, terminando o ano com o Festival de Inverno, a decorrer entre 30 de Novembro e 7 de Janeiro de 2018. Ou seja, independentemente da altura do ano, é visita obrigatória para todos os entusiastas da música.

Além da riqueza histórica, um dos principais atractivos da cidade é a sua diversidade arquitectónica, indo do romanesco e do gótico, até ao modernismo clássico e à arquitectura contemporânea, passando pelo renascimento e pelo barroco. As suas igrejas e mosteiros são ainda um exemplo vivo do romanesco e do gótico, com destaque para a Catedral do Arcebispo Conrad de Wittelsbach, a capela do Cemitério de São Pedro e o coro da Igreja Franciscana. No decorrer da Renascença, foram construídos vários edifícios no estilo barroco, como o Palácio Hellbrunn, as fortificações em redor da cidade, a Igreja Kajetan e as residências universitárias.

Com o intuito de manter e ampliar o legado arquitectónico da cidade, as autoridades, ao longo dos anos, optaram por continuar a erguer edifícios que se destacam pela sua beleza e acompanham o passar do tempo, razão pela qual pouco passava uma década após o término da Segunda Guerra Mundial quando se iniciou a construção de traça modernista clássica, dos quais são exemplo a Casa Zahnwurzen, o Centro de Congressos de Salzburgo e o Großes Festspielhaus.

No mesmo espírito, já no século XXI, foram construídos o Mozarteum no seio do jardim barroco de Mirabell, a Casa do Congresso, a ponte Makartsteg, a Residência Estúdio dos arquitectos Christine e Horst Lechner, a Faculdade das Ciências da Universidade de Salzburgo e o Hangar 7 da Red Bull, tendo sempre o cuidado de manter o delicado equilíbrio, necessário para manter a certificação da UNESCO.

Imponente sobre a cidade, ergue-se o Castelo Hohensalzburg no topo do monte Festungsberg, com uma extensão de 250 metros e uma largura de 150 metros é um dos mais amplos castelos medievais da Europa, encontrando-se a uma altitude de 506 metros.

No sul da cidade, encontra-se o Palácio Leopoldskron, em estilo rococó, situado nas margens do lago Leopoldskroner Weiher e foi transformado em hotel de luxo em 2014. A merecer uma visita tanto pela sua traça como pelos magníficos jardins que inclui, encontramos o Palácio Mirabell, considerado Património Mundial pela UNESCO.

Nas proximidades do Jardim Zoológico de Salzburgo, encontramos o Palácio Hellbrunn, de estilo barroco e construído como residência de dia do Arcebispo de Salzburgo, sendo que, ao final do dia, o mesmo se recolhia às suas instalações na cidade e o palácio, surpreendentemente, foi construído sem qualquer quarto-de-cama. Nos meses de Verão os jardins do palácio exibem as suas várias artísticas fontes de água activadas por vários mecanismos ao longo do percurso dos visitantes, o que se tornou por si só digno de visita.

No interior da cidade sugerimos uma visita ao Café Tomaselli, o café mais antigo da Áustria. Nos arredores da cidade pode visitar ainda, a uma curta distância, o Palácio de Anif, que tem a particularidade de se erguer no centro de uma pequena lagoa; o Freilichtmuseum Großgmain, um museu ao ar livre que reúne casas rurais de todo o Estado num único local numa reconstituição histórica digna de nota; o Palácio Klessheim e o Ninho da Águia, ambos utilizados por Adolf Hitler; a zona de Salzkammergut com os seus lagos e aldeias de traça tradicional, considerados também como Património Mundial pela UNESCO; e a montanha Untersberg, pois afinal o que seria uma visita aos Alpes, sem subirmos pelo menos a montanha mais próxima?

Para terminar, não podíamos olvidar uma faceta menos conhecida da cidade: o seu estatuto de Capital da Cerveja da Áustria. Embora o mundo, em peso, se desloque à Oktoberfest na Baviera, a verdade é que os próprios austríacos consideram a cerveja local de Salzburgo como o seu segredo mais bem guardado. A primeira cervejeira surgiu em 1404, são portanto mais de seis séculos de experiência que podem ser saboreados em "jardins de cerveja" um pouco por toda a cidade. Além de 10 cervejeiras de grande dimensão, a cidade conta ainda com 11 micro-cervejeiras e uma enorme variedade de cervejarias que optam por fazer a sua própria cerveja, artesanalmente. Destacamos a Augustiner Bräu por se encontrar no mosteiro de Mülln, visita obrigatória, e a Weißbierbrauerei, por ser a única cervejeira orgânica do mundo.


Contactos: www.salzburg.info * Tourismus Salzburg GmbH, 5020 Salzburg, Áustria * Tel: +43662 88987-0

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    World Health Organization calls for elimination of trans fat in all foods

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist

  • 1

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    Líder mundial em comboios

    Com 63 unidades de produção em 26 países e 18 centros de serviço à volta do mundo, a Bombardier Transportation é líder global na indústria ferroviária, cobrindo uma gama completa de soluções para ferrovia, que vão desde comboios...


  • 170228111024-iran-abbasi-hotel-header-1400-1-2-super-169

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2017

    O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

    A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de...

  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.

  • ApisCor_febr_03

    Technology

    Mai 1, 2017

    Como se fosse magia

    Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de...


  • Benefits of Orange on Health and the Economy

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    Benefícios da Laranja na Saúde e na Economia

    Inverno é sinónimo de gripes e de constipações. A laranja, rica em vitamina C, é o fruto capaz de fornecer ao organismo a quantidade ideal desta vitamina para combater estas doenças sazonais, mas desempenha igualmente um papel...

  • 2

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2015

    An Italian Denim Story

    Replay was born in Italy, in 1978. The founder Claudio Buziol saw the word "Re-play" in the television during the World Cup in Argentina, and he idealized that it would be perfect as a name for a clothing line which alluded to the world...

  • Depositphotos_4581358_original

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2017

    O AMOR EM TEMPOS DE TINDER

    No mês em se celebra o "Dia de S. Valentim" ou "Dia dos Namorados", como também é conhecido o dia 14 de Fevereiro, reflectimos sobre a forma como hoje as pessoas se relacionam e conhecem. Longe vai o tempo do namoro à janela,...