Food & Beverage

Jun 1, 2017

Para lá das Garrafas

Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas simples do nosso dia a dia. 

<

Em que consiste exactamente a Ooho!?

Pois bem, é um substituto de plástico obtido a partir de um estrato de algas que as torna não só biodegradáveis mas também comestíveis. Exactamente, pode beber a água da garrafa e come-la de seguida! As saquetas Ooho! são flexíveis e é possível ingerir o líquido perfurando-as ou colocando-as por inteiro na boca. Estas embalagens têm também um custo de produção mais baixo que o das de plástico e podem ser utilizadas para embalar qualquer tipo de líquido, incluindo sumos, bebidas alcoólicas e produtos cosméticos.

A empresa foi fundada por Pierre Paslier e Rodrigo García González. Paslier é engenheiro de inovação em design e trabalhou anteriormente na L'Oreal e na Alt Design, empresa produtora de impressoras 3D e fundou também a empresa Gravity Sketch, plataforma para design em 3D. González tem feito carreira como inventor, designer, arquitecto e engenheiro com vínculo à Universidade de Kingston, mais especificamente à secção de Design de Produtos, tendo já sido agraciado com um Dyson (Galardão Nacional de Design) e o prémio GAUDI (Galardão Europeu para Arquitectura Sustentável).

Este novo invólucro é fruto de dois anos de investigação que resultou na criação deste material recorrendo a meios inovadores de tecnologia de produção, meios esses patenteados agora pelos próprios. O comunicado da empresa especifica que querem "resolver o problema do desperdício de plástico e reduzir o impacto climático causado pelas embalagens".

A Ooho! já foi alvo de atenção a nível mundial, desde o "New York Times" ao "Guardian", passando pela BBC e pela "Business Insider". Surpreendente uma vez que nos últimos seis meses o produto tem estado à venda apenas directamente pela empresa. Ainda este ano e em 2018 os Skipping Rock preparam-se para se tornar conhecidos e, simultaneamente, testar o seu produto: estão neste preciso momento a encerrar acordos com a Virgin Sports e a Live Nation, entre outras empresas responsáveis por grandes eventos como concertos, jogos de futebol, festivais, maratonas, etc., para que ainda este ano e ao longo de 2018 o seu produto seja testado em aceitação e vendas nesses mesmos eventos. O que, dada a afluência de dezenas de milhares de pessoas em cada um, irá certamente tornar a Ooho! extremamente conhecida.

Mas Pierre Paslier e Rodrigo González não estão sozinhos neste desafio, os seus laboratórios contam com uma equipa bem testada: como responsável pelos negócios temos Lise Honsinger, profissional ligada às finanças energéticas com uma experiência de sete anos na indústria e na banca, ex-directora de investimento da Thomas Lloyd; na equipa técnica contam com Manuel López, engenheiro químico especializado em produtos alimentares sólidos e líquidos, e Eugenio Pérez de Lema, no design; na equipa de consultores encontram-se Bill Weil, com vários anos de experiência no mercado financeiro, Antonella Socci, com 15 anos de experiência em marketing e gestão de marca na Visa e Koon-Yang Lee, do instituto de ensino superior Imperial, especializado em materiais à base de produtos naturais e biológicos.

Em 2017, empresa está a apostar apenas em tornar a marca conhecida e em vender o seu produto directamente ao consumidor, especificamente nos eventos que mencionamos acima, ao entrar naturalmente no mercado como opção biodegradável às opções já existentes. Em 2018 a aposta será a venda a comerciantes e outras empresas e marcas, como opção de empacotamento ou podendo inclusivamente fornecer-lhes as máquinas necessárias para que embalem eles próprios os seus produtos, cingindo-se os Skipping Rock ao papel de fornecedores de matérias primas, mantendo como mais valia um preço inferior ao da opção em plástico que lidera actualmente o mercado.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...

  • 348262_1_800

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    ACAMPAR (REALMENTE) JUNTOS

    Acontece a todos os amantes de campismo. Quando finalmente acabam de montar a mesma tenda que têm há mais de dez anos, acham-na demasiado pequena para arrumar todas as inutilidades que se lembraram de levar.

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...


  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.

  • #1

    Luxury & Fashion

    Out 19, 2018

    HORNSKOV KØBENHAVN

    "Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."


  • Apple-Sized Diamond, the Second-Largest Ever Discovered on Earth

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    O segundo maior diamante alguma vez encontrado

    Uma companhia canadiana de mineração, a Lucara Diamond Corporation, extraiu o maior diamante encontrado em mais de um século, e é o segundo maior de sempre.

  • main

    Food & Beverage

    Jun 1, 2015

    Russia's number One

    Beer is one of the oldest drinks known to man. In Russia, beer is synonim of Baltyka, the country's best-seller since 1996. One of the most valuable brands in Russia, the company is a part of Carlsberg Group and exports beer and goods...

  • 1

    Food & Beverage

    Ago 1, 2015

    Peruvian Purity

    The first vineyards of the New World were planted in Ica and "pisco" was developed as the first unique spirit distilled in the Americas. According to historical archives, "pisco" is first mentioned as a distilled spirit in 1613. Over...