Food & Beverage

Jun 1, 2017

Para lá das Garrafas

Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas simples do nosso dia a dia. 

Em que consiste exactamente a Ooho!?

Pois bem, é um substituto de plástico obtido a partir de um estrato de algas que as torna não só biodegradáveis mas também comestíveis. Exactamente, pode beber a água da garrafa e come-la de seguida! As saquetas Ooho! são flexíveis e é possível ingerir o líquido perfurando-as ou colocando-as por inteiro na boca. Estas embalagens têm também um custo de produção mais baixo que o das de plástico e podem ser utilizadas para embalar qualquer tipo de líquido, incluindo sumos, bebidas alcoólicas e produtos cosméticos.

A empresa foi fundada por Pierre Paslier e Rodrigo García González. Paslier é engenheiro de inovação em design e trabalhou anteriormente na L'Oreal e na Alt Design, empresa produtora de impressoras 3D e fundou também a empresa Gravity Sketch, plataforma para design em 3D. González tem feito carreira como inventor, designer, arquitecto e engenheiro com vínculo à Universidade de Kingston, mais especificamente à secção de Design de Produtos, tendo já sido agraciado com um Dyson (Galardão Nacional de Design) e o prémio GAUDI (Galardão Europeu para Arquitectura Sustentável).

Este novo invólucro é fruto de dois anos de investigação que resultou na criação deste material recorrendo a meios inovadores de tecnologia de produção, meios esses patenteados agora pelos próprios. O comunicado da empresa especifica que querem "resolver o problema do desperdício de plástico e reduzir o impacto climático causado pelas embalagens".

A Ooho! já foi alvo de atenção a nível mundial, desde o "New York Times" ao "Guardian", passando pela BBC e pela "Business Insider". Surpreendente uma vez que nos últimos seis meses o produto tem estado à venda apenas directamente pela empresa. Ainda este ano e em 2018 os Skipping Rock preparam-se para se tornar conhecidos e, simultaneamente, testar o seu produto: estão neste preciso momento a encerrar acordos com a Virgin Sports e a Live Nation, entre outras empresas responsáveis por grandes eventos como concertos, jogos de futebol, festivais, maratonas, etc., para que ainda este ano e ao longo de 2018 o seu produto seja testado em aceitação e vendas nesses mesmos eventos. O que, dada a afluência de dezenas de milhares de pessoas em cada um, irá certamente tornar a Ooho! extremamente conhecida.

Mas Pierre Paslier e Rodrigo González não estão sozinhos neste desafio, os seus laboratórios contam com uma equipa bem testada: como responsável pelos negócios temos Lise Honsinger, profissional ligada às finanças energéticas com uma experiência de sete anos na indústria e na banca, ex-directora de investimento da Thomas Lloyd; na equipa técnica contam com Manuel López, engenheiro químico especializado em produtos alimentares sólidos e líquidos, e Eugenio Pérez de Lema, no design; na equipa de consultores encontram-se Bill Weil, com vários anos de experiência no mercado financeiro, Antonella Socci, com 15 anos de experiência em marketing e gestão de marca na Visa e Koon-Yang Lee, do instituto de ensino superior Imperial, especializado em materiais à base de produtos naturais e biológicos.

Em 2017, empresa está a apostar apenas em tornar a marca conhecida e em vender o seu produto directamente ao consumidor, especificamente nos eventos que mencionamos acima, ao entrar naturalmente no mercado como opção biodegradável às opções já existentes. Em 2018 a aposta será a venda a comerciantes e outras empresas e marcas, como opção de empacotamento ou podendo inclusivamente fornecer-lhes as máquinas necessárias para que embalem eles próprios os seus produtos, cingindo-se os Skipping Rock ao papel de fornecedores de matérias primas, mantendo como mais valia um preço inferior ao da opção em plástico que lidera actualmente o mercado.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...

  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?

  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...


  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • Depositphotos_11561359_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Set 14, 2018

    Helsínquia

    A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e...


  • 1

    Food & Beverage

    Mai 1, 2015

    Celebrate in russian style

    Taste the first and last word in luxury wine. Champagne might just be a single region in Northern France, but it's been making the most renowned sparkling wines for centuries.

    Popping the cork and toasting with sparkling, fizzy...

  • HOL21416_Gesamtsortiment_RZ_530px_300_198

    Food & Beverage

    Abr 1, 2016

    Mais de 80 Anos a Alimentar Bebés

    A Holle é um dos fabricantes líderes de alimentos biológicos para bebés e uma das empresas mais antigas de alimentos infantis da Europa. "Amor, protecção e Holle", é com esta mensagem que tem conquistado os pais e os bebés ao...

  • 20160316051809493

    Technology

    Abr 1, 2016

    Autocarros vermelhos ficam mais "verdes"

    Os famosos autocarros londrinos de dois pisos, uma imagem de marca da capital britânica, vão ficar mais "verdes". A empresa chinesa BYD introduziu os primeiros cinco veículos da nova frota 100% eléctrica da Metroline, que vai operar...