Food & Beverage

Jan 31, 2016

Benefícios da Laranja na Saúde e na Economia

Inverno é sinónimo de gripes e de constipações. A laranja, rica em vitamina C, é o fruto capaz de fornecer ao organismo a quantidade ideal desta vitamina para combater estas doenças sazonais, mas desempenha igualmente um papel importante na prevenção do cancro, doenças cardiovasculares, e a sua acção antioxidante ajuda a perder peso. Por isso, a sua produção e comercialização têm muito relevo no comércio mundial. Marrocos ocupa o terceiro lugar no mercado, pelo que fomos conhecer um dos maiores produtores marroquinos de laranjas – a Best Capital Invest.

Recuemos à sua origem. É na Índia que os relatos sobre os primórdios da laranja se localizam, daí ter-se-á espalhado pela Ásia e depois pela Europa através de Portugal. Porém, a origem incerta deste fruto é igualmente atribuída à China e ao Japão. Diz-se que a laranja doce foi trazida para a europa, no século XVI, pelos portugueses, daí que as laranjas doces sejam designadas de "portuguesas" em vários países. Por exemplo, laranja em grego é "portokali", e "portakal" em turco, em romeno é "portocala" e "portogallo" em italiano.

Apesar desta ligação a Portugal, é do outro lado do Estreito de Gibraltar, a pouco mais de 14 quilómetros do sul de Espanha, banhado pelo Mar Mediterrâneo a norte e pelo Oceano Atlântico a oeste, que fica um dos principais países produtores de laranjas, Marrocos. Souss e Agadir são os pontos-chave da actividade agrícola e agro-industrial da holding marroquina Best Capital Invest.

Activa desde 1988, é líder nas áreas de distribuição e novas tecnologias e detém as empresas Bestmark, Top Computer, Bestlands e Clementina. Em 2011 criou ainda uma marca de distribuição de produtos alimentares, a Best Alimentary Distribution. Após ter-se afirmado no mercado das TI e telecomunicações como o único operador do mercado global de TI em Marrocos, diversificou a sua actividade através dos sectores agrícola e agro-industrial em 1997. Nascia então o grupo Bestlands – Clementina, agora líder na indústria de citrinos marroquina, tendo como mercados principais a Rússia, Canadá, Estados Unidos, Europa Oriental e Arábia Saudita. O Brasil e os Estados Unidos são os líderes mundiais no comércio de citrinos.

A Bestlands reúne todas as atividades agrícolas da Best Capital Invest. Dedicada à cultura de citrinos, das clementinas em particular, representa um investimento de mais de 200 milhões de dirhams (USD $ 25 M) numa área agrícola de 400 hectares, na região de Souss, onde a produção atingiu as 10 000 toneladas. Embora a colheita aconteça especialmente no Inverno, o clima de Souss permite que a produção e exportação aconteçam de Outubro a Junho.

O aumento da produção fez nascer, em 2011, a unidade de embalamento de citrinos Clementina, que exigiu um investimento de 100 milhões de dirhams (USD $ 13 M). A unidade dispõe do mais recente equipamento nas áreas de processamento e de armazenamento a frio. O sabor excepcional e qualidades nutricionais fazem da clementina marroquina um produto de renome mundial. De destacar as marcas Agadir Clementina, distinta pelo sabor, e a Orange, que oferece uma variedade de frutos grandes. As preocupações social, com o ambiente e o respeito pelas normas internacionais são valores que preza.

Da Saúde ao Ramo de Laranjeira

As suas propriedades medicinais fazem da laranja um produto característico dos mercados marroquinos, onde encontramos tendas de vendedores de sumo. Sabia que 60 mg de vitamina C é a dose diária recomendada? A laranja ajuda na absorção de ferro e nas doenças imunológicas, é fonte de fibra e de potássio, contribui para gengivas e ossos saudáveis, bem como para cicatrizar feridas. As propriedades antioxidantes combatem o excesso de peso, o cancro e as doenças cardiovasculares. O folato, uma vitamina do complexo B, tem um efeito protector na gravidez. A vitamina C é ainda uma aliado da pele reduzindo a acção da idade.

À laranjeira, árvore sensível e com muita necessidade de água, está associada uma tradição popular - os bouquets de laranjeira usados pela noivas como sinal de virgindade, já que as suas flores, brancas e aromáticas, são as últimas a florescer na primavera.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.


  • Cerveja006

    Science & Nature

    Abr 1, 2017

    CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

    As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica...

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...


  • Sherpa1

    Technology

    Dez 1, 2016

    CARREGANDO O FUTURO AGORA

    Apresentamos-lhe o Sherpa 100 da Goal Zero, um carregador portátil para os que viajam pela Natureza, e também para os amantes da tecnologia, para os ocupados e para aqueles que se preocupam com o ambiente.

  • 01

    Luxury & Fashion

    Jan 1, 2017

    CALÇAS À PROVA DE ÁGUA

    A VEAR desenvolveu calças impermeáveis inspiradas no clima escandinavo e em todos aqueles que praticam desportos outdoor.

  • 2

    Sport

    Out 1, 2015

    O luxuoso carro de golfe

    Garia é um fabricante de carros de golfe e entretenimento, que cria os seus veículos usando inovação e processos de desenvolvimento visionários e que usa apenas os melhores materiais disponíveis na indústria automóvel.