Food & Beverage

Jan 31, 2016

Benefícios da Laranja na Saúde e na Economia

Inverno é sinónimo de gripes e de constipações. A laranja, rica em vitamina C, é o fruto capaz de fornecer ao organismo a quantidade ideal desta vitamina para combater estas doenças sazonais, mas desempenha igualmente um papel importante na prevenção do cancro, doenças cardiovasculares, e a sua acção antioxidante ajuda a perder peso. Por isso, a sua produção e comercialização têm muito relevo no comércio mundial. Marrocos ocupa o terceiro lugar no mercado, pelo que fomos conhecer um dos maiores produtores marroquinos de laranjas – a Best Capital Invest.

<

Recuemos à sua origem. É na Índia que os relatos sobre os primórdios da laranja se localizam, daí ter-se-á espalhado pela Ásia e depois pela Europa através de Portugal. Porém, a origem incerta deste fruto é igualmente atribuída à China e ao Japão. Diz-se que a laranja doce foi trazida para a europa, no século XVI, pelos portugueses, daí que as laranjas doces sejam designadas de "portuguesas" em vários países. Por exemplo, laranja em grego é "portokali", e "portakal" em turco, em romeno é "portocala" e "portogallo" em italiano.

Apesar desta ligação a Portugal, é do outro lado do Estreito de Gibraltar, a pouco mais de 14 quilómetros do sul de Espanha, banhado pelo Mar Mediterrâneo a norte e pelo Oceano Atlântico a oeste, que fica um dos principais países produtores de laranjas, Marrocos. Souss e Agadir são os pontos-chave da actividade agrícola e agro-industrial da holding marroquina Best Capital Invest.

Activa desde 1988, é líder nas áreas de distribuição e novas tecnologias e detém as empresas Bestmark, Top Computer, Bestlands e Clementina. Em 2011 criou ainda uma marca de distribuição de produtos alimentares, a Best Alimentary Distribution. Após ter-se afirmado no mercado das TI e telecomunicações como o único operador do mercado global de TI em Marrocos, diversificou a sua actividade através dos sectores agrícola e agro-industrial em 1997. Nascia então o grupo Bestlands – Clementina, agora líder na indústria de citrinos marroquina, tendo como mercados principais a Rússia, Canadá, Estados Unidos, Europa Oriental e Arábia Saudita. O Brasil e os Estados Unidos são os líderes mundiais no comércio de citrinos.

A Bestlands reúne todas as atividades agrícolas da Best Capital Invest. Dedicada à cultura de citrinos, das clementinas em particular, representa um investimento de mais de 200 milhões de dirhams (USD $ 25 M) numa área agrícola de 400 hectares, na região de Souss, onde a produção atingiu as 10 000 toneladas. Embora a colheita aconteça especialmente no Inverno, o clima de Souss permite que a produção e exportação aconteçam de Outubro a Junho.

O aumento da produção fez nascer, em 2011, a unidade de embalamento de citrinos Clementina, que exigiu um investimento de 100 milhões de dirhams (USD $ 13 M). A unidade dispõe do mais recente equipamento nas áreas de processamento e de armazenamento a frio. O sabor excepcional e qualidades nutricionais fazem da clementina marroquina um produto de renome mundial. De destacar as marcas Agadir Clementina, distinta pelo sabor, e a Orange, que oferece uma variedade de frutos grandes. As preocupações social, com o ambiente e o respeito pelas normas internacionais são valores que preza.

Da Saúde ao Ramo de Laranjeira

As suas propriedades medicinais fazem da laranja um produto característico dos mercados marroquinos, onde encontramos tendas de vendedores de sumo. Sabia que 60 mg de vitamina C é a dose diária recomendada? A laranja ajuda na absorção de ferro e nas doenças imunológicas, é fonte de fibra e de potássio, contribui para gengivas e ossos saudáveis, bem como para cicatrizar feridas. As propriedades antioxidantes combatem o excesso de peso, o cancro e as doenças cardiovasculares. O folato, uma vitamina do complexo B, tem um efeito protector na gravidez. A vitamina C é ainda uma aliado da pele reduzindo a acção da idade.

À laranjeira, árvore sensível e com muita necessidade de água, está associada uma tradição popular - os bouquets de laranjeira usados pela noivas como sinal de virgindade, já que as suas flores, brancas e aromáticas, são as últimas a florescer na primavera.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...


  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...


  • Kuantan

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    COMPROMISSO AMBIENTAL

    A indústria química no Egipto tem sido facilitada no seu desenvolvimento pelo forte sector petrolífero, que é capaz de fornecer matérias-primas, consumíveis e infra-estruturas de produção. Os sectores-chave da indústria química...

  • 1

    Sport

    Ago 1, 2015

    Portable rehydration

    Running, biking, climbing, hiking. No matter what outdoor activity you're fond of, rehydration is a priority, but keeping a fresh and clean water source near isn't always possible. Camelbak has the solution, and the name says it all.

    ...

  • Myprotein

    Sport

    Set 1, 2015

    Fit for Strong

    Established in 2004, Myprotein® is Europe's leading online sports nutrition brand. The company has grown rapidly from day one with its unique commitment to product quality, value for money and customer service.