Business & Industry

Nov 1, 2017

BANCO COM BAR

Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados pela Reuters), o Lloyds decidiu colmatar a redução da sua oferta em Manchester investindo uns estupendos três milhões de libras a renovar por completo a sua principal sucursal!

<

Por NUNO AFONSO

Quem entre no banco estando menos atento, julgará ter entrado por engano na loja de uma cadeia de cafés de luxo. A renovada sucursal do Lloyds inclui um lounge com poltronas e vários tipos de cadeiras e mesas, acesso à Internet, um programa de eventos que decorrem no seu espaço e um balcão de cafetaria equipada de barista com uma variada oferta de bebidas quentes e bolos, mesmo ao estilo das melhores cafetarias, cada vez mais populares em território europeu.

Não se trata da primeira inovação levada a cabo pelo Lloyds, além da sucursal que abriu ao público na primeira semana de Outubro, em Abril do corrente ano o banco já tinha lançado uma novidade extremamente prática para compensar os seus clientes pelo número cada vez menor de sucursais: na área de Tenby encontra-se a funcionar desde essa data uma sucursal ambulante com todos os serviços bancários de base, sendo possível efectuar depósitos, levantamentos e pagamentos além de auxiliar os clientes a utilizarem o online banking (trata-se afinal de um banco que em 2015 completou o seu 250º aniversário com clientes fidedignos ao longo de várias gerações).

Esta sucursal, localizada na Market Street, tornou-se na mais dispendiosa do Lloyds e além do espaço de cafetaria, inclui terminais de acesso à Internet para usufruto dos clientes e tecnologia de ponta que permite, por exemplo, a quem tenha cofres bancários, aceder aos mesmos por via de tecnologia de leitura de impressão digital. De acordo com Jakob Pfaudler, um dos directores do grupo Lloyds, esta não será a única sucursal a passar por esta reformatação, a intenção é investir nestas super sucursais de modo a que todas as principais cidades do Reino Unido possam desfrutar com a presença de uma delas.

O banco promete também renovar as sucursais que ainda subsistem em cidades de menor dimensão e aumentar a oferta das de micro-formato, como exemplificamos anteriormente com a criação das sucursais ambulantes, garantindo que ao contrário da actual tendência na banca o Lloyds está a tentar reinventar o conceito da sucursal bancária, evitando uma extinção que muitos têm vindo a prever com o surgimento do online banking.

Parte desta estratégia passa por alterar os horários de funcionamento das sucursais, passando a funcionar onze horas por dia, das oito às dezanove horas, em vez do horário tradicional das nove às quatro. Além da inclusão de baristas e cafetarias houve também o cuidado de, com os terminais digitais, tentar de algum modo imitar as lojas de produtos electrónicos, onde os clientes podem informar-se acerca dos vários produtos disponíveis de modo rápido e eficaz.

As novas sucursais acabam por acudir aos clientes mais antigos, de maior idade, que não efectuaram a migração para a banca virtual e, ao assemelharem-se a um misto de cafetaria de produtos de luxo com lojas de produtos de tecnologia de ponta, esperam cativar a simpatia e a presença das camadas mais jovens da clientela, habituada aos gadgets mais recentes e a toda uma miríade de cafés, galões e granizados mais elaborados servidos por um barista atencioso e uma opção de pastelaria mais exótica.

O Lloyds foi fundado em 1765 em Birmingham, tendo celebrado 250 anos de funcionamento em 2015, uma longevidade invejável em qualquer ramo e ainda mais no sector bancário, onde a estabilidade e o crescimento são os factores que mais cativam a clientela. A nova aposta na recriação do conceito da sucursal bancária demonstra a vivacidade da sua presença.

Contactos * www.lloydsbank.com * Tel: +44 345 300 0000 * Lloyds Bank, 42-46 Market Street, Deansgate, M11PW, Manchester, United Kingdom

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • scribit1

    Home & Design

    Set 28, 2018

    SCRIBIT

    O seu espaço ao seu gosto

    Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies...

  • 1. Lloyds-Bank-Bank-With-a-Bar

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    BANCO COM BAR

    Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados...


  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • 91mRraW8AAL._SL1500_

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    ALÍVIO DAS ALERGIAS

    Abril significa Primavera, tempo bom, belos passeios pela praia ou pelo campo, flores e alergias. Para os que sofrem deste problema todos os anos, Primavera significa nariz congestionado, espirros, olhos vermelhos e até febres.

    ...

  • 4897642457_ef0740e0eb_b

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    NATURALMENTE INDUSTRIAL

    A vida não é fácil para os arquitectos e designers de interiores que gostam de usar materiais naturais na cobertura de grandes superfícies. Muitas vezes, a escolha certa, é o pior pesadelo quando procuram um fornecedor fiável...


  • Motricidade

    Sport

    Out 1, 2016

    ATLETAS PODEROSOS

    Em 2001, Alessandro Zanardi, ao volante de um Reynard-Honda de Fórmula 1, sofreu um acidente que lhe amputou ambas as pernas. Zanardi recusou desistir da vida e redefiniu o conceito de "desportista" ao ganhar duas medalhas de ouro...

  • Kuantan

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    COMPROMISSO AMBIENTAL

    A indústria química no Egipto tem sido facilitada no seu desenvolvimento pelo forte sector petrolífero, que é capaz de fornecer matérias-primas, consumíveis e infra-estruturas de produção. Os sectores-chave da indústria química...

  • 01

    Home & Design

    Fev 1, 2017

    RELAXE, APENAS RELAXE

    Existe um debate antigo sobre a melhor forma de relaxar após um dia de trabalho: será mergulhar numa banheira ou preguiçar numa cama de rede? Bem, não é preciso debater mais, pode fazer ambos ao mesmo tempo.