Business & Industry

Nov 1, 2017

BANCO COM BAR

Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados pela Reuters), o Lloyds decidiu colmatar a redução da sua oferta em Manchester investindo uns estupendos três milhões de libras a renovar por completo a sua principal sucursal!

<

Por NUNO AFONSO

Quem entre no banco estando menos atento, julgará ter entrado por engano na loja de uma cadeia de cafés de luxo. A renovada sucursal do Lloyds inclui um lounge com poltronas e vários tipos de cadeiras e mesas, acesso à Internet, um programa de eventos que decorrem no seu espaço e um balcão de cafetaria equipada de barista com uma variada oferta de bebidas quentes e bolos, mesmo ao estilo das melhores cafetarias, cada vez mais populares em território europeu.

Não se trata da primeira inovação levada a cabo pelo Lloyds, além da sucursal que abriu ao público na primeira semana de Outubro, em Abril do corrente ano o banco já tinha lançado uma novidade extremamente prática para compensar os seus clientes pelo número cada vez menor de sucursais: na área de Tenby encontra-se a funcionar desde essa data uma sucursal ambulante com todos os serviços bancários de base, sendo possível efectuar depósitos, levantamentos e pagamentos além de auxiliar os clientes a utilizarem o online banking (trata-se afinal de um banco que em 2015 completou o seu 250º aniversário com clientes fidedignos ao longo de várias gerações).

Esta sucursal, localizada na Market Street, tornou-se na mais dispendiosa do Lloyds e além do espaço de cafetaria, inclui terminais de acesso à Internet para usufruto dos clientes e tecnologia de ponta que permite, por exemplo, a quem tenha cofres bancários, aceder aos mesmos por via de tecnologia de leitura de impressão digital. De acordo com Jakob Pfaudler, um dos directores do grupo Lloyds, esta não será a única sucursal a passar por esta reformatação, a intenção é investir nestas super sucursais de modo a que todas as principais cidades do Reino Unido possam desfrutar com a presença de uma delas.

O banco promete também renovar as sucursais que ainda subsistem em cidades de menor dimensão e aumentar a oferta das de micro-formato, como exemplificamos anteriormente com a criação das sucursais ambulantes, garantindo que ao contrário da actual tendência na banca o Lloyds está a tentar reinventar o conceito da sucursal bancária, evitando uma extinção que muitos têm vindo a prever com o surgimento do online banking.

Parte desta estratégia passa por alterar os horários de funcionamento das sucursais, passando a funcionar onze horas por dia, das oito às dezanove horas, em vez do horário tradicional das nove às quatro. Além da inclusão de baristas e cafetarias houve também o cuidado de, com os terminais digitais, tentar de algum modo imitar as lojas de produtos electrónicos, onde os clientes podem informar-se acerca dos vários produtos disponíveis de modo rápido e eficaz.

As novas sucursais acabam por acudir aos clientes mais antigos, de maior idade, que não efectuaram a migração para a banca virtual e, ao assemelharem-se a um misto de cafetaria de produtos de luxo com lojas de produtos de tecnologia de ponta, esperam cativar a simpatia e a presença das camadas mais jovens da clientela, habituada aos gadgets mais recentes e a toda uma miríade de cafés, galões e granizados mais elaborados servidos por um barista atencioso e uma opção de pastelaria mais exótica.

O Lloyds foi fundado em 1765 em Birmingham, tendo celebrado 250 anos de funcionamento em 2015, uma longevidade invejável em qualquer ramo e ainda mais no sector bancário, onde a estabilidade e o crescimento são os factores que mais cativam a clientela. A nova aposta na recriação do conceito da sucursal bancária demonstra a vivacidade da sua presença.

Contactos * www.lloydsbank.com * Tel: +44 345 300 0000 * Lloyds Bank, 42-46 Market Street, Deansgate, M11PW, Manchester, United Kingdom

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Brikawood-interlocking-wooden-bricks-help-build-house-without-nails-or-screws_9

    Business & Industry

    Ago 31, 2018

    Brikawood

    Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo...

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...


  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...


  • 01 cafe

    Food & Beverage

    Set 1, 2016

    CAFÉ DE BERÇO PRIVILEGIADO

    Poucas pessoas conseguem imaginar a vida sem café. Ao pequeno almoço, ou depois do almoço, seja um expresso ou um café duplo – sem açúcar –, o café ganhou um lugar de destaque no dia a dia de grande parte da população...

  • Razor Clams in Brine

    Food & Beverage

    Set 1, 2015

    With Quality and Environment in Mind

    Frinsa is one of the largest European manufacturers of canned tuna fish and seafood. The company was founded in Ribeira, Galicia, Spain, in 1961.

  • TECHO Design

    Home & Design

    Fev 1, 2015

    Czeck Knowledge

    The TECHO group is one of the leading European producers and suppliers of office furniture. Since 2005 it has been part of the Dutch furniture group ROYAL AHREND NV, the third largest in the world.