Technology

Out 1, 2018

ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

"Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad' normal."

<

Após o primeiro contacto com os dois modelos do ZenBook Pro com ScreenPads, as opiniões são boas, principalmente com a sua implementação e potencial de utilização. E, o Asus ScreenPad não abdica de nada útil, como teclas físicas. 

O ScreenPad está implementado onde o touchpad do laptop normalmente funciona e funciona como um touchpad normal. Mas, o ScreenPad é "o primeiro touchpad inteligente do mundo", nas palavras da Asus, porque também pode servir como um visor multifuncional activado por toque, um tipo de smartphone simplificado integrado no PC, mas com Windows.

Com uma área de 5,5 polegadas e uma resolução de 1920x1080 pixel, o ScreenPad pode ser transformado num executável de aplicações, calculadora, calendário ou teclado numérico. Também pode reproduzir vídeos do YouTube através de uma extensão do Google Chrome, ou simplesmente aumentar a tela principal do ZenBook Pro. A sua adaptação é rápida em relação à alternância entre modos – o que é feito ao pressionar a tecla F6, sem necessidade de procurar configurações e menus.

E é intuitivo; quando algo não é óbvio, basta uma pequena tentativa e erro para o descobrir. Talvez a maior confusão decorra no modo extensor, quando é possível arrastar uma janela do navegador para fora do visor principal e para o ScreenPad. A Asus parece ter um futuro promissor com este produto, que apresenta um acabamento mate agradável ao toque, reduzindo o brilho geral.

A Asus trabalhou com a Microsoft para desenvolver integrações do Office no ScreenPad, para que o utilizador tenha acesso a atalhos do Word, Excel e PowerPoint. O pad também pode funcionar como um controlador de reprodução de música e vídeo, e a Asus diz que irá suportar os controlos do Spotify. O criador do ZenBook Pro prevê o lançamento de um kit evolutivo para o ScreenPad e irá manter um site onde todas as aplicações compatíveis serão listadas, a maioria das quais, será encontrada na Windows Store.

Conhecendo o fraco histórico da Asus com o desenvolvimento de software e a extrema falta de popularidade da Windows Store, não parece 100% certo que esta iniciativa possa florescer, mas há que dar crédito à Asus por tentar. Além de ter um touchpad que parece ser o próximo passo na computação adaptativa, a Asus tem muitas outras coisas boas para se gabar com o ZenBook Pro. Este portátil de 15,6 polegadas oferece um ecrã táctil 4K com grande qualidade de cores e com tamanhos suficientemente finos para o tornar do tamanho de um portátil mais convencional de 14 polegadas. A versão de 14 polegadas, por sua vez, tem aproximadamente o mesmo tamanho do MacBook Pro de 13 polegadas.

Estes também são laptops bem construídos, com alumínio na parte superior, inferior e no descanso de pulso. Seria possível viver sem o design de círculo concêntrico exclusivo da Asus, que a empresa chama de "clássico", mas dá ideia que evocam alguns dos modelos de menor sucesso da sua linha de PCs móveis.

Ao testar o ScreenPad como um controlador de música, as impressões são positivas, com a qualidade das colunas (harman/kardon) do maior ZenBook Pro. A Asus construiu um sistema de áudio que produz um som alto e rico, sem a ressonância e fragilidade típicas das colunas portáteis. A empresa diz que projectou o ZenBook Pro com os utilizadores em mente. Esse foi, aliás, o grande grupo demográfico que os fabricantes de PCs perseguiram na Computex deste ano: fotógrafos, produtores de vídeos, designers, etc.

O ponto comum a todas as classes de criadores digitais é que trabalham com recursos visuais, por isso, a Asus tentou maximizar a precisão das cores da tela, recebendo inclusivamente certificação Pantone. O menor ZenBook Pro de 14 polegadas possui dobradiças ErgoLift da Asus, cujo objetivo é apenas elevar o teclado para uma postura de digitação mais natural. Ainda não é possível aferir o seu benefício, mas não se prevê que a Asus sacrifique qualquer outro elemento de design por isso.

Dada a preferência dos utilizadores em laptops cada vez menores, o ZenBook Pro de 14 polegadas poderá ser a opção mais viável, sendo o mais atraente dos dois. Em termos de especificações, apresenta um "tecto" mais baixo do que seu irmão maior, com um CPU Core i7, uma GeForce GTX 1050 Max-Q, portas USB-C sem Thunderbolt 3 e uma câmera IR para o Windows Hello em vez da impressão digital, e com uma capacidade de bateria até 13 horas. A Asus colocou o ZenBoo0k Pro 15 à venda em meados de Julho por um preço inicial de 2,299 dólares.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 4897642457_ef0740e0eb_b

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    NATURALMENTE INDUSTRIAL

    A vida não é fácil para os arquitectos e designers de interiores que gostam de usar materiais naturais na cobertura de grandes superfícies. Muitas vezes, a escolha certa, é o pior pesadelo quando procuram um fornecedor fiável...

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...


  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...

  • 91mRraW8AAL._SL1500_

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    ALÍVIO DAS ALERGIAS

    Abril significa Primavera, tempo bom, belos passeios pela praia ou pelo campo, flores e alergias. Para os que sofrem deste problema todos os anos, Primavera significa nariz congestionado, espirros, olhos vermelhos e até febres.

    ...

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?


  • cow-kashkaval60

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    ORGÂNICO E CONVENCIONAL

    Os queijos são a especialidade da gastronomia dos Balcãs. A Bulgária tem uma longa tradição nos lacticínios. Aqui, o queijo é produzido por diversas empresas. A Your VIP Partner encontrou a Kondov Ecoproduction, Ltd., uma empresa...

  • Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Real Estate Investments in Turkey

    Turkey is the best link between Europe Asia and Africa, meaning 1,5 billion people and a GDP of USD25 trillion are within reach. 

  • Technology

    Abr 1, 2015

    British Heavy Machinery

    1945. Britain is just coming out of six years of world war and times are tough. Joseph Cyril Bamford begins business in a rented lock-up garage in Uttoxeter, Staffordshire, using a second-hand welding set and some surplus military equipment...