Technology

Out 1, 2018

ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

"Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad' normal."

Após o primeiro contacto com os dois modelos do ZenBook Pro com ScreenPads, as opiniões são boas, principalmente com a sua implementação e potencial de utilização. E, o Asus ScreenPad não abdica de nada útil, como teclas físicas. 

O ScreenPad está implementado onde o touchpad do laptop normalmente funciona e funciona como um touchpad normal. Mas, o ScreenPad é "o primeiro touchpad inteligente do mundo", nas palavras da Asus, porque também pode servir como um visor multifuncional activado por toque, um tipo de smartphone simplificado integrado no PC, mas com Windows.

Com uma área de 5,5 polegadas e uma resolução de 1920x1080 pixel, o ScreenPad pode ser transformado num executável de aplicações, calculadora, calendário ou teclado numérico. Também pode reproduzir vídeos do YouTube através de uma extensão do Google Chrome, ou simplesmente aumentar a tela principal do ZenBook Pro. A sua adaptação é rápida em relação à alternância entre modos – o que é feito ao pressionar a tecla F6, sem necessidade de procurar configurações e menus.

E é intuitivo; quando algo não é óbvio, basta uma pequena tentativa e erro para o descobrir. Talvez a maior confusão decorra no modo extensor, quando é possível arrastar uma janela do navegador para fora do visor principal e para o ScreenPad. A Asus parece ter um futuro promissor com este produto, que apresenta um acabamento mate agradável ao toque, reduzindo o brilho geral.

A Asus trabalhou com a Microsoft para desenvolver integrações do Office no ScreenPad, para que o utilizador tenha acesso a atalhos do Word, Excel e PowerPoint. O pad também pode funcionar como um controlador de reprodução de música e vídeo, e a Asus diz que irá suportar os controlos do Spotify. O criador do ZenBook Pro prevê o lançamento de um kit evolutivo para o ScreenPad e irá manter um site onde todas as aplicações compatíveis serão listadas, a maioria das quais, será encontrada na Windows Store.

Conhecendo o fraco histórico da Asus com o desenvolvimento de software e a extrema falta de popularidade da Windows Store, não parece 100% certo que esta iniciativa possa florescer, mas há que dar crédito à Asus por tentar. Além de ter um touchpad que parece ser o próximo passo na computação adaptativa, a Asus tem muitas outras coisas boas para se gabar com o ZenBook Pro. Este portátil de 15,6 polegadas oferece um ecrã táctil 4K com grande qualidade de cores e com tamanhos suficientemente finos para o tornar do tamanho de um portátil mais convencional de 14 polegadas. A versão de 14 polegadas, por sua vez, tem aproximadamente o mesmo tamanho do MacBook Pro de 13 polegadas.

Estes também são laptops bem construídos, com alumínio na parte superior, inferior e no descanso de pulso. Seria possível viver sem o design de círculo concêntrico exclusivo da Asus, que a empresa chama de "clássico", mas dá ideia que evocam alguns dos modelos de menor sucesso da sua linha de PCs móveis.

Ao testar o ScreenPad como um controlador de música, as impressões são positivas, com a qualidade das colunas (harman/kardon) do maior ZenBook Pro. A Asus construiu um sistema de áudio que produz um som alto e rico, sem a ressonância e fragilidade típicas das colunas portáteis. A empresa diz que projectou o ZenBook Pro com os utilizadores em mente. Esse foi, aliás, o grande grupo demográfico que os fabricantes de PCs perseguiram na Computex deste ano: fotógrafos, produtores de vídeos, designers, etc.

O ponto comum a todas as classes de criadores digitais é que trabalham com recursos visuais, por isso, a Asus tentou maximizar a precisão das cores da tela, recebendo inclusivamente certificação Pantone. O menor ZenBook Pro de 14 polegadas possui dobradiças ErgoLift da Asus, cujo objetivo é apenas elevar o teclado para uma postura de digitação mais natural. Ainda não é possível aferir o seu benefício, mas não se prevê que a Asus sacrifique qualquer outro elemento de design por isso.

Dada a preferência dos utilizadores em laptops cada vez menores, o ZenBook Pro de 14 polegadas poderá ser a opção mais viável, sendo o mais atraente dos dois. Em termos de especificações, apresenta um "tecto" mais baixo do que seu irmão maior, com um CPU Core i7, uma GeForce GTX 1050 Max-Q, portas USB-C sem Thunderbolt 3 e uma câmera IR para o Windows Hello em vez da impressão digital, e com uma capacidade de bateria até 13 horas. A Asus colocou o ZenBoo0k Pro 15 à venda em meados de Julho por um preço inicial de 2,299 dólares.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...

  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa


  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...

  • 1

    Technology

    Nov 27, 2018

    LG SUITBOT

    "LG has created a robotic exoskeleton designed to support and enhance its wearer's legs to improve lower limb strength. The suit, named LG CLOi SuitBot, features "naturally-rotating joints" and sandal-like shoes, which LG claimed...


  • BB6719_04_standard

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    O PREÇO DA EXCLUSIVIDADE

    No auge da Globalização, a esmagadora maioria das empresas deslocalizaram a sua produção para países asiáticos, de modo a manter a qualidade dos mesmos sem que tal aumentasse os custos, estimando-se que actualmente se produzam...

  • 1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    Golden Sea of Amber

    Amber, the Gold of the North. It is the fossilized resin of pre-historic trees. These segregated the resin, the resin hardened, becoming more resistant, and when the Baltic Sea formed, it took them for a ride. Today they still wash up...

  • Kitesurf_jump_aerial-[┬®-wikipedia]

    Sport

    Mai 1, 2016

    VOAR SOBRE ÁGUA

    O kitesurf, como todos os desportos quando levados ao extremo, pode tornar-se perigoso. Considerado uma combinação de muitos desportos, o kitesurf transformou-se num novo desporto radical. Vamos examinar que equipamento...