Lifestyle & Travel

Dez 1, 2016

GLAMOUR ASIÁTICO

Se estava a pensar que Singapura é idêntico aos países circundantes, esqueça. Em vez do caos, da pobreza e da desorganização dos países vizinhos, Singapura é um exemplo de cosmopolitismo e de "primeiro mundo". Sendo uma das três cidades-estado do mundo, a par do Vaticano e do Mónaco, é um país igualmente riquíssimo.

<

É uma das mais modernas, civilizadas e evoluídas nações do sudeste asiático. As ruas são limpas e organizadas, com bom planeamento urbano que permite a abundância de espaços verdes, o sistema de transportes públicos é altamente eficiente e a arquitectura dos edifícios não fica atrás de cidades como Tóquio ou Nova Iorque. Antes pelo contrário, o que sobressai de imediato é a riqueza, o estilo, o desenho e o bom gosto que dos edifícios.

Singapura é um país insular, composto por 63 ilhas, situado na Península Malaia, apenas separado da Malásia pelo estreito de Johor (a norte), e da Indonésia, pelas ilhas Riau, e pelo estreito de Singapura, a sul.

O país é altamente urbanizado, mas quase metade da sua área mantém-se verde. A expansão da área faz-se, essencialmente, através de aterros marítimos, conquistando assim espaço ao mar.

Tem quatro idiomas oficiais: inglês, chinês, malaio e tâmil (este último, muito utilizado no sul da Índia e no Sri Lanka). A moeda oficial é o dólar de Singapura.

Em 2013, a população era de pouco mais de cinco milhões de habitantes (perto de metade são imigrantes), composta essencialmente por chineses, malaios e indianos. No entanto, não é raro encontrar ocidentais que conseguiram neste país um posto de trabalho. É o país com maior Índice de Desenvolvimento Humano de toda a Ásia.

Tal diversidade de culturas não impede, contudo, os seus habitantes de conviverem entre si pacífica e ordeiramente, ainda que por vezes, pareça que estamos em três países em simultâneo.

O quarto maior centro financeiro do mundo está localizado a 137 quilómetros a norte do equador e, por isso, o seu clima é quente e húmido durante todo o ano. As médias anuais de temperatura oscilam entre os 19 e os 36 graus, o que torna o país bastante atraente para visitar em qualquer altura do ano.

Essenciais

Singapura é a "meca"do comércio para os que se interessam por fazer compras. As marcas maiores e mais importantes do mundo estão representadas em lojas espalhadas um pouco por todos os centros comerciais. E, tal como Nova Iorque tem a "5ª Avenida, Paris, os Champs-Élysées, este "tigre asiático" tem a "Orchard Road". É ladeada por calçadas enormes e a única casa que não é comercial nesta avenida, é a Embaixada da Tailândia. De resto, os incontáveis centros comerciais até estão ligados entre si, para nos protegerem das altas temperaturas em certas épocas do ano.

Outro ponto obrigatório de passagem e visita é o impressionante "Marina Bay Sands Hotel". A marcar o skyline da cidade desde 2010, o imponente hotel tem o inevitável centro comercial, um casino e até um museu dedicado a artes e ciência. Para além disso, não deve deixar de visitar a piscina maior, mais funda e infinita do mundo.

Logo ao lado, encontra outro ponto emblemático da cidade-estado: o "Gardens By the Bay". Trata-se de um parque, sobre um dos aterros marítimos da cidade, com 100 hectares, e exemplares de plantas provenientes de vários pontos do mundo.

Neste parque, ainda se encontram duas estufas gigantes ("Flower Dome" e "Cloud Forest") que simulam diferentes climas, e as futuristas "super-árvores", com a altura impressionante de 16 andares, que estão ligadas entre si por um passeio suspenso. Este grupo de "super-árvores", torna-se ainda mais fantástico com a iluminação nocturna.

Também não deve perder a oportunidade de passear pela Henderson Waves Bridge. São 274 metros de extensão, 36 metros acima do chão, e que liga três grandes parques da cidade: o Kent Ridge Park, o Telok Park e o Mount Faber Park. A sua estrutura ondulada lembra as ondas do mar que rodeia toda a cidade. Novamente, a iluminação nocturna torna este passeio ainda mais espectacular.

O último destaque vai para o edifício "Reflections". Trata-se de um condomínio residencial, inconfundível por causa das suas curvas e formas, que comporta elegantes jardins no topo das suas torres, que permitem avistar desafogadamente o mar e a famosa ilha de Sentosa. Muito fica ainda por dizer sobre este destino fantástico do sudeste asiático, mais uma razão para o visitar e ver com os seus próprios olhos.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.

  • 91mRraW8AAL._SL1500_

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    ALÍVIO DAS ALERGIAS

    Abril significa Primavera, tempo bom, belos passeios pela praia ou pelo campo, flores e alergias. Para os que sofrem deste problema todos os anos, Primavera significa nariz congestionado, espirros, olhos vermelhos e até febres.

    ...

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....


  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • IMG_4878_1950x

    Helthcare & Wellness

    Abr 21, 2018

    MÁS VIBES, BOAS VIBES

    Claro! Andar de bicicleta em vez do carro e até mesmo um transporte público, é uma boa atitude para a sua saúde pessoal e comum. Certifique-se apenas que o faz da forma certa


  • Are you ready for 3D printing revolution?

    Technology

    Fev 29, 2016

    A Revolução da Impressão 3D

    A impressão 3D pode parecer uma coisa estranha. De facto, é semelhante a clicar no botão de "imprimir" no ecrã do computador e enviar um ficheiro digital como um texto para a impressora de jacto de tinta. A diferença está no tipo...

  • 01

    Mecanica e Locomoção

    Jan 1, 2017

    PNEU (QUASE) ETERNO

    Ainda nem um ano passou desde que publicámos nas páginas desta mesma revista, um tema sobre um programa da Michelin (Tweel, edição de Abril de 2015) para a construção de um novo conceito de pneu sem câmara de ar, aplicável...

  • Living Longer and Healthier

    Science & Nature

    Jan 31, 2016

    Viver Mais e Melhor

    A Elanco é uma empresa animal global, melhorando a saúde e o desempenho dos animais, e ajudando a assegurar uma fonte crescente de comida segura, acessível e abundante, para hoje e para o futuro. A Elanco trabalha para desenvolver...