Lifestyle & Travel

Dez 1, 2016

GLAMOUR ASIÁTICO

Se estava a pensar que Singapura é idêntico aos países circundantes, esqueça. Em vez do caos, da pobreza e da desorganização dos países vizinhos, Singapura é um exemplo de cosmopolitismo e de "primeiro mundo". Sendo uma das três cidades-estado do mundo, a par do Vaticano e do Mónaco, é um país igualmente riquíssimo.

É uma das mais modernas, civilizadas e evoluídas nações do sudeste asiático. As ruas são limpas e organizadas, com bom planeamento urbano que permite a abundância de espaços verdes, o sistema de transportes públicos é altamente eficiente e a arquitectura dos edifícios não fica atrás de cidades como Tóquio ou Nova Iorque. Antes pelo contrário, o que sobressai de imediato é a riqueza, o estilo, o desenho e o bom gosto que dos edifícios.

Singapura é um país insular, composto por 63 ilhas, situado na Península Malaia, apenas separado da Malásia pelo estreito de Johor (a norte), e da Indonésia, pelas ilhas Riau, e pelo estreito de Singapura, a sul.

O país é altamente urbanizado, mas quase metade da sua área mantém-se verde. A expansão da área faz-se, essencialmente, através de aterros marítimos, conquistando assim espaço ao mar.

Tem quatro idiomas oficiais: inglês, chinês, malaio e tâmil (este último, muito utilizado no sul da Índia e no Sri Lanka). A moeda oficial é o dólar de Singapura.

Em 2013, a população era de pouco mais de cinco milhões de habitantes (perto de metade são imigrantes), composta essencialmente por chineses, malaios e indianos. No entanto, não é raro encontrar ocidentais que conseguiram neste país um posto de trabalho. É o país com maior Índice de Desenvolvimento Humano de toda a Ásia.

Tal diversidade de culturas não impede, contudo, os seus habitantes de conviverem entre si pacífica e ordeiramente, ainda que por vezes, pareça que estamos em três países em simultâneo.

O quarto maior centro financeiro do mundo está localizado a 137 quilómetros a norte do equador e, por isso, o seu clima é quente e húmido durante todo o ano. As médias anuais de temperatura oscilam entre os 19 e os 36 graus, o que torna o país bastante atraente para visitar em qualquer altura do ano.

Essenciais

Singapura é a "meca"do comércio para os que se interessam por fazer compras. As marcas maiores e mais importantes do mundo estão representadas em lojas espalhadas um pouco por todos os centros comerciais. E, tal como Nova Iorque tem a "5ª Avenida, Paris, os Champs-Élysées, este "tigre asiático" tem a "Orchard Road". É ladeada por calçadas enormes e a única casa que não é comercial nesta avenida, é a Embaixada da Tailândia. De resto, os incontáveis centros comerciais até estão ligados entre si, para nos protegerem das altas temperaturas em certas épocas do ano.

Outro ponto obrigatório de passagem e visita é o impressionante "Marina Bay Sands Hotel". A marcar o skyline da cidade desde 2010, o imponente hotel tem o inevitável centro comercial, um casino e até um museu dedicado a artes e ciência. Para além disso, não deve deixar de visitar a piscina maior, mais funda e infinita do mundo.

Logo ao lado, encontra outro ponto emblemático da cidade-estado: o "Gardens By the Bay". Trata-se de um parque, sobre um dos aterros marítimos da cidade, com 100 hectares, e exemplares de plantas provenientes de vários pontos do mundo.

Neste parque, ainda se encontram duas estufas gigantes ("Flower Dome" e "Cloud Forest") que simulam diferentes climas, e as futuristas "super-árvores", com a altura impressionante de 16 andares, que estão ligadas entre si por um passeio suspenso. Este grupo de "super-árvores", torna-se ainda mais fantástico com a iluminação nocturna.

Também não deve perder a oportunidade de passear pela Henderson Waves Bridge. São 274 metros de extensão, 36 metros acima do chão, e que liga três grandes parques da cidade: o Kent Ridge Park, o Telok Park e o Mount Faber Park. A sua estrutura ondulada lembra as ondas do mar que rodeia toda a cidade. Novamente, a iluminação nocturna torna este passeio ainda mais espectacular.

O último destaque vai para o edifício "Reflections". Trata-se de um condomínio residencial, inconfundível por causa das suas curvas e formas, que comporta elegantes jardins no topo das suas torres, que permitem avistar desafogadamente o mar e a famosa ilha de Sentosa. Muito fica ainda por dizer sobre este destino fantástico do sudeste asiático, mais uma razão para o visitar e ver com os seus próprios olhos.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...

  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?


  • #1

    Technology

    Out 22, 2018

    MOTO ZEN STONE

    "Os 'Smartphones' são poderosas peças de tecnologia, que poderão revelar viciantes tendências entre os utilizadores. O 'Moto Zen', nomeadamente o modelo 'Stone', foi criado como uma resposta a esse efeito colateral."

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • stratasys1

    Technology

    Nov 1, 2016

    UMA IMPRESSÃO, NENHUMA MONTAGEM

    Imagine imprimir um objecto completo em 3D numa só impressão, com diferentes materiais para partes diferentes. Embora pareça apenas um sonho, é uma realidade, graças à nova impressora da Stratasys, a J750.

  • 01-Muskin

    Science & Nature

    Set 1, 2016

    CABEDAL FEITO A PARTIR DE COGUMELO

    O cabedal é um material que não desaponta. As suas qualidades tornam-no adequado para ser usado numa grande variedade de itens pessoais, de malas de mão, até sapatos e carteiras. Se houvesse um novo material que não fosse animal...

  •  handmade acoutic guitars, Michihiro Matsuda

    Culture & Art

    Fev 29, 2016

    O Som Perfeito

    Para conseguir o som e toque perfeitos de uma guitarra acústica são necessários anos de preparação e treino. Herdeiro da tradição das guitarras acústicas construídas à mão, Michihiro Matsuda produz apenas dez a doze instrumentos...