Technology

Mai 1, 2017

Como se fosse magia

Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de Moscovo, e foi totalmente impressa utilizando a tecnologia 3D, sem que tenha havido necessidade de montagens.

<

Toda a construção custou aproximadamente dez mil dólares contando com os acabamentos. Numa perspectiva a longo prazo, a empresa russa Apis Cor, autora do projecto, planeia negociar, não em imprimir casas, mas vender as impressoras 3D para a sua construção.

Esta fantástica impressora, com uma forma que faz lembrar uma grua de torre, foi desenvolvida pela empresa Apis Cor, liderada por Nikita Chan-Yung-Tai. Durante a construção a impressora pode ser colocada tanto no interior ou no exterior do edifício a ser impresso. Para melhor demonstrar as capacidades deste aparelho, os construtores escolheram uma configuração extraordinária para a casa – quando vista de cima, parece uma ventoinha de três lâminas.

Uma casa, que seja construída com ajuda desta fantástica impressora, pode ter qualquer forma, incluindo um banal quadrado e as técnicas adicionais de construção apenas são limitadas por leis da Física. O aparelho que pesa 2,5 toneladas permite erguer até 100 metros quadrados de habitações por dia. O processo de impressão é automatizado ao máximo e elimina quase totalmente o risco de erro humano. Assim, podemos dizer que estamos à beira de uma alteração impressionante no domínio das soluções, não só tecnológicas, mas também arquitectónicas de construção.

A única dificuldade neste processo de construção de casas são as condições atmosféricas – o inverno russo é muito frio. Apesar de o equipamento estar preparado para trabalhar abaixo dos 35 graus negativos, a mistura de betão que é usado como "tinta", apenas mantém as suas características até um mínimo de temperatura possível de cinco graus. Contudo, este problema também foi resolvido com sucesso pelos construtores russos: o local da construção foi coberto com uma tenda, sob condições térmicas reguladas. Para breve a solução para imprimir casas em qualquer estação será uma realidade.

A administração da Apis Cor sublinha que esta é a primeira casa impressa directamente no local, em vez da montagem de blocos previamente fabricados por outras empresas. A especificidade do aparelho móvel de impressão 3D desenvolvido pela empresa e o de mistura e alimentação dos sistemas compósitos (que demora menos de uma hora), garantiu o sucesso da construção do arrojado projecto em menos de 24 horas. A instalação de outros elementos tais como janelas e outros detalhes foi efectuado manualmente por empreiteiros. Depois de terminada a impressão das paredes, a impressora foi removida do local com a ajuda de uma grua.

O interior da casa impressão é bastante semelhante ao de uma casa normal: os 38 m2 estão distribuídos entre a cozinha (4 m2), a casa de banho (5 m2), a sala (6,5 m2) e o restante é ocupado pelo quarto e corredor.

A Apis Cor, convidou como parceiros para o projecto cinco empresas, reconhecidas internacionalmente pelas suas abordagens inovadoras: o grupo Peak, empresa russa de desenvolvimento de tecnologias de ponta; a líder mundial de equipamento de alta tecnologia Samsung Electronics, co. Ltd., que colocou neste projecto os seus produtos de topo, incluindo uma televisão com o mesmo raio de curvatura das paredes da casa; o maior fabricante mundial de materiais de construção, a TecnoNicol Corporation, que forneceu as soluções inovadoras para isolamento do projecto e que, no futuro, serão automatizadas; a alemã Bitex Reibeputz, que forneceu os materiais para os acabamentos finais do projecto; e a "Fabrica Okon", a empresa que forneceu as inovadoras termo-janelas com controlo de climas para as três janelas da casa.

O site do fabricante explica os benefícios económicos desta tecnologia: "a impressora fabrica auto-sustentáveis paredes e divisórias, permite economizar a montagem de blocos de edifícios até 70%, em comparação com a aplicação das técnicas tradicionais de construção, como são os métodos de construção dos blocos – note-se que casa unidade tem de ser programada e alinhada. Para além do equipamento necessário, as ferramentas têm de ser transportadas para o local de construção, substituídas quando danificadas, os materiais também precisam de ser transportados e os operários têm de ser coordenados. Frequentemente surge o risco de erro humano e o processo de construção de uma casa demora uma média de dois meses."

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...


  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...

  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...

  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?


  • New-Year

    Culture & Art

    Dez 1, 2017

    ENTRAR COM O PÉ DIREITO

    O Ano Novo é uma época para renovar promessas, fazer planos e tomar resoluções. Cercada de simbolismo, a data é comemorada de diferentes maneiras ao redor do globo e não faltam superstições e rituais realizados na passagem...

  • Manufacturing

    Luxury & Fashion

    Jan 1, 2015

    Portuguese do it better

    Despite the doom and gloom, there is one Portuguese industry that's making great strides: Shoemaking, one of the most traditional and oldest industries in the country, mapping out a new future by exporting its way out of the crisis.

    ...

  • ~1473762018~Charcutaria-na-Sirha-2016-2

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    EXPORTAR O MELHOR DE PORTUGAL

    Moscovo, a capital da Rússia, recebe em meados de Setembro, um evento dedicado exclusivamente a produtos alimentares tradicionais portugueses, como vinhos, queijos, compotas e charcutaria, organizado pela Competir Internacional,...