Science & Nature

Jul 1, 2017

INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia da comunicação particularmente interessadas no desenvolvimento de Inteligência Artificial.

Instalado no distrito de MaRS Discovery, na baixa de Toronto, tem por objectivo criar, cativar e manter os maiores talentos a nível mundial no campo da Inteligência Artificial, prometendo alcançar avanços e sucessos neste campo, nomeadamente no que toca à capacidade de estudo e aprendizagem das máquinas.

O Instituto Vector não se encontra isolado neste esforço, estabeleceu protocolos e parcerias com várias incubadoras de empresas, o governo, instituições académicas, startups e empresas já estabelecidas no mercado, garantindo desta maneira que conseguirá desenvolver e promover a adopção e a comercialização da tecnologia de Inteligência Artificial muito mais rapidamente em todo o território canadiano e, posteriormente, em todo o mundo.

O Instituto tenciona ser o líder mundial a nível de mestrados, doutoramentos e graus pós-graduação nos campos do ensino profundo e na aprendizagem de máquinas, ou seja, Inteligência Artificial capaz de estudar e aprender autonomamente. Embora conte com parcerias em múltiplas universidades canadianas com o intuito de tornar o projecto num esforço coeso nacional, o núcleo duro do Vector é constituído por professores e investigadores da Universidade de Toronto, os seus fundadores.

Nas palavras de Geoffrey Hinton, que irá chefiar o Conselho Científico do Instituto, "as oportunidades para novas descobertas no campo da aprendizagem profunda são extremamente excitantes, e não há limite para as aplicações. É altura de liderarmos a investigação e moldarmos o futuro deste campo, fazendo com que as tecnologias de redes neurais funcionem de maneira e aprimorar os serviços de saúde, fortalecer a nossa economia e desvendar novos campos para avanços científicos."

O governo do Canadá tinha também já delineado um orçamento de 125 milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento de Inteligência Artificial no país, nomeadamente através do Instituto Canadiano de Pesquisa Avançada (CIFAR) que irá trabalhar com o Instituto Vector, sendo um parceiro crucial nesta iniciativa. O instituto prevê recrutar mais de 400 investigadores nos primeiros anos e estender a utilidade comercial da Inteligência Artificial aos campos das finanças, seguros, ensino, venda a retalho, produção fabril avançada, construção e transportes.

Além do Google e do Facebook, o Instituto já cativou o apoio de multinacionais como a Accenture, NVidia, Scotiabank, Uber, Thomson, Reuters, KPMG, Loblaw, Magna ou a BMO 200 e a lista não pára de crescer, todas elas contando recuperar o seu investimento a longo prazo participando agora na criação de um mundo que ainda esperamos testemunhar, já que a principal ambição do Vector é precisamente desenvolver estas novas tecnologias de modo prático em passo de marcha.

O local escolhido para a sede do Instituto é todo ele, por si só, um exemplo da inovação tecnológica que tem tornado o Canadá numa referência mundial no campo da investigação das novas tecnologias. O MaRS Discovery é um distrito criado de raiz em 2000 com o objectivo de comercializar avanços tecnológicos alcançados com fundos públicos em parceria com investidores privados e, desde 2014 começaram a surgir os frutos dessas parcerias. Além de ter criado mais de 4.000 novos empregos, o MaRS conseguiu também atrair mais de 750 milhões em investimentos, o Instituto Vector dificilmente conseguiria ter optado por uma melhor localização, encontrando-se precisamente a uma curta caminhada da Universidade de Toronto, onde leccionam e levam a cabo as suas pesquisas os fundadores do Instituto.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...

  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...


  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...


  •  handmade acoutic guitars, Michihiro Matsuda

    Culture & Art

    Fev 29, 2016

    O Som Perfeito

    Para conseguir o som e toque perfeitos de uma guitarra acústica são necessários anos de preparação e treino. Herdeiro da tradição das guitarras acústicas construídas à mão, Michihiro Matsuda produz apenas dez a doze instrumentos...

  • Find everything, anywhere

    Technology

    Nov 30, 2015

    Encontre tudo, em todo o lado

    Estamos sempre a perder coisas. É um problema simples do dia-a-dia que merece uma solução igualmente simples, mas eficiente. Foi por isso que nasceu o Lapa.

    Lapa é um descobridor de coisas como nenhum outro. No entanto, nem...

  • 1

    Culture & Art

    Mai 1, 2015

    Hollywood's favourites

    Ever wondered where all the horse tack seen in famous movies, such as Lord of the Rings, Prince of Persia and others where made? If you have, here's the answer: in Portugal. More precisely, a Portuguese family in Leiria, Portugal.

    ...