Science & Nature

Jul 1, 2017

INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia da comunicação particularmente interessadas no desenvolvimento de Inteligência Artificial.

<

Instalado no distrito de MaRS Discovery, na baixa de Toronto, tem por objectivo criar, cativar e manter os maiores talentos a nível mundial no campo da Inteligência Artificial, prometendo alcançar avanços e sucessos neste campo, nomeadamente no que toca à capacidade de estudo e aprendizagem das máquinas.

O Instituto Vector não se encontra isolado neste esforço, estabeleceu protocolos e parcerias com várias incubadoras de empresas, o governo, instituições académicas, startups e empresas já estabelecidas no mercado, garantindo desta maneira que conseguirá desenvolver e promover a adopção e a comercialização da tecnologia de Inteligência Artificial muito mais rapidamente em todo o território canadiano e, posteriormente, em todo o mundo.

O Instituto tenciona ser o líder mundial a nível de mestrados, doutoramentos e graus pós-graduação nos campos do ensino profundo e na aprendizagem de máquinas, ou seja, Inteligência Artificial capaz de estudar e aprender autonomamente. Embora conte com parcerias em múltiplas universidades canadianas com o intuito de tornar o projecto num esforço coeso nacional, o núcleo duro do Vector é constituído por professores e investigadores da Universidade de Toronto, os seus fundadores.

Nas palavras de Geoffrey Hinton, que irá chefiar o Conselho Científico do Instituto, "as oportunidades para novas descobertas no campo da aprendizagem profunda são extremamente excitantes, e não há limite para as aplicações. É altura de liderarmos a investigação e moldarmos o futuro deste campo, fazendo com que as tecnologias de redes neurais funcionem de maneira e aprimorar os serviços de saúde, fortalecer a nossa economia e desvendar novos campos para avanços científicos."

O governo do Canadá tinha também já delineado um orçamento de 125 milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento de Inteligência Artificial no país, nomeadamente através do Instituto Canadiano de Pesquisa Avançada (CIFAR) que irá trabalhar com o Instituto Vector, sendo um parceiro crucial nesta iniciativa. O instituto prevê recrutar mais de 400 investigadores nos primeiros anos e estender a utilidade comercial da Inteligência Artificial aos campos das finanças, seguros, ensino, venda a retalho, produção fabril avançada, construção e transportes.

Além do Google e do Facebook, o Instituto já cativou o apoio de multinacionais como a Accenture, NVidia, Scotiabank, Uber, Thomson, Reuters, KPMG, Loblaw, Magna ou a BMO 200 e a lista não pára de crescer, todas elas contando recuperar o seu investimento a longo prazo participando agora na criação de um mundo que ainda esperamos testemunhar, já que a principal ambição do Vector é precisamente desenvolver estas novas tecnologias de modo prático em passo de marcha.

O local escolhido para a sede do Instituto é todo ele, por si só, um exemplo da inovação tecnológica que tem tornado o Canadá numa referência mundial no campo da investigação das novas tecnologias. O MaRS Discovery é um distrito criado de raiz em 2000 com o objectivo de comercializar avanços tecnológicos alcançados com fundos públicos em parceria com investidores privados e, desde 2014 começaram a surgir os frutos dessas parcerias. Além de ter criado mais de 4.000 novos empregos, o MaRS conseguiu também atrair mais de 750 milhões em investimentos, o Instituto Vector dificilmente conseguiria ter optado por uma melhor localização, encontrando-se precisamente a uma curta caminhada da Universidade de Toronto, onde leccionam e levam a cabo as suas pesquisas os fundadores do Instituto.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...


  • cientista2

    Research & Education

    Set 21, 2018

    LUTA CONTRA O CANCRO

    Cientistas portugueses na Vanguarda

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


    ...

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?

  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 


  • IMG_9192

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    "OFFSHORES FINANCEIROS" - SIM OU NÃO

    Ultimamente, muito se tem falado em "offshores financeiros", mas muitos dos depoimentos mediatizados são confusos e pouco objectivos, misturando conceitos e preconcebendo respostas que podem interessar a alguns lobbies. Como em tudo...

  • Photo-credit-Courtesy-of-Scaled-Composites,-LLC

    Technology

    Abr 1, 2016

    Turismo no Espaço

    Este mês celebra-se o aniversário do primeiro homem no Espaço. Há 55 anos, a 12 de Abril de 1961, às 9:07h (hora de Moscovo), a nave "Vostok 1", transportando um humano, partia do cosmódromo soviético de Baikonur dando início...

  • Belwest

    Luxury & Fashion

    Dez 1, 2014

    Strategy for Success

    Due to its own distribution network Vitebsk-based company Belwest has become one of the footwear sales leaders on the post-Soviet era.