Culture & Art

Nov 1, 2017

ARTE OU MAGIA?

"Pintores, escultores, artesãos de couro, tecelões, fabricantes de mosaico, escultores de pedra, fabricantes de vidro: uma série de artesãos especialistas trabalharam com a designer para criar os objetos e decorações destaque nas suas impressionantes, fantásticas e extravagantes montras", escreveu marca num comunicado de imprensa.

<

Por MARCEL COMÈS

A Hermès anunciou uma grande exposição a realizar em Paris neste outono, focada no mundo e obra de Leïla Menchari. Ao longo de 35 anos Menchari concebeu, projetou e criou os artigos de couro exibidos montra da marca. A exposição intitulada ' Hermès à tire-d'aile - Les mondes de Leïla Menchari' (Hermès levanta voo - os mundos de Leïla Menchari) será realizada no Grand Palais de 8 de Novembro a 3 de Dezembro de 2017.

O livro 'Leïla Menchari, la Reine Mage' (Leïla Menchari, a rainha mágica), um volume de 432 páginas com 147 ilustrações escrito por Michèle Gazier, será co-publicado pela Actes Sud para a exposição.

A exposição é projectada para mergulhar os visitantes no fantástico mundo poético da artista. Menchari é conhecida pelas suas viagens para a Ásia, onde desenterrou os objectos mais inesperados. A cenografia da exposição é de Nathalie Crinière e será composta por oito esboços representando as encantadoras decorações de Menchari, em que os materiais desempenham o papel de central.

Após a formatura pelo Instituto de belas artes, em Tunis, Leïla Menchari, estudou em Paris na Escola Nacional de belas artes. Apaixonada por tecidos, ela bateu-se ombro a ombro com o mundo da moda e foi modelo de Guy Laroche. Em 1961, apareceu na Hermès com seu livro de esboços, à procura de trabalho. Annie Beaumel, que, na época, comandava a criação das montras, pediu-lhe para "projetar seus sonhos".

Era só o que a jovem artista nascida em Túnis precisava para deixar sua imaginação correr livremente. Ela tornou-se assistente de Annie Beaumel antes de lhe suceder em 1978, quando tomou também a seu cargo o comité das cores de seda, que supervisionou, entre outras coisas, as paletas para os conhecidos lenços Hermès.

Gerações de parisienses e aqueles que fazem regularmente viagens a Paris, dirão que as vitrines da loja Hermès são feitas para fazer sonhar. É por isso que multidões disputam uma posição para poder vislumbrar os cenários fantásticos trabalhados com seda, coral e couro que são uma viagem ao imaginário da sua criadora, Leïla Menchari. A sua poética mostra já incluiu um enorme origami grosseiro que parecia ter sido criado a partir de um dos famosos lenços de seda Hermès, gazelas a pastar entre pilhas de porcelana fina, empilhados com confeitos coloridos e jóias Tuareg disposta sobre madeira petrificada que fazem lembrar o Saara Africano.

Sentada atrás de uma mesa grande no seu atelier, Leïla Menchari parece o cruzamento entre Nancy Cunard e Coco Chanel, exalando um chique sem esforço com seus montes de pulseiras e o cabelo cuidadosamente esculpido.

O espaço é preenchido com os ingredientes exóticos que ela usa para contar as suas histórias; cestas de fitas antigas, montes de tecidos caros e até mesmo um número de selas densamente bordadas elaboradas em crocodilo, pele de avestruz e laços. Dispostos ao longo de uma prateleira, atrás da sua mesa, está uma coleção de malas Birkin destinadas a seu próprio museu privado. A Hermès deu-lhe carta branca para criar diferentes variações do famoso saco para as suas montras e nenhum material parece estar fora dos limites.

Algumas são feitas de embalagens de doces, peles, palha e até mesmo penas. Enquanto outros exemplos foram concebidos a partir de vidro, plástico e escandalosamente coloridos lenços de seda. Estes sacos nunca foram destinados à venda e não são acessíveis ao público. Em raríssimas ocasiões, a um membro ou amigo próximo da família Hermès é concedido o direito de ter um, mas mesmo assim Menchari é relutante em se desfazer dele.

Quatro vezes por ano, até 2013, ela foi encarregada da delicada missão de criar as famosas montras no 24, Faubourg Saint-Honoré, casa da loja onde está sediada a sede histórica da marca, antes da honra ser passada para Antoine Platteau, em 2014.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 


  • Real-Liga-Naval-Espanhola

    Culture & Art

    Mai 31, 2018

    HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

    Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

    ...

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 4, 2018

    Sardenha

    "Situada no meio do Mar Mediterrâneo, a Sardenha é uma região predominantemente montanhosa, marcada pela ausência de altos picos, inserida num ambiente natural vasto e charmoso, porém agridoce. De facto, a presença do homem...


  • Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    From the Plant to the Cup

    Delta Coffee, in the form of its founder, Manuel Rui Azinhais Nabeiro, brought the magic of coffee into the business model.

  • 1

    Home & Design

    Mai 1, 2015

    Comfort in italian style

    In 1959, Pasquale Natuzzi -19 at the time- started producing sofas and armchairs for the local market, alongside three collaborators. Since then, the brand evolved to be one of the largest Italian furniture firms, present in 123 countries...

  • 1. Lifestyle-Tag Huer Connected Modular 45-Vanguard Smartwatch

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2018

    SMARTWATCH VANGUARDISTA

    A Tag Heuer desenvolveu um novo relógio inteligente, em parceria com a Google e a Intel e equipada com Android Wear 2.0. O Modular 45 é um SmartWatch robusto e atraente que mistura o contemporâneo e a alta tecnologia, combinando...