Culture & Art

Nov 1, 2017

ARTE OU MAGIA?

"Pintores, escultores, artesãos de couro, tecelões, fabricantes de mosaico, escultores de pedra, fabricantes de vidro: uma série de artesãos especialistas trabalharam com a designer para criar os objetos e decorações destaque nas suas impressionantes, fantásticas e extravagantes montras", escreveu marca num comunicado de imprensa.

<

Por MARCEL COMÈS

A Hermès anunciou uma grande exposição a realizar em Paris neste outono, focada no mundo e obra de Leïla Menchari. Ao longo de 35 anos Menchari concebeu, projetou e criou os artigos de couro exibidos montra da marca. A exposição intitulada ' Hermès à tire-d'aile - Les mondes de Leïla Menchari' (Hermès levanta voo - os mundos de Leïla Menchari) será realizada no Grand Palais de 8 de Novembro a 3 de Dezembro de 2017.

O livro 'Leïla Menchari, la Reine Mage' (Leïla Menchari, a rainha mágica), um volume de 432 páginas com 147 ilustrações escrito por Michèle Gazier, será co-publicado pela Actes Sud para a exposição.

A exposição é projectada para mergulhar os visitantes no fantástico mundo poético da artista. Menchari é conhecida pelas suas viagens para a Ásia, onde desenterrou os objectos mais inesperados. A cenografia da exposição é de Nathalie Crinière e será composta por oito esboços representando as encantadoras decorações de Menchari, em que os materiais desempenham o papel de central.

Após a formatura pelo Instituto de belas artes, em Tunis, Leïla Menchari, estudou em Paris na Escola Nacional de belas artes. Apaixonada por tecidos, ela bateu-se ombro a ombro com o mundo da moda e foi modelo de Guy Laroche. Em 1961, apareceu na Hermès com seu livro de esboços, à procura de trabalho. Annie Beaumel, que, na época, comandava a criação das montras, pediu-lhe para "projetar seus sonhos".

Era só o que a jovem artista nascida em Túnis precisava para deixar sua imaginação correr livremente. Ela tornou-se assistente de Annie Beaumel antes de lhe suceder em 1978, quando tomou também a seu cargo o comité das cores de seda, que supervisionou, entre outras coisas, as paletas para os conhecidos lenços Hermès.

Gerações de parisienses e aqueles que fazem regularmente viagens a Paris, dirão que as vitrines da loja Hermès são feitas para fazer sonhar. É por isso que multidões disputam uma posição para poder vislumbrar os cenários fantásticos trabalhados com seda, coral e couro que são uma viagem ao imaginário da sua criadora, Leïla Menchari. A sua poética mostra já incluiu um enorme origami grosseiro que parecia ter sido criado a partir de um dos famosos lenços de seda Hermès, gazelas a pastar entre pilhas de porcelana fina, empilhados com confeitos coloridos e jóias Tuareg disposta sobre madeira petrificada que fazem lembrar o Saara Africano.

Sentada atrás de uma mesa grande no seu atelier, Leïla Menchari parece o cruzamento entre Nancy Cunard e Coco Chanel, exalando um chique sem esforço com seus montes de pulseiras e o cabelo cuidadosamente esculpido.

O espaço é preenchido com os ingredientes exóticos que ela usa para contar as suas histórias; cestas de fitas antigas, montes de tecidos caros e até mesmo um número de selas densamente bordadas elaboradas em crocodilo, pele de avestruz e laços. Dispostos ao longo de uma prateleira, atrás da sua mesa, está uma coleção de malas Birkin destinadas a seu próprio museu privado. A Hermès deu-lhe carta branca para criar diferentes variações do famoso saco para as suas montras e nenhum material parece estar fora dos limites.

Algumas são feitas de embalagens de doces, peles, palha e até mesmo penas. Enquanto outros exemplos foram concebidos a partir de vidro, plástico e escandalosamente coloridos lenços de seda. Estes sacos nunca foram destinados à venda e não são acessíveis ao público. Em raríssimas ocasiões, a um membro ou amigo próximo da família Hermès é concedido o direito de ter um, mas mesmo assim Menchari é relutante em se desfazer dele.

Quatro vezes por ano, até 2013, ela foi encarregada da delicada missão de criar as famosas montras no 24, Faubourg Saint-Honoré, casa da loja onde está sediada a sede histórica da marca, antes da honra ser passada para Antoine Platteau, em 2014.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...

  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...


  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • #1

    Technology

    Out 22, 2018

    MOTO ZEN STONE

    "Os 'Smartphones' são poderosas peças de tecnologia, que poderão revelar viciantes tendências entre os utilizadores. O 'Moto Zen', nomeadamente o modelo 'Stone', foi criado como uma resposta a esse efeito colateral."

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?


  • No More Hidden Gluten

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Glúten escondido nunca mais

    Nima é um laboratório alimentar portátil, concebido para testar pequenas amostras de alimentos quanto à presença de ingredientes específicos (por agora, apenas glúten). Quando testa a comida com Nima dá-se um complexo processo...

  • 02

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2017

    CAVERNA COM CHARME FRANCÊS

    No Vale do Loire (Vallée de la Loire em francês), cavernas trogloditas foram transformadas em alojamentos tão elegantes quanto inesquecíveis. O Amboise Troglodyte proporciona de facto uma experiência única que lhe damos agora...

  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Where the best office paper is made

    The Portucel Soporcel group is focused on its own brands. This means its sales strategy is to offer a portfolio of brands with distinctive value propositions, reaching out to different consumer segments. 

    Pride of place goes...