Culture & Art

Nov 1, 2017

ARTE OU MAGIA?

"Pintores, escultores, artesãos de couro, tecelões, fabricantes de mosaico, escultores de pedra, fabricantes de vidro: uma série de artesãos especialistas trabalharam com a designer para criar os objetos e decorações destaque nas suas impressionantes, fantásticas e extravagantes montras", escreveu marca num comunicado de imprensa.

<

Por MARCEL COMÈS

A Hermès anunciou uma grande exposição a realizar em Paris neste outono, focada no mundo e obra de Leïla Menchari. Ao longo de 35 anos Menchari concebeu, projetou e criou os artigos de couro exibidos montra da marca. A exposição intitulada ' Hermès à tire-d'aile - Les mondes de Leïla Menchari' (Hermès levanta voo - os mundos de Leïla Menchari) será realizada no Grand Palais de 8 de Novembro a 3 de Dezembro de 2017.

O livro 'Leïla Menchari, la Reine Mage' (Leïla Menchari, a rainha mágica), um volume de 432 páginas com 147 ilustrações escrito por Michèle Gazier, será co-publicado pela Actes Sud para a exposição.

A exposição é projectada para mergulhar os visitantes no fantástico mundo poético da artista. Menchari é conhecida pelas suas viagens para a Ásia, onde desenterrou os objectos mais inesperados. A cenografia da exposição é de Nathalie Crinière e será composta por oito esboços representando as encantadoras decorações de Menchari, em que os materiais desempenham o papel de central.

Após a formatura pelo Instituto de belas artes, em Tunis, Leïla Menchari, estudou em Paris na Escola Nacional de belas artes. Apaixonada por tecidos, ela bateu-se ombro a ombro com o mundo da moda e foi modelo de Guy Laroche. Em 1961, apareceu na Hermès com seu livro de esboços, à procura de trabalho. Annie Beaumel, que, na época, comandava a criação das montras, pediu-lhe para "projetar seus sonhos".

Era só o que a jovem artista nascida em Túnis precisava para deixar sua imaginação correr livremente. Ela tornou-se assistente de Annie Beaumel antes de lhe suceder em 1978, quando tomou também a seu cargo o comité das cores de seda, que supervisionou, entre outras coisas, as paletas para os conhecidos lenços Hermès.

Gerações de parisienses e aqueles que fazem regularmente viagens a Paris, dirão que as vitrines da loja Hermès são feitas para fazer sonhar. É por isso que multidões disputam uma posição para poder vislumbrar os cenários fantásticos trabalhados com seda, coral e couro que são uma viagem ao imaginário da sua criadora, Leïla Menchari. A sua poética mostra já incluiu um enorme origami grosseiro que parecia ter sido criado a partir de um dos famosos lenços de seda Hermès, gazelas a pastar entre pilhas de porcelana fina, empilhados com confeitos coloridos e jóias Tuareg disposta sobre madeira petrificada que fazem lembrar o Saara Africano.

Sentada atrás de uma mesa grande no seu atelier, Leïla Menchari parece o cruzamento entre Nancy Cunard e Coco Chanel, exalando um chique sem esforço com seus montes de pulseiras e o cabelo cuidadosamente esculpido.

O espaço é preenchido com os ingredientes exóticos que ela usa para contar as suas histórias; cestas de fitas antigas, montes de tecidos caros e até mesmo um número de selas densamente bordadas elaboradas em crocodilo, pele de avestruz e laços. Dispostos ao longo de uma prateleira, atrás da sua mesa, está uma coleção de malas Birkin destinadas a seu próprio museu privado. A Hermès deu-lhe carta branca para criar diferentes variações do famoso saco para as suas montras e nenhum material parece estar fora dos limites.

Algumas são feitas de embalagens de doces, peles, palha e até mesmo penas. Enquanto outros exemplos foram concebidos a partir de vidro, plástico e escandalosamente coloridos lenços de seda. Estes sacos nunca foram destinados à venda e não são acessíveis ao público. Em raríssimas ocasiões, a um membro ou amigo próximo da família Hermès é concedido o direito de ter um, mas mesmo assim Menchari é relutante em se desfazer dele.

Quatro vezes por ano, até 2013, ela foi encarregada da delicada missão de criar as famosas montras no 24, Faubourg Saint-Honoré, casa da loja onde está sediada a sede histórica da marca, antes da honra ser passada para Antoine Platteau, em 2014.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 


  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • The price of Romance

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    O Preço do Romance

    Amor, Love, Любовь,愛, é a palavra que expressa um sentimento único e transversal ao ser humano independentemente da nacionalidade ou ponto do globo onde se encontre. Com o dia de S. Valentim a aproximar-se, a 14 de Fevereiro,...

  • Glass making technology

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    Tecnologia Para Fabrico de Vidro

    O fabrico de vidro é uma das mais antigas artes a ser dominada pelo Homem. Ao longo dos séculos, a técnica de derreter areia e outros ingredientes para produzir vidro manteve-se virtualmente inalterada, até à Revolução Industrial....

  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    Escolha fácil

    A separação de produtos é obrigatória nas modernas unidades de processamento de artigos alimentares, tornando mais fácil e rápida a viagem de produtor até ao consumidor. A ASM fabrica alguns dos mais avançados sistemas de escolha...