Business & Industry

Nov 30, 2015

O segundo maior diamante alguma vez encontrado

Uma companhia canadiana de mineração, a Lucara Diamond Corporation, extraiu o maior diamante encontrado em mais de um século, e é o segundo maior de sempre.

<

Este diamante foi extraído de uma mina no Botswana, que é o segundo maior produtor mundial depois da Rússia. A companhia descreve a gema do Botswana como qualidade tipo Iia e contém uns incríveis 1.111 carates. O maior diamante alguma vez encontrado naquele país africano é de carbono claro e quase puro, sem nenhum do azoto que confere tez amarela a algumas pedras.

O diamante mede 6,5cm x 5,6cm x 4cm e é o segundo em tamanho, atrás do Culinan de 3.186 carates que foi extraído perto de Pretoria, África do Sul, em 1905. O diamante Culinan foi eventualmente cortado em nove pedras maiores e 96 de pequena dimensão, sendo que algumas encontraram o seu caminho até à coroa britânica. Muito provavelmente, o mesmo tipo de divisão será feito ao diamante agora encontrado no Botswana:

 "O significado histórico do diamante do Botswana como o segundo maior do mundo torna difícil a sua avaliação financeira. O valor do diamante também depende de factores como possíveis fissuras ou pontos negros, que necessitam de ser asseveradas. Como é demasiado grande para ser usado como está, é provável que a pedra seja cortada para fazer uma gema central de 200 carates e outras pedras mais pequenas. Essa decisão será tomada entre o comprador, o polidor e o designer", afirmou Christopher Gemerchak, da Antwerp Diamond Jewellers Association.

A Lucara já foi inundada por questões de potenciais comrpadores, mas afirmou que nesta fase é impossível atribuir um preço a este diamante. A pedra, a segunda alguma vez extraída, é demasiado grande para ser avaliada no scanner da companhia, e por isso foi transportado para Antuérpia, para uma melhor inspecção.

A companhia ainda desconhece a forma como irá vender esta pedra, mas é provável que seja leiloada logo que esteja preparada para venda. Colocar um preço no diamante da Lucara é difícil devido a vários factores. Embora o valor dos diamantes suba consideravelmente com o tamanho, o número de potenciais compradores desce. Por isso, o valor deste enorme diamante do Botswana permanece uma incógnita.

O diamante, ligeiramente mais pequeno que uma bola de ténis, foi extraído por máquinas na mina Karowe, na região central do Botswana. A Lucara tem usado um processo de processamento baseado em raios-X para reduzir os danos ao procurar por pedras de maiores dimensões. Se a mina de Karowe usasse equipamento mais antigo, esta pedra teria sido, provavelmente, destruída juntamente com o cascalho. "Teria seguido para o triturador de cascalho e seria destruída. O nosso foco, minerar a zona sul, foi perfeitamente temporizado com o início de operação das modificações efectuadas na mina, o que possibilita a procura de diamantes maiores e de excepcional qualidade", disse William Lamb, CEO da companhia.

Sem surpresas, o preço das acções da companhia subiu 32% após o anúncio da descoberta, aumentando o valor de mercado da empresa em 150 milhões de dólares.l Dois dias mais tarde a Lucara anunciou a extracção, mas mesma mina, de mais duas gemas de grandes dimensões, estimadas em 813 e 374 carates. Lamb disse que esta foi uma semana incrível para a companhia mas adiantou que "colocar as três pedras no mercado ao mesmo tempo não será a melhor estratégia".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1986661-eye_1024

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    SOLUÇÕES À VISTA

    Uma das maiores causas de cegueira no ser humano é a degeneração dos fotorreceptores da retina. Até agora, não existe um tratamento clínico eficaz para estes distúrbios na retina. Mas isto parece que vai mudar em breve.

    ...

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...

  • ApisCor_febr_03

    Technology

    Mai 1, 2017

    Como se fosse magia

    Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de...


  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...

  • cowrok

    Business & Industry

    Set 19, 2018

    Cowork

    Escritório onde e quando quiser


    Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos...

  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...


  • AllPhotosBBS

    Business & Industry

    Jul 1, 2016

    RODAS DE SONHO

    A BBS, empresa fabricante de jantes, mantém este ano a sua posição de topo no mercado, tornando-se uma referência para outros fabricantes. Foi eleita 'Melhor Roda em 2016' pelos leitores das revistas auto alemãs, "Auto-Motor...

  • Red Caviar

    Food & Beverage

    Dez 1, 2014

    Champagne and Caviar

    Lemberg has gained its incredible popularity thanks to superb quality of its products and professional approach to clients.

  • Lido

    Culture & Art

    Fev 1, 2015

    Lights, Sound, Glamour

    The Lido is a cabaret and burlesque show located on the Champs-Élysées in Paris, France. It opened in 1946, famous for its exotic shows including dance, singing and other perofromers.