Business & Industry

Nov 30, 2015

O segundo maior diamante alguma vez encontrado

Uma companhia canadiana de mineração, a Lucara Diamond Corporation, extraiu o maior diamante encontrado em mais de um século, e é o segundo maior de sempre.

<

Este diamante foi extraído de uma mina no Botswana, que é o segundo maior produtor mundial depois da Rússia. A companhia descreve a gema do Botswana como qualidade tipo Iia e contém uns incríveis 1.111 carates. O maior diamante alguma vez encontrado naquele país africano é de carbono claro e quase puro, sem nenhum do azoto que confere tez amarela a algumas pedras.

O diamante mede 6,5cm x 5,6cm x 4cm e é o segundo em tamanho, atrás do Culinan de 3.186 carates que foi extraído perto de Pretoria, África do Sul, em 1905. O diamante Culinan foi eventualmente cortado em nove pedras maiores e 96 de pequena dimensão, sendo que algumas encontraram o seu caminho até à coroa britânica. Muito provavelmente, o mesmo tipo de divisão será feito ao diamante agora encontrado no Botswana:

 "O significado histórico do diamante do Botswana como o segundo maior do mundo torna difícil a sua avaliação financeira. O valor do diamante também depende de factores como possíveis fissuras ou pontos negros, que necessitam de ser asseveradas. Como é demasiado grande para ser usado como está, é provável que a pedra seja cortada para fazer uma gema central de 200 carates e outras pedras mais pequenas. Essa decisão será tomada entre o comprador, o polidor e o designer", afirmou Christopher Gemerchak, da Antwerp Diamond Jewellers Association.

A Lucara já foi inundada por questões de potenciais comrpadores, mas afirmou que nesta fase é impossível atribuir um preço a este diamante. A pedra, a segunda alguma vez extraída, é demasiado grande para ser avaliada no scanner da companhia, e por isso foi transportado para Antuérpia, para uma melhor inspecção.

A companhia ainda desconhece a forma como irá vender esta pedra, mas é provável que seja leiloada logo que esteja preparada para venda. Colocar um preço no diamante da Lucara é difícil devido a vários factores. Embora o valor dos diamantes suba consideravelmente com o tamanho, o número de potenciais compradores desce. Por isso, o valor deste enorme diamante do Botswana permanece uma incógnita.

O diamante, ligeiramente mais pequeno que uma bola de ténis, foi extraído por máquinas na mina Karowe, na região central do Botswana. A Lucara tem usado um processo de processamento baseado em raios-X para reduzir os danos ao procurar por pedras de maiores dimensões. Se a mina de Karowe usasse equipamento mais antigo, esta pedra teria sido, provavelmente, destruída juntamente com o cascalho. "Teria seguido para o triturador de cascalho e seria destruída. O nosso foco, minerar a zona sul, foi perfeitamente temporizado com o início de operação das modificações efectuadas na mina, o que possibilita a procura de diamantes maiores e de excepcional qualidade", disse William Lamb, CEO da companhia.

Sem surpresas, o preço das acções da companhia subiu 32% após o anúncio da descoberta, aumentando o valor de mercado da empresa em 150 milhões de dólares.l Dois dias mais tarde a Lucara anunciou a extracção, mas mesma mina, de mais duas gemas de grandes dimensões, estimadas em 813 e 374 carates. Lamb disse que esta foi uma semana incrível para a companhia mas adiantou que "colocar as três pedras no mercado ao mesmo tempo não será a melhor estratégia".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...


  • 1

    Business & Industry

    Dez 18, 2018

    AZERBAIJÃO

    O antigo, o novo e o futuro

    " O Azerbaijão é um país que impressiona em vários aspectos e é relativamente desconhecido nos países ocidentais. Partindo desde logo pelo facto de – ao contrário que muitos pensam...

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...


  • 01

    Technology

    Fev 1, 2017

    DA NOITE PARA O DIA

    A recente introdução no mercado da lanterna Lumify X9 gerou enorme discussão sobre se esta deveria ser acessível a qualquer cidadão. Construída a partir de tecnologia e materiais militares, esta lanterna é tão poderosa, que...

  • 1. Ecomation-OY-Tires-Never-Tired

    Technology

    Nov 1, 2017

    PNEUS NUNCA ACABADOS

    A cada ano, a Finlândia produz mais de 50.000 toneladas de pneus carecas. Parece muito? E se você tentar fazer o exercício para calcular o total, só na Europa? Agora, tenho certeza que isso soa como um filme de terror.

  • TECHO Design

    Home & Design

    Fev 1, 2015

    Czeck Knowledge

    The TECHO group is one of the leading European producers and suppliers of office furniture. Since 2005 it has been part of the Dutch furniture group ROYAL AHREND NV, the third largest in the world.