Lifestyle & Travel

Out 15, 2018

ANDORRA

O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas do país às necessidades dos seus turistas.

<

Localizado na cordilheira dos Pirenéus, faz fronteira com Espanha (Farda de Moles) e França (Pas de la Casa), Andorra conquistou a sua independência em 1278, tendo desde cedo vindo a ditar as suas próprias regras e modos de governação. É neste país que podemos encontrar o parlamento mais antigo do mundo, fundado em 1419 – o Consell de la Terra –, actualmente designado por Consell General d'Andorra, onde se situa a sede do poder legislativo do país.

Desde 1993 que o país se rege sob uma democracia parlamentar, onde o chefe de governo é eleito pelo poder legislativo – Conselho Geral dos Vales – composto por apenas 28 deputados. Os chefes de estado, ou copríncipes, são o Presidente da República Francesa e o bispo da comarca catalã de La Seu d'Urgell.

Andorra tem sete administrações locais: Andorra-a-Velha (capital), Canillo, Ordino, Encamp, La Massana, Escaldes-Engordany e Sant Julià de Lòria. Estas "paróquias", como também são conhecidas, formam 5% de território erigido do país que se contrapõe aos cerca de 95% de território natural que é constituído por montanhas, bosques, rios, lagos e longos prados verdes. Por este motivo, 10% do seu território é considerado Património da Humanidade pela UNESCO.

É neste contexto que podemos encontrar diversas actividades desportivas, turísticas e até económicas da região que fazem deste "pedacinho de terra", um dos mais cobiçados pelos turistas de todo o mundo. De facto, o turismo é a actividade económica que representa a maior parte do PIB do país, fomentado também pelas mais de 1000 lojas de comércio local e superfícies comerciais que, num tão pequeno espaço territorial, têm uma grande afluência. Também políticas governamentais apostam nos produtos locais para impulsionar a economia do país, com o objetivo de valorizar os seus produtos, através do valor acrescentado criado, e promover um turismo de excelência. 

Dos produtos locais, o vinho é um ex-líbris do país. Entre as montanhas com cerca de dois mil metros de altura, lagos e uma forte influência mediterrânica, podemos encontrar diversas vinhas. Antigamente, a vinicultura de altitude era uma actividade muito comum, porém, com o aparecimento da filoxera as vinhas foram abandonadas. Há poucos anos, os vinicultores locais voltaram a apostar na plantação de vinhas, reposicionando o vinho de Andorra no comércio nacional e internacional. 

Outra das suas importantes produções é o tabaco. Durante anos, esta foi uma actividade económica para o país sobretudo em Sant Julià de Lòria onde, actualmente, ainda se podem encontrar numerosas plantações e ainda o Museu do Tabaco. Neste museu é-lhe mostrado "passo-a-passo" toda a confecção, desde a chegada da folha ao controlo alfandegário. Curiosamente, este museu é interactivo, promovendo uma forte ligação às novas tecnologias.  

Como já referimos, Andorra é um país com um clima temperado mediterrânico. Por isso, existe uma forte divisão dos meses de verão e de inverno, nos quais, respectivamente, as temperaturas são mais quentes e frias, promovendo diferentes tipos de turismo durante todo o ano. É certo que, entre vales e montanhas, não irá encontrar uma paisagem à moda das praias de Sydney, mas garantimos-lhe que a natureza que envolve este sítio é de tirar o fôlego a qualquer viajante. 

Na época amena entre os meses de Junho e Agosto, perca-se pela imensidão da natureza e pelo ar puro. Neste período faça passeios a cavalo, excursionismo pelos parques e reservas naturais, pratique actividades ligadas ao ciclismo e caminhe entre as cerca de 60 rotas de montanha, através das quais poderá percorrer o país, de uma ponta a outra (a Grande Rota do País). Nestas suas aventuras pelas maravilhosas escarpas, deixe-se pernoitar e aprecie a natureza nocturna. 

No inverno, sobretudo entre os meses de Janeiro a Março, poderá esquiar por mais de 300 km de pistas de Grandvalira, Vallnord e Naturlandia com passagem via teleférico entre todas elas e até Pas de la Casa. Ao esquiar nestas pistas, saiba que está a praticar snowboard, ski, raquetes ou qualquer outro desporto de neve no maior território esquiável do sul da Europa. Já sabe qual será o desporto a praticar? 

Ainda por Andorra, e numa vertente mais lúdica, poderá andar no maior escorrega do mundo – Tobotronc -, com 5km de percurso, no parque Naturlandia, no bosque de La Rabassa. Ou, por outro lado, se preferir relaxar fique-se pela Caldea, o maior centro termolúdico do sul da Europa.

Apesar de estar no território espanhol, Andorra não pertente à União Europeia. É um país isolado cujas tradições, costumes e história ainda está bastante enraizada e visível nas construções arquitectónicas, comunicação e indústria do país. A consequente evolução dos meios de transporte e de comunicação, alicerçadas pela grande procura turística e ainda pela forte influência europeia estão a trazer novas formas de estar a Andorra que, gradualmente, tem vindo a sair do seu vale ganhando um novo posicionamento para o mundo.

Por isso, quer seja sozinho ou acompanhado, conheça este "pedaço de terra" e, entre vales, montanhas, lagos azuis e o branco da neve, deixe-se encantar por uma das mais cobiçadas viagens turísticas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...


  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...


  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Funding your business

    Lone Star Funds is a leading private equity firm that invests globally in real estate, equity, credit and other financial assets.  Since the establishment of its first fund in 1995, Lone Star has organized fifteen private equity...

  • 10357669_665493166898173_3022144169135310113_o

    Culture & Art

    Jun 1, 2016

    MOULDING TRADITION

    Working with clay might be one of the oldest traditions Mankind has ever created, starting in the Neolithic Era. The first ceramic objects were found in the Czech Republic, and date back to 29,000–25,000 BC. After millennia of perfecting,...

  • 2

    Home & Design

    Jan 17, 2019

    PANTONE - Living Coral: A cor do ano 2019

    "Animado e cheio de vida, um coral com undertone dourado, que magnetiza num subtom suave. " Esta é a cor do ano 2019 de referência 16-1546, Living Coral.