Lifestyle & Travel

Out 15, 2018

ANDORRA

O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas do país às necessidades dos seus turistas.

<

Localizado na cordilheira dos Pirenéus, faz fronteira com Espanha (Farda de Moles) e França (Pas de la Casa), Andorra conquistou a sua independência em 1278, tendo desde cedo vindo a ditar as suas próprias regras e modos de governação. É neste país que podemos encontrar o parlamento mais antigo do mundo, fundado em 1419 – o Consell de la Terra –, actualmente designado por Consell General d'Andorra, onde se situa a sede do poder legislativo do país.

Desde 1993 que o país se rege sob uma democracia parlamentar, onde o chefe de governo é eleito pelo poder legislativo – Conselho Geral dos Vales – composto por apenas 28 deputados. Os chefes de estado, ou copríncipes, são o Presidente da República Francesa e o bispo da comarca catalã de La Seu d'Urgell.

Andorra tem sete administrações locais: Andorra-a-Velha (capital), Canillo, Ordino, Encamp, La Massana, Escaldes-Engordany e Sant Julià de Lòria. Estas "paróquias", como também são conhecidas, formam 5% de território erigido do país que se contrapõe aos cerca de 95% de território natural que é constituído por montanhas, bosques, rios, lagos e longos prados verdes. Por este motivo, 10% do seu território é considerado Património da Humanidade pela UNESCO.

É neste contexto que podemos encontrar diversas actividades desportivas, turísticas e até económicas da região que fazem deste "pedacinho de terra", um dos mais cobiçados pelos turistas de todo o mundo. De facto, o turismo é a actividade económica que representa a maior parte do PIB do país, fomentado também pelas mais de 1000 lojas de comércio local e superfícies comerciais que, num tão pequeno espaço territorial, têm uma grande afluência. Também políticas governamentais apostam nos produtos locais para impulsionar a economia do país, com o objetivo de valorizar os seus produtos, através do valor acrescentado criado, e promover um turismo de excelência. 

Dos produtos locais, o vinho é um ex-líbris do país. Entre as montanhas com cerca de dois mil metros de altura, lagos e uma forte influência mediterrânica, podemos encontrar diversas vinhas. Antigamente, a vinicultura de altitude era uma actividade muito comum, porém, com o aparecimento da filoxera as vinhas foram abandonadas. Há poucos anos, os vinicultores locais voltaram a apostar na plantação de vinhas, reposicionando o vinho de Andorra no comércio nacional e internacional. 

Outra das suas importantes produções é o tabaco. Durante anos, esta foi uma actividade económica para o país sobretudo em Sant Julià de Lòria onde, actualmente, ainda se podem encontrar numerosas plantações e ainda o Museu do Tabaco. Neste museu é-lhe mostrado "passo-a-passo" toda a confecção, desde a chegada da folha ao controlo alfandegário. Curiosamente, este museu é interactivo, promovendo uma forte ligação às novas tecnologias.  

Como já referimos, Andorra é um país com um clima temperado mediterrânico. Por isso, existe uma forte divisão dos meses de verão e de inverno, nos quais, respectivamente, as temperaturas são mais quentes e frias, promovendo diferentes tipos de turismo durante todo o ano. É certo que, entre vales e montanhas, não irá encontrar uma paisagem à moda das praias de Sydney, mas garantimos-lhe que a natureza que envolve este sítio é de tirar o fôlego a qualquer viajante. 

Na época amena entre os meses de Junho e Agosto, perca-se pela imensidão da natureza e pelo ar puro. Neste período faça passeios a cavalo, excursionismo pelos parques e reservas naturais, pratique actividades ligadas ao ciclismo e caminhe entre as cerca de 60 rotas de montanha, através das quais poderá percorrer o país, de uma ponta a outra (a Grande Rota do País). Nestas suas aventuras pelas maravilhosas escarpas, deixe-se pernoitar e aprecie a natureza nocturna. 

No inverno, sobretudo entre os meses de Janeiro a Março, poderá esquiar por mais de 300 km de pistas de Grandvalira, Vallnord e Naturlandia com passagem via teleférico entre todas elas e até Pas de la Casa. Ao esquiar nestas pistas, saiba que está a praticar snowboard, ski, raquetes ou qualquer outro desporto de neve no maior território esquiável do sul da Europa. Já sabe qual será o desporto a praticar? 

Ainda por Andorra, e numa vertente mais lúdica, poderá andar no maior escorrega do mundo – Tobotronc -, com 5km de percurso, no parque Naturlandia, no bosque de La Rabassa. Ou, por outro lado, se preferir relaxar fique-se pela Caldea, o maior centro termolúdico do sul da Europa.

Apesar de estar no território espanhol, Andorra não pertente à União Europeia. É um país isolado cujas tradições, costumes e história ainda está bastante enraizada e visível nas construções arquitectónicas, comunicação e indústria do país. A consequente evolução dos meios de transporte e de comunicação, alicerçadas pela grande procura turística e ainda pela forte influência europeia estão a trazer novas formas de estar a Andorra que, gradualmente, tem vindo a sair do seu vale ganhando um novo posicionamento para o mundo.

Por isso, quer seja sozinho ou acompanhado, conheça este "pedaço de terra" e, entre vales, montanhas, lagos azuis e o branco da neve, deixe-se encantar por uma das mais cobiçadas viagens turísticas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Home & Design

    Out 17, 2018

    LEGO PLANTS FROM PLANTS

    "No passado mês de Março, a Lego anunciou que irá produzir as peças da marca, usando plástico à base de plantas num movimento para usar materiais sustentáveis, ​​na maioria dos produtos e embalagens até 2030."

    ...

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • Cerveja006

    Science & Nature

    Abr 1, 2017

    CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

    As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica...


  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!

  • 170228111024-iran-abbasi-hotel-header-1400-1-2-super-169

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2017

    O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

    A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de...


  • Technology

    Out 1, 2015

    Energia solar acessível

    A Yingli Solar torna a energia solar acessível a comunidades em qualquer local, ao usar a sua rede global de fabrico e experiência logística para enfrentar desafios energéticos únicos. Sendo um dos maiores fabricantes mundiais de...

  • Sea shells used as currency in China through the XVIth century b.C. up to the VIII the century b.C.

    Culture & Art

    Mar 1, 2015

    From Barter To Banknotes

    Money, in and of itself, is nothing. It can be a shell, a metal coin, or a piece of paper with a historic image on it, but the value that people place on it has nothing to do with the physical value of the money. 

  • Impeccable textiles

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    Textêis Impecáveis

    Por trás da fundação da empresa SK Impex, criada em 1997, está o Sr. Supreet Singh Luthra. Os seus esforços no negócio foram um sucesso, e em breve a empresa tornou-se uma grande força de importação e fornecimento de todo o...