Lifestyle & Travel

Out 15, 2018

ANDORRA

O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas do país às necessidades dos seus turistas.

Localizado na cordilheira dos Pirenéus, faz fronteira com Espanha (Farda de Moles) e França (Pas de la Casa), Andorra conquistou a sua independência em 1278, tendo desde cedo vindo a ditar as suas próprias regras e modos de governação. É neste país que podemos encontrar o parlamento mais antigo do mundo, fundado em 1419 – o Consell de la Terra –, actualmente designado por Consell General d'Andorra, onde se situa a sede do poder legislativo do país.

Desde 1993 que o país se rege sob uma democracia parlamentar, onde o chefe de governo é eleito pelo poder legislativo – Conselho Geral dos Vales – composto por apenas 28 deputados. Os chefes de estado, ou copríncipes, são o Presidente da República Francesa e o bispo da comarca catalã de La Seu d'Urgell.

Andorra tem sete administrações locais: Andorra-a-Velha (capital), Canillo, Ordino, Encamp, La Massana, Escaldes-Engordany e Sant Julià de Lòria. Estas "paróquias", como também são conhecidas, formam 5% de território erigido do país que se contrapõe aos cerca de 95% de território natural que é constituído por montanhas, bosques, rios, lagos e longos prados verdes. Por este motivo, 10% do seu território é considerado Património da Humanidade pela UNESCO.

É neste contexto que podemos encontrar diversas actividades desportivas, turísticas e até económicas da região que fazem deste "pedacinho de terra", um dos mais cobiçados pelos turistas de todo o mundo. De facto, o turismo é a actividade económica que representa a maior parte do PIB do país, fomentado também pelas mais de 1000 lojas de comércio local e superfícies comerciais que, num tão pequeno espaço territorial, têm uma grande afluência. Também políticas governamentais apostam nos produtos locais para impulsionar a economia do país, com o objetivo de valorizar os seus produtos, através do valor acrescentado criado, e promover um turismo de excelência. 

Dos produtos locais, o vinho é um ex-líbris do país. Entre as montanhas com cerca de dois mil metros de altura, lagos e uma forte influência mediterrânica, podemos encontrar diversas vinhas. Antigamente, a vinicultura de altitude era uma actividade muito comum, porém, com o aparecimento da filoxera as vinhas foram abandonadas. Há poucos anos, os vinicultores locais voltaram a apostar na plantação de vinhas, reposicionando o vinho de Andorra no comércio nacional e internacional. 

Outra das suas importantes produções é o tabaco. Durante anos, esta foi uma actividade económica para o país sobretudo em Sant Julià de Lòria onde, actualmente, ainda se podem encontrar numerosas plantações e ainda o Museu do Tabaco. Neste museu é-lhe mostrado "passo-a-passo" toda a confecção, desde a chegada da folha ao controlo alfandegário. Curiosamente, este museu é interactivo, promovendo uma forte ligação às novas tecnologias.  

Como já referimos, Andorra é um país com um clima temperado mediterrânico. Por isso, existe uma forte divisão dos meses de verão e de inverno, nos quais, respectivamente, as temperaturas são mais quentes e frias, promovendo diferentes tipos de turismo durante todo o ano. É certo que, entre vales e montanhas, não irá encontrar uma paisagem à moda das praias de Sydney, mas garantimos-lhe que a natureza que envolve este sítio é de tirar o fôlego a qualquer viajante. 

Na época amena entre os meses de Junho e Agosto, perca-se pela imensidão da natureza e pelo ar puro. Neste período faça passeios a cavalo, excursionismo pelos parques e reservas naturais, pratique actividades ligadas ao ciclismo e caminhe entre as cerca de 60 rotas de montanha, através das quais poderá percorrer o país, de uma ponta a outra (a Grande Rota do País). Nestas suas aventuras pelas maravilhosas escarpas, deixe-se pernoitar e aprecie a natureza nocturna. 

No inverno, sobretudo entre os meses de Janeiro a Março, poderá esquiar por mais de 300 km de pistas de Grandvalira, Vallnord e Naturlandia com passagem via teleférico entre todas elas e até Pas de la Casa. Ao esquiar nestas pistas, saiba que está a praticar snowboard, ski, raquetes ou qualquer outro desporto de neve no maior território esquiável do sul da Europa. Já sabe qual será o desporto a praticar? 

Ainda por Andorra, e numa vertente mais lúdica, poderá andar no maior escorrega do mundo – Tobotronc -, com 5km de percurso, no parque Naturlandia, no bosque de La Rabassa. Ou, por outro lado, se preferir relaxar fique-se pela Caldea, o maior centro termolúdico do sul da Europa.

Apesar de estar no território espanhol, Andorra não pertente à União Europeia. É um país isolado cujas tradições, costumes e história ainda está bastante enraizada e visível nas construções arquitectónicas, comunicação e indústria do país. A consequente evolução dos meios de transporte e de comunicação, alicerçadas pela grande procura turística e ainda pela forte influência europeia estão a trazer novas formas de estar a Andorra que, gradualmente, tem vindo a sair do seu vale ganhando um novo posicionamento para o mundo.

Por isso, quer seja sozinho ou acompanhado, conheça este "pedaço de terra" e, entre vales, montanhas, lagos azuis e o branco da neve, deixe-se encantar por uma das mais cobiçadas viagens turísticas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...


  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.

  • 2073dd46294295.584f22e2a1d29

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    REINVENTAR O DOMINÓ

    Todos os jogos têm, de alguma forma, a sua personalidade própria. Alguns jogos têm uma vida curta porque nascem numa certa época ou a partir de uma tecnologia. É o caso dos video-jogos, jogos de arcada ou de computador. Outros,...

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...


  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Where the best office paper is made

    The Portucel Soporcel group is focused on its own brands. This means its sales strategy is to offer a portfolio of brands with distinctive value propositions, reaching out to different consumer segments. 

    Pride of place goes...

  • Best Business Aviation Operator

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    Melhor Operador de Aviação de Negócios

    A Qatar Executive foi galardoada com o prémio "Best Business Aviation Operator of the Year 2015" atribuído por uma prestigiada publicação especializada do Médio Oriente, a Aviation Business.

  • Technology

    Abr 1, 2015

    Tractor Solutions

    The Vapormatic Company was founded in Budleigh Salterton, East Devon, in 1949 by Arthur E. Lea, a former sales executive with Shell Petroleum, and Ron Foster, an Engineer who had designed and developed a device to convert petrol engines...