Lifestyle & Travel

Out 15, 2018

ANDORRA

O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas do país às necessidades dos seus turistas.

<

Localizado na cordilheira dos Pirenéus, faz fronteira com Espanha (Farda de Moles) e França (Pas de la Casa), Andorra conquistou a sua independência em 1278, tendo desde cedo vindo a ditar as suas próprias regras e modos de governação. É neste país que podemos encontrar o parlamento mais antigo do mundo, fundado em 1419 – o Consell de la Terra –, actualmente designado por Consell General d'Andorra, onde se situa a sede do poder legislativo do país.

Desde 1993 que o país se rege sob uma democracia parlamentar, onde o chefe de governo é eleito pelo poder legislativo – Conselho Geral dos Vales – composto por apenas 28 deputados. Os chefes de estado, ou copríncipes, são o Presidente da República Francesa e o bispo da comarca catalã de La Seu d'Urgell.

Andorra tem sete administrações locais: Andorra-a-Velha (capital), Canillo, Ordino, Encamp, La Massana, Escaldes-Engordany e Sant Julià de Lòria. Estas "paróquias", como também são conhecidas, formam 5% de território erigido do país que se contrapõe aos cerca de 95% de território natural que é constituído por montanhas, bosques, rios, lagos e longos prados verdes. Por este motivo, 10% do seu território é considerado Património da Humanidade pela UNESCO.

É neste contexto que podemos encontrar diversas actividades desportivas, turísticas e até económicas da região que fazem deste "pedacinho de terra", um dos mais cobiçados pelos turistas de todo o mundo. De facto, o turismo é a actividade económica que representa a maior parte do PIB do país, fomentado também pelas mais de 1000 lojas de comércio local e superfícies comerciais que, num tão pequeno espaço territorial, têm uma grande afluência. Também políticas governamentais apostam nos produtos locais para impulsionar a economia do país, com o objetivo de valorizar os seus produtos, através do valor acrescentado criado, e promover um turismo de excelência. 

Dos produtos locais, o vinho é um ex-líbris do país. Entre as montanhas com cerca de dois mil metros de altura, lagos e uma forte influência mediterrânica, podemos encontrar diversas vinhas. Antigamente, a vinicultura de altitude era uma actividade muito comum, porém, com o aparecimento da filoxera as vinhas foram abandonadas. Há poucos anos, os vinicultores locais voltaram a apostar na plantação de vinhas, reposicionando o vinho de Andorra no comércio nacional e internacional. 

Outra das suas importantes produções é o tabaco. Durante anos, esta foi uma actividade económica para o país sobretudo em Sant Julià de Lòria onde, actualmente, ainda se podem encontrar numerosas plantações e ainda o Museu do Tabaco. Neste museu é-lhe mostrado "passo-a-passo" toda a confecção, desde a chegada da folha ao controlo alfandegário. Curiosamente, este museu é interactivo, promovendo uma forte ligação às novas tecnologias.  

Como já referimos, Andorra é um país com um clima temperado mediterrânico. Por isso, existe uma forte divisão dos meses de verão e de inverno, nos quais, respectivamente, as temperaturas são mais quentes e frias, promovendo diferentes tipos de turismo durante todo o ano. É certo que, entre vales e montanhas, não irá encontrar uma paisagem à moda das praias de Sydney, mas garantimos-lhe que a natureza que envolve este sítio é de tirar o fôlego a qualquer viajante. 

Na época amena entre os meses de Junho e Agosto, perca-se pela imensidão da natureza e pelo ar puro. Neste período faça passeios a cavalo, excursionismo pelos parques e reservas naturais, pratique actividades ligadas ao ciclismo e caminhe entre as cerca de 60 rotas de montanha, através das quais poderá percorrer o país, de uma ponta a outra (a Grande Rota do País). Nestas suas aventuras pelas maravilhosas escarpas, deixe-se pernoitar e aprecie a natureza nocturna. 

No inverno, sobretudo entre os meses de Janeiro a Março, poderá esquiar por mais de 300 km de pistas de Grandvalira, Vallnord e Naturlandia com passagem via teleférico entre todas elas e até Pas de la Casa. Ao esquiar nestas pistas, saiba que está a praticar snowboard, ski, raquetes ou qualquer outro desporto de neve no maior território esquiável do sul da Europa. Já sabe qual será o desporto a praticar? 

Ainda por Andorra, e numa vertente mais lúdica, poderá andar no maior escorrega do mundo – Tobotronc -, com 5km de percurso, no parque Naturlandia, no bosque de La Rabassa. Ou, por outro lado, se preferir relaxar fique-se pela Caldea, o maior centro termolúdico do sul da Europa.

Apesar de estar no território espanhol, Andorra não pertente à União Europeia. É um país isolado cujas tradições, costumes e história ainda está bastante enraizada e visível nas construções arquitectónicas, comunicação e indústria do país. A consequente evolução dos meios de transporte e de comunicação, alicerçadas pela grande procura turística e ainda pela forte influência europeia estão a trazer novas formas de estar a Andorra que, gradualmente, tem vindo a sair do seu vale ganhando um novo posicionamento para o mundo.

Por isso, quer seja sozinho ou acompanhado, conheça este "pedaço de terra" e, entre vales, montanhas, lagos azuis e o branco da neve, deixe-se encantar por uma das mais cobiçadas viagens turísticas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1986661-eye_1024

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    SOLUÇÕES À VISTA

    Uma das maiores causas de cegueira no ser humano é a degeneração dos fotorreceptores da retina. Até agora, não existe um tratamento clínico eficaz para estes distúrbios na retina. Mas isto parece que vai mudar em breve.

    ...

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...


  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...

  • ApisCor_febr_03

    Technology

    Mai 1, 2017

    Como se fosse magia

    Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de...


  • 01

    Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2017

    EXÓTICO E TÃO PRÓXIMO

    A poucas milhas da Europa, no extremo norte de África mas muito perto de Portugal ± o voo diário de Lisboa a Casablanca demora menos de uma hora ± fica Marrocos, um Reino com profundas raízes históricas e uma cultura milenar...

  • Vingchuang-3

    Business & Industry

    Out 1, 2016

    SÓLIDAS FUNDAÇÕES

    O mundo não pára de nos surpreender e de evoluir no sentido de reciclar e reutilizar materiais, tornando-o um lugar mais amigo do ambiente e menos poluído. E, neste campo, a China está muito à frente. Conheça a empresa...

  • 000

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    SABORES ORGÂNICOS

    Nativo da América do Sul, o tomate foi introduzido na Europa no Século XVI. Hoje, é essencial numa dieta equilibrada. Estudos recentes revelam os benefícios do tomate para o corpo e as suas propriedades preventivas e curativas...