Lifestyle & Travel

Nov 30, 2015

Alaska fantástico

Quando pensamos em Alaska são muitas as imagens que podem surgir na mente. Paisagens infindáveis de zonas selvagens, espantosas vistas de glaciares, fiordes e animais selvagens à solta. O Alaska é um lugar de muitas maravilhas e muitos mais segredos.

O Alaska é um gigantesco parque natural. Umz exposição perfeita de verde e azul, entrecortado pelo branco da neve e salpicado com o castanho e cinza escuro das rochas.

Visitar o Alaska pode ser exigente para qualquer turista, mas todos os anos, durante o Verão, milhares de pessoas convergem ali para verem os fantásticos locais do "48º Estado".

<

Ketchikan

Conhecida no Alaska como "Capital Mundial do Salmão", Ketchikan é uma das cidades mais antigas no Estado. Toda a povoação cresceu à volta de Ketchikan Creek, um curso de água que todos os anos aloja um grande número de salmões e que se tornou um símbolo da indústria da região que é baseada neste peixe. Aqui pode visitar os bairros históricos da cidade, construídos sobre palafitas em artérias como Water Street ou Creek Street, que se tornaram postais de Ketchikan.

Perto do porto o encontra-se uma crescente zona comercial com lojas de roupa, cafés agradáveis, restaurantes e esplanadas viradas para a marina. Aproveite para disfrutar do café torrado localmente em qualquer um dos quiosques de rua e descubra mais sobre as antigas culturas que habitam região, bem como a sua arte, no Totem Heritage Center.

Juneau

A capital do Alaska é uma cidade de muitos factos interessantes. O mais curioso dos quais será não existirem estradas para Juneau. Estar localizada entre gigantescos maciços rochosos não ajuda aos esforços de ligação rodoviários. Assim, a população local teve de se virar para as restantes opções: mar e ar. Juneau tornou-se um porto próspero para navios de cruzeiro e de carga e serve de base a inúmeros hidroaviões responsáveis pelas ligações regulares entre cidades e vilas do Estado.

Além das vistas espantosas do topo de Mount Roberts – aqui pode visitar um santuário de vida selvagem para animais feridos ou passear na montanha – o turista tem de ver o Glaciar Mendenhall, junto à cidade. O glaciar e o fiorde onde se encontra criam uma paisagem impressionante, que maravilhará até o viajante mais experimentado.

A quantidade de vida selvagem que vive perto das pessoas em Juneau é notável. Enquanto passeia nas florestas à volta da cidade pode observar ursos-pardos, águias carecas, alces, renas e corvos.

Skagway

Imersa entre montanhas, no final do lendário White Pass para o Klondike, Skagway deve a sua fundação à Febre do Ouro de 1898, que trouxe milhares de pessoas do Canadá e dos restantes estados dos EUA a estas paragens em busca do precioso metal. Fizeram-se fortunas, perderam-se vidas e, com o final da Febre, alguns anos mais tarde, de todas as cidades instantâneas apenas sobrou esta.

Hoje, Skagway é a porta de entrada para muitas descobertas. Pode viajar no último comboio a vapor do Alaska - The White Pass & Yukon Route, um requício da desaparecida Febre do Ouro -, ou conduzir até à cidade histórica de Dyea, uma da últimas "cidades fantasma" no Alaska. Se for um amante da natureza, os trilhos de montanha à volta de Skagway podem mostrar-lhe muitas surpresas.

De volta à cidade, deleite-se em algumas das lojas de moda e joalheria – abertas apenas no Verão – ou tenha um pouco da experiência local num dos dois bares existentes em Skagway. Facto curioso: durante o longo inverno do Alaska, um dos bares abre às Segundas, Quartas e Sextas, enquanto o outro abre às Terças, Quintas e Sábados, para servir as cerca de 600 pessoas da população permanente.

Baía dos Glaciares e College Fjord

Estes dois impressionantes locais são as jóias da coroa da paisagem do Alaska. Se puder alugar um barco ou fazer um cruzeiro a estes sítios vai certamente ficar abismado com a forma como a Natureza aqui trabalhou.

Na Baía dos Glaciares pode observar a foz do glaciar Marjorie, o mais extenso da América do Norte, que aqui se derrete nas águas pristinas do fiorde, lado a lado com o glaciar Grand Pacífico, o maior glaciar negro do mundo.

Em College Fjord encontra a "maior colecção de glaciares" do globo, onde se podem observar nada menos que sete rios de gelo. Cada um tem o nome de uma universidade norte-americana, e daí deriva o seu nome.

O Alaska tem muito mais para ver e sentir. De montanhas a ilhas, de lagos a glaciares, este é um local verdadeiramente selvagem e que merece uma visita.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 


  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...

  • 170228111024-iran-abbasi-hotel-header-1400-1-2-super-169

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2017

    O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

    A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de...

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa


  • Oil Dependence

    Business & Industry

    Nov 1, 2016

    REDUZIR A DEPENDÊNCIA DO PETRÓLEO

    A forte e repentina quebra do preço do petróleo no final de 2014, e prolongada em 2015 e 2016, colocou inúmeros países em situação económica e social difícil. Em todo o mundo, cerca de 100 países produzem petróleo, a maioria...

  • Luxury-Cruises-Cradled-By-The-Seven-Seas-1

    Luxury & Fashion

    Jan 1, 2018

    EMBALADO PELOS SETE MARES

    Destinados a grupos selectos – da classe dos "estupidamente ricos" – com paragens em praias privativas e quase com um tripulante por passageiro, são algumas das vantagens oferecidas pelos navios de cruzeiros voltados para público...

  • Rolex watches

    Luxury & Fashion

    Dez 1, 2014

    Exclusive timepieces

    Hans Wilsdorf and his brother-in-law, Alfred Davis, founded Wilsdorf and Davis, the company that would eventually become Rolex SA, in London, England in 1905. Wilsdorf and Davis' main business at the time was importing Hermann Aegler's...