Lifestyle & Travel

Nov 30, 2015

Alaska fantástico

Quando pensamos em Alaska são muitas as imagens que podem surgir na mente. Paisagens infindáveis de zonas selvagens, espantosas vistas de glaciares, fiordes e animais selvagens à solta. O Alaska é um lugar de muitas maravilhas e muitos mais segredos.

O Alaska é um gigantesco parque natural. Umz exposição perfeita de verde e azul, entrecortado pelo branco da neve e salpicado com o castanho e cinza escuro das rochas.

Visitar o Alaska pode ser exigente para qualquer turista, mas todos os anos, durante o Verão, milhares de pessoas convergem ali para verem os fantásticos locais do "48º Estado".

<

Ketchikan

Conhecida no Alaska como "Capital Mundial do Salmão", Ketchikan é uma das cidades mais antigas no Estado. Toda a povoação cresceu à volta de Ketchikan Creek, um curso de água que todos os anos aloja um grande número de salmões e que se tornou um símbolo da indústria da região que é baseada neste peixe. Aqui pode visitar os bairros históricos da cidade, construídos sobre palafitas em artérias como Water Street ou Creek Street, que se tornaram postais de Ketchikan.

Perto do porto o encontra-se uma crescente zona comercial com lojas de roupa, cafés agradáveis, restaurantes e esplanadas viradas para a marina. Aproveite para disfrutar do café torrado localmente em qualquer um dos quiosques de rua e descubra mais sobre as antigas culturas que habitam região, bem como a sua arte, no Totem Heritage Center.

Juneau

A capital do Alaska é uma cidade de muitos factos interessantes. O mais curioso dos quais será não existirem estradas para Juneau. Estar localizada entre gigantescos maciços rochosos não ajuda aos esforços de ligação rodoviários. Assim, a população local teve de se virar para as restantes opções: mar e ar. Juneau tornou-se um porto próspero para navios de cruzeiro e de carga e serve de base a inúmeros hidroaviões responsáveis pelas ligações regulares entre cidades e vilas do Estado.

Além das vistas espantosas do topo de Mount Roberts – aqui pode visitar um santuário de vida selvagem para animais feridos ou passear na montanha – o turista tem de ver o Glaciar Mendenhall, junto à cidade. O glaciar e o fiorde onde se encontra criam uma paisagem impressionante, que maravilhará até o viajante mais experimentado.

A quantidade de vida selvagem que vive perto das pessoas em Juneau é notável. Enquanto passeia nas florestas à volta da cidade pode observar ursos-pardos, águias carecas, alces, renas e corvos.

Skagway

Imersa entre montanhas, no final do lendário White Pass para o Klondike, Skagway deve a sua fundação à Febre do Ouro de 1898, que trouxe milhares de pessoas do Canadá e dos restantes estados dos EUA a estas paragens em busca do precioso metal. Fizeram-se fortunas, perderam-se vidas e, com o final da Febre, alguns anos mais tarde, de todas as cidades instantâneas apenas sobrou esta.

Hoje, Skagway é a porta de entrada para muitas descobertas. Pode viajar no último comboio a vapor do Alaska - The White Pass & Yukon Route, um requício da desaparecida Febre do Ouro -, ou conduzir até à cidade histórica de Dyea, uma da últimas "cidades fantasma" no Alaska. Se for um amante da natureza, os trilhos de montanha à volta de Skagway podem mostrar-lhe muitas surpresas.

De volta à cidade, deleite-se em algumas das lojas de moda e joalheria – abertas apenas no Verão – ou tenha um pouco da experiência local num dos dois bares existentes em Skagway. Facto curioso: durante o longo inverno do Alaska, um dos bares abre às Segundas, Quartas e Sextas, enquanto o outro abre às Terças, Quintas e Sábados, para servir as cerca de 600 pessoas da população permanente.

Baía dos Glaciares e College Fjord

Estes dois impressionantes locais são as jóias da coroa da paisagem do Alaska. Se puder alugar um barco ou fazer um cruzeiro a estes sítios vai certamente ficar abismado com a forma como a Natureza aqui trabalhou.

Na Baía dos Glaciares pode observar a foz do glaciar Marjorie, o mais extenso da América do Norte, que aqui se derrete nas águas pristinas do fiorde, lado a lado com o glaciar Grand Pacífico, o maior glaciar negro do mundo.

Em College Fjord encontra a "maior colecção de glaciares" do globo, onde se podem observar nada menos que sete rios de gelo. Cada um tem o nome de uma universidade norte-americana, e daí deriva o seu nome.

O Alaska tem muito mais para ver e sentir. De montanhas a ilhas, de lagos a glaciares, este é um local verdadeiramente selvagem e que merece uma visita.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...

  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...


  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • IMG_4878_1950x

    Helthcare & Wellness

    Abr 21, 2018

    MÁS VIBES, BOAS VIBES

    Claro! Andar de bicicleta em vez do carro e até mesmo um transporte público, é uma boa atitude para a sua saúde pessoal e comum. Certifique-se apenas que o faz da forma certa

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...


  • 1

    Home & Design

    Fev 1, 2015

    Swidish Culture

    Founded by Anders Färdig, Design House Stockholm started as a creative product development company for other brands in 1992. Using his vast knowledge in design management from prior experience managing companies such as Boda Nova and...

  • A Fortune of Mine

    Business & Industry

    Jan 31, 2016

    Uma Mina Afortunada

    Hoje em dia, metais como a prata, ouro chumbo e zinco são matérias-primas vitais no dia-a-dia. Desde telemóveis a energias renováveis e equipamento médico, este materiais preciosos e de base formam as fundações da sociedade. A...

  • Oil Dependence

    Business & Industry

    Nov 1, 2016

    REDUZIR A DEPENDÊNCIA DO PETRÓLEO

    A forte e repentina quebra do preço do petróleo no final de 2014, e prolongada em 2015 e 2016, colocou inúmeros países em situação económica e social difícil. Em todo o mundo, cerca de 100 países produzem petróleo, a maioria...