Science & Nature

Jan 1, 2017

LÃ DOS ALPES "É MUITO VALIOSA"

A lã suíça é bastante conhecida pela sua potencialidade de isolamento térmico. A Orvotox aposta nesta fibra natural para desenvolver produtos de montanhismo. 

Em 1987 Jon Roner decidiu dedicar-se à criação de ovelhas. Fá-lo desde então em Scuol, nos Alpes suíços, a partir de onde duas vezes por ano envia lã para a Swisswool. É com a lã das 150 ovelhas de Jon Roner, e de outros agricultores que colaboram com a Swisswool, que se fazem por exemplo os produtos da marca alemã Ortovox. "A lã é muito valiosa", diz o agricultor cujo rebanho é constituído sobretudo por ovelhas alpinas brancas.

Swisswool

Martin Keller fundou a Swisswool que, com sede em Buchs na Suíça, tem como objectivo apoiar a sobrevivência da agricultura de montanha. Desde 2011 que a Ortovox recorre a esta iniciativa para desenvolver e comercializar produtos de isolamento. A confiança que a Ortovox deposita na lã suíça é, contudo, prévia e remonta a 1988. Segundo a empresa, as fibras da lã suíça têm excelentes propriedades térmicas que, combinadas com tecidos inovadores, resultam em produtos de alta qualidade como casacos, calças, luvas e até mochilas, tudo produtos indispensáveis aos montanhistas que se aventuram, por exemplo, pelos Alpes.

A lã suíça é produzida, então, na paisagem montanhosa dos Alpes, onde as ovelhas encontram uma fonte rica e natural de alimentos. É entre Grisões e Valais que os rebanhos passam os meses de Verão. A tosquia faz-se, e segundo a tradição, à mão na Primavera e no Outono, ou seja duas vezes por ano, sendo que a lã é, posteriormente, entregue num dos dois pontos de recolha que, localizados em vales suíços, têm permitido recolher cerca de 1000 toneladas de lã por ano.

Se a criação dos rebanhos e a forma como se obtém a lã se mantêm tradicionais, certo é que o resultado assume a forma de produtos modernos e com muita qualidade. Assiste-se, actualmente, a uma estimulação daquela economia regional que assenta no comércio justo. Contudo, há uns anos, os ganhos dos produtores eram poucos ou inexistentes. O mercado global não permitia que a lã suíça se estabelecesse, dado que não era possível tecê-la directamente. Com a criação da Swisswool percebeu-se que as propriedades desta lã eram indicadas para funcionarem como isolamento natural. Abriu-se, assim, uma nova janela de oportunidades que veio restabelecer a confiança e o negócio de vários agricultores.

Neutralização do odor

Depois de uma longa caminhada pela montanha, poderá resultar um odor incomodativo na roupa utilizada. Todavia, nos produtos da Ortovox o odor é controlado, na medida em que a lã promove a sua neutralização. As fibras merino têm moléculas de proteína que destroem as bactérias que dão origem a esse mau odor. Após a caminhada, as peças utilizadas precisam, tão simplesmente, de apanhar ar para que possam ser novamente utilizadas. É, no entanto, possível lavá-las à máquina a 30Î, evitando limpeza a seco ou secadores.

As fibras da lã suíça dispõem, ainda, da capacidade de termo-regulação que permitem manter o quente no Inverno e o fresco no Verão. Tal como é possível à ovelha sobreviver a ambas as estações, também o é ao consumidor, pois a camada de isolamento disponível nos produtos tem propriedades que potenciam a circulação do ar.

Orvotox

Uma das preocupações da Orvotox é garantir que a sua produção aconteça na Europa e, por isso, recorre a rotas curtas de transporte. Depois de recolhida nos Alpes, a lã é levada para a Bélgica, onde lhe são retiradas eventuais manchas naturais. Posteriormente, e em Dinkelsbühl na Alemanha, a lã é misturada a uma fibra à base de milho e, por fim, aberta, cardada, cruzada e endurecida termicamente.

A sede da Ortovox fica na Alemanha, mas a empresa dispõe de escritórios em 32 países, como por exemplo Suíça, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, França, Chile, Rússia, Nova Zelândia ou EUA. Surgiu em 1989 e comercializa produtos tão diversos como roupa de montanha para Homem e Mulher, malas próprias para a prática do montanhismo ou equipamentos de emergência para situação de avalanche.


Contactos * Swisswool - www.swisswool.ch * Orvotox – www.ortovox.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...

  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...


  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...

  • IMG_4878_1950x

    Helthcare & Wellness

    Abr 21, 2018

    MÁS VIBES, BOAS VIBES

    Claro! Andar de bicicleta em vez do carro e até mesmo um transporte público, é uma boa atitude para a sua saúde pessoal e comum. Certifique-se apenas que o faz da forma certa


  • 1

    Food & Beverage

    Jun 1, 2015

    Olive gold

    Olive oil is a part of mankind for an incredibly long time. Evidence of olive oil was found from 8000 years ago, and crushed olives dating back 6500 years had previously been discovered. Its use was widely spread along the Mediterranean...

  • 1. Ecomation-OY-Tires-Never-Tired

    Technology

    Nov 1, 2017

    PNEUS NUNCA ACABADOS

    A cada ano, a Finlândia produz mais de 50.000 toneladas de pneus carecas. Parece muito? E se você tentar fazer o exercício para calcular o total, só na Europa? Agora, tenho certeza que isso soa como um filme de terror.

  • Technology

    Out 1, 2015

    Tecnologias de Futuro - Preparar. Apontar. Disparar

    Todos os dias mais e mais pessoas usam os seus smartphones para... Bem, para tudo. Um dos primeiros usos dos modernos telefones - além de fazerem chamadas e gerir mensages de texto e emails - tem...