Science & Nature

Jan 1, 2017

LÃ DOS ALPES "É MUITO VALIOSA"

A lã suíça é bastante conhecida pela sua potencialidade de isolamento térmico. A Orvotox aposta nesta fibra natural para desenvolver produtos de montanhismo. 

<

Em 1987 Jon Roner decidiu dedicar-se à criação de ovelhas. Fá-lo desde então em Scuol, nos Alpes suíços, a partir de onde duas vezes por ano envia lã para a Swisswool. É com a lã das 150 ovelhas de Jon Roner, e de outros agricultores que colaboram com a Swisswool, que se fazem por exemplo os produtos da marca alemã Ortovox. "A lã é muito valiosa", diz o agricultor cujo rebanho é constituído sobretudo por ovelhas alpinas brancas.

Swisswool

Martin Keller fundou a Swisswool que, com sede em Buchs na Suíça, tem como objectivo apoiar a sobrevivência da agricultura de montanha. Desde 2011 que a Ortovox recorre a esta iniciativa para desenvolver e comercializar produtos de isolamento. A confiança que a Ortovox deposita na lã suíça é, contudo, prévia e remonta a 1988. Segundo a empresa, as fibras da lã suíça têm excelentes propriedades térmicas que, combinadas com tecidos inovadores, resultam em produtos de alta qualidade como casacos, calças, luvas e até mochilas, tudo produtos indispensáveis aos montanhistas que se aventuram, por exemplo, pelos Alpes.

A lã suíça é produzida, então, na paisagem montanhosa dos Alpes, onde as ovelhas encontram uma fonte rica e natural de alimentos. É entre Grisões e Valais que os rebanhos passam os meses de Verão. A tosquia faz-se, e segundo a tradição, à mão na Primavera e no Outono, ou seja duas vezes por ano, sendo que a lã é, posteriormente, entregue num dos dois pontos de recolha que, localizados em vales suíços, têm permitido recolher cerca de 1000 toneladas de lã por ano.

Se a criação dos rebanhos e a forma como se obtém a lã se mantêm tradicionais, certo é que o resultado assume a forma de produtos modernos e com muita qualidade. Assiste-se, actualmente, a uma estimulação daquela economia regional que assenta no comércio justo. Contudo, há uns anos, os ganhos dos produtores eram poucos ou inexistentes. O mercado global não permitia que a lã suíça se estabelecesse, dado que não era possível tecê-la directamente. Com a criação da Swisswool percebeu-se que as propriedades desta lã eram indicadas para funcionarem como isolamento natural. Abriu-se, assim, uma nova janela de oportunidades que veio restabelecer a confiança e o negócio de vários agricultores.

Neutralização do odor

Depois de uma longa caminhada pela montanha, poderá resultar um odor incomodativo na roupa utilizada. Todavia, nos produtos da Ortovox o odor é controlado, na medida em que a lã promove a sua neutralização. As fibras merino têm moléculas de proteína que destroem as bactérias que dão origem a esse mau odor. Após a caminhada, as peças utilizadas precisam, tão simplesmente, de apanhar ar para que possam ser novamente utilizadas. É, no entanto, possível lavá-las à máquina a 30Î, evitando limpeza a seco ou secadores.

As fibras da lã suíça dispõem, ainda, da capacidade de termo-regulação que permitem manter o quente no Inverno e o fresco no Verão. Tal como é possível à ovelha sobreviver a ambas as estações, também o é ao consumidor, pois a camada de isolamento disponível nos produtos tem propriedades que potenciam a circulação do ar.

Orvotox

Uma das preocupações da Orvotox é garantir que a sua produção aconteça na Europa e, por isso, recorre a rotas curtas de transporte. Depois de recolhida nos Alpes, a lã é levada para a Bélgica, onde lhe são retiradas eventuais manchas naturais. Posteriormente, e em Dinkelsbühl na Alemanha, a lã é misturada a uma fibra à base de milho e, por fim, aberta, cardada, cruzada e endurecida termicamente.

A sede da Ortovox fica na Alemanha, mas a empresa dispõe de escritórios em 32 países, como por exemplo Suíça, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, França, Chile, Rússia, Nova Zelândia ou EUA. Surgiu em 1989 e comercializa produtos tão diversos como roupa de montanha para Homem e Mulher, malas próprias para a prática do montanhismo ou equipamentos de emergência para situação de avalanche.


Contactos * Swisswool - www.swisswool.ch * Orvotox – www.ortovox.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • germans-ermics-salone-del-mobile-2017-milan-design-week-furniture-glass-chairs-_dezeen_hero-a

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    CORES TRIDIMENSIONAIS

    Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

    ...

  • 1st-Sydney-TonerPave-Street-Sept14-3(1)

    Business & Industry

    Abr 28, 2018

    RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

    O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem

  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável


  • dsc92181550c253

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    CRIPTOMÉRIA - MALEÁVEL, LEVE E AROMÁTICA

    Do primeiro-ministro das Bermudas ao presidente da IBM Portugal, foram algumas das personalidades que encomendaram uma mala de senhora no mínimo inovadora e invulgar, para oferecer à esposa e ou a amigos. Trata-se de uma mala feita...

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.

  • as-lentes-de-um-genio.html

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    O FOTÓGRAFO SEM MEDO

    Ousado, chocante, vibrante, sem medo, sem a preocupação de ser aceite ou rejeitado, mas sempre com o desejo de nos deixar sem palavras perante a sua arte. Assim é este americano, nascido em 11 de Março de 1963, em Hartford, Connecticut,...


  • Culture & Art

    Abr 1, 2015

    The Forgotten Instrument

    Russian physicist and inventor Lev Termen created the Theremin, the first electronic musical instrument in history. Unknown to many people, its unique sound is embedded in the world's pop-culture.

  • Home & Design

    Mar 1, 2015

    Brilliant Ideas

    Since 1830, Christofle has mastered the art of working with silver, rendering that sublime and special material. Shiny without ostentation, intelligent without pretense, and versatile yet sincere. The silversmith's know-how concentrated...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    True pioneers

    For years Pioneer has introduced innovative and high quality products into the market. A world-first in many ways, the japanese company has been through several changes over the years, but kept the original philosophy that gave birth...