Business & Industry

Mar 1, 2017

ÁGUA-DE-COLÓNIA - TODOS OS CHEIROS DO MUNDO

O mundo não é só pensado, falado, lido ou visto. É sentido, cheirado e ouvido. A nossa relação com as cidades é exemplo disso. Estas possuem identidades que vão sendo construídas tanto no imaginário de quem nunca as viveu como nessas relações sensoriais de quem nelas habita. 

<

A cidade de Colónia é um desses casos. Conhecida no mundo inteiro pela famosa água-de-colónia, e pela sua catedral gótica, actualmente património mundial, cuja construção se iniciou em 1248 e apenas terminou em 1880. E onde se pode encontrar o relicário dos três reis. 

Esta é uma cidade cheia de vida e animação e, por isso, um dos maiores destinos turísticos na Alemanha. Votada várias vezes como mais popular atracção turística alemã. Para isso contribuem os vários mercados de rua (de velharias e segunda mão). Praticamente todos os distritos têm um que se realiza uma vez por mês, o que na realidade quer dizer que todas as semanas há um. Entre os mais famosos estão o Trödel an der Galopprennbahn, o Kölner Stadtflohmarkt e, claro, o das margens do Reno, que é o mais belo. Nestes mercados as pessoas não só procuram antiguidades, como passeiam em família e convivem. 

No entanto, não são só os mercados de rua que fazem vibrar a cidade. Colonia é também local da sétima maior feira internacional do mundo, em número de eventos, importância e área ocupada. A Koelnmesse, com cerca de 80 feiras anuais e mais de 2000 conferências, faz convergir para a cidade representações de empresas e fabricantes de todo o mundo. Fundada em 1922 alberga, entre outras, a Anuga – mais importante feira mundial de comidas e bebidas; a Dmexco – exposição e conferência da indústria digital; a Gamescon – mais importante feira de jogos e entretimento da Europa; ou a Intermot – feira internacional de motas, scooters e bicicletas.

Situada no estado federal da Renânia do Norte-Westfalia, Colónia (Köln em Alemão) é a quarta maior cidade alemã. Desenvolveu-se, como muitas outras cidades europeias, com relação ao rio que a atravessa, o Reno.

O seu nome deve-se a Júlia Augusta Agripina, imperatriz romana casada com o imperador Claudius e que, tendo nascido na localidade onde hoje se encontra a cidade, pediu para que está fosse promovida a Colónia, isto é, cidade sob lei Romana, passando então a designar-se por Colónia Agripina. Estávamos em 50 DC. Desde então muitas histórias se passaram. Entre elas está a história de Johann Maria Farina, cujo nome original era Giovanni por ser de origem italiana, e de quem a avó Caterina, que pertencia a uma família de aromatizadores venezianos, dizia: "ele divide as pessoas entre as que cheiram bem e as que cheiram mal, a vida não lhe vai ser fácil, mas o seu nariz é tão rápido como a sua mente".

Viajou um pouco por toda a Europa "coleccionando" os cheiros dos sítios e diz-se que sabia a profissão das pessoas e a sua origem pelo seu cheiro. Em 1708 Giovanni escreve ao irmão dizendo-lhe: "descobri um aroma que me faz lembrar uma manhã de primavera em Itália, de narcisos da montanha e de rebentos de laranjeira depois da chuva. Refresca-me, fortalece os meus sentidos e imaginação".

E em 1709 estabeleceu-se em Colónia onde criou a mais antiga fabrica de perfume do mundo ainda a laborar, e que fez 300 anos, em 2009, e que ainda vende a água-de-colónia original, muito usada entre a nobreza europeia. Voltaire dizia sobre ela: "uma fragrância que inspira o espírito" e diz-se que Napoleão usava um frasco por dia. Com um custo calculado, ao preço actual, de mais de 1000 euros o seu acesso era apenas para os mais ricos. 

A história de Giovanni é a história da criação que mais fama deu a cidade: a água-de-colónia. E Colónia é hoje em dia sinónimo de um tipo de fragrância mais suave que a água de toilette e que o perfume. Com base de álcool e água onde se misturam numa concentração de 2 a 5 por cento (inferior aos perfumes) óleos essenciais de citrinos (limão, laranja, tangerina, clementina, bérgamo, lima e toranja). Para além destes contém ainda flor de laranjeira, lavanda, alecrim, orégãos, tomilho, jasmim e tabaco. Conferindo-lhe desta forma um cheiro suave, primaveril e fresco.

Curiosamente, a água de colonia mais famosa e com maior sucesso comercial não é a original de Farina, mas sim a 4711, de Wilhelm Mülhens, que em 1803 foi a Itália procurar outra pessoa com nome Farina, para usar a designação e licença de produção de água de colonia. Em 1881 após várias acções legais, Ferdinand Mülhens, neto de Wilhem, acabou por adoptar o nome de 4711, o número do prédio onde era produzida e comercializada. Após ser vendida a Procter & Gamble, foi recentemente adquirida pela Mäurer & Wirtz e ainda hoje é vendida.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 11, 2018

    Hotéis de sete estrelas

    " Você deve ter notado que qualquer hotel em que você já se tenha hospedado orgulhosamente anuncia sua "classificação por estrelas". A maioria dos hotéis nos Estados Unidos opera num sistema cinco...


  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Home & Design

    Out 17, 2018

    LEGO PLANTS FROM PLANTS

    "No passado mês de Março, a Lego anunciou que irá produzir as peças da marca, usando plástico à base de plantas num movimento para usar materiais sustentáveis, ​​na maioria dos produtos e embalagens até 2030."

    ...


  • AllPhotos-RobinsonLesBains (2)

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2016

    ESCOLHA DE CAVALHEIRO

    O Verão finalmente chegou, e com ele os dias quentes, que pedem um mergulho refrescante. Mas trás também o desejo de ver o pôr-do-sol ao sabor de uma bebida fresca, enquanto se espera pela noite quente. A "Robinson les Bains"...

  • Singapura1

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2016

    GLAMOUR ASIÁTICO

    Se estava a pensar que Singapura é idêntico aos países circundantes, esqueça. Em vez do caos, da pobreza e da desorganização dos países vizinhos, Singapura é um exemplo de cosmopolitismo e de "primeiro mundo". Sendo uma das...

  • Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    Quality First

    Headquartered in heart of Holland, Holland Milk is a global specialised producer, developer and supplier of infant formula powders and related products.