Business & Industry

Abr 1, 2016

Caminho Aberto a Novos Negócios na Argélia

Detentor de uma das maiores reservas de petróleo e de gás natural do mundo, bem como de uma excelente localização, a Argélia tem desempenhado um papel fundamental para a estabilidade política no Magreb, Norte de África e na ligação com a Europa, tornando-se um país promissor para investimento estrangeiro. Das energias renováveis ao turismo, está aberto o caminho para a realização de grandes negócios.

<

Se é certo que, desde 1992, a Argélia iniciou um percurso de devolução da estabilidade política à região, sobretudo depois de ter suspendido o "estado de mergência" imposto no início da década de 90, na sequência de conflitos entre islamitas e as forças governamentais, é igualmente relevante a importância económica do país. Um aspecto que tem sido privilegiado em virtude do estatuto de associação que mantém com a União Europeia desde 2001, e que confere maior garantia ao investimento estrangeiro. Atenta ao potencial de crescimento de países que ofereçam oportunidades de investimento, a Your VIP Partner foi compreender a tendência do mercado argelino.

Com um PIB de 570 milhões de dólares, a 16ª maior reserva de petróleo e a sétima maior reserva de gás natural, a Argélia tem um enorme potencial para desenvolver sectores, como a agricultura, indústrias transformadoras, energias renováveis, turismo, entre outros.

A Argélia é, por exemplo, um grande produtor de azeite, cereais, frutas, e criador de ovelhas, pois tem extensas áreas aráveis nas planícies e planaltos perto do Mediterrâneo, pelo que é um bom destino para investir na produção de alimentos para o mercado interno e exportação. Actualmente, procura activamente novos investimentos no desenvolvimento urbano e na produção de energias renováveis, centrais eólicas e solares, para substituírem as antigas e tradicionais centrais térmicas.

As grandes reservas cambiais da Argélia permitem-lhe, apesar da recente quebra dos preços do petróleo e do gás natural, continuar a investir para modernizar a sua capacidade económica e competitividade internacionais, aproveitando a excelente localização charneira no Mediterrâneo, entre a região do Médio Oriente, o Norte de África e a Europa.

A este propósito, a Your VIP Partner destaca o potencial de desenvolvimento na área do turismo na Argélia e nos países vizinhos, Tunísia e Marrocos, que já atingiram um nível de relevo no turismo internacional. Enquanto nestes dois países o turismo tem um peso no PIB que varia entre os 15 e os 18 %, na Argélia, a meta a atingir ficava ainda pelos oito por cento em 2015, devido a algum retrocesso e menor dinamismo registados desde 1992, o que beneficiou a Tunísia e Marrocos.

Recentemente, a quebra dos preços do petróleo e do gás alertou as Autoridades Argelinas para a necessidade de diversificarem a economia, sendo uma das prioridades o relançamento com mais eficácia do turismo, de modo a gerar mais empregos e a reforçar as receitas cambiais, o que exige investimento, conhecimento e pessoas qualificadas. De salientar que apesar da redução que se tem verificado no fluxo de turistas para os países do Magreb, devido a preocupações de segurança na região, é visível a necessidade de reforçar voos e de construir mais hotéis, pois o número de turistas que visitaram a Argélia em 2015 começa a ser significativo, e as projecções para os próximos anos indicam um crescimento gradual. Estes factores ilustram a tendência crescente de oportunidades de negócios neste sector, nomeadamente na construção de infraestruturas e de novos hotéis.

Da Cultura ao Poder Económico

A Argélia é o Décimo maior país do mundo e o maior em território em África. Porém, atendendo a que parte do território é ocupado pelo deserto do Sara, os 40 milhões de argelinos (com predomínio de árabes e berberes), dos quais metade têm idades inferiores a 25 anos, concentram-se ao longo da costa mediterrânica, essencialmente nas três maiores cidades, destacando-se a capital Argel, com três milhões de habitantes, Oran e Constantina, grandes portos para o comércio externo.

Para além da procura de muitas e novas oportunidades de negócios, uma forte razão para visitar a Argélia prende-se com a beleza natural, incluindo o deserto do Sara, as cidades históricas e as praias, assim como os nove locais classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, de que são exemplo, as ruinas romanas de Djemila, Timgad, Tipasa e Kasbah de Alger. De facto, a Argélia, independente há 54 anos, é um país com uma História rica e de invulgar qualidade cultural, antes e depois da Islamização no século VII, pois aqui prevaleceram durante muito tempo os domínios cartaginês, romano, otomano e francês.

A Argélia importa mais de 53 mil milhões de dólares de mercadorias, principalmente oriundos da China, França, Itália, Espanha, Alemanha e Estados Unidos. Agora que parte da economia mundial está em abrandamento ou recessão, a questão da recuperação das grandes economias que atravessam dificuldades temporárias por causa da queda do preço do petróleo e gás, como é o caso da Argélia, é essencial e mostra que está em curso uma alteração no balanço tradicional de poder económico no mundo. Todavia, recomenda-se a colaboração com parceiros locais e a consulta de especialistas para ultrapassar as barreiras burocráticas ainda existentes.

Consciente de que é necessário melhorar sectores como as infraestruturas (energia, transportes, centros comerciais, hotéis, edifícios de escritórios), a agricultura, as pescas, o desenvolvimento urbano, a habitação, a educação e os cuidados de saúde, bem como aumentar a classe consumidora, a Argélia está a abrir caminho aos negócios e ao investimento estrangeiro.

Membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), este país produziu cerca de quatro milhões de barris de petróleo, por dia, em 2015, destinados à refinação no mercado interno, exportação para a região ou para mercados longínquos como a Nova Zelândia. Graças a estas exportações, a Argélia acumulou cerca de 150 mil milhões de dólares de reservas cambiais e tem uma dívida externa quase inexpressiva.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • AR-170519548

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    CRESCER DE NOVO

    E outra vez, e de novo para dentro to mar. O Dubai não para de espantar o mundo com os seus hotéis e estilo de vida luxuosos. Mas também com os investimentos milionários para fazer o país crescer.

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...


  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...

  • 91mRraW8AAL._SL1500_

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    ALÍVIO DAS ALERGIAS

    Abril significa Primavera, tempo bom, belos passeios pela praia ou pelo campo, flores e alergias. Para os que sofrem deste problema todos os anos, Primavera significa nariz congestionado, espirros, olhos vermelhos e até febres.

    ...

  • AdobeStock_86784638

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    ÁGUA-DE-COLÓNIA - TODOS OS CHEIROS DO MUNDO

    O mundo não é só pensado, falado, lido ou visto. É sentido, cheirado e ouvido. A nossa relação com as cidades é exemplo disso. Estas possuem identidades que vão sendo construídas tanto no imaginário de quem nunca as viveu...


  • 50 Shades of Carrara

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    50 Tons de Carrara

    Há milhares de anos que o mármore de carrara é aclamado por imperadores e artistas. David, a escultura de Miguel Ângelo, e a sua Pietá, foram feitas com mármore de Carrara, devido ao seu grão fino e boas propriedades plásticas,...

  • Kitesurf_jump_aerial-[┬®-wikipedia]

    Sport

    Mai 1, 2016

    VOAR SOBRE ÁGUA

    O kitesurf, como todos os desportos quando levados ao extremo, pode tornar-se perigoso. Considerado uma combinação de muitos desportos, o kitesurf transformou-se num novo desporto radical. Vamos examinar que equipamento...

  • 1

    Business & Industry

    Mai 1, 2015

    Global mining for global needs

    Rio Tinto is a leading global mining group that focuses on finding, mining and processing the Earth's mineral resources. Since 1883, the company has expanded from a open-pit mine in Spain to a worldwide consortium of companies wich help...