Business & Industry

Abr 1, 2016

Caminho Aberto a Novos Negócios na Argélia

Detentor de uma das maiores reservas de petróleo e de gás natural do mundo, bem como de uma excelente localização, a Argélia tem desempenhado um papel fundamental para a estabilidade política no Magreb, Norte de África e na ligação com a Europa, tornando-se um país promissor para investimento estrangeiro. Das energias renováveis ao turismo, está aberto o caminho para a realização de grandes negócios.

<

Se é certo que, desde 1992, a Argélia iniciou um percurso de devolução da estabilidade política à região, sobretudo depois de ter suspendido o "estado de mergência" imposto no início da década de 90, na sequência de conflitos entre islamitas e as forças governamentais, é igualmente relevante a importância económica do país. Um aspecto que tem sido privilegiado em virtude do estatuto de associação que mantém com a União Europeia desde 2001, e que confere maior garantia ao investimento estrangeiro. Atenta ao potencial de crescimento de países que ofereçam oportunidades de investimento, a Your VIP Partner foi compreender a tendência do mercado argelino.

Com um PIB de 570 milhões de dólares, a 16ª maior reserva de petróleo e a sétima maior reserva de gás natural, a Argélia tem um enorme potencial para desenvolver sectores, como a agricultura, indústrias transformadoras, energias renováveis, turismo, entre outros.

A Argélia é, por exemplo, um grande produtor de azeite, cereais, frutas, e criador de ovelhas, pois tem extensas áreas aráveis nas planícies e planaltos perto do Mediterrâneo, pelo que é um bom destino para investir na produção de alimentos para o mercado interno e exportação. Actualmente, procura activamente novos investimentos no desenvolvimento urbano e na produção de energias renováveis, centrais eólicas e solares, para substituírem as antigas e tradicionais centrais térmicas.

As grandes reservas cambiais da Argélia permitem-lhe, apesar da recente quebra dos preços do petróleo e do gás natural, continuar a investir para modernizar a sua capacidade económica e competitividade internacionais, aproveitando a excelente localização charneira no Mediterrâneo, entre a região do Médio Oriente, o Norte de África e a Europa.

A este propósito, a Your VIP Partner destaca o potencial de desenvolvimento na área do turismo na Argélia e nos países vizinhos, Tunísia e Marrocos, que já atingiram um nível de relevo no turismo internacional. Enquanto nestes dois países o turismo tem um peso no PIB que varia entre os 15 e os 18 %, na Argélia, a meta a atingir ficava ainda pelos oito por cento em 2015, devido a algum retrocesso e menor dinamismo registados desde 1992, o que beneficiou a Tunísia e Marrocos.

Recentemente, a quebra dos preços do petróleo e do gás alertou as Autoridades Argelinas para a necessidade de diversificarem a economia, sendo uma das prioridades o relançamento com mais eficácia do turismo, de modo a gerar mais empregos e a reforçar as receitas cambiais, o que exige investimento, conhecimento e pessoas qualificadas. De salientar que apesar da redução que se tem verificado no fluxo de turistas para os países do Magreb, devido a preocupações de segurança na região, é visível a necessidade de reforçar voos e de construir mais hotéis, pois o número de turistas que visitaram a Argélia em 2015 começa a ser significativo, e as projecções para os próximos anos indicam um crescimento gradual. Estes factores ilustram a tendência crescente de oportunidades de negócios neste sector, nomeadamente na construção de infraestruturas e de novos hotéis.

Da Cultura ao Poder Económico

A Argélia é o Décimo maior país do mundo e o maior em território em África. Porém, atendendo a que parte do território é ocupado pelo deserto do Sara, os 40 milhões de argelinos (com predomínio de árabes e berberes), dos quais metade têm idades inferiores a 25 anos, concentram-se ao longo da costa mediterrânica, essencialmente nas três maiores cidades, destacando-se a capital Argel, com três milhões de habitantes, Oran e Constantina, grandes portos para o comércio externo.

Para além da procura de muitas e novas oportunidades de negócios, uma forte razão para visitar a Argélia prende-se com a beleza natural, incluindo o deserto do Sara, as cidades históricas e as praias, assim como os nove locais classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, de que são exemplo, as ruinas romanas de Djemila, Timgad, Tipasa e Kasbah de Alger. De facto, a Argélia, independente há 54 anos, é um país com uma História rica e de invulgar qualidade cultural, antes e depois da Islamização no século VII, pois aqui prevaleceram durante muito tempo os domínios cartaginês, romano, otomano e francês.

A Argélia importa mais de 53 mil milhões de dólares de mercadorias, principalmente oriundos da China, França, Itália, Espanha, Alemanha e Estados Unidos. Agora que parte da economia mundial está em abrandamento ou recessão, a questão da recuperação das grandes economias que atravessam dificuldades temporárias por causa da queda do preço do petróleo e gás, como é o caso da Argélia, é essencial e mostra que está em curso uma alteração no balanço tradicional de poder económico no mundo. Todavia, recomenda-se a colaboração com parceiros locais e a consulta de especialistas para ultrapassar as barreiras burocráticas ainda existentes.

Consciente de que é necessário melhorar sectores como as infraestruturas (energia, transportes, centros comerciais, hotéis, edifícios de escritórios), a agricultura, as pescas, o desenvolvimento urbano, a habitação, a educação e os cuidados de saúde, bem como aumentar a classe consumidora, a Argélia está a abrir caminho aos negócios e ao investimento estrangeiro.

Membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), este país produziu cerca de quatro milhões de barris de petróleo, por dia, em 2015, destinados à refinação no mercado interno, exportação para a região ou para mercados longínquos como a Nova Zelândia. Graças a estas exportações, a Argélia acumulou cerca de 150 mil milhões de dólares de reservas cambiais e tem uma dívida externa quase inexpressiva.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...

  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...


  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?

  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...


  • Serenata de Amor - Love Serenade

    Food & Beverage

    Set 1, 2015

    Sweet Brazil

    Chocolates Garoto is one of the ten largest chocolate factory in the world and the largest in Latin-America. The company has a panoply of about 70 products, exported to over 60 countries. Their greatest success are the Caixa Amarela...

  • 1. Ocean-Cleanup-Delete-the-Plastic-Islands-for-Good

    Science & Nature

    Nov 1, 2017

    ELIMINAR DE VEZ AS ILHAS DE PLÁSTICO

    Em 2014, com apenas 19 anos, o holandês Boyan Slat encontrou uma possível solução para limpar metade do oceano Pacífico em 10 anos. O plano de Slat consiste numa barreira flutuante que aproveita as correntes oceânicas fazendo...

  • Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    From Italy with Style

    The brand Aldo Coppola is a symbol of prestige, quality and irreproachable reputation in the world of fashion and hair dressing's art. In Russia the brand Aldo Coppola has been known since 1994.