Research & Education

Fev 1, 2018

AGRICULTURA 4.0?

Com mais de 25 anos de presença no mercado, a brasileira Totvs encontra-se actualmente na vanguarda do agronegócio tendo em vista as novas tecnologias e o melhor modo de as reencaminhar para obter os melhores resultados possíveis naquilo que já apodam de Agricultura 4.0.

<

Por NIGEL HAWTHORNE

Presente em várias nações da América do Sul e também nos Estados Unidos da América, esta multinacional brasileira fundou os Totvs Labs na meca tecnológica dos EUA, o famigerado Silicon Valley na Califórnia.

Os laboratórios da Totvs no vale de silício encontram-se neste exacto momento a aprofundar os avanços mais recentes nos campos da Inteligência Artificial e da visão computacional que permite a utilização de drones, implantes e captações de imagem em infravermelho para monitorizar a saúde dos campos de cultivo em tempo real.

A tecnologia da Totvs tem sido aplicada em grande parte (60%) na produção da cana-de-açúcar para fins energéticos, destinada ao fabrico de etanol e biodiesel. A utilização de cana-de-açúcar para a produção de biodiesel foi lentamente desenvolvida ao longo da última década e graças a uma alteração genética introduzida em 2016 concluiu-se que esta é muito mais rentável que a soja para a produção de biodiesel.

Em termos comparativos, um hectare de soja chega a gerar em condições óptimas 500 litros de biocombustível, esse mesmo hectare de cana-de-açúcar nas mesmas condições pode produzir 6.700 litros de combustível. É uma diferença abismal que em muito poderá contribuir para a redução do preço ao cliente final desta opção mais ecológica de combustível uma vez que não necessita de resíduos fósseis para a sua produção.

Para ter uma ideia da popularidade das tecnologias inovadoras da Totvs, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, seguindo-se a Índia, e dos 10 maiores produtores brasileiros deste agronegócio em particular, nove deles são clientes da Totvs.

A tecnologia da multinacional brasileira permite que tanto os produtores como as refinarias acompanhem remotamente e em tempo real o desempenho das suas máquinas nas lavouras graças à transmissão automática de dados para qualquer computador, tablet ou smartphone moderno.

A robotização e a introdução da inteligência artificial nesta indústria não só reduziram os custos, como permite que qualquer problema na produção (esgotamento dos campos, avaria de uma máquina, malnutrição das plantas, alguma praga ou doença nas mesmas) ou no processo de refinação seja imediatamente detectado sem a necessidade de supervisão humana.

A tecnologia digital consegue também auxiliar no planeamento e na avaliação dos recursos existentes tendo em vista a optimização da colheita, analisando os aspectos agrónomos da terra, a vegetação existente e a capacidade de produção da mesma. Com base nesses dados consegue também orçamentar em pormenor o investimento tendo em conta a capacidade financeira da empresa.

Para optimizar ainda mais a produção e a colheita, o algoritmo da Totvs consegue também seleccionar a localização mais adequada da moagem, estimar a colheita de mudas para plantio e analisar as plantas de modo a indicar quando é que estas estão maduras o suficiente para poderem ser colhidas e processadas.

O software e o monitoramento da Totvs permitem administrar as horas de trabalho, os hectares trabalhados e os recursos que foram despendidos pelas equipas humanas de preparação do solo e plantio. Alerta também para necessidades de manutenção da maquinaria utilizada, monitorizando o abastecimento, a lubrificação e o desgaste dos pneus, entre outras funcionalidades.

Há também um controlo técnico que monitora o clima, a execução de operações fitossanitárias, o surgimento de pragas e que analisa amostras de solo para gerar sugestões de correcção caso a qualidade deste não corresponda aos padrões necessários para uma boa produção. E estas são apenas algumas das características dos serviços básicos da Totvs, que inclui um vasto leque dentro e fora do agronegócio.

Contactos * www.Totvs.com * Tel: 0800 7098 100 * TOTVS, Braz Leme 1000, Casa Verde, São Paulo, SP 02511000, Brazil

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.


  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 11, 2018

    Hotéis de sete estrelas

    " Você deve ter notado que qualquer hotel em que você já se tenha hospedado orgulhosamente anuncia sua "classificação por estrelas". A maioria dos hotéis nos Estados Unidos opera num sistema cinco...

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.


  • The Spirit of Polish Vodka

    Food & Beverage

    Nov 30, 2015

    O Espírito da Vodka Polaca

    Em 1993, a Belvedere Vodka foi oficialmente lançada, criando um novo standard no mundo da vodka. A Belvedere Vodka origina da pequena terra de Zyrardów, nas planícies da Mazóvia na Polónia Central, onde é feita numa destilaria...

  • 2

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2015

    Leaders in gem beauty

    Though the global history of diamonds dates back around 3.3 billion years when these treasured stones were first formed by high pressure and heat deep within the earth's crust, the South African story of these gems only began in 1867...

  • 01

    Luxury & Fashion

    Jan 1, 2017

    LUXO ACESSÍVEL

    Se tem a ideia de que um relógio estupidamente caro é um relógio excepcional, único e exclusivo, ponha-a de lado. O bom relógio é o que o faz sentir-se bem na sua própria pele, que o acompanha em todas as ocasiões, mais ou...