Helthcare & Wellness

Set 12, 2018

Cirurgia Estética

Várias áreas da medicina indicam claramente a grande importância de nos sentirmos bem dentro da nossa pele. E, ao contrário do que acontecia até meados do século XX, não é invulgar, hoje, encontrar pessoas do sexo masculino empenhadas em obter uma certa imagem que os faça sentir melhor dentro do invólucro que é o corpo humano.

Por JORGE MATIAS

Neste aspecto, o recurso à cirurgia estética, há muito que deixou de ser um exclusivo das pessoas do sexo feminino, como nos explica o Dr. Carlos Noronha, especialista em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva.

Licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa (Portugal) em 1993, fez o internato Complementar de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética no Hospital de S. José, em Lisboa, tendo trabalhado no Hospital Egas Moniz e no Centro Hospitalar de S. Francisco, em Lisboa. Actualmente, pode encontrar o Dr. Carlos Noronha na Clínica S. João de Deus, no Hospital St. Louis, em Lisboa, na Dreamfinder em Sacavém e na clínica Viva o Corpo em Luanda, Angola.

Tendo feito o Internato na área em que considerou estar mais vocacionado - a Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, no Hospital de S. José – trabalhou no atendimento a sinistrados e, na fase final, na cirurgia reconstrutiva ligada à obesidade, portanto a cirurgia reparadora. Depois foi ganhando interesse e curiosidade pela cirurgia plástica estética. É conveniente explicar que a cirurgia plástica visa reconstruir uma parte do corpo por razões médicas ou estéticas.

Naturalmente, direccionou-se para a segunda, onde também aconteceram mais oportunidades para desenvolver trabalho nesta vertente, nomeadamente, na cirurgia pós-obesidade, em Angola, e que é um trabalho profundo a nível corporal.

No Hospital de S. José nunca teve percepção de este ramo da medicina ser um negócio, mas no Hospital Egas Moniz, percebeu que a mentalidade era um pouco diferente, nesse aspecto e que saúde e negócio estavam mais presentes, embora não no sentido pejorativo. 

Diz não ter acesso a valores concretos, mas tem consciência que em Portugal a cirurgia estética não rende muito e, apesar de ter aumentado, ainda está muito aquém de outros mercados, para referir só a Europa. Até porque no Brasil e nos Estados Unidos, este tipo de cirurgia é muito frequente e, portanto, os valores são seguramente maiores, até pela dimensão destes países.

Procura dar todas as informações possíveis antes de avançar para um tratamento. Gosta de ter a certeza de que a pessoa está consciente do que vai fazer e do resultado possível, porque nem sempre o que o paciente pretende é viável. 

Começa por fazer uma avaliação e "criar um pacote" ajustado às necessidades e 'budget' da pessoa, porque mexer no corpo para ou aumentar ou reduzir algo, por exemplo, pode significar que outra parte do corpo ganhe mais ou menos relevo e que não permita que este fique harmonioso, fazendo com que o resultado não seja satisfatório. 

Para além disso, como é o próprio que trata dos materiais para serem seguros e certificados, e assim ter a certeza de que não há qualquer problema. Mantém sempre uma margem financeira para isso, e também para alguma complicação pós-operatória, sendo, portanto, tudo feito com transparência, conversado e acordado com o paciente. Por isso, procura dar soluções, em vez de vender tratamentos.

Em Portugal, as estatísticas mostram que os homens fazem cada vez mais tratamentos de Cirurgia Plástica, como a ginecomastia, rinoplastia e a blefaroplastia. Já as senhoras recorrem mais à mamoplastia de aumento, lipoaspiração, na sequência de uma gestação ou devido à idade. Nos Estados Unidos e Brasil, a tendência é a umbilicoplastia (correcção do umbigo), e a queiloplastia (lábios) devido à exposição em redes sociais. A chamada "silhueta Kim Kardashian", uma socialite norte-americana com a cintura fina e o rabo bastante proeminente, é muito procurada em Angola.

Aconselha, por isso, os interessados a informar-se sobre o cirurgião, formação e creditação, pois é mais difícil exigir responsabilidades a "especialistas" que não cumprem as regras do país onde operam. Também a acessibilidade é muito importante para que possa haver assistência aquando de uma complicação pós-operatória. E optar por um médico noutro país pode dificultar este processo. É importante escolher um médico recomendado por alguém que já tenha recorrido aos seus serviços e não embarcar em cirurgias 'low cost'.

É preciso não esquecer que, no final, é crucial não prejudicar o funcionamento do organismo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....


  • Luxury & Fashion

    Abr 1, 2015

    Golden Armenia

    Armenians are one of the most ancient peoples of the world. Their arts date back to thousands of years. However, the Armenian arts, as such, took their own national features in the Middle Ages due to the development of architecture,...

  • Confael1

    Food & Beverage

    Nov 1, 2016

    A "DOLCE VITA" RUSSA DA CONFAEL

    Não é por falta de opções que hoje em dia é tão difícil escolher um presente. Pelo contrário, com a abundância de coisas giras acessíveis a todos nas lojas, tornou-se muito difícil surpreender alguém com um presente.

    ...

  • FAIRY-TALESJ_1_030_WYBF136_back

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2016

    BEHIND THE CURTAIN OF THE JEWELLERY THEATRE

    Today, "Your VIP Partner" invites you to peep behind the curtain of an unusual theatre, whose actors are of overwhelming beauty - unique pieces of jewellery. The furniture, sound, colour, smells, light, movement, all is of great importance...