Helthcare & Wellness

Set 12, 2018

Cirurgia Estética

Várias áreas da medicina indicam claramente a grande importância de nos sentirmos bem dentro da nossa pele. E, ao contrário do que acontecia até meados do século XX, não é invulgar, hoje, encontrar pessoas do sexo masculino empenhadas em obter uma certa imagem que os faça sentir melhor dentro do invólucro que é o corpo humano.

Por JORGE MATIAS

Neste aspecto, o recurso à cirurgia estética, há muito que deixou de ser um exclusivo das pessoas do sexo feminino, como nos explica o Dr. Carlos Noronha, especialista em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva.

Licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa (Portugal) em 1993, fez o internato Complementar de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética no Hospital de S. José, em Lisboa, tendo trabalhado no Hospital Egas Moniz e no Centro Hospitalar de S. Francisco, em Lisboa. Actualmente, pode encontrar o Dr. Carlos Noronha na Clínica S. João de Deus, no Hospital St. Louis, em Lisboa, na Dreamfinder em Sacavém e na clínica Viva o Corpo em Luanda, Angola.

Tendo feito o Internato na área em que considerou estar mais vocacionado - a Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, no Hospital de S. José – trabalhou no atendimento a sinistrados e, na fase final, na cirurgia reconstrutiva ligada à obesidade, portanto a cirurgia reparadora. Depois foi ganhando interesse e curiosidade pela cirurgia plástica estética. É conveniente explicar que a cirurgia plástica visa reconstruir uma parte do corpo por razões médicas ou estéticas.

Naturalmente, direccionou-se para a segunda, onde também aconteceram mais oportunidades para desenvolver trabalho nesta vertente, nomeadamente, na cirurgia pós-obesidade, em Angola, e que é um trabalho profundo a nível corporal.

No Hospital de S. José nunca teve percepção de este ramo da medicina ser um negócio, mas no Hospital Egas Moniz, percebeu que a mentalidade era um pouco diferente, nesse aspecto e que saúde e negócio estavam mais presentes, embora não no sentido pejorativo. 

Diz não ter acesso a valores concretos, mas tem consciência que em Portugal a cirurgia estética não rende muito e, apesar de ter aumentado, ainda está muito aquém de outros mercados, para referir só a Europa. Até porque no Brasil e nos Estados Unidos, este tipo de cirurgia é muito frequente e, portanto, os valores são seguramente maiores, até pela dimensão destes países.

Procura dar todas as informações possíveis antes de avançar para um tratamento. Gosta de ter a certeza de que a pessoa está consciente do que vai fazer e do resultado possível, porque nem sempre o que o paciente pretende é viável. 

Começa por fazer uma avaliação e "criar um pacote" ajustado às necessidades e 'budget' da pessoa, porque mexer no corpo para ou aumentar ou reduzir algo, por exemplo, pode significar que outra parte do corpo ganhe mais ou menos relevo e que não permita que este fique harmonioso, fazendo com que o resultado não seja satisfatório. 

Para além disso, como é o próprio que trata dos materiais para serem seguros e certificados, e assim ter a certeza de que não há qualquer problema. Mantém sempre uma margem financeira para isso, e também para alguma complicação pós-operatória, sendo, portanto, tudo feito com transparência, conversado e acordado com o paciente. Por isso, procura dar soluções, em vez de vender tratamentos.

Em Portugal, as estatísticas mostram que os homens fazem cada vez mais tratamentos de Cirurgia Plástica, como a ginecomastia, rinoplastia e a blefaroplastia. Já as senhoras recorrem mais à mamoplastia de aumento, lipoaspiração, na sequência de uma gestação ou devido à idade. Nos Estados Unidos e Brasil, a tendência é a umbilicoplastia (correcção do umbigo), e a queiloplastia (lábios) devido à exposição em redes sociais. A chamada "silhueta Kim Kardashian", uma socialite norte-americana com a cintura fina e o rabo bastante proeminente, é muito procurada em Angola.

Aconselha, por isso, os interessados a informar-se sobre o cirurgião, formação e creditação, pois é mais difícil exigir responsabilidades a "especialistas" que não cumprem as regras do país onde operam. Também a acessibilidade é muito importante para que possa haver assistência aquando de uma complicação pós-operatória. E optar por um médico noutro país pode dificultar este processo. É importante escolher um médico recomendado por alguém que já tenha recorrido aos seus serviços e não embarcar em cirurgias 'low cost'.

É preciso não esquecer que, no final, é crucial não prejudicar o funcionamento do organismo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 348262_1_800

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    ACAMPAR (REALMENTE) JUNTOS

    Acontece a todos os amantes de campismo. Quando finalmente acabam de montar a mesma tenda que têm há mais de dez anos, acham-na demasiado pequena para arrumar todas as inutilidades que se lembraram de levar.

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...

  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.


  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • Bang & Olufsen

    Home & Design

    Fev 1, 2015

    Simple and Sophisticated

    Bang & Olufsen (B&O) is a Danish company that designs and manufactures audio products, television sets and telephones. Their pieces turn technology into art.

  • Global Navigation

    Technology

    Dez 31, 2015

    Navegação Global

    Em 18 de Setembro de 2012, a Resolução N.º1732-r, do Governo Russo, designou a parceria não-comercial GLONASS – Fornecedor Nacional de Seviços de Navegação, como único adjudicatário para a implementação do Projecto ERA-GLONASS....

  • 02

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2017

    CALÇADO CONFORTÁVEL, MAS COM ESTILO

    Falar de calçado ortopédico, confortável e com estilo é falar de Birkenstock, uma marca alemã. O calçado é verdadeiramente cool e adapta-se, na perfeição, a todo o tipo de pé, idade e necessidade.