Helthcare & Wellness

Set 12, 2018

Cirurgia Estética

Várias áreas da medicina indicam claramente a grande importância de nos sentirmos bem dentro da nossa pele. E, ao contrário do que acontecia até meados do século XX, não é invulgar, hoje, encontrar pessoas do sexo masculino empenhadas em obter uma certa imagem que os faça sentir melhor dentro do invólucro que é o corpo humano.

<

Por JORGE MATIAS

Neste aspecto, o recurso à cirurgia estética, há muito que deixou de ser um exclusivo das pessoas do sexo feminino, como nos explica o Dr. Carlos Noronha, especialista em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva.

Licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa (Portugal) em 1993, fez o internato Complementar de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética no Hospital de S. José, em Lisboa, tendo trabalhado no Hospital Egas Moniz e no Centro Hospitalar de S. Francisco, em Lisboa. Actualmente, pode encontrar o Dr. Carlos Noronha na Clínica S. João de Deus, no Hospital St. Louis, em Lisboa, na Dreamfinder em Sacavém e na clínica Viva o Corpo em Luanda, Angola.

Tendo feito o Internato na área em que considerou estar mais vocacionado - a Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, no Hospital de S. José – trabalhou no atendimento a sinistrados e, na fase final, na cirurgia reconstrutiva ligada à obesidade, portanto a cirurgia reparadora. Depois foi ganhando interesse e curiosidade pela cirurgia plástica estética. É conveniente explicar que a cirurgia plástica visa reconstruir uma parte do corpo por razões médicas ou estéticas.

Naturalmente, direccionou-se para a segunda, onde também aconteceram mais oportunidades para desenvolver trabalho nesta vertente, nomeadamente, na cirurgia pós-obesidade, em Angola, e que é um trabalho profundo a nível corporal.

No Hospital de S. José nunca teve percepção de este ramo da medicina ser um negócio, mas no Hospital Egas Moniz, percebeu que a mentalidade era um pouco diferente, nesse aspecto e que saúde e negócio estavam mais presentes, embora não no sentido pejorativo. 

Diz não ter acesso a valores concretos, mas tem consciência que em Portugal a cirurgia estética não rende muito e, apesar de ter aumentado, ainda está muito aquém de outros mercados, para referir só a Europa. Até porque no Brasil e nos Estados Unidos, este tipo de cirurgia é muito frequente e, portanto, os valores são seguramente maiores, até pela dimensão destes países.

Procura dar todas as informações possíveis antes de avançar para um tratamento. Gosta de ter a certeza de que a pessoa está consciente do que vai fazer e do resultado possível, porque nem sempre o que o paciente pretende é viável. 

Começa por fazer uma avaliação e "criar um pacote" ajustado às necessidades e 'budget' da pessoa, porque mexer no corpo para ou aumentar ou reduzir algo, por exemplo, pode significar que outra parte do corpo ganhe mais ou menos relevo e que não permita que este fique harmonioso, fazendo com que o resultado não seja satisfatório. 

Para além disso, como é o próprio que trata dos materiais para serem seguros e certificados, e assim ter a certeza de que não há qualquer problema. Mantém sempre uma margem financeira para isso, e também para alguma complicação pós-operatória, sendo, portanto, tudo feito com transparência, conversado e acordado com o paciente. Por isso, procura dar soluções, em vez de vender tratamentos.

Em Portugal, as estatísticas mostram que os homens fazem cada vez mais tratamentos de Cirurgia Plástica, como a ginecomastia, rinoplastia e a blefaroplastia. Já as senhoras recorrem mais à mamoplastia de aumento, lipoaspiração, na sequência de uma gestação ou devido à idade. Nos Estados Unidos e Brasil, a tendência é a umbilicoplastia (correcção do umbigo), e a queiloplastia (lábios) devido à exposição em redes sociais. A chamada "silhueta Kim Kardashian", uma socialite norte-americana com a cintura fina e o rabo bastante proeminente, é muito procurada em Angola.

Aconselha, por isso, os interessados a informar-se sobre o cirurgião, formação e creditação, pois é mais difícil exigir responsabilidades a "especialistas" que não cumprem as regras do país onde operam. Também a acessibilidade é muito importante para que possa haver assistência aquando de uma complicação pós-operatória. E optar por um médico noutro país pode dificultar este processo. É importante escolher um médico recomendado por alguém que já tenha recorrido aos seus serviços e não embarcar em cirurgias 'low cost'.

É preciso não esquecer que, no final, é crucial não prejudicar o funcionamento do organismo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • background facebook

    Technology

    Out 1, 2018

    YVP MAGAZINE APP

    Our new APP with the digital edition of the magazine it's already in the Digital Stores.

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...


  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...

  • AR-170519548

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    CRESCER DE NOVO

    E outra vez, e de novo para dentro to mar. O Dubai não para de espantar o mundo com os seus hotéis e estilo de vida luxuosos. Mas também com os investimentos milionários para fazer o país crescer.


  • Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    From Italy with Style

    The brand Aldo Coppola is a symbol of prestige, quality and irreproachable reputation in the world of fashion and hair dressing's art. In Russia the brand Aldo Coppola has been known since 1994.

  • Carnival

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    The Best Parties in the World

    Carnival is a worldwide phenomenon, an outburst of tradition and joy that engulfs locals while providing photogenic entertainment for travelers lucky enough to crash the party.

  • Lobb1

    Luxury & Fashion

    Dez 1, 2016

    CALÇAR COM ELEGÂNCIA

    Se sonha com uns sapatos únicos, e que lhe sirvam na perfeição, poderá encontrar a sua resposta na marca John Lobb. Aqui, a imaginação torna-se realidade e os sapatos são verdadeiras obras de arte, pois ao conforto associa-se...