Culture & Art

Dez 1, 2017

ADICIONAR ARTE A ARTE

Como se isso fosse possível... dirão alguns. A verdade é que isso é possível pese embora possa parecer exagerado. Mas essa é a definição quando se tem uma peça de arte que é em si própria um instrumento dedicado a uma arte, e se adiciona arte, tornando-o ainda mais precioso.

<

Por JORGE MATIAS

É isso que Leonardo Frigo faz. O artista italiano transforma violinos em peça de arte ao decorá-los à mão. Os seus violinos e violoncelos são como um livro: biografias e histórias ilustradas.

"A primeira vez que vi um violino tinha seis anos e desde então sempre estiveram presentes na minha vida", explica o artista nascido na pequena cidade no nordeste de Itália, Asiago. Ele, não só aprendeu a tocar violino e violoncelo, mas desde há oito anos decidiu transpor estes instrumentos para um outro nível.

"Eu diria que aconteceu por acaso. Um dia em que estava a tentar reparar o meu violino por causa de um pedaço de tinta que tinha estalado, tive esta ideia", diz Leonardo. E, portanto, pintou o seu primeiro violino (o seu), uma actividade que manteve ao longo do tempo e que lhe permitiu tornar-se famoso em todo o mundo por causa das suas exposições.

O seu trabalho inclui símbolos, texturas e textos para representar biografias, histórias inspiradores e até cidades. "Gosto de pensar que instrumentos musicais podem ser lidos como livros".

Entre os recentes temas que ele trabalhou em violinos está uma colecção dedicada aos sete pecados mortais, cada um representado no respectivo violino, bem como as quatro estações de Vivaldi.

Desde Janeiro de 2017, Leonardo Frigo está imerso no projecto 'Inferno' baseado na personalização de violinos ilustrando a Divina Comédia de Dante. Cada capítulo da Divina Comédia estará representado num violino ou violoncelo, atingindo os 34.

Leonardo, formado em restauro de arte, decora dois tipos de violinos: o que vão servir como simples escultura e os que são instrumentos para serem tocados.

Os primeiros, frequentemente colocados em estruturas de mármore ou pendurados em paredes, têm preços desde os 1800 euros, enquanto a segunda gama entre 4000 e 9000 euros dependendo dos preços de fábrica. O próprio Leonardo recebe instrumentos de um fabricante local da cidade de Cremona (Itália).

Contactos * www.leonardofrigo.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...

  • 74578418-4108-11e8-ab09-36e8e67fb996_1320x770_081421

    Research & Education

    Mai 31, 2018

    A MULHER POR TRÁS DO HOMEM

    Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos, Barbara Bush teve um papel fundamental na sua família, na América e no mundo

  • BauhausType

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    A HISTÓRIA DA BAUHAUS - UTOPIA, TEORIA, DESIGN

    Nascida das cinzas da Primeira Guerra Mundial, ainda hoje não se pode contornar a importância que os seus 14 anos de existência trouxeram ao mundo, sob um conceito radical para a época: re-imaginar todos os materiais do mundo...


  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • Depositphotos_11561359_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Set 14, 2018

    Helsínquia

    A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e...

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?


  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    The finest optics

    The history of BelOMA starts back in in 1957 with the establishment of Minsk Mechanical Works. In view of expansion of production volume and nomenclature of the products being manufactured, in 1971 the Belarusian Optical and Mechanical...

  • 01 Ashlim

    Technology

    Out 1, 2016

    NÃO HÁ RAZÃO PARA TAPAR O SOL

    Embora já existam invenções que nos permitem criar electricidade sustentável para uso próprio, como bicicletas, turbinas de água portáteis que geram energia através de correntes de água, nenhuma delas providencia electricidade...

  • _MG_0221

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    Ligando Lisboa ao Mundo

    A funcionar há um ano, a Lisbon Business Connections – LBC é uma plataforma de promoção empresarial da cidade de Lisboa, que tem na figura dos Conectores os principais embaixadores. A importância destes funde-se com a da LBC,...