Culture & Art

Dez 1, 2017

ADICIONAR ARTE A ARTE

Como se isso fosse possível... dirão alguns. A verdade é que isso é possível pese embora possa parecer exagerado. Mas essa é a definição quando se tem uma peça de arte que é em si própria um instrumento dedicado a uma arte, e se adiciona arte, tornando-o ainda mais precioso.

<

Por JORGE MATIAS

É isso que Leonardo Frigo faz. O artista italiano transforma violinos em peça de arte ao decorá-los à mão. Os seus violinos e violoncelos são como um livro: biografias e histórias ilustradas.

"A primeira vez que vi um violino tinha seis anos e desde então sempre estiveram presentes na minha vida", explica o artista nascido na pequena cidade no nordeste de Itália, Asiago. Ele, não só aprendeu a tocar violino e violoncelo, mas desde há oito anos decidiu transpor estes instrumentos para um outro nível.

"Eu diria que aconteceu por acaso. Um dia em que estava a tentar reparar o meu violino por causa de um pedaço de tinta que tinha estalado, tive esta ideia", diz Leonardo. E, portanto, pintou o seu primeiro violino (o seu), uma actividade que manteve ao longo do tempo e que lhe permitiu tornar-se famoso em todo o mundo por causa das suas exposições.

O seu trabalho inclui símbolos, texturas e textos para representar biografias, histórias inspiradores e até cidades. "Gosto de pensar que instrumentos musicais podem ser lidos como livros".

Entre os recentes temas que ele trabalhou em violinos está uma colecção dedicada aos sete pecados mortais, cada um representado no respectivo violino, bem como as quatro estações de Vivaldi.

Desde Janeiro de 2017, Leonardo Frigo está imerso no projecto 'Inferno' baseado na personalização de violinos ilustrando a Divina Comédia de Dante. Cada capítulo da Divina Comédia estará representado num violino ou violoncelo, atingindo os 34.

Leonardo, formado em restauro de arte, decora dois tipos de violinos: o que vão servir como simples escultura e os que são instrumentos para serem tocados.

Os primeiros, frequentemente colocados em estruturas de mármore ou pendurados em paredes, têm preços desde os 1800 euros, enquanto a segunda gama entre 4000 e 9000 euros dependendo dos preços de fábrica. O próprio Leonardo recebe instrumentos de um fabricante local da cidade de Cremona (Itália).

Contactos * www.leonardofrigo.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...

  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.


  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • ApisCor_febr_03

    Technology

    Mai 1, 2017

    Como se fosse magia

    Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de...

  • background facebook

    Technology

    Out 1, 2018

    YVP MAGAZINE APP

    Our new APP with the digital edition of the magazine it's already in the Digital Stores.


  • 01

    Mecanica e Locomoção

    Jan 1, 2017

    O REGRESSO DOS SUPERSÓNICOS

    Em Novembro de 2016, 13 anos depois da última viagem feita por um avião Concorde (British Airways, 24 de Outubro de 2003), a empresa norte-americana Boom Technology mostrou ao mundo a versão final do seu protótipo de avião supersónico,...

  • Belwest

    Luxury & Fashion

    Dez 1, 2014

    Strategy for Success

    Due to its own distribution network Vitebsk-based company Belwest has become one of the footwear sales leaders on the post-Soviet era.

  • Hybrid-Chair-Sit-Relax-Chill-Out-1

    Home & Design

    Jan 1, 2018

    SENTE-SE, RELAXE, DESCONTRAIA

    Nos tempos actuais, uma pessoa activa, em média, passa mais de oito horas por dia sentada num escritório, num sofá, ou num café, durante uma pausa entre amigos.