Lifestyle & Travel

Jun 28, 2018

UM TESOURO BEM ESCONDIDO

A Croácia é um país secular com uma rica história arquitetónica preservada até aos dias de hoje. Com paisagens de cortar a respiração, encanta pelo verde da natureza e o azul marinho que contrastam com os velhos monumentos. Vamos espreitar esta pérola do Adriático e desvendar um pouco das suas cores?

Por SARA LOUP

A Croácia é um país localizado na Europa de Leste cuja capital é Zagreb. Faz fronteira terreste a norte com a Eslovénia e a Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e, ao sul com Montenegro. A sua fronteira marítima é com Itália pelo mar Adriático. Zagreb, Dubrovnik, Split, Zadar e Vis são exemplos dos locais mais conhecidos da Croácia e que fazem as delícias dos seus turistas, mas para além destes locais existe uma quase infinita Croácia, entre penínsulas, ilhas e escolhos, à qual não vai conseguir resistir.

Zagreb é a capital e a maior cidade croata, localizada entre o rio Sava e a encontra do monte Medvednica. É a zona mais metropolitana e com maior população, por isso, é onde estão concentradas as instituições importantes do país a nível económico, de turismo as principais redes de transportes, as instituições científicas e ainda os órgãos de administração política. A cidade é muitas vezes ignorada pelos turistas que vão diretamente para as praias paradisíacas banhadas pelas águas cristalinas do Adriático, afastando-se da forte raiz histórica da cidade (e do país). Toda a Croácia é rica numa história e arquitetura seculares que lhe dão um charme idílico: edifícios antigos, com uma construção romana e neogótica, envolvidos por uma paisagem soberba de praia e floresta. Nas cidades de Alta e Kaptol poderá encontrar igrejas, praças e edifícios históricos que farão as delícias dos mais curiosos.

A poucos metros de Zagreb poderá encontrar uma região histórica com paisagens de fascinantes. Em Koprivnica, Varaždin ou no Castelo de Trakošćan, os traços da construção medieval estão presentes, desde os mais ínfimos detalhes aos mais imponentes edifícios que representam a arquitectura das cidades.

A Croácia continental é um paraíso de tranquilidade. Entre o verde luxurioso da floresta e das suas colinas, encontram-se a paz de espírito necessária para recarregar baterias e relaxar. No entanto, são as suas ilhas e as praias de areia branca e água azul-turquesa que despertam mais vontade de conhecer o país.

Como dizia o Nobel da Literatura, George Bernard Shaw, "se quiser ver o céu na Terra, vá a Dubrovnik". A sua beleza natural e urbanística representa um papel importante para a Croácia dando-lhe a conotação de "pérola do Adriático". A sua arquitectura manteve as fachadas originais bem conservadas, mostrando bem a influência medieval, renascentista e barroca que passou por Dubrovnik. As imponentes muralhas e as fortificações que rodeiam a cidade, são desde 1979 classificadas como Património Mundial da UNESCO.

Dubrivnik é conhecida também pela sua pesca e comércio associado ao mar, devido à rica orla costeira que, desde cedo, manteve a cidade abastecida.

A Natureza reina na Croácia, sendo que muito do seu território é protegido, parques e reservas naturais não irão faltar para explorar como é o exemplo da ilha de que, na sua totalidade, é considerada um Parque Natural. Também o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é considerado um dos locais mais bonitos da Croácia e, há quem diga, do mundo.

História, religião, cultura, natureza e paisagens de encantar são o que a Croácia lhe pode reservar. Após um período de guerra civil pela sua independência, que danificou muitas partes deste país, a Croácia reergueu-se e reconstruiu-se, mantendo as fachadas e a história do seu país marcada, permitindo que todos conheçam esta maravilha do Adriático intacta. Muito semelhante a Malta e à Grécia, este paraíso europeu é um 'must visit' da sua "lista de viagens a fazer durante a vida"!

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...


  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...


  • Creme-de-espinafres-com-Requeijão

    Food & Beverage

    Ago 1, 2016

    NATURAL DESDE A ORIGEM

    A Montiqueijo, marca portuguesa produtora de queijos há 52 anos, e a única com produção desde a origem, registou um volume de negócios na ordem dos 5,2 milhões de euros em 2015. A marca de Lousa soube aliar tradição, saber...

  • 01

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2017

    UM RETIRO SERENO EM XANGAI

    Em Xangai¸ China, existe um espaço que promove o contacto com a Natureza, a "The Tea House", e tem a assinatura do conceituado Atelier Deshaus. Um retiro ímpar, onde convivem harmoniosamente o passado e a modernidade.

  • 2

    Technology

    Ago 1, 2015

    Double screen and longer battery

    Yota Devices has lauched its second mobile phone, designed to please every smartphone user in the world with flagship specifications and hardware, for a smaller price than many.