Lifestyle & Travel

Jun 28, 2018

UM TESOURO BEM ESCONDIDO

A Croácia é um país secular com uma rica história arquitetónica preservada até aos dias de hoje. Com paisagens de cortar a respiração, encanta pelo verde da natureza e o azul marinho que contrastam com os velhos monumentos. Vamos espreitar esta pérola do Adriático e desvendar um pouco das suas cores?

Por SARA LOUP

A Croácia é um país localizado na Europa de Leste cuja capital é Zagreb. Faz fronteira terreste a norte com a Eslovénia e a Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e, ao sul com Montenegro. A sua fronteira marítima é com Itália pelo mar Adriático. Zagreb, Dubrovnik, Split, Zadar e Vis são exemplos dos locais mais conhecidos da Croácia e que fazem as delícias dos seus turistas, mas para além destes locais existe uma quase infinita Croácia, entre penínsulas, ilhas e escolhos, à qual não vai conseguir resistir.

Zagreb é a capital e a maior cidade croata, localizada entre o rio Sava e a encontra do monte Medvednica. É a zona mais metropolitana e com maior população, por isso, é onde estão concentradas as instituições importantes do país a nível económico, de turismo as principais redes de transportes, as instituições científicas e ainda os órgãos de administração política. A cidade é muitas vezes ignorada pelos turistas que vão diretamente para as praias paradisíacas banhadas pelas águas cristalinas do Adriático, afastando-se da forte raiz histórica da cidade (e do país). Toda a Croácia é rica numa história e arquitetura seculares que lhe dão um charme idílico: edifícios antigos, com uma construção romana e neogótica, envolvidos por uma paisagem soberba de praia e floresta. Nas cidades de Alta e Kaptol poderá encontrar igrejas, praças e edifícios históricos que farão as delícias dos mais curiosos.

A poucos metros de Zagreb poderá encontrar uma região histórica com paisagens de fascinantes. Em Koprivnica, Varaždin ou no Castelo de Trakošćan, os traços da construção medieval estão presentes, desde os mais ínfimos detalhes aos mais imponentes edifícios que representam a arquitectura das cidades.

A Croácia continental é um paraíso de tranquilidade. Entre o verde luxurioso da floresta e das suas colinas, encontram-se a paz de espírito necessária para recarregar baterias e relaxar. No entanto, são as suas ilhas e as praias de areia branca e água azul-turquesa que despertam mais vontade de conhecer o país.

Como dizia o Nobel da Literatura, George Bernard Shaw, "se quiser ver o céu na Terra, vá a Dubrovnik". A sua beleza natural e urbanística representa um papel importante para a Croácia dando-lhe a conotação de "pérola do Adriático". A sua arquitectura manteve as fachadas originais bem conservadas, mostrando bem a influência medieval, renascentista e barroca que passou por Dubrovnik. As imponentes muralhas e as fortificações que rodeiam a cidade, são desde 1979 classificadas como Património Mundial da UNESCO.

Dubrivnik é conhecida também pela sua pesca e comércio associado ao mar, devido à rica orla costeira que, desde cedo, manteve a cidade abastecida.

A Natureza reina na Croácia, sendo que muito do seu território é protegido, parques e reservas naturais não irão faltar para explorar como é o exemplo da ilha de que, na sua totalidade, é considerada um Parque Natural. Também o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é considerado um dos locais mais bonitos da Croácia e, há quem diga, do mundo.

História, religião, cultura, natureza e paisagens de encantar são o que a Croácia lhe pode reservar. Após um período de guerra civil pela sua independência, que danificou muitas partes deste país, a Croácia reergueu-se e reconstruiu-se, mantendo as fachadas e a história do seu país marcada, permitindo que todos conheçam esta maravilha do Adriático intacta. Muito semelhante a Malta e à Grécia, este paraíso europeu é um 'must visit' da sua "lista de viagens a fazer durante a vida"!

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • nokia-3310-comparaison

    Technology

    Jun 1, 2017

    PARA OS NOSTÁLGICOS

    Se existe um telefone que desperta nostalgia, esse telefone é o Nokia 3301. É um dos telefones mais populares de sempre, relembrado por sua quase indestrutibilidade, bateria de longa duração e o lendário jogo Snake (bom, Snake...


  • 4897642457_ef0740e0eb_b

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    NATURALMENTE INDUSTRIAL

    A vida não é fácil para os arquitectos e designers de interiores que gostam de usar materiais naturais na cobertura de grandes superfícies. Muitas vezes, a escolha certa, é o pior pesadelo quando procuram um fornecedor fiável...

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.


  • 1

    Technology

    Jul 1, 2015

    WonderCube is wonderful

    We all carry smartphones with us. It's a essencial part of our modern daily life. But smartphones and other devices don't usually have a long lasting battery. At least, not as long lasting as we'd like. We often carry around a large...

  • meat-vending-machine

    Food & Beverage

    Dez 1, 2017

    CARNE 'GOURMET' A QUALQUER HORA

    Um talho basco, localizado em Paris, há um ano decidiu apostar em máquinas de venda automática para disponibilizar os seus cortes gourmet fora de horas.

  • 1.-Business-Fishing-In-Mauritania-Feeding-The-Whole-World

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    ALIMENTAR O MUNDO INTEIRO

    A Mauritânia, um dos países mais pobres de África, tem um dos maiores parques marinhos do mundo. No Banco de Arguim, onde nidificam 30 por cento das aves migratórias, o povo Imaraguen vive da riqueza da pesca, mantém técnicas...