Food & Beverage

Abr 1, 2016

Um Sabor Secular

Se nunca ouviu falar da Cecina de León, é altura de todos a conhecerem. É carne de vaca seca e fumada, do quadril do bovino, com o exterior de um tom marrom tostado acastanhado escuro. Por dentro, é de cor marron cereja, que se intensifica nas bordas à medida que matura, com um marmoreado suave de sabor sumarento e levemente salgado e uma consistência não fibrosa. Um petisco que faz água na boca e dá gula só de olhar para ele.

<

E, para lhe dar mais prestígio, é produzido única e exclusivamente na delimitação geográfica que compreende a província de Léon, dando-lhe assim o nome Cecina de León. Situado no Nordeste Peninsular da Espanha, León tem um clima mediterrâneo continental, tipicamente seco e limpo, caracterizado por Invernos muito frios e longos períodos de geada. A elevada altitude da área confere qualidades excepcionais para a elaboração da cecina, que requer uma dessecação lenta e uma cura feita ao vento.

A cecina é uma iguaria de grande tradição, e há inúmeras referências desde muito cedo, pelo menos desde o século IV a.C., no Tratado da Agricultura de Lucio Julio Moderato Columela, onde há uma descrição do processo de manufactura e processamento da cecina. No século XVI, há também referência à cecina, no romance picaresco "El Lazarillo de Tormes". A cecina estava incluída, entre outras carnes salgadas, na lista de alimentos levados a bordo do Santa María, para as descobertas da América.

Por forma a manufacturar este produto, são usados os quartos traseiros do animal, e este tem que ter pelo menos cinco anos de idade e um peso vivo mínimo de 400 kg, preferencialmente de raças locais, e pastos na Autonomia da Comunidade de Castela e Leão. A perna é cortada em porções para ser usada na íntegra. No final do processo de manufactura, que dura sete meses, cada peça é pesada e regulada. São elas a Tapa, com cerca de 4 kg de peso; a Contra com cerca de 5 Kg; a Babilla, cerca de 3,5kg e a Cadera, com 3 kg.

O processo de manufactura da Cecina de León é feito em várias fases: o molde, em que se corta a peça até atingir a forma correcta; a salga, onde se cobre a carne toda com sal marinho grosso, ajudando na desidratação, no desenvolvimento do aroma e preserva perfeita; a lavagem da peça, com água morna ou tépida, para assim eliminar o excesso de sal; o assentamento, que demora entre 30 e 45 dias, e é quando o excesso de água é eliminado, o que ajuda o sal a penetrar de forma homogénea, favorecendo o desenvolvimento da microflora característica; defumação, na qual só é usada madeira de carvalho e azinheira, e demora de 12 a 16 dias; e por fim a dessecação e cura, que se realizam em fumeiros naturais providos de janelas de abertura regulável, para permitir controlar a temperatura (cerca de 11ºC) e a humidade (75-80%), até a maturação estar completa.

As regulamentações para este produto são muito rígidas. Quando uma peça fresca chega à fábrica, se cumprir todos os requerimentos do Conselho Regulador, um rótulo vermelho numerado é colocado, junto com a Indicação Geográfica Protegida (IGP), permitindo assim a identificação individual e o controlo total de cada peça em qualquer altura. Após o período mínimo de sete meses que dura o processo de manufactura, é colocada a etiqueta numerada da certificação e garantia, se a peça for aprovada em todos os controlos organolépticos e químico-físicos levados a cabo pelo Conselho Regulador. Esta etiqueta garante a qualidade daquela peça, e ao ser colocada no mercado em porções ou fatias em vácuo, a etiqueta de qualidade irá ser visível na embalagem junto com uma referência que permite a qualquer um saber a peça de origem daquelas porções ou fatias.

Com requerimentos de produção tao rígidos e uma produção tão característica, este é um produto verdadeiramente exclusivo. Pode ser um petisco, ingrediente ou até uma entrada. É uma delícia única, e irá dar à mesa um toque diferente. Vinda de um lugar de história e tradições milenares, provar Cecina de León é provar história e todas a gerações que refinaram a técnica. É provar um pouco da España.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...

  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.


  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • Depositphotos_11561359_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Set 14, 2018

    Helsínquia

    A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e...

  • 1

    Culture & Art

    Out 8, 2018

    MILESTII MICI

    "Imagine uma adega com centenas de quilómetros de corredores cheios de vinho, alguns milhões de garrafas, milhares de hectolitros em barris, centenas de safras, dezenas de variedades, um subterrâneo tão grande que apenas pode...


  • 1.-Business-Fishing-In-Mauritania-Feeding-The-Whole-World

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    ALIMENTAR O MUNDO INTEIRO

    A Mauritânia, um dos países mais pobres de África, tem um dos maiores parques marinhos do mundo. No Banco de Arguim, onde nidificam 30 por cento das aves migratórias, o povo Imaraguen vive da riqueza da pesca, mantém técnicas...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    British Heavy Machinery

    1945. Britain is just coming out of six years of world war and times are tough. Joseph Cyril Bamford begins business in a rented lock-up garage in Uttoxeter, Staffordshire, using a second-hand welding set and some surplus military equipment...

  • Luxury & Fashion

    Mar 1, 2015

    Go For the Extremes

    Vostok Europe is a Lithuanian brand of watches which was established in 2003, and debuted its first line of timepieces in 2004. Aimed at the Western European market, these watches are assembled by the KoLiz-Vostok company of Vilnius.

    ...