Culture & Art

Ago 1, 2016

UMA HISTÓRIA TECIDA POR MULHERES

A tecelagem sobreviveu a milhares de anos, mantendo-se a base da sua manufactura intacta: a trama e a teia, e o contar de linhas para criar motivos. Em Timor Leste, há uma variação de tecelagem que está muito enraizada e é parte da cultura do país: chama-se "Tais".

"Tais" é uma técnica usada em Timor Leste que está relacionada com outra técnica mais abrangente chamada "Ikat". Do malaio "ikat", que significa "atar" ou "prender", é uma técnica de tingimento de reserva por atadura, semelhante ao "tie-dye". A diferença entre estas duas técnicas – o "Ikat" e o "tie-dye" – é que no segundo, o tingimento por reserva só é feito depois da fase de tecelagem, ou seja, no pano já tecido, enquanto que no "Ikat", a fase do tingimento vem primeiro, fazendo com que toda a trama fique com padrões, que são visíveis em ambas as faces.

Em Timor Leste, o "Tais" é uma tradição que une gerações, através da passagem de conhecimento sobre a tecelagem. Jovens moças aprendem, desde muito novas, a tecer "Tais", uma vez que este é um dos papéis das mulheres na cultura e na vida social da comunidade local. As raparigas são ensinadas pelas mulheres da família – mães, avós, tias, irmãs – e muitas vezes, várias gerações de mulheres tecem ao mesmo tempo, reforçando os laços familiares. Para poderem casar, as noivas têm que tecer os seus próprios "Tais", e para tal, têm que o saber fazer muito bem. Cada clã tem o seu próprio padrão que as mulheres aplicam ao "Tais", devem sabê-lo de cor, pois é o padrão que irão usar em cerimónias culturais.

Os "Tais" são uma parte importante dos rituais timorenses, seja para celebrar o nascimento ou a morte, mas têm uma presença especialmente fundamental no ritual tradicional de casamento. Nos casamentos, é necessário haver uma troca de prendas entre a família dos noivos, prendas estas que devem ter um valor equiparado para ambas as partes, e é negociado pelas duas famílias. Da parte do homem, dão-se animais, vacas ou cavalos, enquanto do lado da mulher, a noiva tece "Tais".  Quanto maior o valor dos presentes do homem, mais e melhores terão de ser os "Tais". De referir ainda que há diferentes tipos de "Tais" para homens e mulheres: "Tais Feto" é o feminino e o "Tais Mane", é masculino.

O processo de tecer o "Tais" tradicional consiste em atar molhos de fios em locais específicos, isolando-os da tinta, fazendo com que os padrões fiquem na própria trama, em vez de serem criados com a composição da trama e da teia, como nas técnicas de tecelagem mais comuns. As cores podem ser identificadas a partir das ataduras, que podem ter mais ou menos nós, correspondendo a diferentes cores, e servem assim de orientação para a fase seguinte - o tingimento.

As tinturas e as cores são feitas a partir de diversos materiais orgânicos, por exemplo raízes, casca de manga, flores de cacto e turmérico, requerendo grande compreensão e proximidade da Natureza. Claro que os ingredientes dependem da flora local, o que significa que as cores também são características de áreas específicas da Ilha. Para além disso, as tecedeiras têm as suas próprias receitas secretas para as cores do seu clã e da sua família, pelo que existem muitos padrões e cores, diferentes e únicos, de família para família, e de comunidade para comunidade.

Depois de tingidos, os fios são secos ao ar livre e os nós retirados, resultando em fios com cores diferentes ao longo do comprimento da peça. Para atribuir diferentes cores aos padrões, o processo pode ser repetido várias vezes, com diferentes cores no mesmo molho, sendo que as cores mais fortes são aplicadas primeiro, e as mais claras por último. Em determinadas partes do país, o "Tais" tradicional é inteiramente feito à mão, desde o cultivo do algodão, passando pelo fiar, até ao tingimento, embora a dificuldade de cultivar algodão nalgumas partes tenha levado a que o algodão orgânico seja reservado para peças sagradas e rituais.

Após a fase de tingimento, a trama é então tecida. Os padrões no "Tais" apresentam um "desfoque" característico, uma vez que alinhar os fios da trama para que os desenhos fiquem correctos, é um trabalho difícil e minucioso.

Embora esta técnica requeira um conhecimento incrivelmente especializado, não existem registos escritos, é, e sempre foi, passada de mulheres para meninas, mães que aprenderam a arte com as avós, e que se lembram dela, quase como memória muscular. Este ensinamento irá dar-lhes o que precisam para se tornarem mulheres de família. É o papel delas na comunidade, prover as gerações futuras com herança cultural, mantendo viva a tradição secular desta complexa técnica de tecelagem, e os rituais da cultura timorense.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Eesti_pass

    Technology

    Mai 1, 2016

    PASSAPORTES MAIS SEGUROS

    Os passaportes digitais estão em uso em mais de 70 países em todo o mundo. O uso que fazem de biométrica, electrónica e tecnologias de rádio permitem mais segurança, minimizando os riscos de falsificação ou uso abusivo.

    São...

  • 1

    Food & Beverage

    Jul 1, 2015

    Better health with better food

    In 1935 the probiotic industry gained a new and active element in the family: YAKULT, the probiotic drink that revolutionized the world of probiotics. Today spread around the world, Yakult helps you keep your health in place.

  • Melancholy under the rain

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Melancolia sob a Chuva

    A visão da Stutterheim é a de trazer bons acessórios e roupas para a chuva, recheados de habilidade, paixão e autenticidade, levados até si de uma forma verdadeira. A marca está sediada em Estocolmo e tem vendedores por todo o...


  • Technology

    Mar 1, 2015

    Spraying for 91 years

    Well known in it's markets, TOMIX is a portuguese company dedicated to manufacture some of the best agricultural equipments available. From sprayers to electrical vehicles that can be used on the factory floor, the brand has a wide range...

  • Oil Pumping

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Comfort to the world

    Gazprom is a global energy company basically focused on geological exploration, production, transportation, storage, processing and marketing of gas and other hydrocarbons as well as electricity and heat production and distribution.

    ...

  • 01

    Mecanica e Locomoção

    Fev 1, 2017

    APLAUDIDO INTERNACIONALMENTE

    É, sem dúvida, luxuoso. Até irreverente. O Rolls-Royce Dawn foi eleito o "Melhor Carro de Luxo" no Reino Unido. Chegou para deslumbrar.


  • Benetti-and-Romero-present-Se77antasette-by-Fernando-Romero-00

    Mecanica e Locomoção

    Dez 1, 2017

    CONCEITO DE SONHO

    Ultimamente, vários excepcionalmente opulentos e luxuosos conceitos de super iate surgiram, para satisfazer a ambição dos estupidamente ricos. Uma coisa que todos têm em comum é que eles não estão destinados a entrar em linhas...

  • 1. Espice-Bazar-Export-Potential

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    POTENCIAL DE EXPORTAÇÃO

    A Índia é já responsável por 48% do mercado de especiarias a nível mundial, contudo várias inovações já em curso tentam aumentar ainda mais o potencial de capitalização das especiarias produzidas no país.

  • ApisCor_febr_03

    Technology

    Mai 1, 2017

    Como se fosse magia

    Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de...