Technology

Nov 1, 2016

UMA IMPRESSÃO, NENHUMA MONTAGEM

Imagine imprimir um objecto completo em 3D numa só impressão, com diferentes materiais para partes diferentes. Embora pareça apenas um sonho, é uma realidade, graças à nova impressora da Stratasys, a J750.

A impressão tridimensional veio revolucionar o mundo fabril. Parece ficção científica poder imprimir um objecto inteiro sem necessidade de montagens ou pinturas. Ainda assim, é uma realidade, e irá ter um impacto incrível em várias indústrias.

A nova J750 da Stratasys é um fenomenal avanço no que toca à impressão 3D. Até agora, as impressoras estavam limitadas em termos de materiais, já que apenas conseguiam imprimir partes num material de cada vez, para montar posteriormente. Com a J750, um objecto complexo com várias cores e materiais pode ser produzida em poucas horas.

Esta impressora consegue misturar até seis materiais em concentrações e microestruturas específicas no tabuleiro de montagem, sem precisar de trocar cartuchos, tendo assim a possibilidade de imprimir em centenas de milhar de cores, transparências e durezas. Qualquer combinação de materiais e seus compósitos pode ser criada, desde materiais rígidos a flexíveis, até transparentes ou opacos. Pode misturar materiais rígidos e opacos para imprimir tridimensionalmente em mais de 360.000 cores, adicionar materiais tipo borracha para opacidades e características elásticas, e gamas de cores vivas e subtis, ou incorporar materiais transparentes para variar a opacidade e intensidade da cor.

A precisão é também impressionante. Esta impressora consegue produzir superfícies ultra suaves e minuciosos detalhes em camadas finíssimas - até 0,014mm -, construir em tamanhos até 490 x 390 x 200 mm com uma exactidão de 20-85 mícron para peças menores que 50 mm, e até 200 mícron para modelos de tamanho grande (apenas em materiais rígidos). Conta ainda com uma resolução de 600 dpi nos eixos X e Y, e 1800 dpi no eixo Z.

O software PolyJet Studio providenciado pela Stratasys, e direcionado à J750, permite uma selecção simples das especificações de cada peça. A interface intuitiva faz com que seja muito mais simples escolher materiais, optimizar a construção e gerir filas de impressão. Inclui ainda a capacidade de adicionar cores e gradientes, poupando tempo durante a preparação de construção, e ainda mapeamento automático de mais de 360.000 cores, para criar modelos fotorrealistas.

Esta impressora foi criada com o propósito de acelerar o processo de prototipagem. Com a J750, um protótipo pode ser impresso em poucas horas, sem precisar de montagem ou pintura, permitindo assim aos designers e engenheiros tocarem e sentirem mais rápido que nunca as suas criações, acelerando a validação e apresentação da peça. Agora, não só os criadores, mas também os clientes podem experienciar o produto final, e dar alterações ou especificações imediatamente, com base no próprio objecto, acelerando ainda mais a entrega final.

A empresa

A Stratasys trabalha em impressão 3D desde 1988, quando Scott Crump inventou a Modelagem por Deposição Fundida (FDM - Fused Deposition Modelling) misturando plástico e cera na sua cozinha. Em 1989, fundou a Stratasys, que em 1994 já inovava, ao introduzir o primeiro termoplástico para impressão tridimensional. Em 2008, a Stratasys lançou a primeira impressora 3D para produção, e em 2014 a primeira com cores e vários materiais.

A empresa com a qual a Stratasys se fundiu em 2012, a Objet, foi fundada em 1998 por antigos empreendedores da indústria gráfica. Em 2007, apresentou a primeira impressora 3D com vários materiais, e em 2012, anunciou a primeira impressora de mesa do mundo com sete materiais.

A Stratasys é pioneira na impressão 3D há mais de 25 anos. Hoje, trabalha nas áreas aeroespacial, automotriz e educação. Fabricantes, designers, criadores, engenheiros, confiam na Stratasys para produzir as suas criações e expansão de horizontes. A empresa orgulha-se de ter a melhor combinação de tecnologia, conhecimento profundo da indústria e as mais flexíveis opções de implementação.


Contacts - Contactos:

info@stratasys.com

http://stratasys.com/

7665 Commerce Way, Eden Prairie, MN 55344 - USA
Phone: +1 952-937-3000

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Business & Industry

    Ago 1, 2015

    The fishing experts

    AKVA group is a leading technology and service partner to the aquaculture industry worldwide. They are present in all markets with offices in Norway, Chile, Denmark, Scotland, Iceland, Canada, Australia and Turkey....

  • 01

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2017

    UM RETIRO SERENO EM XANGAI

    Em Xangai¸ China, existe um espaço que promove o contacto com a Natureza, a "The Tea House", e tem a assinatura do conceituado Atelier Deshaus. Um retiro ímpar, onde convivem harmoniosamente o passado e a modernidade.

  • Chanel

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2015

    Ladies Best Friend

    Chanel S.A. is a French, privately held company owned by Alain and Gerard Wertheimer, grandsons of Pierre Wertheimer, who was an early business partner of the couturière Gabrielle Bonheur Chanel. Chanel S.A. is a high fashion house...


  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...

  • 02

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2017

    CALÇADO CONFORTÁVEL, MAS COM ESTILO

    Falar de calçado ortopédico, confortável e com estilo é falar de Birkenstock, uma marca alemã. O calçado é verdadeiramente cool e adapta-se, na perfeição, a todo o tipo de pé, idade e necessidade.

  • Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Kiko Milano

    Kiko Milano is an Italian professional cosmetics brand that has revolutionized the rules of cosmetics and won over the most demanding beauty addicts with over 600 points of sale in 8 countries in Europe (Italy, Spain, France, Portugal,...


  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...

  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 

  • germans-ermics-salone-del-mobile-2017-milan-design-week-furniture-glass-chairs-_dezeen_hero-a

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    CORES TRIDIMENSIONAIS

    Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

    ...