Technology

Nov 1, 2016

UMA IMPRESSÃO, NENHUMA MONTAGEM

Imagine imprimir um objecto completo em 3D numa só impressão, com diferentes materiais para partes diferentes. Embora pareça apenas um sonho, é uma realidade, graças à nova impressora da Stratasys, a J750.

<

A impressão tridimensional veio revolucionar o mundo fabril. Parece ficção científica poder imprimir um objecto inteiro sem necessidade de montagens ou pinturas. Ainda assim, é uma realidade, e irá ter um impacto incrível em várias indústrias.

A nova J750 da Stratasys é um fenomenal avanço no que toca à impressão 3D. Até agora, as impressoras estavam limitadas em termos de materiais, já que apenas conseguiam imprimir partes num material de cada vez, para montar posteriormente. Com a J750, um objecto complexo com várias cores e materiais pode ser produzida em poucas horas.

Esta impressora consegue misturar até seis materiais em concentrações e microestruturas específicas no tabuleiro de montagem, sem precisar de trocar cartuchos, tendo assim a possibilidade de imprimir em centenas de milhar de cores, transparências e durezas. Qualquer combinação de materiais e seus compósitos pode ser criada, desde materiais rígidos a flexíveis, até transparentes ou opacos. Pode misturar materiais rígidos e opacos para imprimir tridimensionalmente em mais de 360.000 cores, adicionar materiais tipo borracha para opacidades e características elásticas, e gamas de cores vivas e subtis, ou incorporar materiais transparentes para variar a opacidade e intensidade da cor.

A precisão é também impressionante. Esta impressora consegue produzir superfícies ultra suaves e minuciosos detalhes em camadas finíssimas - até 0,014mm -, construir em tamanhos até 490 x 390 x 200 mm com uma exactidão de 20-85 mícron para peças menores que 50 mm, e até 200 mícron para modelos de tamanho grande (apenas em materiais rígidos). Conta ainda com uma resolução de 600 dpi nos eixos X e Y, e 1800 dpi no eixo Z.

O software PolyJet Studio providenciado pela Stratasys, e direcionado à J750, permite uma selecção simples das especificações de cada peça. A interface intuitiva faz com que seja muito mais simples escolher materiais, optimizar a construção e gerir filas de impressão. Inclui ainda a capacidade de adicionar cores e gradientes, poupando tempo durante a preparação de construção, e ainda mapeamento automático de mais de 360.000 cores, para criar modelos fotorrealistas.

Esta impressora foi criada com o propósito de acelerar o processo de prototipagem. Com a J750, um protótipo pode ser impresso em poucas horas, sem precisar de montagem ou pintura, permitindo assim aos designers e engenheiros tocarem e sentirem mais rápido que nunca as suas criações, acelerando a validação e apresentação da peça. Agora, não só os criadores, mas também os clientes podem experienciar o produto final, e dar alterações ou especificações imediatamente, com base no próprio objecto, acelerando ainda mais a entrega final.

A empresa

A Stratasys trabalha em impressão 3D desde 1988, quando Scott Crump inventou a Modelagem por Deposição Fundida (FDM - Fused Deposition Modelling) misturando plástico e cera na sua cozinha. Em 1989, fundou a Stratasys, que em 1994 já inovava, ao introduzir o primeiro termoplástico para impressão tridimensional. Em 2008, a Stratasys lançou a primeira impressora 3D para produção, e em 2014 a primeira com cores e vários materiais.

A empresa com a qual a Stratasys se fundiu em 2012, a Objet, foi fundada em 1998 por antigos empreendedores da indústria gráfica. Em 2007, apresentou a primeira impressora 3D com vários materiais, e em 2012, anunciou a primeira impressora de mesa do mundo com sete materiais.

A Stratasys é pioneira na impressão 3D há mais de 25 anos. Hoje, trabalha nas áreas aeroespacial, automotriz e educação. Fabricantes, designers, criadores, engenheiros, confiam na Stratasys para produzir as suas criações e expansão de horizontes. A empresa orgulha-se de ter a melhor combinação de tecnologia, conhecimento profundo da indústria e as mais flexíveis opções de implementação.


Contacts - Contactos:

info@stratasys.com

http://stratasys.com/

7665 Commerce Way, Eden Prairie, MN 55344 - USA
Phone: +1 952-937-3000

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?

  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...

  • scribit1

    Home & Design

    Set 28, 2018

    SCRIBIT

    O seu espaço ao seu gosto

    Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies...


  • the7virtues1

    Science & Nature

    Set 24, 2018

    The 7 Virtues

    Fragrâncias exóticas e humanitárias

    As palavras "sustentabilidade" e "comércio justo" são frequentemente discutidas nos últimos tempos, principalmente na área de alimentos e agricultura. Mas...

  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...


  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    The New Suez Canal

    Since 1869, the Suez Canal, connecting the Mediterranean and the Red Seas, has been the main route to link Asia and Europe. Today, with the increase in marine traffic and trade, the Suez Canal is preparing for a new step forward, with...

  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    SOL, an Angolan story of success in African banking

    Banco SOL is a private Angolan bank, with 14 years of activity, based in Luanda, the capital of the Republic of Angola, in southwest Africa, with an extensive shore to the Atlantic Ocean. SOL, "sun" in English, has 167 branches and agencies...

  • Award-of-Excellence,-6th-International-Fiber-Art-Biennale,-2010,-China

    Home & Design

    Jun 1, 2016

    THE LIVING TREASURE OF PERU

    Legends, rituals, stories, myths, symbols, totem animals, iconography of ancestral cultures, absorbed and represented in the form of contemporary visual arts. Tapestries, replenished by generous vivid colour palettes and mysterious plots...