Culture & Art

Fev 29, 2016

Uma Escola Para a Vida

No mundo globalizado em que vivemos, o ensino bilingue e o networking são indispensáveis na educação e formação académicas desde tenra idade. A Your VIP Partner dá-lhe a conhecer Le Rosey, uma escola internacional suíça que aposta nestas vertentes a par de um ensino de excelência.

<

Em Le Rosey, situada em Rolle, na Suíça, o dia dos alunos começa às 7:00h da mahã, altura em que se preparam, fazem a cama e tomam o pequeno-almoço. As aulas começam às 8:00h e vão até ao 12:20h, pelo caminho há uma pausa para tomarem um chocolate, tal como exige o clima suíço. À segunda-feira, às 12:00h há uma reunião geral, um período de diálogo, reflexão e de troca de ideias. As aulas recomeçam às 13:30h e terminam às 15:30h. Diariamente, a partir das 16:00h, os alunos têm acesso a actividades diversificadas, sendo o desporto e as artes obrigatórios. É um momento dedicado a potenciar o talento, enraizar valores e a desenvolver as capacidades sociais individuais e em conjunto, promovendo a união dos alunos. O jantar é servido às 19:30h e obedece a normas rígidas. A roupa é formal, os lugares são marcados por um guardanapo pessoal, e são eles que servem as refeições. Os professores jantam com os alunos que têm de se levantar sempre que um adulto chega ao refeitório, e não podem abandonar a refeição sem autorização. A partir das 20:00h dedicam-se aos trabalhos de casa e a actividades sociais e culturais. A hora de dormir é entre as 21:00h e as 23:30h, dependendo da idade de cada aluno. De salientar que durante o período de Inverno, as aulas decorrem no campus de uma pequena vila suíça, em Gstaad, onde os horários e as aulas são ajustados à prática de desportos de Inverno, como o esqui.

Os Benefícios do Ensino Bilingue

O inglês é um idioma mundial, mas o mundo é também multipolar e multilingue, pelo que uma educação internacional não se cinge a frequentar uma English, British or American- speaking school. Le Rosey, a escola mais cara do mundo, fundada em 1880 por Paul Carnal, mantém elevados padrões de ensino ao longo de cinco gerações, sempre na linha da frente da inovação e da pedagogia através de um equilíbrio educacional único no mundo. Com capacidade para 420 alunos oriundos de 60 países, a admissão é efectuada com base no sistema de quotas garantindo que nenhum país representa mais de 10% de estudantes. Os alunos escolhem uma língua principal de estudo, inglês ou francês, mas aprendem outras línguas, e frequentam pelo menos uma disciplina noutro idioma, logo que tenham adquirido os conhecimentos básicos. Há quem opte pelo programa de estudos nas duas línguas principais em simultâneo, obtendo assim o Diploma Bilingue de Rosey. Este contexto permite que se fale até de um programa de estudos trilingue em vez de bilingue apenas.

Esta escola defende que o estudo bilingue permite desenvolver capacidades linguísticas adicionais nas crianças e jovens, estimula o desenvolvimento cognitivo, expõe os alunos a duas línguas com importância global, proporciona o contacto com duas formas de ensino, estudo, outras culturas e de relacionamento com os outros, facilitando a inserção profissional e cultural em qualquer país, no futuro. Fuad II, último rei do Egipto, Jimmy Choo, famoso designer, Julian Casablancas, músico e membro da banda The Strokes, Michael Kadoorie, bilionário hoteleiro de Hong Kong, são alguns dos nomes formados em Le Rosey.

Cientes de que o saber não ocupa lugar na formação de futuros líderes, a escola apostou num programa de modernização que culminou em 2014 na construção do Paul and Henri Carnal Hall, um espaço de design singular que junta a cultura, arte e comunicação. Aqui, os alunos mostram e desenvolvem o talento individual, mas recebem também performances de teatro, música, musicais, conferências, etc. Lá actuaram a Royal Philarmonic Orchestra, Hélène Grimaud ou Paul Meyer, entre outros. Têm uma orquestra, 16 estúdios e salas para jazz, rock e percussão, arte visual, escultura, fotografia, trabalho em vidro, têxtil, Impressão 3D, o Black Box Theatre e aulas de culinária. A escola incentiva ainda a prática desportiva (futebol, golfe, hipismo, expedições), viagens humanitárias e culturais, assim como a participação em campos de férias.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.

  • germans-ermics-salone-del-mobile-2017-milan-design-week-furniture-glass-chairs-_dezeen_hero-a

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    CORES TRIDIMENSIONAIS

    Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

    ...

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...


  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.


  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 

  • Real-Liga-Naval-Espanhola

    Culture & Art

    Mai 31, 2018

    HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

    Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

    ...


  • Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Constantly Surprising

    Pandora designs, manufactures and markets hand-finished and modern jewelry made from genuine metals at affordable prices. Pandora jewelry is sold in more than 90 countries on six continents through approximately 9,600 points...

  • Gold-mines

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    MINAS DE OURO ENFRENTAM NOVOS DESAFIOS

    Apesar da joalharia ser uma das principais indústrias consumidoras do minério de ouro, o consumo deste cresceu significativamente nas últimas décadas graças ao aumento do número de aparelhos electrónicos e das novas tecnologias...

  • gorillaz_stylo_figurama

    Culture & Art

    Fev 1, 2017

    UM ANO QUE PROMETE

    O ano que findou vai ficar marcado pelo desaparecimento de importantes figuras do panorama musical mundial: David Bowie, Prince, Leonard Cohen e George Michael são os nomes mais sonantes. Mas também ficará para a História mundial...