Culture & Art

Fev 29, 2016

Uma Escola Para a Vida

No mundo globalizado em que vivemos, o ensino bilingue e o networking são indispensáveis na educação e formação académicas desde tenra idade. A Your VIP Partner dá-lhe a conhecer Le Rosey, uma escola internacional suíça que aposta nestas vertentes a par de um ensino de excelência.

<

Em Le Rosey, situada em Rolle, na Suíça, o dia dos alunos começa às 7:00h da mahã, altura em que se preparam, fazem a cama e tomam o pequeno-almoço. As aulas começam às 8:00h e vão até ao 12:20h, pelo caminho há uma pausa para tomarem um chocolate, tal como exige o clima suíço. À segunda-feira, às 12:00h há uma reunião geral, um período de diálogo, reflexão e de troca de ideias. As aulas recomeçam às 13:30h e terminam às 15:30h. Diariamente, a partir das 16:00h, os alunos têm acesso a actividades diversificadas, sendo o desporto e as artes obrigatórios. É um momento dedicado a potenciar o talento, enraizar valores e a desenvolver as capacidades sociais individuais e em conjunto, promovendo a união dos alunos. O jantar é servido às 19:30h e obedece a normas rígidas. A roupa é formal, os lugares são marcados por um guardanapo pessoal, e são eles que servem as refeições. Os professores jantam com os alunos que têm de se levantar sempre que um adulto chega ao refeitório, e não podem abandonar a refeição sem autorização. A partir das 20:00h dedicam-se aos trabalhos de casa e a actividades sociais e culturais. A hora de dormir é entre as 21:00h e as 23:30h, dependendo da idade de cada aluno. De salientar que durante o período de Inverno, as aulas decorrem no campus de uma pequena vila suíça, em Gstaad, onde os horários e as aulas são ajustados à prática de desportos de Inverno, como o esqui.

Os Benefícios do Ensino Bilingue

O inglês é um idioma mundial, mas o mundo é também multipolar e multilingue, pelo que uma educação internacional não se cinge a frequentar uma English, British or American- speaking school. Le Rosey, a escola mais cara do mundo, fundada em 1880 por Paul Carnal, mantém elevados padrões de ensino ao longo de cinco gerações, sempre na linha da frente da inovação e da pedagogia através de um equilíbrio educacional único no mundo. Com capacidade para 420 alunos oriundos de 60 países, a admissão é efectuada com base no sistema de quotas garantindo que nenhum país representa mais de 10% de estudantes. Os alunos escolhem uma língua principal de estudo, inglês ou francês, mas aprendem outras línguas, e frequentam pelo menos uma disciplina noutro idioma, logo que tenham adquirido os conhecimentos básicos. Há quem opte pelo programa de estudos nas duas línguas principais em simultâneo, obtendo assim o Diploma Bilingue de Rosey. Este contexto permite que se fale até de um programa de estudos trilingue em vez de bilingue apenas.

Esta escola defende que o estudo bilingue permite desenvolver capacidades linguísticas adicionais nas crianças e jovens, estimula o desenvolvimento cognitivo, expõe os alunos a duas línguas com importância global, proporciona o contacto com duas formas de ensino, estudo, outras culturas e de relacionamento com os outros, facilitando a inserção profissional e cultural em qualquer país, no futuro. Fuad II, último rei do Egipto, Jimmy Choo, famoso designer, Julian Casablancas, músico e membro da banda The Strokes, Michael Kadoorie, bilionário hoteleiro de Hong Kong, são alguns dos nomes formados em Le Rosey.

Cientes de que o saber não ocupa lugar na formação de futuros líderes, a escola apostou num programa de modernização que culminou em 2014 na construção do Paul and Henri Carnal Hall, um espaço de design singular que junta a cultura, arte e comunicação. Aqui, os alunos mostram e desenvolvem o talento individual, mas recebem também performances de teatro, música, musicais, conferências, etc. Lá actuaram a Royal Philarmonic Orchestra, Hélène Grimaud ou Paul Meyer, entre outros. Têm uma orquestra, 16 estúdios e salas para jazz, rock e percussão, arte visual, escultura, fotografia, trabalho em vidro, têxtil, Impressão 3D, o Black Box Theatre e aulas de culinária. A escola incentiva ainda a prática desportiva (futebol, golfe, hipismo, expedições), viagens humanitárias e culturais, assim como a participação em campos de férias.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...


  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.

  • _slc114_33093997

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

    Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América...


  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Young Millionaires

    Young millionaires are rising around the world. New opportunities made possible from the aftermath of the digital revolution open new markets to new ideas and business concepts, wich let imaginative and innovative people do what they...

  • 1

    Technology

    Jun 1, 2015

    Faster aerobatics

    Slick Aircraft manufactures aerobatic airplanes, designed to excell every owner expectations, either flying for fun, competition or simply enjoying the freedom of the open skies.

  • 1

    Technology

    Jun 1, 2015

    Future tech

    Remotely operated control towers

    It's a fact that small airports don't have many flights, because they don't have a adequate control tower system, and they don't have a adequate tower because these facilities don't have many flights.

    Well,...