Culture & Art

Fev 1, 2017

UM ANO QUE PROMETE

O ano que findou vai ficar marcado pelo desaparecimento de importantes figuras do panorama musical mundial: David Bowie, Prince, Leonard Cohen e George Michael são os nomes mais sonantes. Mas também ficará para a História mundial a atribuição de um Nobel de Literatura ao músico norte-americano Bob Dylan.

<

Já o ano que decorre promete ficar marcado por novidades da indústria musical mundial. Algumas das mais importantes bandas da actualidade têm já agendados lançamentos de novos trabalhos e, alguns deles, já são aguardados há muito. Eis o que já se sabe.

Sete anos depois do quarto álbum, eis que a banda virtual Gorillaz, volta à cena musical, com um novo álbum a lançar durante o ano de 2017. Data concreta de lançamento deste quinto álbum de originais, ainda não há. A banda, contudo, deu a conhecer um tema de intervenção política, poucos dias antes da tomada de posse do novo presidente dos Estados Unidos (Hallelujah Money), onde contava com a participação de outro músico norte americano, Benjamin Clementine. Quanto ao novo disco, já se sabe que vai contar com algumas colaborações como Snoop Dog e De La Soul.

Os canadianos Arcade Fire também voltam às prateleiras das discotecas. Will Butler, líder da banda, já fez saber que, a primavera será a época mais provável para um novo ataque aos Tops mundiais de discos mais vendidos. Ainda não está confirmado se a mais recente faixa "I Give You Power", que conta com a participação de Mavis Staples, fará parte do alinhamento do novo disco.

Os britânicos Arctic Monkeys celebram 15 anos em 2017. E não podia haver melhor prenda para os fãs do que o anúncio de um novo disco para o meio do ano. A banda nunca tinha estado mais de dois anos sem apresentar novos trabalhos, mas o quinto disco da banda "AM" já data de 2013. É importante ficar atento para as novidades do quarteto de Sheffield.

A neozelandesa Lorde tinha apenas 17 anos quando lançou o seu primeiro disco de originais: Pure Heroine, 2013. O sucesso de "Royals", não passou despercebido e valeu-lhe dois Grammys em 2014. Sobre o seu segundo disco, a cantora já afirmou que "terá as melhores letras que já escreveu", e também que pode ser lançado já amanhã ou daqui a uns meses. O mais provável é que venha a ser lançado na primavera de 2017.

Também da Dinamarca vêm notícias dos The National. O líder da banda Matt Berninger afirmou, em entrevista à Rolling Stone, que o próximo disco será o mais negro que já fizeram. Na mesma entrevista, o músico referiu que a temática será sobre casamentos que falham e que as letras estão a ser escritas por ele e pela sua mulher. E apressou-se a dizer que "o nosso casamento vai muito bem", para não haver mal-entendidos.

Sopram ainda os ventos do norte da Europa que nos trazem notícias do sucessor de Songs of Innocence, de 2014, dos irlandeses U2. Já se sabe que se vai chamar Songs of Experience e que o quarteto compôs mais de 50 canções. Pelo meio, ainda houve algumas atribulações, com a perda de um portátil de Bono, onde estariam algumas das músicas ainda em fase de composição. Espera-se que seja lançado no início do ano, mas este é sempre um conceito muito vago.

Já há quem pense que os veteranos Fleetwood Mac (a banda foi formada em 1967) já arrumaram as guitarras. Mas 14 anos depois do seu último disco, aguarda-se com bastante expectativa a volta da banda de Mick Fleetwood, Stevie Nicks e John McVie. Deveria ter ficado pronto no Natal de 2016 mas alguns detalhes da produção adiaram o lançamento para 2017.

A banda Grunge norte americana, de Chris Cornell e Kim Thayil, Soundgarden, também estará de volta em 2017, embora mais para o final do ano. Por enquanto a banda encontra-se ainda em estúdio, mas Kim Thayil já disse à revista Wrif que algumas letras já estão escritas e musicadas. No final de 2016 foi lançada a edição comemorativa do 25º aniversário do álbum Badmotorfinger.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.


  • 1968

    Culture & Art

    Jun 28, 2015

    Toys are fun

    Famosa Toys is one of the biggest toymakers in the world, manufacturing 14 brands with different product lines. From classical dolls to modern motorized toys, the spanish group wants to evolve constantly and innovate everyday.

  • cecina

    Food & Beverage

    Abr 1, 2016

    Um Sabor Secular

    Se nunca ouviu falar da Cecina de León, é altura de todos a conhecerem. É carne de vaca seca e fumada, do quadril do bovino, com o exterior de um tom marrom tostado acastanhado escuro. Por dentro, é de cor marron cereja, que se...

  • Japanese cooking knives

    Home & Design

    Nov 30, 2015

    Tradição de finos cortes

    Os ferreiros japoneses tornaram-se conhecidos no mundo pela excelência da sua arte ao forjarem armas para exércitos e especialmente para os samurais. A Katana, espada samurai de referência, tornou-se o símbolo da arte necessária...