Culture & Art

Fev 1, 2017

UM ANO QUE PROMETE

O ano que findou vai ficar marcado pelo desaparecimento de importantes figuras do panorama musical mundial: David Bowie, Prince, Leonard Cohen e George Michael são os nomes mais sonantes. Mas também ficará para a História mundial a atribuição de um Nobel de Literatura ao músico norte-americano Bob Dylan.

<

Já o ano que decorre promete ficar marcado por novidades da indústria musical mundial. Algumas das mais importantes bandas da actualidade têm já agendados lançamentos de novos trabalhos e, alguns deles, já são aguardados há muito. Eis o que já se sabe.

Sete anos depois do quarto álbum, eis que a banda virtual Gorillaz, volta à cena musical, com um novo álbum a lançar durante o ano de 2017. Data concreta de lançamento deste quinto álbum de originais, ainda não há. A banda, contudo, deu a conhecer um tema de intervenção política, poucos dias antes da tomada de posse do novo presidente dos Estados Unidos (Hallelujah Money), onde contava com a participação de outro músico norte americano, Benjamin Clementine. Quanto ao novo disco, já se sabe que vai contar com algumas colaborações como Snoop Dog e De La Soul.

Os canadianos Arcade Fire também voltam às prateleiras das discotecas. Will Butler, líder da banda, já fez saber que, a primavera será a época mais provável para um novo ataque aos Tops mundiais de discos mais vendidos. Ainda não está confirmado se a mais recente faixa "I Give You Power", que conta com a participação de Mavis Staples, fará parte do alinhamento do novo disco.

Os britânicos Arctic Monkeys celebram 15 anos em 2017. E não podia haver melhor prenda para os fãs do que o anúncio de um novo disco para o meio do ano. A banda nunca tinha estado mais de dois anos sem apresentar novos trabalhos, mas o quinto disco da banda "AM" já data de 2013. É importante ficar atento para as novidades do quarteto de Sheffield.

A neozelandesa Lorde tinha apenas 17 anos quando lançou o seu primeiro disco de originais: Pure Heroine, 2013. O sucesso de "Royals", não passou despercebido e valeu-lhe dois Grammys em 2014. Sobre o seu segundo disco, a cantora já afirmou que "terá as melhores letras que já escreveu", e também que pode ser lançado já amanhã ou daqui a uns meses. O mais provável é que venha a ser lançado na primavera de 2017.

Também da Dinamarca vêm notícias dos The National. O líder da banda Matt Berninger afirmou, em entrevista à Rolling Stone, que o próximo disco será o mais negro que já fizeram. Na mesma entrevista, o músico referiu que a temática será sobre casamentos que falham e que as letras estão a ser escritas por ele e pela sua mulher. E apressou-se a dizer que "o nosso casamento vai muito bem", para não haver mal-entendidos.

Sopram ainda os ventos do norte da Europa que nos trazem notícias do sucessor de Songs of Innocence, de 2014, dos irlandeses U2. Já se sabe que se vai chamar Songs of Experience e que o quarteto compôs mais de 50 canções. Pelo meio, ainda houve algumas atribulações, com a perda de um portátil de Bono, onde estariam algumas das músicas ainda em fase de composição. Espera-se que seja lançado no início do ano, mas este é sempre um conceito muito vago.

Já há quem pense que os veteranos Fleetwood Mac (a banda foi formada em 1967) já arrumaram as guitarras. Mas 14 anos depois do seu último disco, aguarda-se com bastante expectativa a volta da banda de Mick Fleetwood, Stevie Nicks e John McVie. Deveria ter ficado pronto no Natal de 2016 mas alguns detalhes da produção adiaram o lançamento para 2017.

A banda Grunge norte americana, de Chris Cornell e Kim Thayil, Soundgarden, também estará de volta em 2017, embora mais para o final do ano. Por enquanto a banda encontra-se ainda em estúdio, mas Kim Thayil já disse à revista Wrif que algumas letras já estão escritas e musicadas. No final de 2016 foi lançada a edição comemorativa do 25º aniversário do álbum Badmotorfinger.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.


  • 4897642457_ef0740e0eb_b

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    NATURALMENTE INDUSTRIAL

    A vida não é fácil para os arquitectos e designers de interiores que gostam de usar materiais naturais na cobertura de grandes superfícies. Muitas vezes, a escolha certa, é o pior pesadelo quando procuram um fornecedor fiável...

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...


  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    NOVOS PARÂMETROS DA INDÚSTRIA MEDIÁTICA

    Com o mote: "Afirmar o Jornalismo", o Cinema de São Jorge, um dos mais prestigiados e antigos de Portugal (a abertura data de Fevereiro de 1950), recebeu o "4º...

  • 2

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Investing in Singapore

    New businesses looking for opportunities should know that Singapore stands firmly on a solid foundation built out of trust, knowledge, being connected and life; compelling attributes that come together to form a conducive environment...

  • Energy producing roads

    Technology

    Dez 31, 2015

    Estradas Que Produzem Energia

    Estradas que produzem energia? Porque não? O conceito está provada, e os próximos anos irão testemunhar um aumento neste tipo de projectos urbanos. A Holanda construiu um protótipo de uma ciclovia de 70 metros, e os resultados,...