Lifestyle & Travel

Fev 1, 2017

UM RETIRO SERENO EM XANGAI

Em Xangai¸ China, existe um espaço que promove o contacto com a Natureza, a "The Tea House", e tem a assinatura do conceituado Atelier Deshaus. Um retiro ímpar, onde convivem harmoniosamente o passado e a modernidade.

Um roteiro turístico por Xangai, na República Popular da China, deverá incluir a passagem por uma casa de chá, pois só assim se poderá contactar na plenitude com a cultura local. Há espaços com história, mas também os há mais modernos. A "The Tea House" é o sítio indicado para degustar um chá e meditar em perfeita sintonia com a "mãe Natureza".

Os arquitectos Liu Yichun e Chen Yifeng, do Atelier Deshaus, assinam o projecto da "The Tea House". Luz e vegetação funcionaram como ponto de partida para a construção de um espaço marcadamente tranquilo que tem como figura central uma árvore paulownia. Os arquitectos respeitaram, assim, a natureza e criaram em função do jardim exterior. «Este quintal funciona como uma sala ao ar livre complementar à "The Tea House"», explicaram os arquitectos. «E o espesso tronco da paulownia, com quase 90 centímetros de diâmetro, é também um actor vivo no espaço», acrescentaram.

A "The Tea House" localiza-se junto dos escritórios de uma marca de moda, aos quais é possível aceder através de escadas. A entrada para o jardim faz-se por um acesso na extremidade oposta à casa de chá que está no canto noroeste, pelo que é preciso percorrer pedras aparentemente irregulares que foram estrategicamente dispostas para mostrar que ali reina a serenidade e a natureza.

O espaço da "The Tea House" é em formato L e destaca-se pela fluidez entre interior e exterior. Foi construído recorrendo a uma estrutura de aço com colunas e vigas que possibilitam um ambiente claro e transparente. A luz foi muito valorizada e invade todo o edifício devido a amplas janelas envidraçadas. A "The Tea House" é iluminada, por luz natural que lhe dá vida e a torna mais ampla.

Tomar chá no interior desta casa é sentir-se em perfeito contacto com uma paisagem rica. O mobiliário interno é em madeira, num tom que se mistura, na perfeição, com acabamentos pretos de portas e janelas, assim como com o tecto pintado de branco. Se o objectivo for degustar o chá no exterior, é possível sentar-se num banco que, suspenso, parece pairar sobre o solo.

O Atelier Deshaus foi fundado em 2001, em Xangai, por Liu Yichun. Os trabalhos que tem desenvolvido têm-lhe valido diversas distinções internacionais. Dos anteriores projectos destaque, por exemplo, para o "Long Museum West Bund", situado na margem do rio Huangpu, e para a "Spiral Art Gallery", localizada em Jiading, nos arredores de Xangai.


Contactos * Atelier Deshaus * www.deshaus.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.

  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...


  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.


  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Feeding all animals is a important mission

    From cattle feed to specialized food used by performance animals, Versele-Laga has a developed a wide range of animal and pet nutrition that answers the needs of breeders and competitors.

  • burj-al-arab-royal-two-bedroom-suite-01-hero-copiar

    Lifestyle & Travel

    Out 1, 2016

    MIMAR O CLIENTE É UMA ORDEM NO DUBAI

    Construído numa ilha artificial, com uma vista privilegiada sobre o Golfo Árabe, sumptuosamente decorado, e capaz de lhe oferecer mordomias só imagináveis em sonhos, tais como suites em ouro e mármore, assim é o hotel Burj Al...

  • 1

    Business & Industry

    Mai 1, 2015

    Shipbuilbing extreme

    VARD is one of the major global designers and shipbuilders of offshore and specialized vessels used in the offshore oil and gas exploration and production and oil services industries. Headquartered in Norway and with 10,000 employees,...