Lifestyle & Travel

Fev 1, 2017

UM RETIRO SERENO EM XANGAI

Em Xangai¸ China, existe um espaço que promove o contacto com a Natureza, a "The Tea House", e tem a assinatura do conceituado Atelier Deshaus. Um retiro ímpar, onde convivem harmoniosamente o passado e a modernidade.

<

Um roteiro turístico por Xangai, na República Popular da China, deverá incluir a passagem por uma casa de chá, pois só assim se poderá contactar na plenitude com a cultura local. Há espaços com história, mas também os há mais modernos. A "The Tea House" é o sítio indicado para degustar um chá e meditar em perfeita sintonia com a "mãe Natureza".

Os arquitectos Liu Yichun e Chen Yifeng, do Atelier Deshaus, assinam o projecto da "The Tea House". Luz e vegetação funcionaram como ponto de partida para a construção de um espaço marcadamente tranquilo que tem como figura central uma árvore paulownia. Os arquitectos respeitaram, assim, a natureza e criaram em função do jardim exterior. «Este quintal funciona como uma sala ao ar livre complementar à "The Tea House"», explicaram os arquitectos. «E o espesso tronco da paulownia, com quase 90 centímetros de diâmetro, é também um actor vivo no espaço», acrescentaram.

A "The Tea House" localiza-se junto dos escritórios de uma marca de moda, aos quais é possível aceder através de escadas. A entrada para o jardim faz-se por um acesso na extremidade oposta à casa de chá que está no canto noroeste, pelo que é preciso percorrer pedras aparentemente irregulares que foram estrategicamente dispostas para mostrar que ali reina a serenidade e a natureza.

O espaço da "The Tea House" é em formato L e destaca-se pela fluidez entre interior e exterior. Foi construído recorrendo a uma estrutura de aço com colunas e vigas que possibilitam um ambiente claro e transparente. A luz foi muito valorizada e invade todo o edifício devido a amplas janelas envidraçadas. A "The Tea House" é iluminada, por luz natural que lhe dá vida e a torna mais ampla.

Tomar chá no interior desta casa é sentir-se em perfeito contacto com uma paisagem rica. O mobiliário interno é em madeira, num tom que se mistura, na perfeição, com acabamentos pretos de portas e janelas, assim como com o tecto pintado de branco. Se o objectivo for degustar o chá no exterior, é possível sentar-se num banco que, suspenso, parece pairar sobre o solo.

O Atelier Deshaus foi fundado em 2001, em Xangai, por Liu Yichun. Os trabalhos que tem desenvolvido têm-lhe valido diversas distinções internacionais. Dos anteriores projectos destaque, por exemplo, para o "Long Museum West Bund", situado na margem do rio Huangpu, e para a "Spiral Art Gallery", localizada em Jiading, nos arredores de Xangai.


Contactos * Atelier Deshaus * www.deshaus.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...


  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...

  • cientista2

    Research & Education

    Set 21, 2018

    LUTA CONTRA O CANCRO

    Cientistas portugueses na Vanguarda

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


    ...

  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...


  • Sweden Yachts

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2015

    Sailing in luxury

    It all started in 1976 with a yacht (Sverige) that was built for America's Cup. Since then, Sweden Yachts has developed into being one of the world's leading producers of luxurious, high quality sailing yachts, helping customers to find...

  • 1. Locomotion-Kleuster-Food Bike And Derivatives

    Mecanica e Locomoção

    Fev 1, 2018

    "FOOD BIKE" E DERIVADOS

    Na última década a indústria das food trucks tornou-se numa presença vibrante em praticamente todas as capitais do mundo. Há uma tentativa de inovação cada vez maior no formato das carrinhas e caravanas normalmente utilizadas...

  • Business & Industry

    Abr 1, 2015

    Laundry solutions from Spain

    Girbau S.A. is a family company that has established itself as one of the main international groups in the manufacture of equipment for all types of laundries, regardless of size or activity sector.