Lifestyle & Travel

Fev 1, 2017

UM RETIRO SERENO EM XANGAI

Em Xangai¸ China, existe um espaço que promove o contacto com a Natureza, a "The Tea House", e tem a assinatura do conceituado Atelier Deshaus. Um retiro ímpar, onde convivem harmoniosamente o passado e a modernidade.

<

Um roteiro turístico por Xangai, na República Popular da China, deverá incluir a passagem por uma casa de chá, pois só assim se poderá contactar na plenitude com a cultura local. Há espaços com história, mas também os há mais modernos. A "The Tea House" é o sítio indicado para degustar um chá e meditar em perfeita sintonia com a "mãe Natureza".

Os arquitectos Liu Yichun e Chen Yifeng, do Atelier Deshaus, assinam o projecto da "The Tea House". Luz e vegetação funcionaram como ponto de partida para a construção de um espaço marcadamente tranquilo que tem como figura central uma árvore paulownia. Os arquitectos respeitaram, assim, a natureza e criaram em função do jardim exterior. «Este quintal funciona como uma sala ao ar livre complementar à "The Tea House"», explicaram os arquitectos. «E o espesso tronco da paulownia, com quase 90 centímetros de diâmetro, é também um actor vivo no espaço», acrescentaram.

A "The Tea House" localiza-se junto dos escritórios de uma marca de moda, aos quais é possível aceder através de escadas. A entrada para o jardim faz-se por um acesso na extremidade oposta à casa de chá que está no canto noroeste, pelo que é preciso percorrer pedras aparentemente irregulares que foram estrategicamente dispostas para mostrar que ali reina a serenidade e a natureza.

O espaço da "The Tea House" é em formato L e destaca-se pela fluidez entre interior e exterior. Foi construído recorrendo a uma estrutura de aço com colunas e vigas que possibilitam um ambiente claro e transparente. A luz foi muito valorizada e invade todo o edifício devido a amplas janelas envidraçadas. A "The Tea House" é iluminada, por luz natural que lhe dá vida e a torna mais ampla.

Tomar chá no interior desta casa é sentir-se em perfeito contacto com uma paisagem rica. O mobiliário interno é em madeira, num tom que se mistura, na perfeição, com acabamentos pretos de portas e janelas, assim como com o tecto pintado de branco. Se o objectivo for degustar o chá no exterior, é possível sentar-se num banco que, suspenso, parece pairar sobre o solo.

O Atelier Deshaus foi fundado em 2001, em Xangai, por Liu Yichun. Os trabalhos que tem desenvolvido têm-lhe valido diversas distinções internacionais. Dos anteriores projectos destaque, por exemplo, para o "Long Museum West Bund", situado na margem do rio Huangpu, e para a "Spiral Art Gallery", localizada em Jiading, nos arredores de Xangai.


Contactos * Atelier Deshaus * www.deshaus.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 4

    Technology

    Out 31, 2018

    ECRÃS FLEXÍVEIS ROYOLE

    "Muitas vezes é o caso de avanços tecnológicos, que são de alguma forma interessantes, mas depois passam muito tempo na fase de protótipo. Os detalhes costumam ser complicados, mas a Royole mostrou algumas telas flexíveis...

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?

  • RedClay003

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

    Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos...


  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...


  • Luxury & Fashion

    Abr 1, 2015

    Brazilian Beauty

    "Boticário" (apothecary) is what pharmacists used to be called, and that was the name Miguel Krigsner chose for his new compounding pharmacy, which opened its doors on 22 March 1977 in the centre of the city of Curitiba, Paraná, Brazil. 

    ...

  • The experience of Banco Sol

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    A Experiência do Banco Sol no Lançamento do Microcredito para Desenvolver Angola

    O Microcrédito é um instrumento financeiro que estimula o desenvolvimento, pois permite o acesso de pessoas pobres, com escassos recursos e sem activos que possam servir de garantias aceder a empréstimos de pequenos montantes que...

  • 1

    Technology

    Jul 1, 2015

    WonderCube is wonderful

    We all carry smartphones with us. It's a essencial part of our modern daily life. But smartphones and other devices don't usually have a long lasting battery. At least, not as long lasting as we'd like. We often carry around a large...