Luxury & Fashion

Jan 31, 2016

Amor por Vestidos

A 24 de Março de 2002, Elie Saab acordou, literalmente, famoso. A sua noite importante foi de entrega de Oscars em Los Angeles. Para aparecer na passadeira vermelha, a actriz Halle Berry escolheu o vestido de um designer libanês desconhecido. Aquela noite também foi triunfante para ela. Tornou-se a primeira actriz afro-americana a receber a estatueta pelo seu desempenho como actriz principal. Subiu ao palco para receber o prémio envergando um vestido acanhado: uma saia luxuriante e um top decorado com flores bordadas.

<

Este momento foi crucial para a vida do designer, e o seu vestido entrou para a História como um dos mais provocantes e sexy de todas as cerimónias de Oscars.

O futuro rei da moda libanesa nasceu a 4 de Julho de 1964, num subúrbio de Beirute, no seio de uma grande família de comerciantes de madeira. Saab é autodidacta. A sua paixão por criar vestidos de senhora vem desde a infância – as suas irmãs serviam como modelos, o jovem costurava vestidos a partir de toalhas de mesa e cortinas, as gavetas da sua mãe eram frequentemente tomadas de assalto à procura de rendas e botões. Os padrões eram feitos a partir de jornais. O primeiro vestido que costurou foi um listado azul e branco, para uma das irmãs. A família aprovou esta sua paixão, considerando que Eli se tornaria um excelente alfaiate. Ambos os pais se orgulhavam do filho – no Líbano a profissão de alfaiate é exclusiva de homens e uma actividade muito respeitável. As irmãs de Eli mostravam os seus vestidos aos amigos e estavam também orgulhosas do irmão.

Algum tempo mais tarde, o jovem costureiro começou a sentir que o conservadorismo das tradições orientais limitava a sua liberdade criativa. Em 1981 mudou-se para Paris na esperança de expandir o seu talento e conhecimento na capital da moda. Cedo se apercebeu que este caminho era demasiado lento e, em menos de um ano, regressou à sua terra-natal. Alí abriu um pequeno atelier, contratou alguns assistentes e começou a dominar a sua profissão.

Após alguns meses, a 6 de Junho de 1982, eclodiu uma guerra civil no Líbano. Em que vestidos podia agora pensar? Paradoxalmente, a desordem no país não influenciaram a necessidade das pessoas amarem e iniciarem as suas famílias. As mulheres, cansadas da guerra, desejavam beleza. Eli empregava o seu talento na criação desta beleza, dando às pessoas alegria e esperança num futuro melhor. O designer libanês começou a costurar vestidos de noiva e de noite. Foi nesta altura que os seus traços característicos primeiro se notaram – a fusão entre as tradições orientais e ocidentais. O próprio criador diz que o segredo do seu sucesso está em, ao criar os vestidos, saber exactamente o quanto mostrar e o quanto tapar.

O primeiro desfile de uma colecção Elie Saab aconteceu em 1992 no Casino du Liban, em Beirute. Encantado com os vestidos femininos e românticos da colecção, o público chamou-lhe o "jovem génio" – na altura tinha acabado de completar 18 anos. As mulheres com posses queriam os seus vestidos, e entre estas contavam-se membros de famílias reais. Nas suas colecções, Elie Saab usou os materiais mais caros, gemas preciosas, rendas de rara beleza e bordados manuais.

Nos anos 1990 era conhecido em toda a Europa. Em 2000 o criador libanês abriu o primeiro salão em Paris. Em Maio de 2003 a Elie Saab Fashion House aderiu à Chambre Syndicale de la Haute Couture. No mesmo ano, o governo libanês  atribuiu-lhe o título de Cavaleiro da Ordem Nacional da República, pela sua contribuição para a indústria da moda libanesa. Em 2005 e 2007 Saab abriu as primeiras boutiques em Beirute e nos Campos Elíseos, em Paris. Agora conta com mais de 60 lojas. As suas boutiques e salões de exposição podem ser encontrados em Beirute, Paris, Milão e outras cidades. Tem escritórios de representação no Reino unido, EUA, Rússia e Hong Kong.

Os princípios do trababalho de Elie Saab são os seguintes: design simples, materiais sofisticados, rendas e bordados dispendiosos, acabamentos complexos, e uma qualidade absoluta. As aplicações florais são, provavelmente, o seu elemento favorito. Em cada colecção do costureiro podem encontrar-se vestidos salpicados com flores pouco comuns, feitas da melhor seda, renda e organza. A Rainha da Jordânia, Rânia, estava deslumbrante num vestido de Elie Saab, durante a sua coroação. Entre os seus clientes encontram-se celebridades como Aishwarya Rai, Anna Kendrick, Christina Aguilera, Catherine Zeta-Jones, Angelina Jolie, Celine Dion, entre muitas outras. Por ano, Elie Saab vende entre 400 a 800 vestidos de alta-costura e os preços variam entre USD$35.000 e USD$2,4 milhões.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...

  • gal_01

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    VISTA PACÍFICA

    San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que...

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...


  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...


  • 1. Culture-National Gallery-Accessible Art

    Culture & Art

    Fev 1, 2018

    ARTE ACESSÍVEL

    Não há nada mais elegante e atractivo que quadros originais de pintura a óleo sobre tela, quer seja nos corredores ou na sala lá de casa, ou para tornar mais aprazíveis os escritórios de qualquer empresa, tanto para os empregados...

  • 1. Quantino-48-Volt-Low-Voltage-High-Resistence

    Mecanica e Locomoção

    Nov 1, 2017

    BAIXA VOLTAGEM, ALTA RESISTÊNCIA

    Mil quilómetros a uma velocidade média de 120 km/h, em pouco mais de oito horas, num veículo eléctrico. Se a proposta parece interessante, aqui apenas esperamos uma resposta na linha: "pára de sonhar, rapaz, e deixa os impossíveis...

  • 1

    Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Perfect stitches

    The Industrial sewing machines have been in active use for manufacturing not only apparel such as clothing and underwear but also bags, shoes, car seats and sofa, among other items we use every day.