Luxury & Fashion

Jan 31, 2016

Amor por Vestidos

A 24 de Março de 2002, Elie Saab acordou, literalmente, famoso. A sua noite importante foi de entrega de Oscars em Los Angeles. Para aparecer na passadeira vermelha, a actriz Halle Berry escolheu o vestido de um designer libanês desconhecido. Aquela noite também foi triunfante para ela. Tornou-se a primeira actriz afro-americana a receber a estatueta pelo seu desempenho como actriz principal. Subiu ao palco para receber o prémio envergando um vestido acanhado: uma saia luxuriante e um top decorado com flores bordadas.

<

Este momento foi crucial para a vida do designer, e o seu vestido entrou para a História como um dos mais provocantes e sexy de todas as cerimónias de Oscars.

O futuro rei da moda libanesa nasceu a 4 de Julho de 1964, num subúrbio de Beirute, no seio de uma grande família de comerciantes de madeira. Saab é autodidacta. A sua paixão por criar vestidos de senhora vem desde a infância – as suas irmãs serviam como modelos, o jovem costurava vestidos a partir de toalhas de mesa e cortinas, as gavetas da sua mãe eram frequentemente tomadas de assalto à procura de rendas e botões. Os padrões eram feitos a partir de jornais. O primeiro vestido que costurou foi um listado azul e branco, para uma das irmãs. A família aprovou esta sua paixão, considerando que Eli se tornaria um excelente alfaiate. Ambos os pais se orgulhavam do filho – no Líbano a profissão de alfaiate é exclusiva de homens e uma actividade muito respeitável. As irmãs de Eli mostravam os seus vestidos aos amigos e estavam também orgulhosas do irmão.

Algum tempo mais tarde, o jovem costureiro começou a sentir que o conservadorismo das tradições orientais limitava a sua liberdade criativa. Em 1981 mudou-se para Paris na esperança de expandir o seu talento e conhecimento na capital da moda. Cedo se apercebeu que este caminho era demasiado lento e, em menos de um ano, regressou à sua terra-natal. Alí abriu um pequeno atelier, contratou alguns assistentes e começou a dominar a sua profissão.

Após alguns meses, a 6 de Junho de 1982, eclodiu uma guerra civil no Líbano. Em que vestidos podia agora pensar? Paradoxalmente, a desordem no país não influenciaram a necessidade das pessoas amarem e iniciarem as suas famílias. As mulheres, cansadas da guerra, desejavam beleza. Eli empregava o seu talento na criação desta beleza, dando às pessoas alegria e esperança num futuro melhor. O designer libanês começou a costurar vestidos de noiva e de noite. Foi nesta altura que os seus traços característicos primeiro se notaram – a fusão entre as tradições orientais e ocidentais. O próprio criador diz que o segredo do seu sucesso está em, ao criar os vestidos, saber exactamente o quanto mostrar e o quanto tapar.

O primeiro desfile de uma colecção Elie Saab aconteceu em 1992 no Casino du Liban, em Beirute. Encantado com os vestidos femininos e românticos da colecção, o público chamou-lhe o "jovem génio" – na altura tinha acabado de completar 18 anos. As mulheres com posses queriam os seus vestidos, e entre estas contavam-se membros de famílias reais. Nas suas colecções, Elie Saab usou os materiais mais caros, gemas preciosas, rendas de rara beleza e bordados manuais.

Nos anos 1990 era conhecido em toda a Europa. Em 2000 o criador libanês abriu o primeiro salão em Paris. Em Maio de 2003 a Elie Saab Fashion House aderiu à Chambre Syndicale de la Haute Couture. No mesmo ano, o governo libanês  atribuiu-lhe o título de Cavaleiro da Ordem Nacional da República, pela sua contribuição para a indústria da moda libanesa. Em 2005 e 2007 Saab abriu as primeiras boutiques em Beirute e nos Campos Elíseos, em Paris. Agora conta com mais de 60 lojas. As suas boutiques e salões de exposição podem ser encontrados em Beirute, Paris, Milão e outras cidades. Tem escritórios de representação no Reino unido, EUA, Rússia e Hong Kong.

Os princípios do trababalho de Elie Saab são os seguintes: design simples, materiais sofisticados, rendas e bordados dispendiosos, acabamentos complexos, e uma qualidade absoluta. As aplicações florais são, provavelmente, o seu elemento favorito. Em cada colecção do costureiro podem encontrar-se vestidos salpicados com flores pouco comuns, feitas da melhor seda, renda e organza. A Rainha da Jordânia, Rânia, estava deslumbrante num vestido de Elie Saab, durante a sua coroação. Entre os seus clientes encontram-se celebridades como Aishwarya Rai, Anna Kendrick, Christina Aguilera, Catherine Zeta-Jones, Angelina Jolie, Celine Dion, entre muitas outras. Por ano, Elie Saab vende entre 400 a 800 vestidos de alta-costura e os preços variam entre USD$35.000 e USD$2,4 milhões.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...


  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...


  • 1

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2015

    The Pearl of Siberia

    Lake Baikal, the world's oldest and deepest freshwater lake, curves for nearly 400 miles through south-eastern Siberia, north of the Mongolian border.

    It lies in a cleft where Asia is literally splitting apart, the beginnings of...

  • Production Line

    Luxury & Fashion

    Dez 1, 2014

    Always look your best

    BIELITA and VITEX are two Belarussian partner companies that work for a common goal. This biggest Belarussian cosmetics producer is an example of a successful business operating for over 20 years at Belarussian and global market.

  • Devon-Tread-1-Unthinkable-And-Unforgettable-1

    Technology

    Jan 1, 2018

    IMPENSÁVEL E IMPERDÍVEL

    Com um mostrador único desenhado para se poder observar todo o mecanismo por dentro do relógio, o Tread 1 permite uma rápida e precisa resposta à pergunta "que horas são?".