Luxury & Fashion

Jan 31, 2016

Amor por Vestidos

A 24 de Março de 2002, Elie Saab acordou, literalmente, famoso. A sua noite importante foi de entrega de Oscars em Los Angeles. Para aparecer na passadeira vermelha, a actriz Halle Berry escolheu o vestido de um designer libanês desconhecido. Aquela noite também foi triunfante para ela. Tornou-se a primeira actriz afro-americana a receber a estatueta pelo seu desempenho como actriz principal. Subiu ao palco para receber o prémio envergando um vestido acanhado: uma saia luxuriante e um top decorado com flores bordadas.

Este momento foi crucial para a vida do designer, e o seu vestido entrou para a História como um dos mais provocantes e sexy de todas as cerimónias de Oscars.

O futuro rei da moda libanesa nasceu a 4 de Julho de 1964, num subúrbio de Beirute, no seio de uma grande família de comerciantes de madeira. Saab é autodidacta. A sua paixão por criar vestidos de senhora vem desde a infância – as suas irmãs serviam como modelos, o jovem costurava vestidos a partir de toalhas de mesa e cortinas, as gavetas da sua mãe eram frequentemente tomadas de assalto à procura de rendas e botões. Os padrões eram feitos a partir de jornais. O primeiro vestido que costurou foi um listado azul e branco, para uma das irmãs. A família aprovou esta sua paixão, considerando que Eli se tornaria um excelente alfaiate. Ambos os pais se orgulhavam do filho – no Líbano a profissão de alfaiate é exclusiva de homens e uma actividade muito respeitável. As irmãs de Eli mostravam os seus vestidos aos amigos e estavam também orgulhosas do irmão.

Algum tempo mais tarde, o jovem costureiro começou a sentir que o conservadorismo das tradições orientais limitava a sua liberdade criativa. Em 1981 mudou-se para Paris na esperança de expandir o seu talento e conhecimento na capital da moda. Cedo se apercebeu que este caminho era demasiado lento e, em menos de um ano, regressou à sua terra-natal. Alí abriu um pequeno atelier, contratou alguns assistentes e começou a dominar a sua profissão.

Após alguns meses, a 6 de Junho de 1982, eclodiu uma guerra civil no Líbano. Em que vestidos podia agora pensar? Paradoxalmente, a desordem no país não influenciaram a necessidade das pessoas amarem e iniciarem as suas famílias. As mulheres, cansadas da guerra, desejavam beleza. Eli empregava o seu talento na criação desta beleza, dando às pessoas alegria e esperança num futuro melhor. O designer libanês começou a costurar vestidos de noiva e de noite. Foi nesta altura que os seus traços característicos primeiro se notaram – a fusão entre as tradições orientais e ocidentais. O próprio criador diz que o segredo do seu sucesso está em, ao criar os vestidos, saber exactamente o quanto mostrar e o quanto tapar.

O primeiro desfile de uma colecção Elie Saab aconteceu em 1992 no Casino du Liban, em Beirute. Encantado com os vestidos femininos e românticos da colecção, o público chamou-lhe o "jovem génio" – na altura tinha acabado de completar 18 anos. As mulheres com posses queriam os seus vestidos, e entre estas contavam-se membros de famílias reais. Nas suas colecções, Elie Saab usou os materiais mais caros, gemas preciosas, rendas de rara beleza e bordados manuais.

Nos anos 1990 era conhecido em toda a Europa. Em 2000 o criador libanês abriu o primeiro salão em Paris. Em Maio de 2003 a Elie Saab Fashion House aderiu à Chambre Syndicale de la Haute Couture. No mesmo ano, o governo libanês  atribuiu-lhe o título de Cavaleiro da Ordem Nacional da República, pela sua contribuição para a indústria da moda libanesa. Em 2005 e 2007 Saab abriu as primeiras boutiques em Beirute e nos Campos Elíseos, em Paris. Agora conta com mais de 60 lojas. As suas boutiques e salões de exposição podem ser encontrados em Beirute, Paris, Milão e outras cidades. Tem escritórios de representação no Reino unido, EUA, Rússia e Hong Kong.

Os princípios do trababalho de Elie Saab são os seguintes: design simples, materiais sofisticados, rendas e bordados dispendiosos, acabamentos complexos, e uma qualidade absoluta. As aplicações florais são, provavelmente, o seu elemento favorito. Em cada colecção do costureiro podem encontrar-se vestidos salpicados com flores pouco comuns, feitas da melhor seda, renda e organza. A Rainha da Jordânia, Rânia, estava deslumbrante num vestido de Elie Saab, durante a sua coroação. Entre os seus clientes encontram-se celebridades como Aishwarya Rai, Anna Kendrick, Christina Aguilera, Catherine Zeta-Jones, Angelina Jolie, Celine Dion, entre muitas outras. Por ano, Elie Saab vende entre 400 a 800 vestidos de alta-costura e os preços variam entre USD$35.000 e USD$2,4 milhões.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2073dd46294295.584f22e2a1d29

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    REINVENTAR O DOMINÓ

    Todos os jogos têm, de alguma forma, a sua personalidade própria. Alguns jogos têm uma vida curta porque nascem numa certa época ou a partir de uma tecnologia. É o caso dos video-jogos, jogos de arcada ou de computador. Outros,...

  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...


  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...


  • 7estrelas1

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2016

    As "SETE ESTRELAS" DA CHINA

    No coração de Xangai, nas pintorescas margens do Rio Huangpu, ergue-se o exuberante Wanda Reign on the Bund hotel, o primeiro hotel de luxo chinês para a elite que oferece serviços extremamente personalizados e que transcende...

  • Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    Quality First

    Headquartered in heart of Holland, Holland Milk is a global specialised producer, developer and supplier of infant formula powders and related products.

  • 1. Ecomation-OY-Tires-Never-Tired

    Technology

    Nov 1, 2017

    PNEUS NUNCA ACABADOS

    A cada ano, a Finlândia produz mais de 50.000 toneladas de pneus carecas. Parece muito? E se você tentar fazer o exercício para calcular o total, só na Europa? Agora, tenho certeza que isso soa como um filme de terror.