Lifestyle & Travel

Out 1, 2015

Um lago de Esplendor

Lago Como, Lago di Como, Lago Lario, tantos nomes para um só sítio. E um muito bonito, por sinal. Na orla dos Alpes, e quase na Suíça, jaz este majestoso e magnífico lago, que já foi palco de muitos amores, muitas lágrimas e é a inspiração para tantos artistas e compositores.

O lago é distintamente em forma de Y virado ao contrário, estando o ramo Norte sozinho, e é aqui que fica Colico. Nos ramais a Sul, ficam duas outras cidades: no ramal Sudeste, Lecco, e no Sudoeste fica a cidade que dá o nome ao lago, Como. Várias outras vilas ao longo da costa do lago merecem menção, para além de todas a outras pequenas vilas. Há três que se elevam no centro dos três ramos, Bellagio, Menaggio e Lierna. Um serviço triangular de barco opera entre elas, e ferrys e vaporetti (autocarros de água) atravessam o lago à época, tornando mais fácil o acesso a outras principais cidades, como Cernobbio, Tremezzo, e Varenna.

O lago subsiste do Rio Adda que entra a Norte em Colico e desagua a Sul em Lecco. Como destino turístico, o Lago Como tem várias escolhas, desde paisagens a fauna e flora, a spas. Villae sumptuosas, miradouros circundados de roseirais, glicínias e buganvílias dependuradas, o brilho de lanternas a luzir sobre restaurantes ribeirinhos, vela, windsurf e kitesurf aqui são as atracções, e pessoas de todo o mundo, famosos ou não, vêm para viver estas experiências sublimes.

Como

Como guarda a costa Sul do lago. No centro, ruas pedonais calcetadas elegantes mostram o seu caminho que passa pelos parques e cafés. No entanto, nem tudo é um resort: a cidade tem um património industrial, a produção de têxteis, especialmente de seda e do seu comércio.

Bellagio

Bellagio parece sempre perfeitamente adornado, e é por vezes dita a mais bonita cidade na Europa, com buganvílias que enfeitam escadarias e gerânios que florescem em cada janela, ou montée. Ao anoitecer, os clubes noturnos, incluindo o do cais, onde uma orquestra toca serenatas para dançarinos sob as estrelas, convidam-nos a participar da festa.

Há barcos que podem levá-lo daqui para Tremezzo, e ver Villa Carlotta, onde residiu o Conde Sommariva, o pior inimigo italiano de Napoleão.

Cernobbio

A cidade é ainda muito típica, e ainda tem uma atitude bairro, especialmente nas noites de Verão e fins-de-semana, quando a praça está cheia de famílias e casais a passear. O resort lendário de Villa d'Este é motivo suficiente para visitar esta jóia do lago, mas a cidade em si vale a pena um passeio.

Menaggio

Há um campo de golfe de dezoito buracos próximo à cidade, e muito boas caminhadas na área, desde percursos mais fáceis até caminhadas difíceis nas montanhas, bem como oportunidades para a natação, esqui aquático, ciclismo de montanha e equitação. A cidade apresenta-se na linha costeira do Lago, exibindo várias árvores, flores, arquitetura surpreendente e vistas maravilhosas de montanhas e paisagens.

A partir de Menaggio pode-se fazer viagens de barco ao redor do lago, e embarcar em excursões para os jardins e recantos belíssimos espalhados pelas orlas do lago.

Ferries chegam a Menaggio das extremidades Norte e Sul do lago, e atravessam as águas até Varenna e Bellagio, enquanto os autocarros passam para o Lago Lugano e ao longo do lago, tornando mais fácil a visita às atracções de todo o Lago Como.

Varenna

A cidade tem um porto de lago, muito característico, e uma maravilhosa praia de pedra. Mas o encanto de Varenna são as pitorescas ruas pedestres, os restaurantes e bares escondidos, os jardins das Villae, abertos ao público. Subindo desde o lago pelas ruas inclinadas, acaba-se por chegar à praça principal e à estrada ribeirinha do lago.

Varenna é uma antiga povoação, e a lenda conta que foi fundada (ou expandida) por evacuados do século XII da ilha do Lago de Como, a Isola Comacina, fugindo da destruição das suas casas. No Verão, a vila tem um evento comemorativo especial com alimentos locais, uma reencenação histórica com direito a espectáculo de fogo de artifício. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...

  • RedClay003

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

    Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos...

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...


  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...

  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 11, 2018

    Hotéis de sete estrelas

    " Você deve ter notado que qualquer hotel em que você já se tenha hospedado orgulhosamente anuncia sua "classificação por estrelas". A maioria dos hotéis nos Estados Unidos opera num sistema cinco...


  • 06

    Home & Design

    Jan 1, 2017

    NO ESCRITÓIRO COM CONFORTO DE CASA

    Considerados estrelas em ascensão do design europeu, os franceses Bouroullec desenvolveram para a Vitra uma gama de mobiliário que permite sentir o ambiente acolhedor do lar no escritório.

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Never lose your luggage again

    So, you travel a lot and sometimes – more than you'd like – your luggage get's lost in the myriad of conveyor belts and cars that carry it to the airplanes. It's a problem more and more people have to live with. But the solution...

  • 1. Ecomation-OY-Tires-Never-Tired

    Technology

    Nov 1, 2017

    PNEUS NUNCA ACABADOS

    A cada ano, a Finlândia produz mais de 50.000 toneladas de pneus carecas. Parece muito? E se você tentar fazer o exercício para calcular o total, só na Europa? Agora, tenho certeza que isso soa como um filme de terror.