Lifestyle & Travel

Abr 1, 2016

Uma História Que Se Sente

Maurícias é um país que compreende a Ilha Maurícia, a Ilha Rodrigues, e as ilhas periféricas Agaléga, St. Brandon e dois territórios disputados. Focando a atenção na Ilha Maurícia, esta deixa qualquer um boquiaberto ao ver as suas praias, paisagens, diversidade cultural e alegria de vida. Pode-se visitar as aldeias locais, e caminhar pelas montanhas, fazer pesca submarina, praticar deportos aquáticos, aprender os costumes ou descobrir o Património Cultural.

<

Localizada no entroncamento de muitas rotas comerciais, ao longo da costa de Madagáscar, no Oceano Índico, a Ilha Maurícia acumulou uma enorme variedade de heranças culturais, sendo que a mais relevante está, talvez, relacionada com a escravatura. A UNESCO classificou dois locais como Património Mundial, a Paisagem Cultural Le Morne, um "local de resiliência à escravatura", onde se escondiam os escravos que fugiam, protegidos pelas encostas isoladas de densa vegetação, e quase inacessíveis, durante o Séc. XVIII e princípio do Séc. XIX; e o Aapravasi Ghat - "um local simbólico de servidão por dívida", onde jazem as ruínas remanescentes de um albergue de imigração, típico da segunda metade do Séc. XIX e a primeira das colónias britânicas, destinada a receber trabalhadores por dívida, entre 1834 e 1920. Estas classificações tornam a Ilha Maurícia singular, e o único país do Mundo com duas classificações dedicadas a este aspecto da história cultural.

Cultura

As Maurícias terão sido descobertas, primeiro pelos árabes, e mais tarde, pelos portugueses, mas nenhum destes povos se estabeleceu nas Ilhas, deixando-as inabitadas. A República da Holanda colonizou-as em 1638, e nomeou-as em honra do Príncipe Maurício de Nassau, mas acabou por abandonar a colónia em 1710. A Ilha passou para as mãos dos franceses em 1715, que a denominaram Isle de France, e a tornaram numa base importante das rotas comerciais da Europa para o Oriente. Nesta altura, havia uma longa luta pelo poder entre a França e a Inglaterra. Os franceses acabaram por se render, com a condição de os colonos manterem as suas terras e propriedades, o uso da língua francesa e a Lei de França em assuntos criminais e civis. Os Ingleses reverteram então o nome para Mauritius – Maurícias. Em 12 de Março de 1968, o país tornou-se um estado independente, após a implementação de uma nova Constituição, e em 1992, foi integrado na Commonwealth of Nations.

Como resultado de séculos de colonização, a Ilha Maurícia conta com uma enorme diversidade étnica, e a liberdade religiosa é um direito constitucional. Os habitantes têm origens na Índia, África, Europa e China, e segundo a "Statistics Mauritius", o Hinduísmo é a principal religião, seguida pelo Cristianismo, Islão e Budismo. As Maurícias são hoje um país onde as crenças religiosas estão unidas, o que é comprovado até pelo próprio hino nacional: "um povo… uma nação, em paz, justiça e liberdade".

Gastronomia

Esta diversidade reflecte-se não só na cultura, mas também na gastronomia do país. É possível saborear o mundo inteiro nos seus pratos, o povo maurício é aventureiro na cozinha, pelo que consomem comida crioula, chinesa, indiana e árabe. Numa combinação influenciada por diferentes culturas e tradições culinárias, a comida local é deliciosa, pode ir a uma casa de preços fixos, ou a um restaurante especializado. Como exemplos da gastronomia local, temos o "dholl purri", uma panqueca de trigo recheada com "dholl" (lentilhas) e servida com molho de tomate, também chamado molho rougaille; a "farata", uma espécie de panqueca servida com o típico caril de feijão branco em pequenas doses e molho rougaille; o "gâteaux piments", uma comida de rua muito típica, também conhecida como "dal fritters" ou bolinhos picantes; e as "samosas" ou chamuças.

Praias

A Ilha Maurícia é um sítio repelto de coisas maravilhosas e de uma incrível beleza natural. A lagoa morna de água do mar afaga a costa rápida e suavemente, e a areia branca convida qualquer um a relaxar e aproveitar o sol. Todo o Litoral conta histórias do passado e convida-nos para as praias de areia branca. Para o Norte vai quem gosta de desportos aquáticos como windsurf, vela, pesca submarina e parasailing. À noite, os bares, restaurantes e clubes de jazz da moda, rodeados por incomparáveis vistas com o pôr-do-Sol, vibram com a vida. A Oriente encontra-se a selva, a natureza. Abraçam-se as praias brancas em Palmer e Belle Mare, que se estendem ao longo da costa, orlada de um lado pelo verde escuro das casuarinas, e do outro pela lagoa de mar. O quadrante Sudoeste da Ilha caracteriza-se pelos seus penhascos enormes que oferecem oportunidades de fotografia belíssimas ao contornar  a ponta Sul da Ilha. Ali, o mar rebenta das rochas e vai livre e suavemente pela terra adentro, graças às quebras no recife. Na costa Oeste, o sol exibe os seus ocasos aos visitantes. Pode-se fazer pesca submarina neste local que é também adorado por surfistas, que vão para Tamarin, o centro de surf na Ilha Maurícia.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...


  • scribit1

    Home & Design

    Set 28, 2018

    SCRIBIT

    O seu espaço ao seu gosto

    Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.


  • AdobeStock_86784638

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    ÁGUA-DE-COLÓNIA - TODOS OS CHEIROS DO MUNDO

    O mundo não é só pensado, falado, lido ou visto. É sentido, cheirado e ouvido. A nossa relação com as cidades é exemplo disso. Estas possuem identidades que vão sendo construídas tanto no imaginário de quem nunca as viveu...


  • palais-avenue-upholstered-bed-b_2

    Home & Design

    Ago 1, 2016

    QUARTOS LUXUOSOS E OUSADOS AO ESTILO FRANCÊS

    De uma necessidade pessoal, nasceu uma marca que se dedica a criar mobiliário chique, ousado e que transmite, simultaneamente, tranquilidade. A cama é o elemento principal de um quarto marcado pelo boudoir francês.

    ...

  • Yoga-foto

    Sport

    Set 1, 2016

    O YOGA E O LOCAL DE TRABALHO

    Considerado por muitos uma modalidade de elite, a práctica do Ioga tem-se revelado tão benéfica para a saúde física e mental que tem vindo a crescer não só a nível individual, mas também nos locais de trabalho, sendo considerado...

  • Competir-Internacional-Highlight-Over-Portugal-1

    Business & Industry

    Jan 1, 2018

    COLOCAR PORTUGAL EM DESTAQUE

    Fiel ao seu objectivo de colocar Portugal em destaque no mapa mundial da indústria agro-alimentar, a Competir Internacional avança com segurança para mercados, ainda pouco explorados.