Home & Design

Set 1, 2016

GARANTIA DE UM VERDADEIRO BOM DIA

Um indivíduo passa em media oito a dez horas por dia a dormir. Para dormir bem, há que ter em conta a roupa de cama e o tipo de lençóis capazes de lhe proporcionar os melhores sonhos. Se ainda não tinha pensado nisso, experimente lençóis de cama feitos de eucalipto.

A empresa austríaca Lenzing tem vindo a produzir a primeira geração de tecido de madeira, viscose, nos últimos 75 anos, e em 1988, inventou e patenteou outra fibra, liocel de eucalipto, muito conhecida no mundo têxtil como TENCEL®, dando início a um novo capítulo na história das fibras.

Esta fibra é extraída do eucalipto, árvore de crescimento rápido, que consome dióxido de carbono ao longo da sua vida, produzindo oxigénio através da fotossíntese e da água. Este é o conceito principal do tecido TENCEL® feito de eucalipto: a fotossíntese é o único subproduto do processo de fabrico, o que significa literalmente que quanto mais tecido TENCEL® for produzido, mais oxigénio é libertado para a Terra.

O eucalipto cresce em terras inférteis, onde a agricultura não é possível. Os eucaliptais não precisam de irrigação nem de fertilizantes ou pesticidas (ao invés das plantações de algodão), o processo de fabrico do TENCEL consome 20 vezes menos água do que o do algodão. Com a colheita de 6m2 de uma plantação de algodão consegue-se fazer apenas uma T-shirt, enquanto que da mesma área de uma plantação de eucalipto podem ser feitas dez. As fibras TENCEL degradam-se rapidamente no solo, dando assim vida a outras plantas.

Hoje em dia, a TENCEL® não tem análogos, e é considerado um dos melhores materiais para fabricar roupa de cama devido às suas propriedades únicas. A higroscopia do TENCEL é maior, ou seja, tem a capacidade de absorver rapidamente muito mais humidade do que o algodão. Esta qualidade é especialmente importante para lençóis. Para além disso, a sua excelente microestrutura permite uma evaporação quase instantânea da humidade absorvida, prevenindo a presença, nas fibras dos lençóis, fronhas e mantas, de ácaros e de microorganismos que se reproduzem em ambientes húmidos. Uma vez que o eucalipto é uma matéria prima famosa pelas suas propriedades antibacterianas, a fibra deste confere uma protecção perfeita contra bactérias patogénicas.

As peças feitas com este material são muito respiráveis, por isso o oxigénio chega à pele sem obstáculos. No tempo quente, o tecido tem um toque fresco, e quando está frio, mantém o calor corporal.

Os tecidos TENCEL são antiestáticos e não se amachucam. Têm uma textura sedosa, e a sua estrutura permite bordar refinados padrões, que serão bastante resistentes a influências mecânicas e ambientais, mantendo a saturação e vividez das cores.

A Lenzing foi ao ponto de criar uma cama botânica completa, ao integrar componentes TENCEL em todas os aspectos que a compõem: um colchão feito de espuma especial Cellpur de poliuretano, misturado com pó TENCEL, colchas, almofadas e mantas de TENCEL, recheios de TENCEL® FILL, e TENCEL® MICRO, dando assim aos clientes uma experiência de sono excepcional. Um adeus às insónias.

Para além do TENCEL, a Lenzing tem outras três marcas: a Lenzing Modal® que faz extracção de fibras modais de madeira de faia, famosa pela maciez; a Lenzing Viscose® que produz viscose de qualidade premium para os sectores de roupa e higiene; e a Lenzing FR® que faz fibras de faia à prova de fogo.

Os projectos inovadores da empresa são muito ecológicos, bons para a saúde e poupam recursos. Para além de estar presente na Áustria, a empresa tem também departamentos na República Checa, Grã-Bretanha, Estados Unidos da América, Indonésia, China e Índia.


Contacts:
Lenzing Technik GmbH
Werkstraße 2
4860 Lenzing
Österreich

Phone.: +43 (0)7672 701-2202
Fax: +43 (0)7672 96858

http://www.lenzing.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Singapura1

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2016

    GLAMOUR ASIÁTICO

    Se estava a pensar que Singapura é idêntico aos países circundantes, esqueça. Em vez do caos, da pobreza e da desorganização dos países vizinhos, Singapura é um exemplo de cosmopolitismo e de "primeiro mundo". Sendo uma das...

  • Food & Beverage

    Out 1, 2015

    Lacticínios da Irlanda

    Na Irlanda há a tradição no sector dos lacticínios. Entre 1770 e 1925, o mercado de exportação manteiga de Cork, no seu apogeu, era o maior do mundo. O movimento de cooperativas nasceu pela mão de Sir Horace Plunkett, e começou...

  • Sweden Yachts

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2015

    Sailing in luxury

    It all started in 1976 with a yacht (Sverige) that was built for America's Cup. Since then, Sweden Yachts has developed into being one of the world's leading producers of luxurious, high quality sailing yachts, helping customers to find...


  • 01

    Technology

    Fev 1, 2017

    DA NOITE PARA O DIA

    A recente introdução no mercado da lanterna Lumify X9 gerou enorme discussão sobre se esta deveria ser acessível a qualquer cidadão. Construída a partir de tecnologia e materiais militares, esta lanterna é tão poderosa, que...

  • 3

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    Iluminadamente

    Em casa, no trabalho, em espaços públicos, em lazer, viagem ou na educação – a vida moderna, urbana da actualidade é inconcebível sem luz eléctrica.

  • brown-69465

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    EMBALAGEM SEGURA

    No supermercado, loja de conveniência ou centro comercial é frequente encontrar produtos que são entregues ou exibidos em caixas de cartão canelado. Fique a saber mais sobre as matérias-primas usadas na produção, o processo...


  • Depositphotos_96954074_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

    Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.

  • Depositphotos_73488859_xl-2015

    Technology

    Dez 1, 2017

    ÁGUA "COTADA" EM BOLSA?

    Actualmente há uma enorme certeza no Mundo: a água é um bem cada vez mais escasso. Quem o diz são diversos cientistas que concluem que a água não tardará a ser um bem tão ou mais precioso que o petróleo. Por este andar, não...

  • Mahabis-2

    Luxury & Fashion

    Out 1, 2016

    CHINELOS QUE PROMOVEM O BEM-ESTAR

    Comercializados pela mahabis, os chinelos do século XXI têm sola italiana, mas são produzidos em Portugal. Destacam-se no mercado pelo conforto, simplicidade e funcionalidade, e foram concebidos para ser um reflexo da herança global....