Home & Design

Set 1, 2016

GARANTIA DE UM VERDADEIRO BOM DIA

Um indivíduo passa em media oito a dez horas por dia a dormir. Para dormir bem, há que ter em conta a roupa de cama e o tipo de lençóis capazes de lhe proporcionar os melhores sonhos. Se ainda não tinha pensado nisso, experimente lençóis de cama feitos de eucalipto.

A empresa austríaca Lenzing tem vindo a produzir a primeira geração de tecido de madeira, viscose, nos últimos 75 anos, e em 1988, inventou e patenteou outra fibra, liocel de eucalipto, muito conhecida no mundo têxtil como TENCEL®, dando início a um novo capítulo na história das fibras.

Esta fibra é extraída do eucalipto, árvore de crescimento rápido, que consome dióxido de carbono ao longo da sua vida, produzindo oxigénio através da fotossíntese e da água. Este é o conceito principal do tecido TENCEL® feito de eucalipto: a fotossíntese é o único subproduto do processo de fabrico, o que significa literalmente que quanto mais tecido TENCEL® for produzido, mais oxigénio é libertado para a Terra.

O eucalipto cresce em terras inférteis, onde a agricultura não é possível. Os eucaliptais não precisam de irrigação nem de fertilizantes ou pesticidas (ao invés das plantações de algodão), o processo de fabrico do TENCEL consome 20 vezes menos água do que o do algodão. Com a colheita de 6m2 de uma plantação de algodão consegue-se fazer apenas uma T-shirt, enquanto que da mesma área de uma plantação de eucalipto podem ser feitas dez. As fibras TENCEL degradam-se rapidamente no solo, dando assim vida a outras plantas.

Hoje em dia, a TENCEL® não tem análogos, e é considerado um dos melhores materiais para fabricar roupa de cama devido às suas propriedades únicas. A higroscopia do TENCEL é maior, ou seja, tem a capacidade de absorver rapidamente muito mais humidade do que o algodão. Esta qualidade é especialmente importante para lençóis. Para além disso, a sua excelente microestrutura permite uma evaporação quase instantânea da humidade absorvida, prevenindo a presença, nas fibras dos lençóis, fronhas e mantas, de ácaros e de microorganismos que se reproduzem em ambientes húmidos. Uma vez que o eucalipto é uma matéria prima famosa pelas suas propriedades antibacterianas, a fibra deste confere uma protecção perfeita contra bactérias patogénicas.

As peças feitas com este material são muito respiráveis, por isso o oxigénio chega à pele sem obstáculos. No tempo quente, o tecido tem um toque fresco, e quando está frio, mantém o calor corporal.

Os tecidos TENCEL são antiestáticos e não se amachucam. Têm uma textura sedosa, e a sua estrutura permite bordar refinados padrões, que serão bastante resistentes a influências mecânicas e ambientais, mantendo a saturação e vividez das cores.

A Lenzing foi ao ponto de criar uma cama botânica completa, ao integrar componentes TENCEL em todas os aspectos que a compõem: um colchão feito de espuma especial Cellpur de poliuretano, misturado com pó TENCEL, colchas, almofadas e mantas de TENCEL, recheios de TENCEL® FILL, e TENCEL® MICRO, dando assim aos clientes uma experiência de sono excepcional. Um adeus às insónias.

Para além do TENCEL, a Lenzing tem outras três marcas: a Lenzing Modal® que faz extracção de fibras modais de madeira de faia, famosa pela maciez; a Lenzing Viscose® que produz viscose de qualidade premium para os sectores de roupa e higiene; e a Lenzing FR® que faz fibras de faia à prova de fogo.

Os projectos inovadores da empresa são muito ecológicos, bons para a saúde e poupam recursos. Para além de estar presente na Áustria, a empresa tem também departamentos na República Checa, Grã-Bretanha, Estados Unidos da América, Indonésia, China e Índia.


Contacts:
Lenzing Technik GmbH
Werkstraße 2
4860 Lenzing
Österreich

Phone.: +43 (0)7672 701-2202
Fax: +43 (0)7672 96858

http://www.lenzing.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...

  • 4897642457_ef0740e0eb_b

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    NATURALMENTE INDUSTRIAL

    A vida não é fácil para os arquitectos e designers de interiores que gostam de usar materiais naturais na cobertura de grandes superfícies. Muitas vezes, a escolha certa, é o pior pesadelo quando procuram um fornecedor fiável...


  • CN-INSTITUCIONAL-05

    Helthcare & Wellness

    Set 12, 2018

    Cirurgia Estética

    Várias áreas da medicina indicam claramente a grande importância de nos sentirmos bem dentro da nossa pele. E, ao contrário do que acontecia até meados do século XX, não é invulgar, hoje, encontrar pessoas do sexo masculino...

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...

  • ApisCor_febr_03

    Technology

    Mai 1, 2017

    Como se fosse magia

    Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de...


  • 20160316051809493

    Technology

    Abr 1, 2016

    Autocarros vermelhos ficam mais "verdes"

    Os famosos autocarros londrinos de dois pisos, uma imagem de marca da capital britânica, vão ficar mais "verdes". A empresa chinesa BYD introduziu os primeiros cinco veículos da nova frota 100% eléctrica da Metroline, que vai operar...

  • palais-avenue-upholstered-bed-b_2

    Home & Design

    Ago 1, 2016

    QUARTOS LUXUOSOS E OUSADOS AO ESTILO FRANCÊS

    De uma necessidade pessoal, nasceu uma marca que se dedica a criar mobiliário chique, ousado e que transmite, simultaneamente, tranquilidade. A cama é o elemento principal de um quarto marcado pelo boudoir francês.

    ...

  • 540_mlk-new_800_600P

    Business & Industry

    Abr 1, 2016

    A Linha do Leite

    A ordenha é uma das fases mais importantes e sensíveis numa exploração leiteira. É fundamental garantir a saúde dos animais, ao evitar condições de stress, e optimizar a produção e a qualidade do leite.

    O conforto...