Home & Design

Set 1, 2016

GARANTIA DE UM VERDADEIRO BOM DIA

Um indivíduo passa em media oito a dez horas por dia a dormir. Para dormir bem, há que ter em conta a roupa de cama e o tipo de lençóis capazes de lhe proporcionar os melhores sonhos. Se ainda não tinha pensado nisso, experimente lençóis de cama feitos de eucalipto.

<

A empresa austríaca Lenzing tem vindo a produzir a primeira geração de tecido de madeira, viscose, nos últimos 75 anos, e em 1988, inventou e patenteou outra fibra, liocel de eucalipto, muito conhecida no mundo têxtil como TENCEL®, dando início a um novo capítulo na história das fibras.

Esta fibra é extraída do eucalipto, árvore de crescimento rápido, que consome dióxido de carbono ao longo da sua vida, produzindo oxigénio através da fotossíntese e da água. Este é o conceito principal do tecido TENCEL® feito de eucalipto: a fotossíntese é o único subproduto do processo de fabrico, o que significa literalmente que quanto mais tecido TENCEL® for produzido, mais oxigénio é libertado para a Terra.

O eucalipto cresce em terras inférteis, onde a agricultura não é possível. Os eucaliptais não precisam de irrigação nem de fertilizantes ou pesticidas (ao invés das plantações de algodão), o processo de fabrico do TENCEL consome 20 vezes menos água do que o do algodão. Com a colheita de 6m2 de uma plantação de algodão consegue-se fazer apenas uma T-shirt, enquanto que da mesma área de uma plantação de eucalipto podem ser feitas dez. As fibras TENCEL degradam-se rapidamente no solo, dando assim vida a outras plantas.

Hoje em dia, a TENCEL® não tem análogos, e é considerado um dos melhores materiais para fabricar roupa de cama devido às suas propriedades únicas. A higroscopia do TENCEL é maior, ou seja, tem a capacidade de absorver rapidamente muito mais humidade do que o algodão. Esta qualidade é especialmente importante para lençóis. Para além disso, a sua excelente microestrutura permite uma evaporação quase instantânea da humidade absorvida, prevenindo a presença, nas fibras dos lençóis, fronhas e mantas, de ácaros e de microorganismos que se reproduzem em ambientes húmidos. Uma vez que o eucalipto é uma matéria prima famosa pelas suas propriedades antibacterianas, a fibra deste confere uma protecção perfeita contra bactérias patogénicas.

As peças feitas com este material são muito respiráveis, por isso o oxigénio chega à pele sem obstáculos. No tempo quente, o tecido tem um toque fresco, e quando está frio, mantém o calor corporal.

Os tecidos TENCEL são antiestáticos e não se amachucam. Têm uma textura sedosa, e a sua estrutura permite bordar refinados padrões, que serão bastante resistentes a influências mecânicas e ambientais, mantendo a saturação e vividez das cores.

A Lenzing foi ao ponto de criar uma cama botânica completa, ao integrar componentes TENCEL em todas os aspectos que a compõem: um colchão feito de espuma especial Cellpur de poliuretano, misturado com pó TENCEL, colchas, almofadas e mantas de TENCEL, recheios de TENCEL® FILL, e TENCEL® MICRO, dando assim aos clientes uma experiência de sono excepcional. Um adeus às insónias.

Para além do TENCEL, a Lenzing tem outras três marcas: a Lenzing Modal® que faz extracção de fibras modais de madeira de faia, famosa pela maciez; a Lenzing Viscose® que produz viscose de qualidade premium para os sectores de roupa e higiene; e a Lenzing FR® que faz fibras de faia à prova de fogo.

Os projectos inovadores da empresa são muito ecológicos, bons para a saúde e poupam recursos. Para além de estar presente na Áustria, a empresa tem também departamentos na República Checa, Grã-Bretanha, Estados Unidos da América, Indonésia, China e Índia.


Contacts:
Lenzing Technik GmbH
Werkstraße 2
4860 Lenzing
Österreich

Phone.: +43 (0)7672 701-2202
Fax: +43 (0)7672 96858

http://www.lenzing.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...


  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • Viagem marco

    Lifestyle & Travel

    Mar 3, 2018

    AVENTURA SEM TURISMO

    O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura...


  • Leather1

    Business & Industry

    Dez 1, 2016

    ESTILO SUL-AMERICANO

    A história ensina-nos que a primeira exportação de cabedais da Argentina para a Europa, foi efectuada por uma fábrica de curtumes em 1790. Por essa altura, a primeira razão para criar gado era o valor da sua pele, a carne era...

  • African Cement

    Business & Industry

    Dez 31, 2015

    Cimento Africano

    A AfriSam é o fornecedor líder de materiais de construção e soluções técnicas de alta qualidade. Os seus cimentos, betão pronto e argamassas têm vindo a fazer contribuições significativas ao desenvolvimento infraestrutural...

  • 1.-Batec-Mobility-Efficient-Tricycle

    Mecanica e Locomoção

    Nov 1, 2017

    TRICICLO EFICIENTE

    Dez a doze por cento da população mundial (cerca de 900 milhões de pessoas) têm alguma deficiência física. Destas, perto de 70% estão desempregados, devido a problemas de mobilidade e acessibilidade.