Home & Design

Set 1, 2016

GARANTIA DE UM VERDADEIRO BOM DIA

Um indivíduo passa em media oito a dez horas por dia a dormir. Para dormir bem, há que ter em conta a roupa de cama e o tipo de lençóis capazes de lhe proporcionar os melhores sonhos. Se ainda não tinha pensado nisso, experimente lençóis de cama feitos de eucalipto.

<

A empresa austríaca Lenzing tem vindo a produzir a primeira geração de tecido de madeira, viscose, nos últimos 75 anos, e em 1988, inventou e patenteou outra fibra, liocel de eucalipto, muito conhecida no mundo têxtil como TENCEL®, dando início a um novo capítulo na história das fibras.

Esta fibra é extraída do eucalipto, árvore de crescimento rápido, que consome dióxido de carbono ao longo da sua vida, produzindo oxigénio através da fotossíntese e da água. Este é o conceito principal do tecido TENCEL® feito de eucalipto: a fotossíntese é o único subproduto do processo de fabrico, o que significa literalmente que quanto mais tecido TENCEL® for produzido, mais oxigénio é libertado para a Terra.

O eucalipto cresce em terras inférteis, onde a agricultura não é possível. Os eucaliptais não precisam de irrigação nem de fertilizantes ou pesticidas (ao invés das plantações de algodão), o processo de fabrico do TENCEL consome 20 vezes menos água do que o do algodão. Com a colheita de 6m2 de uma plantação de algodão consegue-se fazer apenas uma T-shirt, enquanto que da mesma área de uma plantação de eucalipto podem ser feitas dez. As fibras TENCEL degradam-se rapidamente no solo, dando assim vida a outras plantas.

Hoje em dia, a TENCEL® não tem análogos, e é considerado um dos melhores materiais para fabricar roupa de cama devido às suas propriedades únicas. A higroscopia do TENCEL é maior, ou seja, tem a capacidade de absorver rapidamente muito mais humidade do que o algodão. Esta qualidade é especialmente importante para lençóis. Para além disso, a sua excelente microestrutura permite uma evaporação quase instantânea da humidade absorvida, prevenindo a presença, nas fibras dos lençóis, fronhas e mantas, de ácaros e de microorganismos que se reproduzem em ambientes húmidos. Uma vez que o eucalipto é uma matéria prima famosa pelas suas propriedades antibacterianas, a fibra deste confere uma protecção perfeita contra bactérias patogénicas.

As peças feitas com este material são muito respiráveis, por isso o oxigénio chega à pele sem obstáculos. No tempo quente, o tecido tem um toque fresco, e quando está frio, mantém o calor corporal.

Os tecidos TENCEL são antiestáticos e não se amachucam. Têm uma textura sedosa, e a sua estrutura permite bordar refinados padrões, que serão bastante resistentes a influências mecânicas e ambientais, mantendo a saturação e vividez das cores.

A Lenzing foi ao ponto de criar uma cama botânica completa, ao integrar componentes TENCEL em todas os aspectos que a compõem: um colchão feito de espuma especial Cellpur de poliuretano, misturado com pó TENCEL, colchas, almofadas e mantas de TENCEL, recheios de TENCEL® FILL, e TENCEL® MICRO, dando assim aos clientes uma experiência de sono excepcional. Um adeus às insónias.

Para além do TENCEL, a Lenzing tem outras três marcas: a Lenzing Modal® que faz extracção de fibras modais de madeira de faia, famosa pela maciez; a Lenzing Viscose® que produz viscose de qualidade premium para os sectores de roupa e higiene; e a Lenzing FR® que faz fibras de faia à prova de fogo.

Os projectos inovadores da empresa são muito ecológicos, bons para a saúde e poupam recursos. Para além de estar presente na Áustria, a empresa tem também departamentos na República Checa, Grã-Bretanha, Estados Unidos da América, Indonésia, China e Índia.


Contacts:
Lenzing Technik GmbH
Werkstraße 2
4860 Lenzing
Österreich

Phone.: +43 (0)7672 701-2202
Fax: +43 (0)7672 96858

http://www.lenzing.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 4

    Technology

    Out 31, 2018

    ECRÃS FLEXÍVEIS ROYOLE

    "Muitas vezes é o caso de avanços tecnológicos, que são de alguma forma interessantes, mas depois passam muito tempo na fase de protótipo. Os detalhes costumam ser complicados, mas a Royole mostrou algumas telas flexíveis...

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?

  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...


  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...


  • Competir-Internacional-Highlight-Over-Portugal-1

    Business & Industry

    Jan 1, 2018

    COLOCAR PORTUGAL EM DESTAQUE

    Fiel ao seu objectivo de colocar Portugal em destaque no mapa mundial da indústria agro-alimentar, a Competir Internacional avança com segurança para mercados, ainda pouco explorados.

  • Fertile Uzbekistan

    Food & Beverage

    Fev 29, 2016

    Uzbequistão Fértil

    O Uzbequistão é um país cheio de sol e boas terras. Mantém-se uma cultura onde vegetais, frutas e verduras são obrigatórias à mesa, ou "dastarkhan", o espaço de refeição. Nos rigorosos Invernos, estes frutos e vegetais são...

  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    Escolha fácil

    A separação de produtos é obrigatória nas modernas unidades de processamento de artigos alimentares, tornando mais fácil e rápida a viagem de produtor até ao consumidor. A ASM fabrica alguns dos mais avançados sistemas de escolha...