Home & Design

Set 1, 2016

GARANTIA DE UM VERDADEIRO BOM DIA

Um indivíduo passa em media oito a dez horas por dia a dormir. Para dormir bem, há que ter em conta a roupa de cama e o tipo de lençóis capazes de lhe proporcionar os melhores sonhos. Se ainda não tinha pensado nisso, experimente lençóis de cama feitos de eucalipto.

A empresa austríaca Lenzing tem vindo a produzir a primeira geração de tecido de madeira, viscose, nos últimos 75 anos, e em 1988, inventou e patenteou outra fibra, liocel de eucalipto, muito conhecida no mundo têxtil como TENCEL®, dando início a um novo capítulo na história das fibras.

Esta fibra é extraída do eucalipto, árvore de crescimento rápido, que consome dióxido de carbono ao longo da sua vida, produzindo oxigénio através da fotossíntese e da água. Este é o conceito principal do tecido TENCEL® feito de eucalipto: a fotossíntese é o único subproduto do processo de fabrico, o que significa literalmente que quanto mais tecido TENCEL® for produzido, mais oxigénio é libertado para a Terra.

O eucalipto cresce em terras inférteis, onde a agricultura não é possível. Os eucaliptais não precisam de irrigação nem de fertilizantes ou pesticidas (ao invés das plantações de algodão), o processo de fabrico do TENCEL consome 20 vezes menos água do que o do algodão. Com a colheita de 6m2 de uma plantação de algodão consegue-se fazer apenas uma T-shirt, enquanto que da mesma área de uma plantação de eucalipto podem ser feitas dez. As fibras TENCEL degradam-se rapidamente no solo, dando assim vida a outras plantas.

Hoje em dia, a TENCEL® não tem análogos, e é considerado um dos melhores materiais para fabricar roupa de cama devido às suas propriedades únicas. A higroscopia do TENCEL é maior, ou seja, tem a capacidade de absorver rapidamente muito mais humidade do que o algodão. Esta qualidade é especialmente importante para lençóis. Para além disso, a sua excelente microestrutura permite uma evaporação quase instantânea da humidade absorvida, prevenindo a presença, nas fibras dos lençóis, fronhas e mantas, de ácaros e de microorganismos que se reproduzem em ambientes húmidos. Uma vez que o eucalipto é uma matéria prima famosa pelas suas propriedades antibacterianas, a fibra deste confere uma protecção perfeita contra bactérias patogénicas.

As peças feitas com este material são muito respiráveis, por isso o oxigénio chega à pele sem obstáculos. No tempo quente, o tecido tem um toque fresco, e quando está frio, mantém o calor corporal.

Os tecidos TENCEL são antiestáticos e não se amachucam. Têm uma textura sedosa, e a sua estrutura permite bordar refinados padrões, que serão bastante resistentes a influências mecânicas e ambientais, mantendo a saturação e vividez das cores.

A Lenzing foi ao ponto de criar uma cama botânica completa, ao integrar componentes TENCEL em todas os aspectos que a compõem: um colchão feito de espuma especial Cellpur de poliuretano, misturado com pó TENCEL, colchas, almofadas e mantas de TENCEL, recheios de TENCEL® FILL, e TENCEL® MICRO, dando assim aos clientes uma experiência de sono excepcional. Um adeus às insónias.

Para além do TENCEL, a Lenzing tem outras três marcas: a Lenzing Modal® que faz extracção de fibras modais de madeira de faia, famosa pela maciez; a Lenzing Viscose® que produz viscose de qualidade premium para os sectores de roupa e higiene; e a Lenzing FR® que faz fibras de faia à prova de fogo.

Os projectos inovadores da empresa são muito ecológicos, bons para a saúde e poupam recursos. Para além de estar presente na Áustria, a empresa tem também departamentos na República Checa, Grã-Bretanha, Estados Unidos da América, Indonésia, China e Índia.


Contacts:
Lenzing Technik GmbH
Werkstraße 2
4860 Lenzing
Österreich

Phone.: +43 (0)7672 701-2202
Fax: +43 (0)7672 96858

http://www.lenzing.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Indonesia

    Business & Industry

    Out 1, 2016

    INDONÉSIA NO RANKING DO BANCO MUNDIAL "DOING BUSINESS"

    No Sudeste da Ásia, entre o Índico e o Pacífico e entre a Malásia e a Papua Nova Guiné, fica a Indonésia, um país que de grande dimensão, ocupando o 15º lugar a nível mundial, com 260 milhões de habitantes espalhados por...

  • CyberSport1

    Culture & Art

    Nov 1, 2016

    JOGOS ONLINE COM A CYBER SPORTS LEAGUE

    Independentemente do sítio em que se reside, jogadores de várias nacionalidades podem encontrar-se na plataforma da Cyber Sports League e disputar, por exemplo, um jogo de futebol.

  • Jaime-Spaniol

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    PAÍS DO CARNAVAL E DOS JOGOS OLÍMPICOS ATRAI CAPITAL

    A beleza e riqueza natural que caracterizam o Brasil, das inúmeras praias, à Floresta Amazónica, e a multiculturalidade que compõe os seus habitantes, faz com que, apesar das dificuldades e críticas enfrentadas nos últimos anos,...


  • AllPhotos - anna sholtz (10)

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2016

    A INSPIRAR FEMINILIDADE

    Desde há muito tempo que, em muitas culturas, mulheres roliças eram sinónimo de saúde. Actualmente, embora os dois aspectos não estejam necessariamente relacionados, a tendência é valorizar a beleza natural e mulheres com formas...

  • AllPhotos-RobinsonLesBains (2)

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2016

    ESCOLHA DE CAVALHEIRO

    O Verão finalmente chegou, e com ele os dias quentes, que pedem um mergulho refrescante. Mas trás também o desejo de ver o pôr-do-sol ao sabor de uma bebida fresca, enquanto se espera pela noite quente. A "Robinson les Bains"...

  • nano-technology-1480553

    Technology

    Jul 1, 2016

    O FUTURO DOS NANOROBOTS

    Os nanorobots parecem algum tipo de criaturas fantásticas descritas nas páginas dos livros de ficção científica, no entanto, estão "na moda" nos laboratórios de nanotecnologia em todo o mundo.


  • 01

    Food & Beverage

    Jan 1, 2017

    AMIGO PARA TODAS AS OCASIÕES

    É um dos ingredientes mais queridos da culinária portuguesa e, contudo, é pescado nos mares do Atlântico Norte. O pequeno país da Península Ibérica, é um dos maiores consumidores mundiais deste peixe, apesar de o seu volume...

  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • Technology

    Set 1, 2015

    Water. Salt. Light.

    Born in the Philippines, this new engineering project was designed as a sustainable lighting source for areas that don't have access to electricity. Instead, populations in these regions use kerosene lamps or candles wich are dangerous...