Helthcare & Wellness

Abr 1, 2017

UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.

<

NUADA está presente nos Estados Unidos da América (EUA), através de um programa de aceleração de startups da Universidade do Texas, denominado UTEN e tem já agendada entrada no mercado Londrino, Inglaterra, para 2017, onde aliás foi convidada a integrar a lista das dez empresas-bandeira da Entiq, uma plataforma de inovação, que vai abrir, também em Londres, este ano.

Tudo porque em 2014 esta startup desenvolveu o protótipo de uma luva que devolve a força à mão, a quem por alguma razão a perdeu, ou que simplesmente o ajuda a pegar em objectos muito pesados, aliviando o peso. A ideia foi a concurso no "Microsoft Imagine Cup", tendo chegado à final. A partir daí, a materialização da ideia aconteceu num ápice.

Assim, as pessoas que sentem dor, falta de força, problemas nos músculos e nas articulações da mão, idosos que já não possam pegar em objetos pesados, conseguem pegar objectos com até 40 quilos de peso, com a mão "relaxada" e sem fazer força.

Esta solução tecnológica, que a empresa define como "segura e leve", utiliza têxteis finos, respiráveis, flexíveis, inteligentes e personalizáveis. O trabalho da NUADA baseia-se, principalmente, «em componentes de baixo consumo energético, criados para lidar com suporte de peso pesado, mantendo a sensibilidade ao toque e uma relação não intrusiva com o corpo», explica Filipe Quinaz, responsável pelo protótipo.

Ainda de acordo com o empreendedor, «uma das utilizações principais desta luva destina-se à área médica, sendo um produto orientado para pessoas idosas, ou para quem tenha artrite, e/ou para pacientes que tenham tido, por exemplo, um acidente vascular cerebral (AVC)».

O sistema da luva permite igualmente um acompanhamento holístico da função da mão, em tempo real, e os planos de tratamento subsequentes que agilizam a maneira como os dados dos pacientes são «recolhidos, consultados e partilhados pelos profissionais de saúde», acrescentou.

Actividades exigentes desenvolvidas por trabalhadores em linhas de montagem ou na construção civil, são também sectores de aposta, dado que a luva permite aumentar o conforto, a segurança e a produtividade desses profissionais. É aliás este mercado que a NUADA conta conquistar com mais facilidade dado que o processo de certificação é mais simples, e porque a compra e venda do produto é maior e mais ágil.

Uma ideia vencedora e muito útil que partiu de uma necessidade do próprio empreendedor. Quando fraturou a mão, Filipe Quinaz ficou muito limitado a nível muscular e, mesmo após o osso estar recuperado, foi longo o caminho até recuperar por completo a funcionalidade do membro.  Sendo estudante de Biomedicina, foi nessa altura que percebeu que «uma simples diminuição da força da mão, tem consequências muito graves» e, com o auxílio de dois professores, decidiu criar o protótipo da luva.

A seguir ao "Microsoft Imagine Cup" e com o protótipo já patenteado, participou no StartupBraga e criou formalmente a empresa. O produto foi desenvolvido com parceiros portugueses, estando, neste último ano, a realizar testes que permitem a industrialização. Entre os parceiros encontram-se elementos das áreas das engenharias Informática, Mecânica, Eletromecânica e Bioengenharia e um profissional da Indústria, integrados no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), Portugal. O Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) do Porto, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), de Braga, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), a Universidade da Beira Interior, a Microsoft e a StartupBraga são outras das entidades envolvidas num projecto que vai certamente mudar a vida de muitas pessoas e até a produtividade de empresas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo


  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...

  • RedClay003

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

    Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos...


  • 540_mlk-new_800_600P

    Business & Industry

    Abr 1, 2016

    A Linha do Leite

    A ordenha é uma das fases mais importantes e sensíveis numa exploração leiteira. É fundamental garantir a saúde dos animais, ao evitar condições de stress, e optimizar a produção e a qualidade do leite.

    O conforto...

  • 1. Research-Graphene-New Functions, New Horizons

    Research & Education

    Fev 1, 2018

    NOVAS FUNÇÕES, NOVOS HORIZONTES

    Já escrevemos, sobre esse material milagroso emergente chamado grafeno nas páginas desta revista. Este já provou ser o mais incrível de todas as novas descobertas e materiais da ciência. E parece que ainda nem começámos a entender...

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Never lose your luggage again

    So, you travel a lot and sometimes – more than you'd like – your luggage get's lost in the myriad of conveyor belts and cars that carry it to the airplanes. It's a problem more and more people have to live with. But the solution...