Helthcare & Wellness

Abr 1, 2017

UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.

<

NUADA está presente nos Estados Unidos da América (EUA), através de um programa de aceleração de startups da Universidade do Texas, denominado UTEN e tem já agendada entrada no mercado Londrino, Inglaterra, para 2017, onde aliás foi convidada a integrar a lista das dez empresas-bandeira da Entiq, uma plataforma de inovação, que vai abrir, também em Londres, este ano.

Tudo porque em 2014 esta startup desenvolveu o protótipo de uma luva que devolve a força à mão, a quem por alguma razão a perdeu, ou que simplesmente o ajuda a pegar em objectos muito pesados, aliviando o peso. A ideia foi a concurso no "Microsoft Imagine Cup", tendo chegado à final. A partir daí, a materialização da ideia aconteceu num ápice.

Assim, as pessoas que sentem dor, falta de força, problemas nos músculos e nas articulações da mão, idosos que já não possam pegar em objetos pesados, conseguem pegar objectos com até 40 quilos de peso, com a mão "relaxada" e sem fazer força.

Esta solução tecnológica, que a empresa define como "segura e leve", utiliza têxteis finos, respiráveis, flexíveis, inteligentes e personalizáveis. O trabalho da NUADA baseia-se, principalmente, «em componentes de baixo consumo energético, criados para lidar com suporte de peso pesado, mantendo a sensibilidade ao toque e uma relação não intrusiva com o corpo», explica Filipe Quinaz, responsável pelo protótipo.

Ainda de acordo com o empreendedor, «uma das utilizações principais desta luva destina-se à área médica, sendo um produto orientado para pessoas idosas, ou para quem tenha artrite, e/ou para pacientes que tenham tido, por exemplo, um acidente vascular cerebral (AVC)».

O sistema da luva permite igualmente um acompanhamento holístico da função da mão, em tempo real, e os planos de tratamento subsequentes que agilizam a maneira como os dados dos pacientes são «recolhidos, consultados e partilhados pelos profissionais de saúde», acrescentou.

Actividades exigentes desenvolvidas por trabalhadores em linhas de montagem ou na construção civil, são também sectores de aposta, dado que a luva permite aumentar o conforto, a segurança e a produtividade desses profissionais. É aliás este mercado que a NUADA conta conquistar com mais facilidade dado que o processo de certificação é mais simples, e porque a compra e venda do produto é maior e mais ágil.

Uma ideia vencedora e muito útil que partiu de uma necessidade do próprio empreendedor. Quando fraturou a mão, Filipe Quinaz ficou muito limitado a nível muscular e, mesmo após o osso estar recuperado, foi longo o caminho até recuperar por completo a funcionalidade do membro.  Sendo estudante de Biomedicina, foi nessa altura que percebeu que «uma simples diminuição da força da mão, tem consequências muito graves» e, com o auxílio de dois professores, decidiu criar o protótipo da luva.

A seguir ao "Microsoft Imagine Cup" e com o protótipo já patenteado, participou no StartupBraga e criou formalmente a empresa. O produto foi desenvolvido com parceiros portugueses, estando, neste último ano, a realizar testes que permitem a industrialização. Entre os parceiros encontram-se elementos das áreas das engenharias Informática, Mecânica, Eletromecânica e Bioengenharia e um profissional da Indústria, integrados no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), Portugal. O Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) do Porto, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), de Braga, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), a Universidade da Beira Interior, a Microsoft e a StartupBraga são outras das entidades envolvidas num projecto que vai certamente mudar a vida de muitas pessoas e até a produtividade de empresas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • 1st-Sydney-TonerPave-Street-Sept14-3(1)

    Business & Industry

    Abr 28, 2018

    RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

    O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...


  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...


  • SmartWatch 3

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    More Than Time

    Sony has an established history with smartwatches, but the new SmartWatch 3 is the first to use Google's Android Wear operating system, opening it up to more apps, and a wider audience.

  • 1. Field-and-Flower-The-Butcher-At-Your-Door

    Food & Beverage

    Nov 1, 2017

    UM TALHO À SUA PORTA

    Com o advento dos hipermercados e das grandes cadeias de supermercados, os bairros citadinos funcionam cada vez mais como meros dormitórios e os talhos de rua são uma espécie quase em extinção.

  • 01

    Home & Design

    Fev 1, 2017

    A MELHOR CAMA DO MUNDO

    Diz-se que, pelo menos, um terço das nossas vidas é passado a dormir. O sono é um dos momentos mais importantes da vida porque é durante este que nos libertamos das hormonas que provocam stress e que se dá a regeneração...