Helthcare & Wellness

Abr 1, 2017

UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.

<

NUADA está presente nos Estados Unidos da América (EUA), através de um programa de aceleração de startups da Universidade do Texas, denominado UTEN e tem já agendada entrada no mercado Londrino, Inglaterra, para 2017, onde aliás foi convidada a integrar a lista das dez empresas-bandeira da Entiq, uma plataforma de inovação, que vai abrir, também em Londres, este ano.

Tudo porque em 2014 esta startup desenvolveu o protótipo de uma luva que devolve a força à mão, a quem por alguma razão a perdeu, ou que simplesmente o ajuda a pegar em objectos muito pesados, aliviando o peso. A ideia foi a concurso no "Microsoft Imagine Cup", tendo chegado à final. A partir daí, a materialização da ideia aconteceu num ápice.

Assim, as pessoas que sentem dor, falta de força, problemas nos músculos e nas articulações da mão, idosos que já não possam pegar em objetos pesados, conseguem pegar objectos com até 40 quilos de peso, com a mão "relaxada" e sem fazer força.

Esta solução tecnológica, que a empresa define como "segura e leve", utiliza têxteis finos, respiráveis, flexíveis, inteligentes e personalizáveis. O trabalho da NUADA baseia-se, principalmente, «em componentes de baixo consumo energético, criados para lidar com suporte de peso pesado, mantendo a sensibilidade ao toque e uma relação não intrusiva com o corpo», explica Filipe Quinaz, responsável pelo protótipo.

Ainda de acordo com o empreendedor, «uma das utilizações principais desta luva destina-se à área médica, sendo um produto orientado para pessoas idosas, ou para quem tenha artrite, e/ou para pacientes que tenham tido, por exemplo, um acidente vascular cerebral (AVC)».

O sistema da luva permite igualmente um acompanhamento holístico da função da mão, em tempo real, e os planos de tratamento subsequentes que agilizam a maneira como os dados dos pacientes são «recolhidos, consultados e partilhados pelos profissionais de saúde», acrescentou.

Actividades exigentes desenvolvidas por trabalhadores em linhas de montagem ou na construção civil, são também sectores de aposta, dado que a luva permite aumentar o conforto, a segurança e a produtividade desses profissionais. É aliás este mercado que a NUADA conta conquistar com mais facilidade dado que o processo de certificação é mais simples, e porque a compra e venda do produto é maior e mais ágil.

Uma ideia vencedora e muito útil que partiu de uma necessidade do próprio empreendedor. Quando fraturou a mão, Filipe Quinaz ficou muito limitado a nível muscular e, mesmo após o osso estar recuperado, foi longo o caminho até recuperar por completo a funcionalidade do membro.  Sendo estudante de Biomedicina, foi nessa altura que percebeu que «uma simples diminuição da força da mão, tem consequências muito graves» e, com o auxílio de dois professores, decidiu criar o protótipo da luva.

A seguir ao "Microsoft Imagine Cup" e com o protótipo já patenteado, participou no StartupBraga e criou formalmente a empresa. O produto foi desenvolvido com parceiros portugueses, estando, neste último ano, a realizar testes que permitem a industrialização. Entre os parceiros encontram-se elementos das áreas das engenharias Informática, Mecânica, Eletromecânica e Bioengenharia e um profissional da Indústria, integrados no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), Portugal. O Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) do Porto, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), de Braga, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), a Universidade da Beira Interior, a Microsoft e a StartupBraga são outras das entidades envolvidas num projecto que vai certamente mudar a vida de muitas pessoas e até a produtividade de empresas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • BauhausType

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    A HISTÓRIA DA BAUHAUS - UTOPIA, TEORIA, DESIGN

    Nascida das cinzas da Primeira Guerra Mundial, ainda hoje não se pode contornar a importância que os seus 14 anos de existência trouxeram ao mundo, sob um conceito radical para a época: re-imaginar todos os materiais do mundo...

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.

  • the7virtues1

    Science & Nature

    Set 24, 2018

    The 7 Virtues

    Fragrâncias exóticas e humanitárias

    As palavras "sustentabilidade" e "comércio justo" são frequentemente discutidas nos últimos tempos, principalmente na área de alimentos e agricultura. Mas...


  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa

  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...


  • 1

    Food & Beverage

    Jul 1, 2015

    Better health with better food

    In 1935 the probiotic industry gained a new and active element in the family: YAKULT, the probiotic drink that revolutionized the world of probiotics. Today spread around the world, Yakult helps you keep your health in place.

  • AllPhotosMargaridaCunha (1)

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2016

    RECARREGAR ENERGIAS NA TERCEIRA MELHOR ILHA DO MUNDO

    Temperaturas ideais, montanhas verdejantes, praias de sonho, cultura, ritmos autênticos, experiências inesquecíveis e a vitalidade das suas gentes, assim é a Jamaica. Exótica e sedutora, foi eleita a melhor Ilha das Caraíbas...

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Digital jewelry

    Have you ever thought about that perfect piece you want to wear everyday, but it doesn't fit all your fashion choices? The answer might be just around the corner with Liber8's new digital "Tago Arc" bracelet which is controlled by another...