Food & Beverage

Mar 1, 2017

GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos da América Latina e o primeiro no índice de qualidade de vida e desenvolvimento humano.

<

A delimitação com o Oceano Atlântico e com alguns rios de grande importância não convenceu os uruguaios a introduzir o peixe na sua gastronomia. E, no pequeno país, não há um chef de renome mundial, nem sequer um restaurante a destacar entre os melhores do mundo. Ainda assim, há algumas "parrillas" que não passam despercebidas.

Começemos pelo princípio: o que é uma "parrilla"? Bom, trata-se simplesmente da base com tiras de ferro onde se coloca a carne para assar. É também o nome que os locais dão aos restaurantes onde são servidas as carnes.

Essa é a base mais importante da gastronomia uruguaia, a carne de boi e os seus derivados. É preciso não esquecer que no país existe uma forte tradição gaúcha (como no Brasil), a criação de peças de gado é uma forte componente económica e, também por isso, o corte das carnes é levado como uma arte.

A arte uruguaia do corte da carne inclui várias opções: chorizo e ojo de bife, entrecôte (à francesa), filé mignon ou picanha, tão apreciados no vizinho Brasil.

Mas a estrela da gastronomia uruguaia é, sem dúvida, o "asado de tira". Trata-se de uma parte da costela, cortada de forma a que os ossos ficam muito estreitos e todos do mesmo tamanho. A carne fica a assar na "parrilla" durante 15 minutos de cada lado, atingindo assim o ponto ideal para ser servida. A carne fica num tom rosa, passada uniformemente, macia e suculenta. Esta é uma razão para não pedir a carne mal passada; corre o risco de vir crua ou quase.

Em regra, as porções servidas de carnes assadas são enormes, uma vez que os acompanhamentos são mínimos, resumindo-se a saladas simples, arroz, batata frita e "boniato", que é uma espécie de batata doce, com um tom laranja.

Outro prato típico é o "puchero". É uma mistura de vários ingredientes: linguiça, panceta, chouriços e verduras, tudo cozido durante quatro horas, dentro de num caldo. É, afinal, uma espécie de cozido à espanhola que sabe muito bem no inverno rigoroso daquela zona da América latina.

Para uma refeição mais "leve", encontra em quase todas as esquinas do país, um local onde lhe podem servir "chivito". É uma espécie de sanduíche em que o pão é recheado com carne, queijo, presunto, ovos e maionese. Algumas variações incluem salada e bacon e costuma ser servido com batata frita a acompanhar.

As sobremesas são outra maravilha bem guardada.

O doce de leite é mais encorpado e escuro do que o mais frequentemente encontrado noutros países. Isso deve-se à qualidade do leite (mais gordo do que habitual) com que é confecionado. Este doce tem tal consistência que também pode ser transformado em flan de leite.

O mesmo acontece com a mousse de doce de leite. As diferenças, aliás, estão apenas na forma de confecção e no tempo que o leite leva a ser batido, tornando-se mais espesso conforme é mais batido.

Verdadeiramente típico da América do Sul, é o "alfajor". Trata-se de um doce composto por três camadas de massa feitas com mel, que adquirem uma consistência crocante e macias depois de assadas. As camadas de massa são recheadas com doce de leite e cobertas com chocolate derretido. Podem também ser polvilhadas com açúcar em pó ou mel.

Para acompanhar a sua refeição típica uruguaia, pode optar pelo vinho feito a partir da casta Tannat, cuja produção tem crescido nos últimos anos, bem como a qualidade. A uva é de origem francesa mas foi no Uruguai que "pegou" e se tornou característica. Também encontra vinhos feitos a partir da casta Merlot, contudo, encontrará outras opções de mais qualidade, produzidas noutros países.

A cerveja Norteña, de produção uruguaia, não se encontra com facilidade sendo mais frequente no vizinho Brasil. Caso prefira acompanhar a sua refeição com cerveja, a recomendação vai para a cerveja Patricia, de sabor bem mais leve.

E também pode escolher entre um "clerico" ou uma sangria, ideias para dias de maior calor. O "clerico" é feito com vinho branco tipo Chardonnay, a que se junta diversas frutas doces, como a uva a banana e a pera. A sangria é feita com vinho tinto e frutos mais ácidos como o morango, a maçã, laranja ou limão.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...

  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...


  • 4

    Technology

    Out 31, 2018

    ECRÃS FLEXÍVEIS ROYOLE

    "Muitas vezes é o caso de avanços tecnológicos, que são de alguma forma interessantes, mas depois passam muito tempo na fase de protótipo. Os detalhes costumam ser complicados, mas a Royole mostrou algumas telas flexíveis...

  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...


  • 7estrelas1

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2016

    As "SETE ESTRELAS" DA CHINA

    No coração de Xangai, nas pintorescas margens do Rio Huangpu, ergue-se o exuberante Wanda Reign on the Bund hotel, o primeiro hotel de luxo chinês para a elite que oferece serviços extremamente personalizados e que transcende...

  • _MG_0221

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    Ligando Lisboa ao Mundo

    A funcionar há um ano, a Lisbon Business Connections – LBC é uma plataforma de promoção empresarial da cidade de Lisboa, que tem na figura dos Conectores os principais embaixadores. A importância destes funde-se com a da LBC,...

  • 4

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    You Can Invest in the Business of the Century

    Normally, fuels like gasoline, diesel and other refined products are produced in oil refineries where crude oil is processed and refined. It is unusual to speak about producing such products of other origins. But there are less known...