Food & Beverage

Mar 1, 2017

GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos da América Latina e o primeiro no índice de qualidade de vida e desenvolvimento humano.

A delimitação com o Oceano Atlântico e com alguns rios de grande importância não convenceu os uruguaios a introduzir o peixe na sua gastronomia. E, no pequeno país, não há um chef de renome mundial, nem sequer um restaurante a destacar entre os melhores do mundo. Ainda assim, há algumas "parrillas" que não passam despercebidas.

Começemos pelo princípio: o que é uma "parrilla"? Bom, trata-se simplesmente da base com tiras de ferro onde se coloca a carne para assar. É também o nome que os locais dão aos restaurantes onde são servidas as carnes.

Essa é a base mais importante da gastronomia uruguaia, a carne de boi e os seus derivados. É preciso não esquecer que no país existe uma forte tradição gaúcha (como no Brasil), a criação de peças de gado é uma forte componente económica e, também por isso, o corte das carnes é levado como uma arte.

A arte uruguaia do corte da carne inclui várias opções: chorizo e ojo de bife, entrecôte (à francesa), filé mignon ou picanha, tão apreciados no vizinho Brasil.

Mas a estrela da gastronomia uruguaia é, sem dúvida, o "asado de tira". Trata-se de uma parte da costela, cortada de forma a que os ossos ficam muito estreitos e todos do mesmo tamanho. A carne fica a assar na "parrilla" durante 15 minutos de cada lado, atingindo assim o ponto ideal para ser servida. A carne fica num tom rosa, passada uniformemente, macia e suculenta. Esta é uma razão para não pedir a carne mal passada; corre o risco de vir crua ou quase.

Em regra, as porções servidas de carnes assadas são enormes, uma vez que os acompanhamentos são mínimos, resumindo-se a saladas simples, arroz, batata frita e "boniato", que é uma espécie de batata doce, com um tom laranja.

Outro prato típico é o "puchero". É uma mistura de vários ingredientes: linguiça, panceta, chouriços e verduras, tudo cozido durante quatro horas, dentro de num caldo. É, afinal, uma espécie de cozido à espanhola que sabe muito bem no inverno rigoroso daquela zona da América latina.

Para uma refeição mais "leve", encontra em quase todas as esquinas do país, um local onde lhe podem servir "chivito". É uma espécie de sanduíche em que o pão é recheado com carne, queijo, presunto, ovos e maionese. Algumas variações incluem salada e bacon e costuma ser servido com batata frita a acompanhar.

As sobremesas são outra maravilha bem guardada.

O doce de leite é mais encorpado e escuro do que o mais frequentemente encontrado noutros países. Isso deve-se à qualidade do leite (mais gordo do que habitual) com que é confecionado. Este doce tem tal consistência que também pode ser transformado em flan de leite.

O mesmo acontece com a mousse de doce de leite. As diferenças, aliás, estão apenas na forma de confecção e no tempo que o leite leva a ser batido, tornando-se mais espesso conforme é mais batido.

Verdadeiramente típico da América do Sul, é o "alfajor". Trata-se de um doce composto por três camadas de massa feitas com mel, que adquirem uma consistência crocante e macias depois de assadas. As camadas de massa são recheadas com doce de leite e cobertas com chocolate derretido. Podem também ser polvilhadas com açúcar em pó ou mel.

Para acompanhar a sua refeição típica uruguaia, pode optar pelo vinho feito a partir da casta Tannat, cuja produção tem crescido nos últimos anos, bem como a qualidade. A uva é de origem francesa mas foi no Uruguai que "pegou" e se tornou característica. Também encontra vinhos feitos a partir da casta Merlot, contudo, encontrará outras opções de mais qualidade, produzidas noutros países.

A cerveja Norteña, de produção uruguaia, não se encontra com facilidade sendo mais frequente no vizinho Brasil. Caso prefira acompanhar a sua refeição com cerveja, a recomendação vai para a cerveja Patricia, de sabor bem mais leve.

E também pode escolher entre um "clerico" ou uma sangria, ideias para dias de maior calor. O "clerico" é feito com vinho branco tipo Chardonnay, a que se junta diversas frutas doces, como a uva a banana e a pera. A sangria é feita com vinho tinto e frutos mais ácidos como o morango, a maçã, laranja ou limão.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...

  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...

  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...


  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável

  • Bradley001

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    FUME-O VOCÊ MESMO

    É um facto incontornável que em pleno século XXI os chefs de gastronomia se tornaram nas novas estrelas rock, não há canal que não tenha os seus próprios programas de culinária e/ou promova concursos de culinário aos quais...


  • tumblr_ohf0ayC7Ku1v8wra2o1_1280

    Culture & Art

    Dez 1, 2017

    ADICIONAR ARTE A ARTE

    Como se isso fosse possível... dirão alguns. A verdade é que isso é possível pese embora possa parecer exagerado. Mas essa é a definição quando se tem uma peça de arte que é em si própria um instrumento dedicado a uma arte,...

  • UPS

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Anytime, anywhere

    United Parcel Service, Inc. is a package delivery company, which provides global package delivery and supply chain management services. It offers logistics services to the global market, which include transportation, distribution,...

  • Perfect shaves

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Barbeados perfeitos

    Edwin Jagger é hoje considerada a melhor fabricante europeia de acessórios para barbear. O negócio familiar em Sheffield, Inglaterra, é o coração da empresa que se orgulha dos desenhos e materiais tradicionais e contemporâneos,...