Food & Beverage

Mar 1, 2017

GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos da América Latina e o primeiro no índice de qualidade de vida e desenvolvimento humano.

A delimitação com o Oceano Atlântico e com alguns rios de grande importância não convenceu os uruguaios a introduzir o peixe na sua gastronomia. E, no pequeno país, não há um chef de renome mundial, nem sequer um restaurante a destacar entre os melhores do mundo. Ainda assim, há algumas "parrillas" que não passam despercebidas.

Começemos pelo princípio: o que é uma "parrilla"? Bom, trata-se simplesmente da base com tiras de ferro onde se coloca a carne para assar. É também o nome que os locais dão aos restaurantes onde são servidas as carnes.

Essa é a base mais importante da gastronomia uruguaia, a carne de boi e os seus derivados. É preciso não esquecer que no país existe uma forte tradição gaúcha (como no Brasil), a criação de peças de gado é uma forte componente económica e, também por isso, o corte das carnes é levado como uma arte.

A arte uruguaia do corte da carne inclui várias opções: chorizo e ojo de bife, entrecôte (à francesa), filé mignon ou picanha, tão apreciados no vizinho Brasil.

Mas a estrela da gastronomia uruguaia é, sem dúvida, o "asado de tira". Trata-se de uma parte da costela, cortada de forma a que os ossos ficam muito estreitos e todos do mesmo tamanho. A carne fica a assar na "parrilla" durante 15 minutos de cada lado, atingindo assim o ponto ideal para ser servida. A carne fica num tom rosa, passada uniformemente, macia e suculenta. Esta é uma razão para não pedir a carne mal passada; corre o risco de vir crua ou quase.

Em regra, as porções servidas de carnes assadas são enormes, uma vez que os acompanhamentos são mínimos, resumindo-se a saladas simples, arroz, batata frita e "boniato", que é uma espécie de batata doce, com um tom laranja.

Outro prato típico é o "puchero". É uma mistura de vários ingredientes: linguiça, panceta, chouriços e verduras, tudo cozido durante quatro horas, dentro de num caldo. É, afinal, uma espécie de cozido à espanhola que sabe muito bem no inverno rigoroso daquela zona da América latina.

Para uma refeição mais "leve", encontra em quase todas as esquinas do país, um local onde lhe podem servir "chivito". É uma espécie de sanduíche em que o pão é recheado com carne, queijo, presunto, ovos e maionese. Algumas variações incluem salada e bacon e costuma ser servido com batata frita a acompanhar.

As sobremesas são outra maravilha bem guardada.

O doce de leite é mais encorpado e escuro do que o mais frequentemente encontrado noutros países. Isso deve-se à qualidade do leite (mais gordo do que habitual) com que é confecionado. Este doce tem tal consistência que também pode ser transformado em flan de leite.

O mesmo acontece com a mousse de doce de leite. As diferenças, aliás, estão apenas na forma de confecção e no tempo que o leite leva a ser batido, tornando-se mais espesso conforme é mais batido.

Verdadeiramente típico da América do Sul, é o "alfajor". Trata-se de um doce composto por três camadas de massa feitas com mel, que adquirem uma consistência crocante e macias depois de assadas. As camadas de massa são recheadas com doce de leite e cobertas com chocolate derretido. Podem também ser polvilhadas com açúcar em pó ou mel.

Para acompanhar a sua refeição típica uruguaia, pode optar pelo vinho feito a partir da casta Tannat, cuja produção tem crescido nos últimos anos, bem como a qualidade. A uva é de origem francesa mas foi no Uruguai que "pegou" e se tornou característica. Também encontra vinhos feitos a partir da casta Merlot, contudo, encontrará outras opções de mais qualidade, produzidas noutros países.

A cerveja Norteña, de produção uruguaia, não se encontra com facilidade sendo mais frequente no vizinho Brasil. Caso prefira acompanhar a sua refeição com cerveja, a recomendação vai para a cerveja Patricia, de sabor bem mais leve.

E também pode escolher entre um "clerico" ou uma sangria, ideias para dias de maior calor. O "clerico" é feito com vinho branco tipo Chardonnay, a que se junta diversas frutas doces, como a uva a banana e a pera. A sangria é feita com vinho tinto e frutos mais ácidos como o morango, a maçã, laranja ou limão.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...

  • germans-ermics-salone-del-mobile-2017-milan-design-week-furniture-glass-chairs-_dezeen_hero-a

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    CORES TRIDIMENSIONAIS

    Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

    ...

  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...


  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • mindfullness1

    Lifestyle & Travel

    Set 17, 2018

    Mindfullness

    Uma mantra de vida

    "Viver aqui e agora" é esta a regra do mindfulness. Oriundo da doutrina budista, o mindfulness é uma técnica que pratica a atenção plena e a conexão entre o corpo e a mente consigo, com os...


  • Power Banks

    Technology

    Out 1, 2016

    SEMPRE DISPONÍVEL COM UM POWERBANK

    Nos últimos 25 anos, os telemóveis assumiram um papel de tal forma importante nas nossas vidas que, hoje, existe a necessidade de usá-los a toda a hora. Isto levou ao desenvolvimento de um dispositivo fundamental para satisfazer...

  • Carnival

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    The Best Parties in the World

    Carnival is a worldwide phenomenon, an outburst of tradition and joy that engulfs locals while providing photogenic entertainment for travelers lucky enough to crash the party.

  • GreengageJellycreditChrisTerryweb_1500_900_85

    Food & Beverage

    Abr 1, 2016

    A Rede Social por Excelência

    Imagine o aeroporto de Barajas feito, em grande escala, de gelatina. Agora imagine o que é possível fazer-se com gelatina usando centenas de moldes diferentes. É esse o trabalho que distingue Bompas & Parr, líderes em design...