Food & Beverage

Mar 1, 2017

GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos da América Latina e o primeiro no índice de qualidade de vida e desenvolvimento humano.

<

A delimitação com o Oceano Atlântico e com alguns rios de grande importância não convenceu os uruguaios a introduzir o peixe na sua gastronomia. E, no pequeno país, não há um chef de renome mundial, nem sequer um restaurante a destacar entre os melhores do mundo. Ainda assim, há algumas "parrillas" que não passam despercebidas.

Começemos pelo princípio: o que é uma "parrilla"? Bom, trata-se simplesmente da base com tiras de ferro onde se coloca a carne para assar. É também o nome que os locais dão aos restaurantes onde são servidas as carnes.

Essa é a base mais importante da gastronomia uruguaia, a carne de boi e os seus derivados. É preciso não esquecer que no país existe uma forte tradição gaúcha (como no Brasil), a criação de peças de gado é uma forte componente económica e, também por isso, o corte das carnes é levado como uma arte.

A arte uruguaia do corte da carne inclui várias opções: chorizo e ojo de bife, entrecôte (à francesa), filé mignon ou picanha, tão apreciados no vizinho Brasil.

Mas a estrela da gastronomia uruguaia é, sem dúvida, o "asado de tira". Trata-se de uma parte da costela, cortada de forma a que os ossos ficam muito estreitos e todos do mesmo tamanho. A carne fica a assar na "parrilla" durante 15 minutos de cada lado, atingindo assim o ponto ideal para ser servida. A carne fica num tom rosa, passada uniformemente, macia e suculenta. Esta é uma razão para não pedir a carne mal passada; corre o risco de vir crua ou quase.

Em regra, as porções servidas de carnes assadas são enormes, uma vez que os acompanhamentos são mínimos, resumindo-se a saladas simples, arroz, batata frita e "boniato", que é uma espécie de batata doce, com um tom laranja.

Outro prato típico é o "puchero". É uma mistura de vários ingredientes: linguiça, panceta, chouriços e verduras, tudo cozido durante quatro horas, dentro de num caldo. É, afinal, uma espécie de cozido à espanhola que sabe muito bem no inverno rigoroso daquela zona da América latina.

Para uma refeição mais "leve", encontra em quase todas as esquinas do país, um local onde lhe podem servir "chivito". É uma espécie de sanduíche em que o pão é recheado com carne, queijo, presunto, ovos e maionese. Algumas variações incluem salada e bacon e costuma ser servido com batata frita a acompanhar.

As sobremesas são outra maravilha bem guardada.

O doce de leite é mais encorpado e escuro do que o mais frequentemente encontrado noutros países. Isso deve-se à qualidade do leite (mais gordo do que habitual) com que é confecionado. Este doce tem tal consistência que também pode ser transformado em flan de leite.

O mesmo acontece com a mousse de doce de leite. As diferenças, aliás, estão apenas na forma de confecção e no tempo que o leite leva a ser batido, tornando-se mais espesso conforme é mais batido.

Verdadeiramente típico da América do Sul, é o "alfajor". Trata-se de um doce composto por três camadas de massa feitas com mel, que adquirem uma consistência crocante e macias depois de assadas. As camadas de massa são recheadas com doce de leite e cobertas com chocolate derretido. Podem também ser polvilhadas com açúcar em pó ou mel.

Para acompanhar a sua refeição típica uruguaia, pode optar pelo vinho feito a partir da casta Tannat, cuja produção tem crescido nos últimos anos, bem como a qualidade. A uva é de origem francesa mas foi no Uruguai que "pegou" e se tornou característica. Também encontra vinhos feitos a partir da casta Merlot, contudo, encontrará outras opções de mais qualidade, produzidas noutros países.

A cerveja Norteña, de produção uruguaia, não se encontra com facilidade sendo mais frequente no vizinho Brasil. Caso prefira acompanhar a sua refeição com cerveja, a recomendação vai para a cerveja Patricia, de sabor bem mais leve.

E também pode escolher entre um "clerico" ou uma sangria, ideias para dias de maior calor. O "clerico" é feito com vinho branco tipo Chardonnay, a que se junta diversas frutas doces, como a uva a banana e a pera. A sangria é feita com vinho tinto e frutos mais ácidos como o morango, a maçã, laranja ou limão.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.


  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 


  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...

  • the7virtues1

    Science & Nature

    Set 24, 2018

    The 7 Virtues

    Fragrâncias exóticas e humanitárias

    As palavras "sustentabilidade" e "comércio justo" são frequentemente discutidas nos últimos tempos, principalmente na área de alimentos e agricultura. Mas...


  • Alaska_Purchase_(hi-res)

    Culture & Art

    Abr 1, 2016

    Como Foi Vendido o Alasca

    A 30 de Março de 1867, era assinado em Washington, Estados Unidos da America (EUA), o acordo de venda do Alasca, pela Rússia aos EUA. Existem vários mitos sobre a venda. Muitos acreditam que foi feita pela Soberana russa, Catarina...

  • AllPhotosMargaridaCunha (1)

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2016

    RECARREGAR ENERGIAS NA TERCEIRA MELHOR ILHA DO MUNDO

    Temperaturas ideais, montanhas verdejantes, praias de sonho, cultura, ritmos autênticos, experiências inesquecíveis e a vitalidade das suas gentes, assim é a Jamaica. Exótica e sedutora, foi eleita a melhor Ilha das Caraíbas...

  • 1

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2015

    Natural Born Timekeepers

    For almost eight decades, Citizen has been ahead of its time. This brand has always stood for innovations and high precision that make life better for everyday people. As a true manufacture d'horlogerie, CITIZEN integrates a comprehensive...