Science & Nature

Mar 1, 2017

DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma mais clara.

De entre todas as descobertas científicas significativas, de 2016, pode destacar-se uma, prevista há mais de 100 anos, por Albert Einstein (Alemanha, 1879-1955), na sua Teoria da Relatividade: a existência de minúsculas distorções no espaço e no tempo, que provocam ondas gravitacionais. Einstein previa que os objectos em movimento em todo o Universo produzem ondulações que se propagam por todo o espaço e, por consequência, essas distorções no espaço e no tempo. Isto vem clarificar a existência de buracos negros e a existência física da anti-matéria, ou matéria negra.

Uma excelente notícia, foi também que o esforço mundial para diminuir a emissão de CFC (clorofluorcarboneto) tem estado a produzir efeitos na redução do buraco da camada de Ozono. Trinta anos depois da assinatura do Acordo de Montreal, assinado por 46 países, pode dizer-se que o acordo funcionou e que o buraco que paira sobre a região da Antártida, diminuiu mais de 4 milhões de km2, apenas desde início da sua monitorização, em 2000.

Preocupante tem sido o misterioso desaparecimento de abelhas. De tal forma, que algumas espécies estão em vias de extinção. Este é um problema sério para o mundo inteiro, porque dois terços dos alimentos que ingerimos, dependem da polinização que este pequeno animal faz. Nenhuma solução ainda surgiu para resolver este importante facto, mas várias razões são apontadas: o Síndrome do Colapso de Colónia, que faz as abelhas abandonar as colmeias sem razão aparente; a utilização excessiva de pesticidas na agricultura, que levaria ao aparecimento de doenças mortais para o animal; ou o excesso de poluição na atmosfera.

Não tanto uma descoberta, mas mais um marco no desenvolvimento de energias renováveis, é o exemplo do Solar Impulse 2. Partiu de Abu Dhabi em Março de 2015, rumo a Oriente. Fez várias escalas até ao primeiro grande desafio: atravessar o oceano Pacífico, pela primeira vez, numa aeronave movida a energia solar. O feito foi conseguido, embora com grandes danos no equipamento e nas baterias de acumulação de energia. A viagem só foi retomada em Abril de 2016, para finalmente conseguir a proeza de dar a volta ao mundo num avião movido a anergia solar.

A vida humana tem limite máximo? Segundo o Albert Einstein College of Medicine, de Nova Iorque, EUA, sim. Segundo as pesquisas levadas a cabo pela universidade, até 1995 a esperança de vida aumentava 0,15% todos os anos, o que significa que, cada um de nós vivia perto de dois meses mais do que a expectativa do ano anterior. Mas em 1997, com a morte da pessoa mais velha de que se tem registo, Jeanne Calment, francesa, com 122 anos, a idade máxima parou de crescer e começou mesmo a diminuir ao ritmo de quase três meses por cada ano. Os pesquisadores estabeleceram, assim, a idade máxima para o ser humano entre os 113 e os 116 anos.

Numa caverna na África do Sul, cheio de fósseis e registos de antepassados do Homo Sapiens Sapiens, conhecida como como o Berço da Humanidade, foi descoberto o mais antigo cancro, até hoje identificado. Ao estudar o fóssil de pé humano com 1,7 milhões de anos, arqueólogos detectaram uma deformação estranha no tecido ósseo, que veio a provar tratar-se do mais antigo osteossarcoma. Esta descoberta vem mostrar que a existência desta doença não é um produto dos tempos modernos.

Em tudo, no planeta Terra, existe uma primeira forma. Na Universidade Heinrich Heine, na Alemanha, cientistas reuniram mais de 6 milhões de genes para tentar compreender como era a composição genética do nosso Ancestral Universal. Esse ser vivo terá existido há cerca de quatro mil milhões de anos e, os detalhes indicam que era um ser que não dependia de Oxigénio para sobreviver, antes absorvia Hidrogénio. Desta forma, foi possível definir que teria habitado ambientes ricos em Hidrogénio, Dióxido de Carbono e Ferro, tal como as profundezas dos oceanos. Esta descoberta vem desmantelar a teoria de que a vida terá começado a partir de uma "sopa primordial de nutrientes".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.


  • as-lentes-de-um-genio.html

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    O FOTÓGRAFO SEM MEDO

    Ousado, chocante, vibrante, sem medo, sem a preocupação de ser aceite ou rejeitado, mas sempre com o desejo de nos deixar sem palavras perante a sua arte. Assim é este americano, nascido em 11 de Março de 1963, em Hartford, Connecticut,...

  • Luxury & Fashion

    Out 1, 2015

    Dupla Estrela

    A Converse decidiu que já era altura de um remake da icónica sapatilha. O Chuck Taylor All Star foi redesenhado, reinventado.

  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.


  • Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    From Italy with Style

    The brand Aldo Coppola is a symbol of prestige, quality and irreproachable reputation in the world of fashion and hair dressing's art. In Russia the brand Aldo Coppola has been known since 1994.

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2015

    The Pearl of Siberia

    Lake Baikal, the world's oldest and deepest freshwater lake, curves for nearly 400 miles through south-eastern Siberia, north of the Mongolian border.

    It lies in a cleft where Asia is literally splitting apart, the beginnings of...

  • The Perfect Silver

    Luxury & Fashion

    Dez 31, 2015

    A Prata Perfeita

    Karen Silver Design é uma empresa de fabrico, design e venda por atacado de joalharia de prata, sediada na Tailândia. Com especialização em vários tipos de prata, contam com grande variedade de colecções de joalharia de prata,...